domingo, 7 de março de 2021

3º Série E.M. História A Guerreira Yaa Asantewaa

 

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: HISTÓRIA

TURMA: 3º A E.M.

PROFª: Claudia Ribas da Silva

CONTEÚDO:

Um novo olhar sobre a África 

Yaa Asantewaa

 

TDIC:

( X ) GRUPOS DE WHATSAPP

( X ) MATERIAIS  IMPRESSO

(  ) BLOGG

( X ) OUTROS

Período: 11 a 12 de março de 2021

ENTREGA: até 19/03/2021

Horas/ aulas: 2 aulas

 

 

Habilidades:

Essencial: Analisar criticamente as justificativas ideológicas apresentadas pelas grandes potências para interferir nas várias regiões do planeta (sistemas modernos de colonização, imperialismo, conflitos atuais).

Suporte: Reconhecer alternativas de intervenção em conflitos sociais e crises institucionais que respeitem os valores humanos e a diversidade sociocultural.

 

Objetos de conhecimento.

− Biografia da rainha-mãe de Ashanti (atual Gana) e líder da rebelião Ashanti, Yaa Asantewaa, que se destacou como uma das principais vozes da resistência ao colonialismo britânico na África.

− Dar visibilidade a mulheres que se destacaram na História, homenageando as na semana do Dia Internacional da Mulher.

AVALIAÇÃO:

Retorno das atividades através de fotos enviado por WhatsApp e devolutiva do impresso no dia das aulas remotas.

Professora

Claudia Ribas

(15) 996152564

 

 

 

Aula baseada no CMSP

Mulheres na História: Yaa Asantewaa

 História – 3ª Série – Ensino Médio

 Professora Luize Coutinho de Oliveira

 Equipe CMSP/SEDUC-SP Março de 2021




 

 A história da destemida Yaa Asantewaa, integrante de uma família de líderes do Império Ashanti, e a de Gana estão entrelaçadas.

 Em 1900, o Império Ashanti, hoje Gana, na África, estava sob ataque dos britânicos. O rei se exilou nas ilhas Seicheles e a tia dele, Yaa Asantewaa, tornou-se regente. Durante as investidas britânicas, o governador Sir Frederick Hodgson cometeu um erro fatal. Ele exigiu sentar-se no Trono de Ouro dos ashantis e reivindicou a posse do objeto. A população ficou enfurecida e se sentiu desrespeitada. Diz a lenda que o Trono de Ouro desceu do céu e é o guardião do espírito da nação Ashanti. É um considerado um objeto sagrado, símbolo de poder e união. Yaa Asantewaa decidiu, então, agir em defesa de seu povo. Ao perceber que os homens do reino estavam apáticos, ela anunciou que convocaria as mulheres para lutar pelo Trono de Ouro. “Se vocês não fizerem nada, vou convocar as mulheres. Vamos lutar até que a última de nós caia”, disse, num encontro. Era 1900 e Asantewaa teve um papel heróico na guerra do Trono de Ouro. Aos 60 anos, comandou tropas contra homens brancos. Naquela época, nunca tinha se visto uma mulher liderando da forma como ela fez. Asantewaa entrou para a história como a “rainha guerreira” e conseguiu vencer a batalha pelo trono. Os britânicos nunca encostaram as mãos no objeto sagrado. No entanto, após seis meses de luta, os britânicos capturaram a filha dela e forçaram a líder a se render. Ela também se exilou nas Seicheles. O território dos ashantis foi anexado pelo império britânico e Asantewaa não viveu para ver o rei voltar à região. Mas, até hoje, o legado de Yaa Asantewaa ainda vive. E o Trono de Ouro continua sendo símbolo de poder em Gana.

Assista o vídeo Nana Yaa Asantewaa, africana que enfrentou os britânicos | Excluídos da História #10 | Historiar-Se Disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=fzodkAkM3lA

 Produza uma mapa mental baseado no vídeo sobre Yaa Asantewaa .

 Sugestão de modelo de mapa mental



Ps: Fique à vontade para construir o seu modelo .

