quarta-feira, 3 de março de 2021

 

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ

EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

Rua Antonio de Moura Rolim, 97 – Centro - Ribeira

Tel. (15) 3555 -1141 – email: e014312@educacao.sp.gov.br

 

 

ROTEIRO DE ESTUDOS ESCOLA ESTADUAL DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA:  BIOLOGIA

TURMA:  EJA MULT

PROFESSOR: VALDEIR BITENCOURT

CELULAR:15 996025515

CONTEÚDO: Níveis Tróficos, Cadeia e Teia alimentar

 

 

TDIC:

(X) GRUPOS DE WHATSAPP

(X) MATERIAIS  IMPRESSOS

(X) BLOG

(  ) OUTROS

Período: 03/03

 

ATIVIDADES

 

CONTEÚDO:

Níveis Tróficos, Cadeia e Teia alimentar

Questão disparadora: De onde vem e para onde vai os seres vivos:

Procedimento:

Leitura e análise do texto:

Níveis tróficos

Os níveis tróficos incluem organismos com hábitos alimentares semelhantes. Todas as plantas, por exemplo, estão agrupadas no mesmo nível trófico, pois são autotróficas.

 

Ao analisar uma cadeia ou uma teia alimentar, estamos observando as relações de alimentação existentes entre os seres vivos de um ecossistema, ou seja, a transferência de energia alimentar de um ser vivo para outro. Nas cadeias e teias alimentares, é possível perceber diferentes níveis tróficos.

→ O que são níveis tróficos?

Os níveis tróficos nada mais são do que grupos de organismos que possuem hábitos de alimentação semelhantes e que conseguiram seu alimento pelo mesmo número de passos em uma cadeia alimentar. Todas as plantas, por exemplo, ocupam o mesmo nível trófico, assim como todos os animais herbívoros.

→ Três principais níveis tróficos

Os níveis tróficos podem ser divididos em três:

·         Produtores: são capazes de produzir seu próprio alimento, ou seja, são seres autotróficos. Os organismos produtores são a base da cadeia alimentar, ocupando, portanto, o primeiro nível trófico. Nesse grupo, encontram-se organismos como as plantas e as algas.

·         Consumidores: são organismos heterotróficos, ou seja, organismos incapazes de produzir seu próprio alimento e que necessitam da ingestão de matéria orgânica para produzir a energia necessária para a realização de suas atividades. Os consumidores podem ser classificados em primários, secundários, terciários e assim por diante. Os organismos considerados consumidores primários são aqueles que se alimentam de produtores, os consumidores secundários são aqueles que se alimentam dos primários; e os terciários alimentam-se dos secundários e assim sucessivamente.

·         Decompositores: Organismos decompositores também são organismos heterotróficos, entretanto, diferentemente dos consumidores, eles realizam o processo de decomposição. Entre os principais decompositores, destacam-se as bactérias e fungos, que garantem que alguns importantes nutrientes presentes nos restos de seres vivos sejam devolvidos ao ambiente.

Observe a cadeia a seguir e tente identificar seus níveis tróficos:


Observe a cadeia alimentar acima e identifique os diferentes níveis tróficos

Observa-se que, na cadeia acima ilustrada, temos os fitoplanctons como produtores, o krill como consumidor primário, o pinguim como consumidor secundário e a foca como consumidor terciário. A cadeia acima não mostra os decompositores, mas eles atuam em todos os níveis, decompondo a matéria orgânica.


Organismos que possuem hábitos alimentares semelhantes possuem o mesmo nível trófic

 

 

 

 


Exercícios:

1. (FGV) Qual é a diferença entre os fluxos de matéria e de energia ao longo das cadeias alimentares?



2. (UFSM) Assinale a alternativa correta em relação ao fluxo de energia em um ecossistema.

a) A energia disponível para o nível trófico posterior será sempre menor do que aquela recebida pelo nível trófico anterior.
b) A energia disponível será tanto menor quanto mais curta for a cadeia trófica.
d) A energia disponível será tanto maior quanto mais longa for a cadeia trófica.
e) A energia que flui entre os componentes da cadeia trófica permanece sempre constante.


3. (UFRJ) Duas ilhas têm o mesmo potencial de produção agrícola. Uma das ilhas tem uma população humana de hábito alimentar essencialmente vegetariano e a outra tem uma população humana de hábito alimentar essencialmente carnívoro. Considerando o fluxo de energia num ecossistema, explique em que ilha a população humana poderá ser maior.



