segunda-feira, 15 de junho de 2020

Português 1º Termo EM EJA - 15/06 a 22/06

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
EJA – ENSINO MÉDIO
DE 15 A 22/06
       ASSISTA O VÍDEO E RESPONDA:

1.   1. QUAL É A FRASE CORRETAMENTE PONTUADA?
( A ) OS ALUNOS ESPERAM ANGUSTIADOS, O RESULTADO DOS EXAMES.
( B ) OS ALUNOS, ESPERAM, ANGUSTIADOS, O RESULTADO DOS, EXAMES.
( C ) OS ALUNOS, ANGUSTIADOS, ESPERAM O RESULTADO DOS EXAMES.

2.  2. "MARIANA, DÁ UM BANHO NESSE MENINO!"
APLICA-SE COM MAIOR ACERTO A ESSE TEXTO O SEGUINTE CONCEITO SOBRE A PONTUAÇÃO (USO DA VÍRGULA)
( A ) ISOLA O SUJEITO DA ORAÇÃO
( B ) VALORIZA O RITMO DA FRASE
( C ) INDICA PAUSA DE CHAMAMENTO

3.   3.  JOSÉ DE ALENCAR FOI UM GRANDE ESCRITOR E SUAS OBRAS FAZEM PARTE DE QUAL ESCOLA LITERÁRIA?
( A ) ROMANTISMO
( B ) MODERNISMO
( C ) BARROCO

4.   4.  QUAL DAS INFORMAÇÕES SOBRE JOSÉ DE ALENCAR É CORRETA?
( A ) ALENCAR INAUGUROU A FICÇÃO BRASILEIRA COM A PUBLICAÇÃO DE SUA OBRA CINCO MINUTOS.
( B ) ALENCAR, APESAR DE TODO O IDEALISMO ROMÂNTICO, CONSEGUIU, NAS OBRAS LUCÍOLA E SENHORA, CAPTAR E DENUNCIAR CERTOS ASPECTOS PROFUNDOS, RECALCADOS, DA REALIDADE SOCIAL E INDIVIDUAL, EM QUE PODEMOS DETECTAR UM PRÉ-REALISMO AINDA INSEGURO.
( C ) O INDIANISMO DE JOSÉ DE ALENCAR BASEOU-SE EM DADOS REAIS E PESQUISA ANTROPOLÓGICA, APRESENTANDO, POR ISSO, UMA IMAGEM DO ÍNDIO BRASILEIRO SEM DEFORMAÇÃO OU IDEALISMO.

Geografia 1º Termo EM EJA - O que você já sabe?

ESCOLA: E. E. Diógenes
DISCIPLINA: Geografia
SÉRIE: EJA EM
PROFESSOR: Paulo Dias
CONTEÚDO: O que você já sabe?
HORAS/AULA:
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 15/06/2020
DATA DE ENTREGA: 22/06/2020





O que você já sabe?
Para você, o Brasil é um país desenvolvido ou em desenvolvimento? Como classificar a China e a Índia, que vem tendo forte crescimento econômico a aproximadamente duas décadas? Em seus estudos escolares, qual a classificação você utiliza ou já utilizou para se referir a países desenvolvidos e países em desenvolvimento? Escreva suas reflexões nas linhas a seguir:
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Copie o enunciado e descreva o texto no caderno.

Geografia 12º Termo EF EJA - Fotografias

ESCOLA: E. E. Diógenes
DISCIPLINA: Geografia
SÉRIE: EJA EF
PROFESSOR: Paulo Dias
CONTEÚDO: Fotografias
HORAS/AULA:
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 15/06/2020
DATA DE ENTREGA: 22/06/2020








FOTOGRAFIAS
Observe as fotografias abaixo:
1920

2008

As paisagens, assim como as sociedades humanas, transformam-se ao longo da história. Você pode perceber isso analisando as fotografias do Largo São Bento, no centro histórico de São Paulo.

Considerando as imagens:
Quais eram as características da época de 1920, o que você observa lá?
Que elemento se destacam nas duas imagens?
Como esses elementos se relacionam entre si?
O que existe de diferente entre as paisagens?
Que elemento se destacam na ultima paisagem?
Copie as questões no caderno e responda.


Português 9º Ano EF A - 15/06 a 22/06

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS 9ºA
DE 15 A 22/06
1)   O QUE SÃO GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS E QUAL É A SUA FUNÇÃO?

2)   NA SUA OPINIÃO, O QUE É LINGUAGEM E PARA QUE SERVE?

3)   O QUE É LINGUAGEM VERBAL E LINGUAGEM NÃO VERBAL? CITE EXEMPLOS:

4)   ANALISE A CHARGE NA PÁGINA 22 DA ATIVIDADE 3 DA APOSTILA "FORMANDO OPINIÃO 3.0" E RESPONDA:
CITE DOIS ELEMENTOS VERBAIS E DOIS NÃO VERBAIS QUE FAZEM REFERÊNCIA AO UNIVERSO DIGITAL:

5)   EXPLIQUE A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE AS CORES E OS TEXTOS:

6)   QUAL O TIPO DE CONTRADIÇÃO EXISTENTE NA CHARGE?

