terça-feira, 24 de novembro de 2020

História 2ª Série EM - O Iluminismo (revisão)

 Aula exibida no CMSP - 11/11/2020



Habilidade:

  • Reconhecer a importância das manifestações do pensamento para identificar os modos de vida das sociedades ao longo da história.
Objetivos:
  • Apresentar as características do Iluminismo na Europa, no contexto do Absolutismo, e conhecer os principais pensadores deste movimento e suas teorias.

Assista a aula, registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

Ideias Iluministas
  • Liberdades individuais;
  • Tolerância religiosidade;
  • Progresso;
  • Governo Constitucional;
  • Uso da razão;
  • Leis naturais;
  • Separação entre Igreja e Estado.

ATIVIDADES

1- Qual o significado de plataformas digitais como a Wikipédia, cujo conteúdo é produzido de forma aberta e colaborativa, para o conhecimento?

2- Leia  o texto e responda.
Uma das principais ideias do pensamento iluminista é a obediência à vontade geral, isto é, os governos devem obedecer à vontade geral dos seus governados, expressa por meio de um pacto social, Em outras palavras, o poco, sendo o único detentor da soberana, poderá delegar ou retirar poder dos governantes caso eles não desempenhem corretamente o seu papel neste acordo.
a) Você consegue identificar a aplicação desse princípio iluminista na sociedade em que você vive? Explique sua resposta.


Matemática 3º Ano EM - Diagrama de árvore e princípio multiplicativo.

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: Matemática

TURMA: 3ºA EM

PROFESSOR : Ângelo Antonio da Rocha Cândido

CONTEÚDO:  Diagrama de árvore e princípio multiplicativo

 

TDIC:

(x) GRUPOS DE WHATSAPP

(x ) MATERIAIS  IMPRESSO

(x) BLOGG

(x) OUTROS-Plataforma de Ensino Khan Academy

Período: 16/11 – 20/11

 

Horas/ aulas: 5 Aulas

 

  

 OBJETOS DE CONHECIMENTO:  Princípio multiplicativo da contagem; Soma das probabilidades de todos os elementos de um espaço amostral.

HABILIDADES: (EF08MA22) Calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo, e reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.

ATIVIDADES:

·         - Assistir as aulas no CMSP;

·         - Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;

·         - Resolver as atividades do caderninho, do  Blog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.

·         Caderno do aluno  - APRENDER SEMRE

 AVALIAÇÃO:

·          Interação e engajamento;

·         Resolução das atividades propostas no caderninho APRENDER SEMPRE, no blog e na Plataforma de Ensino Khan Academy. 

Agora é com vocês! 

Queridos alunos, está acontecendo no CMSP, aulas de recuperação e aprofundamento, e as atividades de vocês é assistir essas aulas e desenvolver as atividades do caderninho APRENDER SEMPRE ( Volume 3). As aulas são sobre atividades do caderninho.  

Sequência de atividades . Pág.  24 à 28.

OBJETIVO DA AULA:

 • Resolver problemas de contagem, utilizando o diagrama de árvore e associando-o ao princípio multiplicativo.


        Todos esses conteúdos podem e devem ser aprofundados na Plataforma de Ensino Khan Academy (Valendo nota para o 4º Bimestre).         



Matemática 2º Ano EM - Relações métricas do triângulo retângulo.

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: Matemática

TURMA: 2ºA EM

PROFESSOR : Ângelo Antonio da Rocha Cândido

CONTEÚDO: Relações métricas do triângulo retângulo. (Teorema de Pitágoras).

 

 

TDIC:

(x) GRUPOS DE WHATSAPP

( ) MATERIAIS  IMPRESSO

(x) BLOGG

(x) OUTROS-Plataforma de Ensino Khan Academy

Período: 16/11 – 20/11

 

Horas/ aulas: 5 Aulas

 

 OBJETOS DE CONHECIMENTO:  Relações métricas no triângulo retângulo. Teorema de Pitágoras: verificações experimentais e demonstração.

HABILIDADES: (EF09MA13) Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos.

ATIVIDADES:

·         - Assistir as aulas no CMSP;

·         - Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;

·         - Resolver as atividades do caderninho, do  Blog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.

·         Caderno do aluno  - APRENDER SEMRE

 

AVALIAÇÃO:

·          Interação e engajamento;

·         Resolução das atividades propostas no caderninho APRENDER SEMPRE, no blog e na Plataforma de Ensino Khan Academy.

                                                       Agora é com vocês! 

Queridos alunos, está acontecendo no CMSP, aulas de recuperação e aprofundamento, e as atividades de vocês é assistir essas aulas e desenvolver as atividades do caderninho APRENDER SEMPRE ( Volume 3). As aulas são sobre atividades do caderninho.  

Sequência de atividades : pág. 36 à 40. 

OBJETIVO DA AULA

• Compreender as relações métricas do triângulo retângulo.

• Resolver problemas envolvendo relações métricas do triângulo retângulo.



Todos esse conteúdos podem e devem ser aprofundados dentro da Plataforma de Ensino Khan Academy.( Valendo nota para o 4º Bimestre).

Onde estudar e aprender mais ainda?

Click aqui  e tenha acesso a maior e melhor Plataforma de Ensino de Matemática do mundo (KHAN ACADEMY) onde você poderá estudar com vídeos, exemplos, explicações, exercícios, dicas e atividades de recuperação e aprofundamento (3º Bimestre) e um monte de aprendizado. Não esqueça de acessar com sua senha.

https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geometry-pythagorean-theorem/geo-pythagorean-theorem/e/use-pythagorean-theorem-to-find-side-lengths-on-isosceles-triangles


Qualquer dúvida, estou a disposição.                                         

Bons Estudos.                        



Matemática 1º Ano EM - Números racionais e irracionais na reta numérica.

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: Matemática

TURMA: 1ºA EM

PROFESSOR : Ângelo Antonio da Rocha Cândido

CONTEÚDO: Números racionais e irracionais na reta numérica.

 

 

 

TDIC:

(x) GRUPOS DE WHATSAPP

(x) MATERIAIS  IMPRESSO

(x) BLOGG

(x) OUTROS-Plataforma de Ensino Khan Academy

Período: 16/11 – 20/11

 

Horas/ aulas: 5 Aulas

 

 OBJETOS DE CONHECIMENTO:  Números racionais na representação fracionária e na decimal: usos, ordenação e associação com pontos da reta numérica e operações.

HABILIDADES: (EF07MA10) Ler, comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos da reta numérica.

ATIVIDADES:

·         - Assistir as aulas no CMSP;

·         - Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;

·         - Resolver as atividades do caderninho, do  Blog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.

·         Caderno do aluno  - APRENDER SEMRE

 

AVALIAÇÃO:

·          Interação e engajamento;

·         Resolução das atividades propostas no caderninho APRENDER SEMPRE, no blog e na Plataforma de Ensino Khan Academy. 

Agora é com vocês! 

Queridos alunos, está acontecendo no CMSP, aulas de recuperação e aprofundamento, e as atividades de vocês é assistir essas aulas e desenvolver as atividades do caderninho APRENDER SEMPRE ( Volume 3). As aulas são sobre atividades do caderninho.  

  Sequência de atividades : Pág.  38 à 41.

OBJETIVO DA AULA

• Identificar a localização de números reais na reta numérica.

• Ordenar números reais na reta real.

 • Utilizar a representação de números reais na reta para resolver problemas e representar subconjuntos dos números reais.




Todos esses conteúdos podem sem aprofundados dentro da Plataforma Khan Academy.

Onde estudar e aprender mais ainda?

Click aqui  e tenha acesso a maior e melhor Plataforma de Ensino de Matemática do mundo (KHAN ACADEMY) onde você poderá estudar com vídeos, exemplos, explicações, exercícios, dicas e atividades de recuperação e aprofundamento (4º Bimestre) e um monte de aprendizado. Não esqueça de acessar com sua senha.

https://pt.khanacademy.org/math/pt-7-ano/numeros-fracoes-7ano/numeros-decimais-e-fracoes-negativos-na-reta-numerica/e/fractions_on_the_number_line_3


Qualquer dúvida, estou a disposição.                                         

Bons Estudos.                        