4. (UNIFOR) Nas cerca de 120 redes tróficas estudadas até hoje, o número de níveis tróficos (plantas - herbívoro - carnívoro) é, muito frequentemente, igual ou inferior a 4. Por que cadeias com 8 ou 10 níveis tróficos são muito pouco frequentes?



5. (UEL) Nas cadeias alimentares, a energia luminosa solar é transformada em energia química pela ação dos produtores, a qual é transferida para os herbívoros e destes para os carnívoros. Portanto, o fluxo de energia no ecossistema é unidirecional. Com base nessas informações, considere as afirmativas a seguir:

I. A energia na cadeia alimentar acumula-se gradativamente, alcançando a sua disponibilidade máxima nos carnívoros.
II. A energia armazenada é maior nos produtores quando comparada com a dos carnívoros.
III. A energia fixada pelos produtores é transferida sempre em menor quantidade para os herbívoros.
IV. A energia consumida pelos carnívoros é sempre maior quando comparada com a consumida pelos produtores e herbívoros.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
b) Somente as afirmativas II e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.



6. (UEM) Sobre o fluxo de energia nos ecossistemas, assinale o que for correto:

01. A produção primária bruta é a quantidade de biomassa produzida pelos autótrofos em determinada área, durante dado intervalo de tempo.
02. As pirâmides ecológicas, inclusive a de energia, não representam o nível dos decompositores.
04. A produção primária líquida corresponde à matéria orgânica que é incorporada aos tecidos dos herbívoros.
08. A produção secundária líquida é a energia utilizada pelos consumidores primários para manutenção de suas atividades.
16. A luz solar é captada e transformada pelos produtores e transferida de um organismo para outro, ao longo das cadeias alimentares.



7. (UFSCAR) A energia luminosa do Sol é transformada, por alguns organismos, em energia química. Nas cadeias alimentares, o fluxo dessa energia é unidirecional. Por outro lado, a matéria que compõe os seres vivos se mantém em quantidades praticamente constantes. Essas duas afirmações se justificam porque:

a) cada nível trófico capta energia luminosa que é acumulada, assim como a matéria, na passagem dos níveis tróficos, desde os produtores até os decompositores.
b) a energia aumenta na passagem de um nível trófico para outro e a matéria reciclada é acumulada.
c) a energia flui do último nível trófico para o primeiro por reciclagem, juntamente com a matéria orgânica.
d) a energia captada pelos produtores é transferida de um nível trófico para outro, sempre em menor quantidade, até os decompositores, enquanto que a matéria é reciclada.
e) a energia dissipa-se apenas pela ação dos decompositores, que reciclam a matéria orgânica.

8. (UFSCAR) No exemplo de cadeia alimentar da ilustração, supondo que o peixe abocanhado pelo jaburu se alimente de plantas aquáticas, podemos considerar que:

 

a) a maior quantidade de energia disponível está no nível trófico do peixe.
b) o nível trófico do jaburu apresenta menor quantidade de energia disponível que o do jacaré.
c) a menor quantidade de energia disponível está no nível trófico do jaburu.
d) a quantidade de energia disponível nos níveis tróficos do peixe e do jacaré são equivalentes.
e) a quantidade de energia disponível no nível trófico do peixe é maior que no nível trófico do jaburu.

9. (ENEM) Paleontólogos estudam fósseis e esqueletos de dinossauros para tentar explicar o desaparecimento desses animais. Esses estudos permitem afirmar que esses animais foram extintos há cerca de 65 milhões de anos. Uma teoria aceita atualmente é a de que um asteroide colidiu com a terra, formando uma densa nuvem de poeira na atmosfera.

De acordo com essa teoria, a extinção ocorreu em função de modificações no planeta que:

a) desestabilizam o relógio biológico dos animais, causando alterações no código genético
b) reduzirem a penetração da luz solar até a superfície da terra, interferindo no fluxo energético das teias tróficas
c) causarem uma série de intoxicação nos animais, provocando a biocumulação de partículas de poeira nos organismo
d) resultaram na sedimentação das partículas de poeira levantada com o impacto do meteoro, provocando o desaparecimento de rios e lagos
e) evitaram a precipitação de água até a superfície da Terra, causando uma grande seca que impediu a retroalimentação do ciclo hidrológico


10. (ENEM-2010) A figura abaixo representa uma cadeia alimentar em uma lagoa. As setas indicam o sentido do fluxo de energia entre os componentes dos níveis tróficos.


