terça-feira, 18 de agosto de 2020

Matemática 9º Ano EF A - ROTEIRO DE ESTUDOS - 17/08 a 21/08

EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
PROFESSOR FÁBIO ALVES
9º ANO – MATEMÁTICA


ESTUDANTE

Assista as aulas do Centro de Mídias disponibilizadas abaixo.






Acesse o ROTEIRO usando o link abaixo. Além das atividades do caderno do aluno, você encontrará as questões para serem resolvidas no caderno. Não é necessário copiar, apenas acessar ao formulário para marcar suas respostas.

Ciências 9º Ano EF A e B - dos Fósseis à Genética, evidências da evolução

 9º ANO A e B - CIÊNCIAS
PROFESSORA: ROMILDA R AMARAL
TEMA: DOS FÓSSEIS À GENÉTICA, EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO
ATIVIDADE 1
Assistir a aula do dia 17/08 do CMSP
ATIVIDADE 2
Responda as questões do chat da aula acima
ATIVIDADE 3 - VARIAÇÃO DE SERES VIVOS
A variação de seres vivos pode ser definida (ou explicada) pela diferença no material genético dos indivíduos de uma determinada população. Essa variação na carga genética de uma população tem um papel fundamental na evolução das espécies, uma vez que a seleção natural atua selecionando os genótipos mais vantajosos em uma determinada condição ecológica e tornando raros os que são desvantajosos para esta condição. A variação genética entre os indivíduos pode ser resultado de mutações naturais no DNA, migração e recombinação de genes entre populações por meio da reprodução sexuada.
Reprodução sexuada é um processo em que há a troca de gametas (masculinos e femininos)para a geração de um ou mais indivíduos da mesma espécie.
Pesquise em livros diversos, como os didáticos ou em vídeos sobre o assunto, seu(sua) professor(a) irá sugerir quais.
ATIVIDADE 4
Após ter comparado as teorias de Darwin e Lamarck, indique exemplos de situações reais que embasem as ideias dos pesquisadores.

BEIJOS
Profª Romilda

Ciências 8º Ano EF B - Infecções Virais

 8º ANO B - CIÊNCIAS
PROFESSORA: ROMILDA R AMARAL
TEMA: INFECÇÕES VIRAIS
ATIVIDADE 1
Assista a aula do dia 14/08 do CMSP
ATIVIDADE 2 
Responda as atividades do chat da aula acima
ATIVIDADE 3 - O QUE SÃO INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS?
Observe as imagens a seguir e registre suas observações e conclusões em seu caderno.

O que representam essas imagens para você?
Você já participou de algum destes eventos?
Se sua resposta foi sim, você saberia identificar quem estaria contaminado com alguma IST nestes ambientes?
Como podemos nos prevenir das Infecções Sexualmente Transmissíveis?
ATIVIDADE 4
 Tenha em mãos o livro didático ou outra fonte de consulta para que possa responder às questões a seguir em seu caderno:
1. O que são Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)? E HIV/Aids?
2. Você já ouviu falar de alguma IST? Quais?
3. Que fatores ou comportamentos podem aumentar as chances de jovens contraírem uma IST-HIV/Aids?
4. Pesquise sobre os agentes causadores, sintomas, formas de transmissão, tratamentos e métodos de prevenção das seguintes ISTs: Sífilis, gonorreia, HPV, hepatite, Aids, tricomoníase, candidíase e cancro mole. Você pode registrar sua pesquisa em um quadro, como o modelo abaixo:

ATIVIDADE 5 – SAÚDE É PREVENÇÃO!
Produza um material informativo de prevenção que possa ser utilizado para uma campanha na escola na volta às aulas para uma campanha de esclarecimento e prevenção à IST-HIV/Aids para toda a comunidade escolar.
Para complementar a campanha, você pode buscar material informativo em uma Unidade Básica de Saúde de sua cidade/bairro ou junto a uma unidade do Programa Estadual de ISTs/Aids, se houver.
Você sabia que...
...o dia 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Aids?
Neste período do ano é desenvolvida a campanha “Fique Sabendo”, uma iniciativa que realiza testes rápidos para diagnosticar sífilis e HIV, cujos resultados ficam prontos em cerca de 15 minutos. Esta campanha é importante porque o diagnóstico precoce é fundamental para iniciar o tratamento destas doenças e prevenir sua transmissão.

BEIJOS
Profª Romilda