sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Arte 8º Ano EF - Brincadeiras, jogos e danças

Arte - Ensino Fund.- 8º ano A e B: brincadeiras, 
jogos e danças.

Aula apresentada no CMSP - 03 / 08 / 2020.

Professora: Nereide




 EF08AR13
Habilidade:  
                                                                                                                                    Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações de dança de matriz indígena, africana e afro-brasileira como referência para a criação e composição de danças autorais, individualmente e em grupo.

Objetos de Conhecimento:
Brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações de dança de matriz indígena, africana e afro-brasileira.
Relembrando a aula anterior:
Criação de movimento os bailarinos criam seus movimentos inspirados na natureza, textos musicais, deias, lembranças, vida cotidiana.
Improvisos na dança quando bailarinos dançam livres sem ensaio prévio, sem seguir uma coreografia preestabelecida.
                                                                                                
Começando por você
·       Você conhece brincadeiras de origem indígena? Qual?

--------------------------------------------------------------

·       Brincadeiras de origem africana conhece alguma? Qual?

--------------------------------------------------------------

·       Danças africanas e indígenas, você conhece? Qual?

  --------------------------------------------------------------
Para responder as questões abaixo você pode rever a videoaula se achar necessário.
AtividadeI
Aprofundamento
Escreva o nome de:

·  Duas brincadeiras -

a).  Indígena: -------------------------------------------------
b).   Africana: -------------------------------------------------
c).   Afro-brasileira: -------------------------------------------

   Duas danças -

a).   Indígena: ------------------------------------------------
b).   Africana: -------------------------------------------------
c).   Afro-brasileira: -------------------------------------------

   Dois jogos -

a).   Indígena: ------------------------------------------------
b).   Africana: -------------------------------------------------
c).   Afro-brasileira: -------------------------------------------
                                      💙💖Bom estudo!💖💙

Biologia 2º Termo EM EJA - Identidade dos seres vivos, organização celular e funções vitais básicas


ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: BIOLOGIA Professor: Bruno Domingues
ATENÇÃO
Copie sempre as perguntas e responda no caderno!
Respeite os prazos
Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Data __/__/__
  
2º TERMO - IDENTIDADE DOS SERES VIVOS, ORGANIZAÇÃO CELULAR E FUNÇÕES VITAIS BÁSICAS


Atividades
1)    Quais são as características biológicas comuns entre cada ser vivo?
2)  Utilizando o dicionário ou o livro didático de Biologia, conceitue o termo célula.
3)    Pesquise sobre as seguintes organelas:
a.    Mitocôndria:
b.    Lisossomo:
c.    Núcleo e DNA:
d.    Ribossomos:
e.    Complexo golgi:
f.     Vacúolo:
g.    Retículo endoplasmáticos liso e rugoso:

Biologia 1º Termo EM EJA - Os seres vivos e suas interações


ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: BIOLOGIA Professor: Bruno Domingues
ATENÇÃO
Copie sempre as perguntas e responda no caderno!
Respeite os prazos
Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________  Data __/__/__

1º TERMO - OS SERES VIVOS E SUAS INTERAÇÕES
Atividades
1)   Qual o significado de biologia.
2)   Elabore uma tabela de duas colunas que contenha em suas linhas 5 exemplos de seres vivos em um lado e elementos “não vivos” em outra.
3)   Utilize o livro didático ou a internet para realizar uma pesquisa sobre o significado dos termos:
a.    Ecossistemas:
b.    Nicho Ecológico:
c.    Fatores Bióticos:
d.   Fatores Abióticos:
e.    Fotossíntese:
f.     Relações Ecológicas:
g.   Ciclo Biogeoquímico:
4)   Quais animais estão presentes em nossa região?


Educação Física 6º Ano EF - Exercício físico e atividade física: Identificando-os


ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA        Professor: Bruno Domingues
ATENÇÃO
Copie sempre as perguntas e responda no caderno!
Respeite os prazos
Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 6º___ Data __/__/__
3º BIMESTRE
 Parte I - Exercício físico e atividade física: Identificando-os (20/08)

ATIVIDADES
1)Você já sabe as diferenças entre atividade física e exercício físico?
2)Lembre-se da sua rotina durante a semana e anote as atividades físicas e exercícios físicos realizados. O tempo aproximado.
3)Quais alterações são possíveis perceber em você, após verificar a sua rotina de uma semana (alterações musculares, cardiorrespiratória, mudança em atitudes e outras)?

Educação Física 7º Ano EF- Bocha paraolímpica


ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA        Professor: Bruno Domingues
ATENÇÃO
Copie sempre as perguntas e responda no caderno!
Respeite os prazos
Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 7º___ Data __/__/__
3º BIMESTRE
 Parte I – Bocha paraolímpica (21/08)

Atividades
1)    Pesquise sobre a bocha paraolímpica
a.    Sobre o seu surgimento.
b.    Sobre os praticantes.
c.    Modo de jogar.
d.    Número de participantes.

