Reconhecer a importância das manifestações do pensamento para identificar os modos de vida das sociedades ao longo da história.
Objetivos:
Apresentar as características do Iluminismo na Europa, no contexto do Absolutismo, e conhecer os principais pensadores deste movimento e suas teorias.
Assista a aula, registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas
Ideias Iluministas
Liberdades individuais;
Tolerância religiosidade;
Progresso;
Governo Constitucional;
Uso da razão;
Leis naturais;
Separação entre Igreja e Estado.
ATIVIDADES
1- Qual o significado de plataformas digitais como a Wikipédia, cujo conteúdo é produzido de forma aberta e colaborativa, para o conhecimento?
2- Leia o texto e responda.
Uma das principais ideias do pensamento iluminista é a obediência à vontade geral, isto é, os governos devem obedecer à vontade geral dos seus governados, expressa por meio de um pacto social, Em outras palavras, o poco, sendo o único detentor da soberana, poderá delegar ou retirar poder dos governantes caso eles não desempenhem corretamente o seu papel neste acordo.
a) Você consegue identificar a aplicação desse princípio iluminista na sociedade em que você vive? Explique sua resposta.
CONTEÚDO: Diagrama de árvore e princípio
multiplicativo
TDIC:
(x) GRUPOS DE WHATSAPP
(x ) MATERIAISIMPRESSO
(x) BLOGG
(x) OUTROS-Plataforma de Ensino Khan Academy
Período: 16/11 – 20/11
Horas/ aulas: 5 Aulas
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Princípio multiplicativo da contagem; Soma das
probabilidades de todos os elementos de um espaço amostral.
HABILIDADES:(EF08MA22) Calcular a probabilidade de eventos, com
base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo, e
reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço
amostral é igual a 1.
ATIVIDADES:
·-
Assistir as aulas no CMSP;
·-
Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;
·-
Resolver as atividades do caderninho, doBlog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.
·Caderno do aluno - APRENDER SEMRE
AVALIAÇÃO:
·Interação e engajamento;
·Resolução
das atividades propostas no caderninho APRENDER SEMPRE, no blog e na Plataforma
de Ensino Khan Academy.
Agora
é com vocês!
Queridos alunos, está
acontecendo no CMSP, aulas de recuperação e aprofundamento, e as atividades de
vocês é assistir essas aulas e desenvolver as atividades do caderninho APRENDER SEMPRE ( Volume 3). As aulas são sobre
atividades do caderninho.
Sequência de atividades . Pág.24 à
28.
OBJETIVO DA AULA:
• Resolver problemas de contagem, utilizando o
diagrama de árvore e associando-o ao princípio multiplicativo.
Todos esses conteúdos podem e devem ser aprofundados na
Plataforma de Ensino Khan Academy (Valendo nota para o 4º Bimestre).
CONTEÚDO: Relações métricas do triângulo retângulo. (Teorema de
Pitágoras).
TDIC:
(x) GRUPOS DE WHATSAPP
( ) MATERIAISIMPRESSO
(x) BLOGG
(x) OUTROS-Plataforma de Ensino Khan Academy
Período: 16/11 – 20/11
Horas/ aulas: 5 Aulas
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Relações métricas no triângulo retângulo.
Teorema de Pitágoras: verificações experimentais e demonstração.
HABILIDADES: (EF09MA13) Demonstrar relações métricas do triângulo
retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a
semelhança de triângulos.
ATIVIDADES:
·-
Assistir as aulas no CMSP;
·-
Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;
·-
Resolver as atividades do caderninho, doBlog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.
·Caderno do aluno - APRENDER SEMRE
AVALIAÇÃO:
·Interação e engajamento;
·Resolução
das atividades propostas no caderninho APRENDER SEMPRE, no blog e na Plataforma
de Ensino Khan Academy.
Agora
é com vocês!
Queridos alunos, está
acontecendo no CMSP, aulas de recuperação e aprofundamento, e as atividades de
vocês é assistir essas aulas e desenvolver as atividades do caderninho APRENDER SEMPRE ( Volume 3). As aulas são sobre
atividades do caderninho.
Sequência
de atividades : pág. 36 à 40.
