DISCIPLINA: HISTÓRIA |
TURMA: 8º ano A/B |
||
PROFESSOROR (A): Claudia Ribas da Silva |
|||
CONTEÚDO: O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em
crise Situação de
Aprendizagem 1 O Iluminismo e Liberalismo |
TDIC: ( X ) GRUPOS DE
WHATSAPP ( X )
MATERIAIS IMPRESSO ( X ) BLOGG ( X ) OUTROS |
||
Período: 8 a
12 de março de 2021 |
ENTREGA: até dia 15 /02 |
||
Horas/ aulas: 4 |
Quatro aulas |
||
Habilidades:
EF08HI01 -Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e
do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo
contemporâneo
● Objetos de conhecimento.
Identificar aspectos conceituais do iluminismo e do
liberalismo e verificar as permanências desses sistemas na atualidade;
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 1 – O ILUMINISMO -
LIBERALISMO ( CADERNO DO ALUNO PÁGINA 237- 241)
ATIVIDADE 2
2.1 Leia o texto abaixo e responda ao que se
pede em seu caderno
FONTE 1
“Sendo todos os homens naturalmente livres,
iguais e independentes, ninguém pode ser privado dessa condição nem colocado
sob o poder político de outro sem o seu próprio consentimento. A única maneira
pela qual uma pessoa pode sujeitar a sua liberdade natural é concordando com
outros homens, revestindo-se dos elos da sociedade civil.” LOCKE, John. Dois
Tratados sobre o governo.
Fonte:
Tradução livre feita especialmente para este Material. Versão digital. p. 157.
Disponível em:
FONTE 2
“A nossa época é a época da
crítica, à qual tudo tem que se submeter. A religião, pela sua santidade, e a
legislação, pela sua majestade, querem igualmente subtrair-se a ela. Mas então
suscitam contra elas justificadas suspeitas e não podem aspirar ao sincero
respeito, que a razão só concede a quem pode sustentar o seu livre e público
exame.” KANT, I. Crítica da Razão Pura.
Fonte: Tradução livre feita
especialmente para este Material. Disponível em:
a) Após a leitura dos textos,
identifique as características do pensamento iluminista em cada um dos
fragmentos, sublinhando os e justificando no seu caderno a sua escolha
Os textos a seguir são sobre o absolutismo monárquico
e foram escritos por dois pensadores iluministas. Analise as fontes e faça o
que se pede em seu caderno.
FONTE 3
Os reis desejam ser absolutos, e de longe lhes
bradamos que a melhor maneira de o serem consiste em se fazerem amar por seus
povos. (...) Os melhores reis desejam ser malvados, quando lhes apetece, sem
cessarem de ser os senhores. Por mais que se esforce um orador político em
adverti-los de que a força do povo é a sua própria e de que seu maior interesse
deve consistir em que o povo seja florescente, nume- roso, temível, eles sabem
perfeitamente que tal coisa não é verdade. Seu interesse pessoal está, antes de
mais nada, em que o povo seja débil, miserável, e jamais lhes possa resistir.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social. (VI – Da Monarquia).
Fonte: Domínio Público.
Disponível em:
FONTE 4
“[...] pois se houver apenas o momentâneo e a
vontade caprichosa de uma única pessoa de governar o estado, nada pode ser
consertado [...]. ”MONTESQUIEU, Charles de Secondat, Baron de. The Spirit of
Laws.
Fonte: Tradução livre feita
especialmente para este Material. Original disponível em:
a) Após a leitura das fontes, pode-se dizer
que Rousseau e Montesquieu eram favoráveis ou contrários ao absolutismo
monárquico? Cite as frases dos autores que fundamentam a sua resposta.
Montesquieu é
reconhecido por defender a divisão triparti de dos poderes com o objetivo de
impedir que as tarefas de legislar, administrar e julgar ficassem concentradas
nas mãos de uma única pessoa.
FONTE 6
[...] Para ter
essa liberdade, é necessário que o governo seja tão organizado que um homem não
precise ter medo de outro. Quando o poder legislativo e o executivo estão
unidos na mesma pessoa, ou no mesmo corpo de magistrados, não pode haver
liberdade [...].” MONTESQUIEU, Charles de Secondat, Baron de. O espírito das
Leis.
Fonte: Tradução
livre feita especialmente para este Material. Disponível em:
Atualmente, muitos países do mundo organizam seus sistemas
políticos a partir da ideia da divisão de poderes defendida por Montesquieu.
Complete a tabela indicando quais cargos exercem cada um dos poderes hoje em
dia no Brasil, conforme o exemplo abaixo:
OS TRÊS PODERES NO BRASIL
Leia o texto e analise a imagem para responder às questões
em seu caderno.
O Liberalismo
Econômico
A liberdade é um dos pilares do pensamento iluminista, e
ela está presente em propostas no campo da política, nos aspectos culturais e
também quando o assunto é a economia. Adam Smith, escritor da obra “A Riqueza
das Nações”, foi um dos defensores do princípio da liberdade econômica e do
livre comércio entre as nações. Em sua teoria, na qual se contrapôs ao
Mercantilismo, o autor afirmava que a economia de um país seria fortalecida a
partir do momento em que o Estado tivesse menor influência sobre ela. As ideias
de Adam Smith chegaram às colônias da América do Norte, subsidiando as
concepções de líderes políticos das Treze Colônias Inglesas já a partir de seu
primeiro Congresso, em 1774. De 5 de setembro a 26 de outubro de 1774, no
Carpenter's Hall, na Filadélfia, delegados de doze das treze colônias que
participaram da Guerra Revolucionária Americana se reuniram para discutir as
respostas ao aumento da opressão britânica. O Primeiro Congresso Continental
declarou formalmente que os colonos deveriam ter os mesmos direitos que os
ingleses, concordando em formar uma Associação Continental que viria a exigir a
suspensão do comércio com a Grã-Bretanha.
Fonte: Elaborado especialmente para este Material Caderno do Aluno - Estado de São Paulo.
O mural retrata uma oração de Patrick Henry
no Carpenter’s Hall. À esquerda um colono faz o pagamento de um imposto. A
tributação sem representação era a principal reclamação contra o governo real.
À direita um soldado bloqueia o caminho de uma mulher e de uma criança,
simbolizando a ocupação armada que enfureceu muitos colonos.
a) Descreva os principais aspectos da teoria
defendida por Adam Smith em sua obra “A Riqueza das Nações”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário