SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ
EE DIÓGENES RIBEIRO DE
LIMA
Professora- Carmelina( Mila)
Nome do aluno(a)-
HABILIDADES: *Identificar o trabalho como mediação entre o
homem e a natureza
ATIVIDADES: O mundo do trabalho, de
alguma forma, já faz parte da sua vida. Certamente, você já vivenciou
experiências sobre o trabalho em sua casa, na sua família, na mídia e em outros
espaços de sociabilidade. Essas experiências lhe permitem atribuir significado
e sentido ao mundo do trabalho.
1- O
que você entende por trabalho? Será que os demais estudantes de sua turma têm o
mesmo entendimento sobre o que é o trabalho?
A percepção que temos sobre o
trabalho, é de que ele é uma atividade qualquer, mas que também pode ser algo
que depende de especialização. É possível, também, considerarmos como trabalho
uma ação, tipo de serviço ou ocupação. No entanto, estas definições não são
suficientes para a Sociologia, pois é por meio das especificidades do mundo do
trabalho (emprego, desemprego, carreira, direitos, sindicato, produção,
capacitação, salário, entre outros aspectos) que ela, enquanto ciência se
esforça para compreender as relações e organizações sociais nas sociedades
capitalistas.
Exemplo de um tripalium
Algo importante para aprofundarmos
o entendimento sobre o que é o trabalho é identificarmos a origem e os
significados do termo. Para isso, observe a imagem acima com atenção.
2- O que lhe parece? Você
consegue enxergar alguma relação entre a imagem e a palavra trabalho?
Como a sociologia pensa o
trabalho? Karl Marx (1818 – 1883), Émile
Durkheim (1858 – 1917) e Max Weber (1864 – 1920) são importantes sociólogos na
discussão das relações de trabalho e dos meios de produção.
3- Pesquise sobre o sentido do trabalho na
concepção de algum destes autores. Organize os dados que recolheu em seu
caderno.
AVALIAÇÃO: Devolutiva (retorno das atividades) através
do whattsap / Blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário