quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Sociologia 3ª Série EM - Qual é a Organização Política do Estado brasileiro?


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ
EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
PROFESSORA: Carmelina (Mila) 
NOME DO ALUNO-
DATA PARA ENTREGAR- 19-8-2020
OBJETO  DO CONHECIMENTO:O trabalho como mediação Divisão social do trabalho

 HABILIDADES: Identificar o trabalho como mediação entre o homem e a natureza
 • Estabelecer uma reflexão sobre divisão do trabalho, processo de trabalho e relações de trabalho. 
ATIVIDADES:
1-Observe os dois mapas abaixo. Você sabe o que eles representam? Quais são os nomes dos territórios que representam? Qual dos dois pode ser chamado de “estado”?
Você sabe a resposta da pergunta acima? Paira alguma dúvida ou não sabe mesmo? Pesquise nos livros didáticos que você tem disponível (não apenas no de Sociologia) e sintetize em poucas palavras as condições de uso do verbete “estado”. Anote em seu caderno.
2-Qual é o nome do seu colega à esquerda? 
Especificando a pergunta, qual é o nome oficial (não do seu colega à esquerda?
 3-Oficialmente o Brasil se chama:
( ) Terra de Santa Cruz ( ) República Federativa do Brasil ( ) Império do Brasil ( ) Estados Unidos do Brasil.
 4-Por que o nome “Estados Unidos do Brasil” foi substituído se o Brasil é a união de seus estados? O que se significa dizer “República Federativa do Brasil”?

 AVALIAÇÃO: Devolutiva (retorno das atividades) através do whattsap / Blog.

Sociologia 2ª Série EM - Qual a importância do trabalho da vida social brasileira?


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ
                                                    EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Professora- Carmelina( Mila)

Nome do aluno(a)- 
OBJETO DO CONHECIMENTO: O trabalho como mediação 
HABILIDADES: *Identificar o trabalho como mediação entre o homem e a natureza 
ATIVIDADES: O mundo do trabalho, de alguma forma, já faz parte da sua vida. Certamente, você já vivenciou experiências sobre o trabalho em sua casa, na sua família, na mídia e em outros espaços de sociabilidade. Essas experiências lhe permitem atribuir significado e sentido ao mundo do trabalho.
1-     O que você entende por trabalho? Será que os demais estudantes de sua turma têm o mesmo entendimento sobre o que é o trabalho?
A percepção que temos sobre o trabalho, é de que ele é uma atividade qualquer, mas que também pode ser algo que depende de especialização. É possível, também, considerarmos como trabalho uma ação, tipo de serviço ou ocupação. No entanto, estas definições não são suficientes para a Sociologia, pois é por meio das especificidades do mundo do trabalho (emprego, desemprego, carreira, direitos, sindicato, produção, capacitação, salário, entre outros aspectos) que ela, enquanto ciência se esforça para compreender as relações e organizações sociais nas sociedades capitalistas.
Exemplo de um tripalium  
Algo importante para aprofundarmos o entendimento sobre o que é o trabalho é identificarmos a origem e os significados do termo. Para isso, observe a imagem acima com atenção.
2- O que lhe parece? Você consegue enxergar alguma relação entre a imagem e a palavra trabalho?
Como a sociologia pensa o trabalho?  Karl Marx (1818 – 1883), Émile Durkheim (1858 – 1917) e Max Weber (1864 – 1920) são importantes sociólogos na discussão das relações de trabalho e dos meios de produção.
 3- Pesquise sobre o sentido do trabalho na concepção de algum destes autores. Organize os dados que recolheu em seu caderno.

AVALIAÇÃO: Devolutiva (retorno das atividades) através do whattsap / Blog.

Filosofia 2º Termo EM EJA - "Filosofia, Política e Ética - Humilhação, Velhice e Racismo/Preconceito"




GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ
E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
PROFESSORA: CARMELINA (MILA) 
NOME DO ALUNO-
 DATA DE RETORNO- 19-8-2020
OBJETO DO CONHECIMENTO: “FILOSOFIA, POLÍTICA E ÉTICA – HUMILHAÇÃO, VELHICE E RACISMO / PRECONCEITO".
HABILIDADES: *Identificar e criticar práticas de humilhação social. 
* Construir argumentação crítica sobre as práticas sociais de discriminação e preconceitos.
ATIVIDADES:
Responda:
1. Você já presenciou casos de preconceito e/ou discriminação contra alguém? O que você pensa a respeito disso?
2. Quando pensamos nas desigualdades, pensamos nas minorias e no quanto elas passam por momentos de preconceitos e de discriminação. Converse com seus professores da área de Ciências Humanas e formule uma definição para o termo “minoria social”.
3. Pesquise e registre o significado das palavras destacadas abaixo:
ALTERIDADE                                                                       EMPATIA
4. A partir do resultado da pesquisa responda: Por que as palavras “empatia” e “alteridade” devem adquirir mais importância no mundo contemporâneo?
AVALIAÇÃO: Devolutiva (retorno das atividades) através do whattsap / Blog.

Sociologia 1ª Série EM - O que nos une como humanos? O que nos diferencia?