 Fonte: A rainha guerreira africana que enfrentou os colonialistas britânicos - e venceu Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-44802550 . Acessado em 06/02/2021 Mulheres na História: Yaa Asantewaa. História 3º E.M.CMSP 2021

8º Ano - História - Iluminismo e Liberalismo ( parte 2)

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: HISTÓRIA

TURMA: 8º ano A/B

PROFESSOROR (A): Claudia Ribas da Silva

CONTEÚDO:

O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise

 

Situação de Aprendizagem 1

O Iluminismo e Liberalismo

TDIC:

( X ) GRUPOS DE WHATSAPP

( X ) MATERIAIS  IMPRESSO

( X ) BLOGG

( X ) OUTROS

Período:  8 a 12 de março de 2021

ENTREGA: até dia  15 /02

Horas/ aulas: 4

Quatro aulas

 

Habilidades: 

EF08HI01 -Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo

 

Objetos de conhecimento.

Identificar aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e verificar as permanências desses sistemas na atualidade;

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – O ILUMINISMO  - LIBERALISMO ( CADERNO DO ALUNO PÁGINA 237- 241)

ATIVIDADE 2   

 2.1 Leia o texto abaixo e responda ao que se pede em seu caderno

 

FONTE 1

 “Sendo todos os homens naturalmente livres, iguais e independentes, ninguém pode ser privado dessa condição nem colocado sob o poder político de outro sem o seu próprio consentimento. A única maneira pela qual uma pessoa pode sujeitar a sua liberdade natural é concordando com outros homens, revestindo-se dos elos da sociedade civil.” LOCKE, John. Dois Tratados sobre o governo.

Fonte: Tradução livre feita especialmente para este Material. Versão digital. p. 157. Disponível em: . Acesso 10 dez. 2020

FONTE 2

“A nossa época é a época da crítica, à qual tudo tem que se submeter. A religião, pela sua santidade, e a legislação, pela sua majestade, querem igualmente subtrair-se a ela. Mas então suscitam contra elas justificadas suspeitas e não podem aspirar ao sincero respeito, que a razão só concede a quem pode sustentar o seu livre e público exame.” KANT, I. Crítica da Razão Pura.

 Fonte: Tradução livre feita especialmente para este Material. Disponível em: . Acesso em: 06 nov. 2019.

a) Após a leitura dos textos, identifique as características do pensamento iluminista em cada um dos fragmentos, sublinhando os e justificando no seu caderno a sua escolha

 

Os textos a seguir são sobre o absolutismo monárquico e foram escritos por dois pensadores iluministas. Analise as fontes e faça o que se pede em seu caderno.

 FONTE 3

 Os reis desejam ser absolutos, e de longe lhes bradamos que a melhor maneira de o serem consiste em se fazerem amar por seus povos. (...) Os melhores reis desejam ser malvados, quando lhes apetece, sem cessarem de ser os senhores. Por mais que se esforce um orador político em adverti-los de que a força do povo é a sua própria e de que seu maior interesse deve consistir em que o povo seja florescente, nume- roso, temível, eles sabem perfeitamente que tal coisa não é verdade. Seu interesse pessoal está, antes de mais nada, em que o povo seja débil, miserável, e jamais lhes possa resistir. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social. (VI – Da Monarquia).

Fonte: Domínio Público. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2019.

FONTE 4

 “[...] pois se houver apenas o momentâneo e a vontade caprichosa de uma única pessoa de governar o estado, nada pode ser consertado [...]. ”MONTESQUIEU, Charles de Secondat, Baron de. The Spirit of Laws.

Fonte: Tradução livre feita especialmente para este Material. Original disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2019.

 a) Após a leitura das fontes, pode-se dizer que Rousseau e Montesquieu eram favoráveis ou contrários ao absolutismo monárquico? Cite as frases dos autores que fundamentam a sua resposta.

 

 

Montesquieu é reconhecido por defender a divisão triparti de dos poderes com o objetivo de impedir que as tarefas de legislar, administrar e julgar ficassem concentradas nas mãos de uma única pessoa.