7)   EXPLIQUE QUAL A CRÍTICA PRESENTE NA CHARGE:

8)   QUEM É O PÚBLICO-ALVO DA CHARGE E ONDE ELA PODERIA SER PUBLICADA?

9)   ESSA CHARGE PODERIA SER PUBLICADA EM UM JORNAL DA DÉCADA DE 60? EXPLIQUE:


Geografia 1º Ano EM - Fluxos e Redes Geográficas

ESCOLA: E. E. Diógenes
DISCIPLINA: Geografia
SÉRIE: 1° E.M
PROFESSOR: Paulo Dias
CONTEÚDO:  Fluxos e redes geográficas
HORAS/AULA:
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 15/06/2020
DATA DE ENTREGA: 22/06/2020








FLUXOS E REDES GEOGRÁFICAS

O espaço geográfico, segundo muitas abordagens, constrói-se e articula-se a partir das redes. Milton Santos fez reconhecidas constatações sobre a importância, complexidade e hierarquização das redes geográficas, formadas, segundo ele, por um conjunto de pontos fixos interligados por meio dos fluxos. Nesse ínterim, formam-se diversos tipos e subtipos, como as redes de transportes, as digitais, as urbanas, entre outros exemplos.
Portanto, em uma definição mais abrangente, podemos entender as redes geográficas como um conjunto de locais da superfície terrestre conectados ou interligados entre si. Essas conexões podem ser materiais, digitais e culturais, além de envolver o fluxo de informações, mercadorias, conhecimentos, valores culturais e morais, entre outros.
Com o processo de Globalização, podemos dizer que as redes – ou, pelo menos, muitas delas – ganharam um maior alcance e abrangência no espaço geográfico mundial. Todavia, o acesso e o poder de difusão dessas redes dependem das diferentes hierarquias nas sociedades, constituídas pelo poder econômico ou político. Assim, quem possui mais recursos ou poder possui uma maior possibilidade de usufruir da estrutura das redes geográficas.

É preciso observar que a estruturação e a evolução das redes perpassam, impreterivelmente, pela evolução das técnicas e tecnologias. No século XIX, as transformações proporcionadas pelas revoluções industriais propiciaram um fundamental avanço das redes de transportes, incluindo os modais rodoviários e ferroviários. Desse modo, cidades distantes passaram a estar interligadas entre si, o que se estendeu para pontos situados, até mesmo, em continentes distintos.
A Revolução Técnico-Científica Informacional também intensificou sobremaneira a expansão das redes, incluindo a própria rede de transportes, por meios dos aviões e jatos mais avançados. A formação das redes digitais e também os avanços nas redes de comunicação tornaram-se grandes marcos para esse período. Assim, em tempo real, comunicados e transações financeiras ocorrem e notícias importantes são divulgadas; até reuniões de negócios não mais necessitam da presença física de todos os seus participantes, o que exemplifica o grau de avanço técnico das redes.
As redes geográficas são, afinal, um importante elo entre as diferentes partes do espaço geográfico que integram o sistema mundial em tempos de globalização. Assim, elas permitem e também condicionam o transporte e difusão de inúmeros instrumentos técnicos, além de mercadorias, informações e conhecimentos, estando diretamente associadas à maioria dos elementos que compõem a vida cotidiana das sociedades.





Verificando o aprendizado:
Na imagem acima você viu como funciona a rede geográfica, explique?
Hoje as aulas estão sendo conectada por essas redes, você imaginava que educação utilizaria esses meios de comunicação?
De que formas essas redes vem mudando o comercio pela compra online? Cite exemplos?
Depois que você viu o vídeo comente se você utiliza essas ferramentas?
Copie as perguntas no caderno e responda.




Português 8º Ano EF A - 15/06 a 22/06

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS 8ºA
DE 15 A 22/06
1)   O QUE É UM TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA?

2)   QUAL É A SUA FINALIDADE?

3)   ONDE PODEMOS ENCONTRAR UM ARTIGO DESSE TIPO?

4)   QUAIS ASSUNTOS ELES PODEM ABORDAR?

5)   QUAL É O PÚBLICO-ALVO?

6)   LEIA O ARTIGO CIENTÍFICO DA PÁGINA 20 E 21 DA APOSTILA, VOLUME 2 E RESPONDA:

7)   O QUE LEVA UM GRUPO DE PESQUISADORES DAS INSTITUIÇÕES MAIS QUALIFICADAS DO PLANETA SE UNIREM PARA ESTUDAR MORCEGOS E SUAS RELAÇÕES COM AS PLANTAS?