OBJETIVO DA AULA
• Compreender as relações
métricas do triângulo retângulo.
• Resolver problemas
envolvendo relações métricas do triângulo retângulo.
Todos
esse conteúdos podem e devem ser aprofundados dentro da Plataforma de Ensino
Khan Academy.( Valendo nota para o 4º Bimestre).
CONTEÚDO: Números
racionais e irracionais na reta numérica.
TDIC:
(x) GRUPOS DE WHATSAPP
(x) MATERIAISIMPRESSO
(x) BLOGG
(x) OUTROS-Plataforma de Ensino Khan Academy
Período: 16/11 – 20/11
Horas/ aulas: 5 Aulas
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Números racionais na representação fracionária
e na decimal: usos, ordenação e associação com pontos da reta numérica e
operações.
HABILIDADES: (EF07MA10)
Ler, comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los
a pontos da reta numérica.
ATIVIDADES:
·-
Assistir as aulas no CMSP;
·-
Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;
·-
Resolver as atividades do caderninho, doBlog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.
·Caderno do aluno - APRENDER SEMRE
AVALIAÇÃO:
·Interação e engajamento;
·Resolução
das atividades propostas no caderninho APRENDER SEMPRE, no blog e na Plataforma
de Ensino Khan Academy.
Agora
é com vocês!
Queridos alunos, está
acontecendo no CMSP, aulas de recuperação e aprofundamento, e as atividades de
vocês é assistir essas aulas e desenvolver as atividades do caderninho APRENDER SEMPRE ( Volume 3). As aulas são sobre
atividades do caderninho.
Sequência de atividades : Pág. 38 à 41.
OBJETIVO DA AULA
• Identificar a localização
de números reais na reta numérica.
• Ordenar números reais na
reta real.
• Utilizar a representação de números reais na
reta para resolver problemas e representar subconjuntos dos números reais.
Todos esses conteúdos podem sem aprofundados dentro da Plataforma Khan
Academy.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Sistema de equações de 1º grau: resolução algébrica e
representação no plano cartesiano.
HABILIDADES: (EF08MA08)
Resolver e elaborar situações problema que possam ser representados por
sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los,
utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso.
ATIVIDADES:
·- Assistir
as aulas no CMSP;
·-
Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;
·-
Resolver as atividades do caderninho, doBlog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.
·Caderno do aluno - APRENDER SEMRE .
AVALIAÇÃO:
·Interação e engajamento;
·Resolução
das atividades propostas no caderninho APRENDER SEMPRE, no blog e na Plataforma
de Ensino Khan Academy.
Agora é com vocês!
Queridos alunos, está
acontecendo no CMSP, aulas de recuperação e aprofundamento, e as atividades de
vocês é assistir essas aulas e desenvolver as atividades do caderninho APRENDER SEMPRE ( Volume 3). As aulas são sobre
atividades do caderninho.
Sequência
de atividades : pág. 50 à 53.
OBJETIVO DA AULA
• Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um sistema de equações de
primeiro grau.
• Identificar que um sistema é possível e determinado (SPD) por meio de análise gráfica de equações de
reta.
• Identificar que um sistema é possível e indeterminado (SPI) por meio de análise gráfica de equações de
reta.
• Identificar que um sistema é impossível (SI) por meio de análise gráfica de equações de reta.
*Todos esses assuntos podem ser aprofundados dentro da Plataforma Khan Academy.
OBJETOS DE
CONHECIMENTO: Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e
potenciação) com números naturais; Divisão euclidiana.
HABILIDADES: (EF06MA03)
Solucionar e propor problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos,
exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias pessoais,
com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
ATIVIDADES:
·-
Assistir as aulas no CMSP;
·-
Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;
·-
Resolver as atividades do caderninho, doBlog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.
·Caderno do aluno
AVALIAÇÃO:
·Interação e engajamento;
·Resolução
das atividades propostas no caderninho APRENDER SEMPRE, no blog e na Plataforma
de Ensino Khan Academy.
Sequência de atividades 3: Pág. 70 à 75. Objetivos: - Identificar informações
contidas em um calendário; - Relacionar dias com semanas e ou meses; -
Relacionar anos e/ou meses ( bimestre, trimestre, ...).