Educação Física 8º Ano EF B - Ampliando os conhecimentos sobre as ginásticas de conscientização corporal


ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA        Professor: Bruno Domingues
ATENÇÃO
Copie sempre as perguntas e responda no caderno!
Respeite os prazos
Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 8º___ Data __/__/__
3º BIMESTRE
 Parte I - Ampliando os conhecimentos sobre as ginásticas de conscientização corporal (21/08)

Atividades
1)    Pesquise outros tipos de ginástica de conscientização corporal, conforme a seguir:
a.    Biodança – O que é? Quando surgiu? Quais são os objetivos e as linhas de vivência da Biodança?
b.    Bioenergética – O que é? Quando surgiu? Quais são os objetivos e indicações para a prática da Bioenergética?
c.    Método Feldenkrais – O que é? Quando surgiu? Quais são os objetivos do Método Feldenkrais?
d.    Tai chi chuan – O que é? Quando surgiu? Quais são os objetivos e posturas fundamentais do Tai chi chuan?
e.    Eutonia – O que é? Quando surgiu? Quais são os objetivos, benefícios e aplicações da Eutonia?

Projeto de Vida 8º Ano EF A - Atitudes que transformam: o consumo consciente – parte 2


ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: PROJETO DE VIDA         Professor: Bruno Domingues
ATENÇÃO
Copie sempre as perguntas e responda no caderno!
Envie as atividades feitas
Respeite os prazos
Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 8º___ Data __/__/__
Parte I - Atitudes que transformam: o consumo consciente – parte 2 (19/08)
LINK:
https://www.youtube.com/watch?v=8bJ420bVHnY
Atividades
1)    Você já parou para pensar o que um simples plástico pode causar à vida marinha de nosso planeta? Será que nós damos a devida importância à vida de outras espécies?
2)    Outro ponto de destaque é sobre ÁGUA. Na aula passada, pedimos para vocês pensarem na quantidade de água que gastamos diariamente e até quando o planeta terá água potável para suprir toda essa demanda. Em sua rotina, onde você pode economizar água?
3)    O que você entende por consumo consciente e como isso pode mudar a vida das pessoas e sua relação com o mundo?
4)    Pesquise dicas para economia de água.
a.    Usando a torneira.
b.    No chuveiro.
c.    E como podemos fazer o reaproveitamento de água.
5)    Escreva um conto, usando sua imaginação. O mais importante é que ele passe mensagens sobre o consumo consciente. Deve ser, portanto, um conto para inspirar, para pensar e mudar o hábito das pessoas.

Educação Física 9º Ano EF B - Desafios técnicos e táticos no esporte de invasão: futsal


ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA        Professor: Bruno Domingues
ATENÇÃO
Copie sempre as perguntas e responda no caderno!
Respeite os prazos
Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 9º___ Data __/__/__
3º BIMESTRE
 Parte I - Desafios técnicos e táticos no esporte de invasão: futsal (20/08)

LINK:
https://www.youtube.com/watch?v=WxB3I3952wE
Atividades
1)    Pesquise sobre a história do futsal.
2)    Pesquise sobre as posições e funções dos jogadores.
3)    Desenhe uma quadra de futsal e suas dimensões.
4)    Quais são suas principais regras?
5)    Sistemas táticos:
a.    Qual o objetivo do sistema tático de defesa? Desenhe uma quadra com um exemplo.
b.    Qual o objetivo do sistema tático de ataque? Desenhe uma quadra com um exemplo.

Projeto de Vida 9º Ano EF B - Nós: hoje e no futuro. Parte 2


ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: PROJETO DE VIDA         Professor: Bruno Domingues
ATENÇÃO
Copie sempre as perguntas e responda no caderno!
Envie as atividades feitas
Respeite os prazos
Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 9°___ Data __/__/__
Parte I - Nós: hoje e no futuro. Parte 2 (19/08)

Atividades
1)    Segundo a aula, responda:
a.    O que é SLAM?
b.    Onde surgiu o SLAM?
c.    Como SLAM chegou ao Brasil?
d.    Qual o tema dos poemas no SLAM?
2)    Agora é sua vez!!!
·         Crie uma poesia retratando de forma criativa suas projeções de futuro.
·         Observação: Nas poesias não deve haver ofensas, discriminação ou palavrões.
·         Ensaie, treine e decore sua poesia.
·         Grave um vídeo recitando sua poesia.
·         Mostre para seu professor de Projeto de Vida.
Os professores devem começar a postar as poesias selecionadas no dia 26/08.
A postagem da poesia declamada com o maior número de curtidas até o dia 31/08 às 18h será a vencedora do nosso SLAM do CMSP.