Matemática 9º Ano B - Sistema de equações de 1º grau.

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: Matemática

TURMA: 9º B

PROFESSOR : Ângelo Antonio da Rocha Cândido

CONTEÚDO: Sistema de equações do 1º grau.

TDIC:

(x) GRUPOS DE WHATSAPP

(x) MATERIAIS  IMPRESSO

(x) BLOGG

(x) OUTROS-Plataforma de Ensino Khan Academy

Período: 16/11 – 20/11

 

Horas/ aulas: 6 Aulas

 

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Sistema de equações de 1º grau: resolução algébrica e representação no plano cartesiano.

HABILIDADES: (EF08MA08) Resolver e elaborar situações problema que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso.

ATIVIDADES:

·         - Assistir as aulas no CMSP;

·         - Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;

·         - Resolver as atividades do caderninho, do  Blog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.

·         Caderno do aluno  - APRENDER SEMRE .

 

AVALIAÇÃO:

·          Interação e engajamento;

·         Resolução das atividades propostas no caderninho APRENDER SEMPRE, no blog e na Plataforma de Ensino Khan Academy.

                                                    Agora é com vocês! 

Queridos alunos, está acontecendo no CMSP, aulas de recuperação e aprofundamento, e as atividades de vocês é assistir essas aulas e desenvolver as atividades do caderninho  APRENDER SEMPRE ( Volume 3). As aulas são sobre atividades do caderninho.     

Sequência de atividades : pág. 50 à 53.

 OBJETIVO DA AULA 

• Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um sistema de equações de primeiro grau. 

• Identificar que um sistema é possível e determinado (SPD) por meio de análise gráfica de equações de reta. 

• Identificar que um sistema é possível e indeterminado (SPI) por meio de análise gráfica de equações de reta. 

• Identificar que um sistema é impossível (SI) por meio de análise gráfica de equações de reta.

*Todos esses assuntos podem ser aprofundados dentro da Plataforma Khan Academy.

Onde estudar e aprender mais ainda?




Matemática 6º Ano - EXPLORANDO O CALENDÁRIO.

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: Matemática

TURMA: 6º B

PROFESSOR : Ângelo Antonio da Rocha Cândido

CONTEÚDO: EXPLORANDO O CALENDÁRIO.

TDIC:

(x) GRUPOS DE WHATSAPP

(x) MATERIAIS  IMPRESSO

(x) BLOGG

(x) OUTROS-Plataforma de Ensino Khan Academy

Período: 16/11 – 20/11

 

Horas/ aulas: 6 Aulas

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação) com números naturais; Divisão euclidiana.

HABILIDADES: (EF06MA03) Solucionar e propor problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias pessoais, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

ATIVIDADES:

·         - Assistir as aulas no CMSP;

·         - Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;

·         - Resolver as atividades do caderninho, do  Blog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.

·         Caderno do aluno  

AVALIAÇÃO:

·          Interação e engajamento;

·         Resolução das atividades propostas no caderninho APRENDER SEMPRE, no blog e na Plataforma de Ensino Khan Academy.

                                               Agora é com vocês!

 Queridos alunos, está acontecendo no CMSP, aulas de recuperação e aprofundamento, e a atividades de vocês é assistir essas aulas e desenvolver as atividades do caderninho APRENDER SEMPRE ( Volume 3). As aulas são sobre atividades do caderninho.

Sequência de atividades 3: Pág.  70 à 75. Objetivos: - Identificar informações contidas em um calendário; - Relacionar dias com semanas e ou meses; - Relacionar anos e/ou meses ( bimestre, trimestre, ...).



Onde estudar e aprender mais ainda?


Qualquer dúvida, estou a disposição.                                        

Bons Estudos.