domingo, 7 de março de 2021

8º Ano - História - Iluminismo e Liberalismo ( parte 2)

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: HISTÓRIA

TURMA: 8º ano A/B

PROFESSOROR (A): Claudia Ribas da Silva

CONTEÚDO:

O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise

 

Situação de Aprendizagem 1

O Iluminismo e Liberalismo

TDIC:

( X ) GRUPOS DE WHATSAPP

( X ) MATERIAIS  IMPRESSO

( X ) BLOGG

( X ) OUTROS

Período:  8 a 12 de março de 2021

ENTREGA: até dia  15 /02

Horas/ aulas: 4

Quatro aulas

 

Habilidades: 

EF08HI01 -Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo

 

Objetos de conhecimento.

Identificar aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e verificar as permanências desses sistemas na atualidade;

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – O ILUMINISMO  - LIBERALISMO ( CADERNO DO ALUNO PÁGINA 237- 241)

ATIVIDADE 2   

 2.1 Leia o texto abaixo e responda ao que se pede em seu caderno

 

FONTE 1

 “Sendo todos os homens naturalmente livres, iguais e independentes, ninguém pode ser privado dessa condição nem colocado sob o poder político de outro sem o seu próprio consentimento. A única maneira pela qual uma pessoa pode sujeitar a sua liberdade natural é concordando com outros homens, revestindo-se dos elos da sociedade civil.” LOCKE, John. Dois Tratados sobre o governo.

Fonte: Tradução livre feita especialmente para este Material. Versão digital. p. 157. Disponível em: . Acesso 10 dez. 2020

FONTE 2

“A nossa época é a época da crítica, à qual tudo tem que se submeter. A religião, pela sua santidade, e a legislação, pela sua majestade, querem igualmente subtrair-se a ela. Mas então suscitam contra elas justificadas suspeitas e não podem aspirar ao sincero respeito, que a razão só concede a quem pode sustentar o seu livre e público exame.” KANT, I. Crítica da Razão Pura.

 Fonte: Tradução livre feita especialmente para este Material. Disponível em: . Acesso em: 06 nov. 2019.

a) Após a leitura dos textos, identifique as características do pensamento iluminista em cada um dos fragmentos, sublinhando os e justificando no seu caderno a sua escolha

 

Os textos a seguir são sobre o absolutismo monárquico e foram escritos por dois pensadores iluministas. Analise as fontes e faça o que se pede em seu caderno.

 FONTE 3

 Os reis desejam ser absolutos, e de longe lhes bradamos que a melhor maneira de o serem consiste em se fazerem amar por seus povos. (...) Os melhores reis desejam ser malvados, quando lhes apetece, sem cessarem de ser os senhores. Por mais que se esforce um orador político em adverti-los de que a força do povo é a sua própria e de que seu maior interesse deve consistir em que o povo seja florescente, nume- roso, temível, eles sabem perfeitamente que tal coisa não é verdade. Seu interesse pessoal está, antes de mais nada, em que o povo seja débil, miserável, e jamais lhes possa resistir. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social. (VI – Da Monarquia).

Fonte: Domínio Público. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2019.

FONTE 4

 “[...] pois se houver apenas o momentâneo e a vontade caprichosa de uma única pessoa de governar o estado, nada pode ser consertado [...]. ”MONTESQUIEU, Charles de Secondat, Baron de. The Spirit of Laws.

Fonte: Tradução livre feita especialmente para este Material. Original disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2019.

 a) Após a leitura das fontes, pode-se dizer que Rousseau e Montesquieu eram favoráveis ou contrários ao absolutismo monárquico? Cite as frases dos autores que fundamentam a sua resposta.

 

 

Montesquieu é reconhecido por defender a divisão triparti de dos poderes com o objetivo de impedir que as tarefas de legislar, administrar e julgar ficassem concentradas nas mãos de uma única pessoa.

FONTE 6

[...] Para ter essa liberdade, é necessário que o governo seja tão organizado que um homem não precise ter medo de outro. Quando o poder legislativo e o executivo estão unidos na mesma pessoa, ou no mesmo corpo de magistrados, não pode haver liberdade [...].” MONTESQUIEU, Charles de Secondat, Baron de. O espírito das Leis.

 Fonte: Tradução livre feita especialmente para este Material. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2019

Atualmente, muitos países do mundo organizam seus sistemas políticos a partir da ideia da divisão de poderes defendida por Montesquieu. Complete a tabela indicando quais cargos exercem cada um dos poderes hoje em dia no Brasil, conforme o exemplo abaixo:

OS TRÊS PODERES NO BRASIL


Leia o texto e analise a imagem para responder às questões em seu caderno.

                           O Liberalismo Econômico

A liberdade é um dos pilares do pensamento iluminista, e ela está presente em propostas no campo da política, nos aspectos culturais e também quando o assunto é a economia. Adam Smith, escritor da obra “A Riqueza das Nações”, foi um dos defensores do princípio da liberdade econômica e do livre comércio entre as nações. Em sua teoria, na qual se contrapôs ao Mercantilismo, o autor afirmava que a economia de um país seria fortalecida a partir do momento em que o Estado tivesse menor influência sobre ela. As ideias de Adam Smith chegaram às colônias da América do Norte, subsidiando as concepções de líderes políticos das Treze Colônias Inglesas já a partir de seu primeiro Congresso, em 1774. De 5 de setembro a 26 de outubro de 1774, no Carpenter's Hall, na Filadélfia, delegados de doze das treze colônias que participaram da Guerra Revolucionária Americana se reuniram para discutir as respostas ao aumento da opressão britânica. O Primeiro Congresso Continental declarou formalmente que os colonos deveriam ter os mesmos direitos que os ingleses, concordando em formar uma Associação Continental que viria a exigir a suspensão do comércio com a Grã-Bretanha.

Fonte: Elaborado especialmente para este Material  Caderno do Aluno - Estado de São Paulo.



   O mural retrata uma oração de Patrick Henry no Carpenter’s Hall. À esquerda um colono faz o pagamento de um imposto. A tributação sem representação era a principal reclamação contra o governo real. À direita um soldado bloqueia o caminho de uma mulher e de uma criança, simbolizando a ocupação armada que enfureceu muitos colonos.

a) Descreva os principais aspectos da teoria defendida por Adam Smith em sua obra “A Riqueza das Nações”.


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