FONTE 6

[...] Para ter essa liberdade, é necessário que o governo seja tão organizado que um homem não precise ter medo de outro. Quando o poder legislativo e o executivo estão unidos na mesma pessoa, ou no mesmo corpo de magistrados, não pode haver liberdade [...].” MONTESQUIEU, Charles de Secondat, Baron de. O espírito das Leis.

 Fonte: Tradução livre feita especialmente para este Material. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2019

Atualmente, muitos países do mundo organizam seus sistemas políticos a partir da ideia da divisão de poderes defendida por Montesquieu. Complete a tabela indicando quais cargos exercem cada um dos poderes hoje em dia no Brasil, conforme o exemplo abaixo:

OS TRÊS PODERES NO BRASIL


Leia o texto e analise a imagem para responder às questões em seu caderno.

                           O Liberalismo Econômico

A liberdade é um dos pilares do pensamento iluminista, e ela está presente em propostas no campo da política, nos aspectos culturais e também quando o assunto é a economia. Adam Smith, escritor da obra “A Riqueza das Nações”, foi um dos defensores do princípio da liberdade econômica e do livre comércio entre as nações. Em sua teoria, na qual se contrapôs ao Mercantilismo, o autor afirmava que a economia de um país seria fortalecida a partir do momento em que o Estado tivesse menor influência sobre ela. As ideias de Adam Smith chegaram às colônias da América do Norte, subsidiando as concepções de líderes políticos das Treze Colônias Inglesas já a partir de seu primeiro Congresso, em 1774. De 5 de setembro a 26 de outubro de 1774, no Carpenter's Hall, na Filadélfia, delegados de doze das treze colônias que participaram da Guerra Revolucionária Americana se reuniram para discutir as respostas ao aumento da opressão britânica. O Primeiro Congresso Continental declarou formalmente que os colonos deveriam ter os mesmos direitos que os ingleses, concordando em formar uma Associação Continental que viria a exigir a suspensão do comércio com a Grã-Bretanha.

Fonte: Elaborado especialmente para este Material  Caderno do Aluno - Estado de São Paulo.



   O mural retrata uma oração de Patrick Henry no Carpenter’s Hall. À esquerda um colono faz o pagamento de um imposto. A tributação sem representação era a principal reclamação contra o governo real. À direita um soldado bloqueia o caminho de uma mulher e de uma criança, simbolizando a ocupação armada que enfureceu muitos colonos.

a) Descreva os principais aspectos da teoria defendida por Adam Smith em sua obra “A Riqueza das Nações”.


8º Ano História - O Iluminismo

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: HISTÓRIA

TURMA: 8º ano A/B

PROFESSOROR (A): Claudia Ribas da Silva

CONTEÚDO:

O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise

 

Situação de Aprendizagem 1

O Iluminismo

TDIC:

( X ) GRUPOS DE WHATSAPP

( X ) MATERIAIS  IMPRESSO

( X ) BLOGG

( X ) OUTROS

Período: 1 a  5 de março de 2021

ENTREGA: até dia  08/02

Horas/ aulas: 4

Quatro aulas







Habilidades: 

EF08HI01 -Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo

 

Objetos de conhecimento.

Identificar aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e verificar as permanências desses sistemas na atualidade;

 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – O ILUMINISMO  - LIBERALISMO ( CADERNO DO ALUNO PÁGINA 235)

Nesta Situação de Aprendizagem, você terá contato com algumas das ideias defendidas pelos pensadores iluministas, que questionavam as bases do Antigo Regime, e identificar os desdobramentos destas ideias no presente.

ATIVIDADE 1

1.1 Observe a imagem, leia o fragmento de texto e a seguir responda aos questionamentos no caderno:

 Praça dos Três Poderes – Brasília.

Os Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) têm suas origens no século XVII, na Europa, com o surgimento de um movimento que ficou conhecido como Iluminismo, cujas ideias influenciaram diversos movimentos sociais e políticos no mundo, entre eles: a Revolução Francesa, os movimentos de Independência na América Latina e no Brasil e a Independência das Treze Colônias da América do Norte.