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ
EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
PROFESSORA: Carmelina ( Mila) 
NOME DO ALUNO-
 Data para entrega- 19-8-2020
                               O QUE NOS UNE COMO HUMANOS? O QUE NOS DIFERENCIA?
OBJETO  DO CONHECIMENTO:  
Conteúdo simbólico dos relacionamentos sociais:  A unidade do Homem e as diferenças entre os homens: o que nos diferencia como humanos.
 HABILIDADES: *Reconhecer que a unidade entre todos os seres humanos é o fato de que o homem é um ser cultural.
ATIVIDADES: Olhe para o seu entorno. O que vê? Se estivesse na sala de aula, veria carteiras, cadeiras, livros, cadernos, lápis, caneta. Tem uma lousa, provavelmente, verde. Giz e apagador... Pode haver bolinhas de papel pelo chão. Não deveria, pois, manter o ambiente em que convivemos limpo é uma regra de convivência, certo? E o celular?  a sala de aula é um grupo social. Como estamos em casa por conta da pandemia olhe a sua volta o que vê?  Sua casa também é grupo social.
1-     E entre os animais? A matilha, a colmeia, a manada, o cardume, a alcateia, entre outros também não são grupos sociais? Essa questão é muito pertinente, especialmente quando se desdobra em outra: o que une esses animais em um mesmo grupo?
( ) Segurança
 ( ) Ação em equipe
( ) Complementaridade
 ( ) Afinidade
( ) Manutenção da espécie
 ( ) Sobrevivência
( ) Todas as alternativas
( ) Nenhuma das alternativas
As alternativas acima também podem ser relacionadas a um grupo de pessoas. Porém, a questão que nos ronda, aquela que nos leva ao estranhamento e à desnaturalização do olhar é “o que nos une como humanos?”, para além das criaturas que somos. Voltemos à sala de aula, tudo o que está lá é criação humana. Tome isso como inspiração para responder a pergunta .
2-Leia o texto a seguir e compare com sua resposta:
O que todos nós temos em comum é a capacidade de nos diferenciar uns dos outros e de viver essa experiência, que é a de ser humano, da forma mais variada possível, por meio da imersão nas mais diferentes culturas. Logo, o que nos liga são as nossas diferenças; e elas são dadas pela cultura na qual somos socializados desde o momento de nosso nascimento. Toda cultura é uma construção histórica e social. Nossos hábitos, costumes, maneiras de agir, sentir, viver e até morrer são culturalmente estabelecidos. Dizer que se trata de uma construção não é aleatório, pois construção remete à montagem, a algo que passa pelas mãos do ser humano, que não está pronto, ou seja, que não é dado pela natureza, mas que passa por algum processo de transformação, até se tornar o que é. A cultura é uma construção histórica, porque varia de uma época para outra, porque demorou muito para ser o que é. A cultura é uma construção social, porque é partilhada por um grupo. Grupos humanos diferentes, portanto, têm culturas diferentes. Um comportamento considerado natural para uma sociedade e não para outra mostra que ele não é natural e, sim, cultural. Não há ser humano que possa existir sem que esteja imerso em determinada cultura. Somos todos seres culturais. Pode-se dizer que não existe uma natureza humana igual para todos os seres humanos e todos temos a capacidade de sermos diferentes entre nós. Se apenas um grupo ou alguns grupos consideram uma forma de agir, pensar e sentir como natural, você pode ter certeza de que não se trata de algo natural, mas, sim, cultural. Tudo o que é natural para uns e não para outros não é natural. Pois natural seria o que faz parte da natureza humana, ou seja, o que é compartilhado por todos os seres humanos.
3- Sua resposta foi ao encontro do que o texto expõe?

AVALIAÇÃO: Devolutiva (retorno das atividades) através do whattsap / Blog.


Filosofia 3ª Série EM - Comparação do Discurso Filosófico - Comparação com o discurso científico

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ
EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
ATIVIDADE DE FILOSOFIA- PERÍODO DO DIA 12/08 a 19/08
OBJETO  DO CONHECIMENTO:  CARACTERÍSTICAS DO DISCURSO FILOSÓFICO – COMPARAÇÃO COM O DISCURSO CIENTÍFICO
HABILIDADES: • Distinguir questões associadas ao tema “liberdade” no contexto da contribuição filosófica.
 • Distinguir diferentes concepções sobre a ideia de liberdade

ATIVIDADES:
1- É possível definir fronteiras definitivas entre o discurso científico e o discurso filosófico? Explique : -DISCURSO FILOSÓFICO e  -DISCURSO CIENTÍFICO.
2-  Pesquise em dicionários físicos e/ou sites da internet, definições de hipótese, discurso e teoria. Em seguida, responda as questões que seguem.
 HIPÓTESE- 
DISCURSO –
 TEORIA-
3- Qual é a relação entre hipótese e teoria?
4- Na sua opinião, qual é a importância da “suspeita” para ler e criar teorias e hipóteses?

AVALIAÇÃO: Devolutiva (retorno das atividades) através do whattsap / Blog.