Sabendo-se que o mercúrio se acumula nos tecidos vivos, que componente dessa cadeia alimentar apresentará maior teor de mercúrio no organismo se nessa lagoa ocorrer um derramamento desse metal?

a) As aves, pois são os predadores do topo dessa cadeia e acumulam mercúrio incorporado pelos componentes dos demais elos.
b) Os caramujos, pois se alimentam das raízes das plantas, que acumulam maior quantidade de metal.
c) Os grandes peixes, pois acumulam o mercúrio presente nas plantas e nos peixes pequenos.
d) Os pequenos peixes, pois acumulam maior quantidade de mercúrio, já que se alimentam das plantas contaminadas.
e) As plantas aquáticas, pois absorvem grande quantidade de mercúrio da água através de suas raízes e folhas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


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GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ

EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

Rua Antonio de Moura Rolim, 97 – Centro - Ribeira

Tel. (15) 3555 -1141 – email: e014312@educacao.sp.gov.br

 

 

ROTEIRO DE ESTUDOS ESCOLA ESTADUAL DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA:  BIOLOGIA

TURMA:  2ª Série

PROFESSOR: VALDEIR BITENCOURT

CELULAR:15 996025515

CONTEÚDO: Relacionar as funções vitais das células e sua estrutura celular

 

TDIC:

(X) GRUPOS DE WHATSAPP

(X) MATERIAIS  IMPRESSOS

(X) BLOG

(  ) OUTROS

Período: 02 a 05/03

 

ATIVIDADES

CONTEÚDO:

As células e suas estruturas:

Questão disparadora: Você sabia que o corpo humano adulto é formado por mais de 70 trilhões de células?

Procedimento:

Conversa na aula online sobre tipos de células e as suas estruturas

Realizando analogias entre a células e nosso municipio

CMSP - https://youtu.be/iu1tsGPYV5o

estrutura das células e suas funções: https://youtu.be/YB-zfUXDBHA e https://youtu.be/l9u6xGPdOrs

 

Célula

A célula é a unidade estrutural e funcional dos seres vivos e apresenta como partes fundamentais a membrana plasmática, o citoplasma e o material genético.

As células são estruturas microscópicas que fazem parte da organização do corpo dos seres vivos. Essa estrutura foi inicialmente descrita por Robert Hooke ao analisar um corte de cortiça. O termo célula vem do latim cella, que significa pequeno compartimento, e faz referência ao que Hooke visualizou ao analisar o corte do vegetal. Por ter observado células mortas, o pesquisador viu apenas a parede celular das células vegetais e, por isso, achou que se tratava de um compartimento, e não uma estrutura viva e complexa.

Teoria celular

A teoria celular baseia-se na hipótese de que todo organismo vivo possui células. Essa teoria é sustentada por três pilares:

1.    Todos os seres vivos são constituídos por células, sendo estas, portanto, a unidade morfológica dos organismos vivos;

2.    As células realizam importantes atividades em seu interior e, por isso, são as unidades funcionais dos seres vivos;

3.    Uma célula é formada apenas a partir de outra célula preexistente.

Assim sendo, utilizando essa teoria como base, podemos dizer que a célula é a menor unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

→ Estrutura básica de uma célula e sua classificação

É comum dizer que uma célula é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleoEssa informação, no entanto, é incorreta quando analisamos alguns tipos de células. Todas as células possuem membrana plasmática e citoplasma, mas o núcleo é estrutura ausente em células procariontes. Nesse tipo celular, o material genético está disperso no citoplasma.

Assim sendo, analisando a estrutura básica de uma célula, podemos classificá-la em procarionte e eucarionte. Procariontes são aquelas que não possuem um núcleo definido envolto por membranas. Já a célula eucarionte apresenta um núcleo delimitado pelo envoltório nuclear, possuindo, portanto, uma proteção ao seu material genético.


Na célula eucarionte, é possível observar a presença de um núcleo definido.