Fonte: Elaborado especialmente para este Material

a) A Praça dos Três Poderes está localizada na capital federal, em Brasília, fundada em 1960, e é um importante patrimônio cultural brasileiro.

Pesquise porque essa praça recebeu esse nome e o que os Três Poderes representam para o cenário político nacional.

 

1.2 Os dois artigos abaixo possuem a diferença de 159 anos entre si. A partir dessa afirmação e da análise dos textos, responda no caderno ao que se pede.

“Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar se na utilidade comum.” Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789, Artigo 1º. Fonte: Tradução livre, feita especialmente para este Material.                                                                                Disponível em: . Acesso em: 07 nov. 2020.

“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.” Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, Artigo 1º. Fonte: Instituto Auschwitz para a Paz e a Reconciliação.                                      Disponível em: . Acesso em: 06 nov. 2020.

a) Existem semelhanças e diferenças entre os dois artigos? Descreva a semelhança e diferenças:

 

 

1.3 Leia o texto e responda. “A mulher nasce livre e tem os mesmos direitos do homem. As distinções sociais só podem ser baseadas no interesse comum”.  


                          Biblioteca: Declaração Dos Direitos da Mulher e da Cidadã, 1791. Fonte: Biblioteca Virtual de Direitos Humanos. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Documentosanteriores-à-criação-da-Sociedade-das-Nações-até-1919/declaracaodos-direitos-da-mulher-e-da-cidada-1791.html. Acesso em: 02 set. 2019.

Marie Gouze (1748-1793) adotou o nome de Olympe de Gouges para assinar seus panfletos e petições em uma grande variedade de frentes de luta. Lutou para a extirpação da escravidão e, em 1791, propôs a Declaração de Direitos da Mulher e da Cidadã para igualar se à do homem, aprovada pela Assembleia Nacional. A autora foi guilhotinada em 1793, sob a acusação de ser contrarrevolucionária, uma “mulher desnaturada”, após ter tido embates com Robespierre por se opor à execução de Luís XVI.

 Fonte: Elaborado especialmente para este Material. Retrato de Olympes de Gouges (1748-1793), pintor Alexander Kucharski, Alexandre Couaski. Fonte: Commons Wikimedia. https://commons.wikimedia.org/ wiki/File:Olympe_de_Gouges. png. Acesso em: 17 ago. 2020.

Análise e identifique no fragmento o desejo das mulheres. Qual  o papel da mulher na sociedade do período.

 

 

2.1 Leia o texto abaixo e responda ao que se pede em seu caderno.



O pensamento iluminista e a enciclopédia O pensamento iluminista utilizou como meio de divulgação a Enciclopédia, cujo primeiro volume foi publicado em 1751, uma obra de 35 volumes editada entre 1751 e 1780. Organizada inicialmente por Denis Diderot (1719-1784) e Jean Rond D’Alembert (1717-1783), com a cooperação de Charles Louis de Secondat Montesquieu (1689-1755), Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e François-Marie Arouet, conhecido como Voltaire (1694-1778), essa obra influenciou o pensamento ocidental. Segundo suas ideias, os homens nascem e são naturalmente iguais e livres; a vida em sociedade deve ser regida por leis, reguladoras da vida social e definidoras dos limites do indivíduo; e, assim, deve haver na sociedade igualdade de direitos e oportunidades. Com o objetivo de contestar os costumes da sociedade europeia do Antigo Regime, as ideias desses filósofos desencadearam uma série de mudanças que impactaram o seu mundo e o nosso cotidiano. Fonte: Elaborado especialmente para este Material.

 

a) De que forma adquirimos os conhecimentos e as informações atualmente?  Você sabe o que é uma Enciclopédia?

 

 b) Segundo o texto, quem organizou inicialmente a Enciclopédia?  Quando foi publicado seu primeiro volume?

 

 

c) Qual foi a importância da Enciclopédia para o Iluminismo?

 

Atividades no google : https://forms.gle/HoWmMgbAxxVQHWBN9