terça-feira, 18 de agosto de 2020

Ciências 7º Ano EF B - Bactéria e as doenças de veiculação atmosférica e hídrica

 7º ANO B - CIÊNCIAS
PROFESSORA: ROMILDA R AMARAL
TEMA: BACTÉRIAS E AS DOENÇAS DE VEICULAÇÃO ATMOSFÉRICA E HÍDRICA
ATIVIDADE 1
Assistir a aula do dia 17/08 do CMSP

ATIVIDADE 2
Responder as questões do chat da aula acima
ATIVIDADE 3 - LINHA DO TEMPO
Traçar uma linha do tempo sobre o Sarampo. Seu(sua) professor(a) vai orientar a realização da pesquisa seguindo algumas etapas.
Etapa 1:
Pesquise em livros didáticos, na internet ou em outras fontes informações sobre o sarampo, se baseando nas seguintes questões:
• Quando o sarampo foi descoberto?
• Quais foram os primeiros casos registrados?
• Como eram feitas as primeiras ações de prevenção desta doença? Como são feitas agora?
• Qual a origem da vacina contra o sarampo?
• Como esta vacina é fabricada?
• Quais são os resultados da vacinação contra o sarampo? (controle ou erradicação)
• Como o desenvolvimento da tecnologia vem impactando na evolução da prevenção ao sarampo ao longo dos anos?
Etapa 2:
Organize uma linha do tempo com as informações obtidas na pesquisa que evidencie a evolução das ações de prevenção ao sarampo ao longo do tempo, considerando o uso de tecnologias neste processo. Use sua criatividade na produção desta linha do tempo e inclua imagens, desenhos, frases etc.
Etapa 3:
Para iniciar esta atividade, faça a leitura do texto “Incidência do sarampo no Estado de São Paulo”.
Incidência do sarampo no Estado de São Paulo
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), diferentes países em todas as regiões do mundo reportaram surtos de sarampo em 2019, com mais de 400.000 casos até 5 de novembro de 2019. 
Nas Américas, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, foram registrados 15.802 casos e 18 óbitos em 14 países até dezembro de 2019. No Brasil, o Ministério da Saúde registra mais de 16.000 casos e 15 óbitos até dezembro de 2019.
Depois de duas décadas sem circulação endêmica do vírus do sarampo, em 2019 a doença foi reintroduzida no Estado de São Paulo. Até 14 de janeiro de 2020, foram notificados no Estado 53.716 suspeitos (53.476 em 2019 e 240 em 2020), com 16.676 casos confirmados, 30.648 casos descartados e 6392 casos em investigação.
A partir da leitura, responda as questões abaixo em seu caderno. Você também pode utilizar
os indicadores de saúde pesquisados na atividade “Conhecendo indicadores e ações voltadas
à saúde” e as informações obtidas na pesquisa sobre o sarampo para responder às questões.
Qual a incidência do sarampo na sua região?
Há algum indicador de saúde que aponta para que haja esta incidência? Qual?
Com base nos indicadores, aponte qual medida pode ser tomada para diminuir a incidência desta doença.
Etapa 4:
Para finalizar esta atividade, elabore um produto educomunicativo (desenho, cartaz, vídeo, cartilha, folders, etc.) que apresente a linha do tempo e as soluções apontadas para diminuir a incidência do sarampo.
Sobre Educomunicação
Educomunicação é uma maneira de unir educação com comunicação, que defende o direito que as pessoas têm de produzir e difundir informação e comunicação no espaço educativo. As pessoas não só leem cartilhas, manuais, jornal, ouvem o rádio e veem televisão, mas também fazem cartilhas, manuais, jornal, rádio e televisão. É uma forma de educar por meio da utilização dos recursos de mídia, com o objetivo de desenvolver um trabalho coletivo.
O ponto alto da educomunicação é proporcionar a você, estudante, a oportunidade de colocar a mão na massa, produzindo materiais a partir do seu ponto de vista.
BEIJOS
Profº Romilda

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