Além da diferença no que diz respeito ao núcleo, as células procariontes ainda apresentam diferenças quando comparadas às eucariontes. Em procariontes, por exemplo, não existem organelas citoplasmáticas envolvidas por membranas, como a mitocôndria e o retículo endoplasmático. As células eucariontes, por sua vez, são células mais complexas, maiores e possuem organelas membranosas.

Mapa Mental - Células

→ Funções das principais partes da célula

Como vimos, uma célula obrigatoriamente possui uma membrana plasmática, um citoplasma e um material genético que pode ou não estar em um núcleo definido. A seguir vamos falar um pouco sobre cada uma dessas importantes partes.

·         Membrana plasmática: é formada por uma bicamada lipídica com proteínas inseridas de maneira assimétrica. Esse modelo de organização da membrana é conhecido como modelo do mosaico fluído.

A membrana plasmática proporciona a seleção de substâncias que entram e saem da célula, uma propriedade conhecida como permeabilidade seletiva. Moléculas pequenas, como oxigênio e água, passam pela membrana por processo de difusão simples. Já moléculas maiores e carregadas, como íons e glicose, são transportadas por difusão facilitada. Substâncias que entram na célula contra um gradiente eletroquímico fazem-no por um processo chamado de transporte ativo. Existem ainda aquelas que entram por invaginações da membrana (endocitose) e aquelas que saem e virtude da fusão de vesículas à membrana (exocitose).

Externamente à membrana plasmática, algumas células possuem a chamada parede celular. Em uma célula vegetal, as paredes celulares são formadas basicamente de celulose e garantem rigidez, previnem a ruptura da membrana, protegem a célula, entre outras funções.

·         Citoplasma: região que abriga o citoesqueleto, as organelas celulares e o núcleo. O citoplasma é uma matriz fluida que é formada basicamente de água, mas apresenta substâncias como proteínas e carboidratos. O espaço entre essas organelas é chamado de citosol. Entre as principais organelas celulares, podemos citar a mitocôndria, o retículo endoplasmático, complexo Golgienseperoxissomos e ribossomos. Apenas essa última organela é encontrada também em procariontes.

·         Núcleo: presente apenas em eucariontes, o núcleo é delimitado por duas membranas chamadas de envoltório nuclear ou carioteca. Essas membranas apresentam pequenos poros que garantem o fluxo de substâncias entre o interior do núcleo e o citoplasma. Essa estrutura, por conter a informação genética do organismo, é essencial para o funcionamento adequado da célula, garantindo o metabolismo celular.

 

 

Confira as funções das principais estruturas presentes na célula animal:

 

·         Núcleo Celular: estrutura esférica onde se encontra o DNA.

·         Nucléolo: estrutura presente no núcleo das células. Coordena os processos de reprodução celular através da síntese de proteínas.

·         Membrana Plasmática: estrutura celular fina que delimita a célula sendo responsável pela saída e entrada de sustâncias. Assim, ela tem a função de proteger as estruturas celulares internas.

·         Citoplasma: região mais volumosa, onde se encontram o núcleo e as organelas celulares.

·         Ribossomos: estrutura responsável pela produção e síntese de proteínas.

·         Retículo Endoplasmático Liso e Rugoso: responsáveis pelo transporte de proteínas e a síntese de moléculas orgânicas.

·         Complexo de Golgi: armazena, modifica e libera substâncias. Exporta proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso e, além disso, origina os lisossomos.

·         Lisossomos: estruturas responsáveis pela digestão celular.

·         Mitocôndrias: estrutura responsável pela respiração celular e a produção de energia.

·         Centríolos: estrutura celular que auxilia na divisão celular (mitose e meiose).

·         Peroxissomos: estrutura arredondada responsável pelo armazenamento de enzimas.

·         Vacúolos: responsáveis pela reserva energética e o armazenamento de substâncias.

 

 

QUESTÃO 1

 

A Biologia Celular, ou citologia, é a parte da Biologia responsável por estudar o funcionamento das células e suas estruturas. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica corretamente o nome do pesquisador que denominou essas estruturas funcionais dos seres vivos de células.

 

a) Theodor Schwann.

b) Mathias Schleiden.

c) Rudolf Virchow.

d) Robert Hooke.

e) Walther Flemming.

 

QUESTÃO 2

A Teoria Celular pode ser resumida, atualmente, em três pontos principais. Analise e marque a alternativa que não apresenta uma afirmação relacionada com essa teoria.

 

a) Todos os seres vivos são formadas por uma ou mais células.

b) Todas as células são formadas por membrana, citoplasma e núcleo.

c) As células são as unidades funcionais dos organismos vivos.

d) Uma célula só pode originar-se de outra existente.

 

QUESTÃO 3

Costuma-se dizer que as células são formadas por membrana, citoplasma e núcleo. Entretanto, não são todas as células que apresentam um núcleo definido e delimitado por membrana nuclear. Baseando-se nisso, o mais correto seria afirmar que todas as células possuem membrana, citoplasma e material genético.

 

As células que apresentam núcleo definido são chamadas de

 

a) autotróficas.

b) heterotróficas.

c) eucarióticas.

d) procarióticas.

e) termófilas.

 

QUESTÃO 4

A membrana plasmática é encontrada em todas as células e apresenta como função principal controlar a entrada e a saída de substâncias no interior dessa estrutura. Essa membrana é formada por uma bicamada fosfolipídica onde estão inseridas algumas proteínas. O modelo que descreve a estrutura da membrana plasmática recebe o nome de:

 

a) modelo de permeabilidade seletiva.

b) modelo de organização membranar.

c) modelo fosfolipídico.

d) modelo do mosaico fluido.

e) modelo celular.

 

QUESTÃO 5

(Enem) A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizada para produzir proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteínas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores.

 

Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras?

 

a) Lisossomo.

b) Mitocôndria.

c) Peroxissomo.

d) Complexo golgiense.

e) Retículo endoplasmático.

 

QUESTÃO 6

Qual das estruturas relacionadas a seguir está presente tanto em células procariontes como em células eucariontes?

 

a) Mitocôndria

b) Complexo golgiense

c) Lisossomo

d) Ribossomo

e) Peroxissomo

 

QUESTÃO 7

De acordo com a teoria celular, quais dos organismos a seguir não poderiam ser considerados seres vivos:

 

a) Bactérias

b) Protozoários

c) Algas

d) Vírus

e) Fungos

 

QUESTÃO 8

Analise atentamente as alternativas seguintes e marque aquela que indica a função do nucléolo.

 

a) Controlar todas as atividades celulares.

b) Promover a secreção de substâncias.

c) Garantir a síntese de lipídios.

d) Formar as subunidades ribossomais.

e) Realizar a fotossíntese.

 

QUESTÃO 9

A membrana plasmática é uma estrutura que separa o interior da célula do ambiente externo. As propriedades da membrana plasmática permitem que algumas substâncias entrem com mais facilidade para o interior célula do que outras. Essa capacidade é chamada de:

 

a) Potencial osmótico.

b) Impermeabilidade celular.

c) Permeabilidade seletiva.

d) Capacidade de difusão.

e) Potencial ativo.

 

QUESTÃO 10

(FCM-PB) Considere os seguintes constituintes celulares:

 

03. Parede celular

05. Membrana plasmática

06. Carioteca

07. DNA

08. Ribossomos

10. Mitocôndrias

12. Cloroplastos

 

Entre as alternativas, assinale a soma da sequência representativa de estruturas ausentes nas bactérias:

 

a) 16

b) 21

c) 28

d) 22

e) 51

 

QUESTÃO 11

Marque a alternativa em que a organela celular e sua função não estão relacionadas adequadamente:

 

a) Mitocôndria - respiração celular

b) Cloroplasto - fotossíntese

c) Lisossomo - síntese proteica

d) Complexo golgiense - secreção celular

e) Retículo endoplasmático liso - síntese de lipídios

 

QUESTÃO 12

(UFSC) Assinale a alternativa correta.

 

a) A membrana citoplasmática é exclusiva de células de vegetais.

b) O cloroplasto é responsável, exclusivamente, pelo armazenamento de nutrientes na célula.

c) A parede celular está presente nas células de animais e vegetais.

d) A mitocôndria é responsável pela respiração celular e pode ser encontrada em células de animais e vegetais.

e) O núcleo está presente somente em células vegetais.


BIOLOGIA – PROF. VALDEIR BITENCOURT

 

Nome:                                                                                            Série:

 

ANALOGIAS ENTRE CELULAS E NOSSO MUNICÍPIO

MUNICIPO:____________________________________________

Setor / Elemento / Local

Estrutura da célula

Justificativa da Analogia