8)   QUANTO À PESQUISA, O QUE DIZEM OS PROFESSORES MARCO MELLO E FRANCISCO RODRIGUES?

9)   TRANSCREVA UM TRECHO DO TEXTO QUE FAZ COM QUE ELE SEJA RECONHECIDO COMO UM ARTIGO CIENTÍFICO.

Geografia 9º Ano EF B - Migrante e Refugiado

ESCOLA: E. E. Diógenes
DISCIPLINA: Geografia
SÉRIE: 9° ANO
PROFESSOR: Paulo Dias
CONTEÚDO: Migrante e refugiado
HORAS/AULA:
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 15/06/2020
DATA DE ENTREGA: 22/06/2020








ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE MIGRANTE E REFUGIADO

A principal diferença entre refugiados e migrantes está no motivo pelo qual essas pessoas se deslocam de um lugar para o outro. Enquanto os refugiados precisam de ajuda por motivos de guerra ou perseguição em seus países de origem, os migrantes geralmente saem por vontade própria, para buscar melhores condições de vida.
A Convenção de 1951, convocada pela ONU para estabelecer quem eram os refugiados e quais os seus direitos legais, assim define: “o termo ‘refugiado’ se aplicará a qualquer pessoa que temendo ser perseguida por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas, se encontra fora do país de sua nacionalidade e que não pode ou, em virtude desse temor, não quer valer-se da proteção desse país”. Os refugiados devem respeitar a legislação e as autoridades do país de destino, e podem usufruir dos mesmos direitos e da mesma assistência básica que qualquer outro estrangeiro que resida legalmente no país.
Os migrantes podem deixar os seus países em busca de melhores condições econômicas, para reencontrar familiares ou por questões naturais, como é o caso das pessoas que fogem do processo de desertificação da região do Sahel (norte da África). Mas não precisam necessariamente sair de um país para o outro: mudar de cidade ou estado já é considerado um movimento migratório. Assim como os refugiados, possuem direitos e deveres, diferentes em cada caso. Os migrantes, por exemplo, devem conseguir se sustentar durante o tempo de permanência no local. Muitos países preferem tratar qualquer pessoa estrangeira que chegue para ficar como migrante, já que as pessoas enquadradas nessa categoria podem ser deportadas caso não possuam os documentos legais. O mesmo não pode ser feito com refugiados.

Verificando o aprendizado:
Qual é a principal diferença entre refugiado e migrante?
Qual é o principal motivo das pessoas deslocarem para outro lugar?
O passaporte da o direito de permanência no local escolhido?
Porque essas pessoas não permanecem no seu lugar de origem?
Porque tem pessoas que deportadas para seu país de origem? O que tem que ser feito para obter permanência no país em que está migrando?
 Copie as perguntas no caderno e responda.



Português 7º Ano EF A - 15 a 22/06

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS – 7º ANO “A”
DE 15/06 A 22/06
CONFORME AS AULAS DA SEMANA PASSADA, VOCÊ VAI FAZER UMA PESQUISA SOBRE UM DOS TRÊS AUTORES CITADOS ABAIXO, ESCREVER UM ROTEIRO DE ENTREVISTA E GRAVAR ESSA ENTREVISTA EM ÁUDIO, CONFORME A PESQUISA E ROTEIRO FEITOS POR VOCÊ E MANDAR NO GRUPO DE WHATSAPP.
AUTORES:
- TARSILA DO AMARAL
- MÁRIO DE ANDRADE
- OSWALD DE ANDRADE

Geografia 8º Ano EF A - Demografia

ESCOLA: E. E. Diógenes
DISCIPLINA: Geografia
SÉRIE: 8° ANO
PROFESSOR: Paulo Dias
CONTEÚDO: Demografia
HORAS/AULA:
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 15/06/2020
DATA DE ENTREGA: 22/06/2020








POPULAÇÃO MUNDIAL
DENSIDADE POPULACIONAL POR PAÍS.
Em termos demográficos, a população mundial é o total de humanos atualmente vivendo no planeta Terra. Estima-se que a população global chegou a 7,7 bilhões, em abril de 2019. As Nações Unidas estimam que a população humana chegará até 11,2 bilhões em 2100.
A população mundial continua a crescer desde o fim da grande fome de 1315-1317 e da Peste negra em 1350, quando chegou a 370 milhões. Uma alta no crescimento populacional (de 1,8%) foi reportada entre 1955 e 1975, chegando a 2,06% entre 1965 e 1970. Este crescimento caiu para 1,18% entre 2010 e 2015 e é projetado que chegue a apenas 0,13% no ano de 2100. O número de nascimentos anuais chegou a um dos seus ápices na década de 1980 com mais de 139 milhões de nascimentos, e é esperado que nos próximos anos o número de nascimentos gire em torno dos 135 milhões (como foi reportado em 2011), enquanto o número de mortos fique em torno de 56 milhões por ano e deverá crescer para 80 milhões até 2040. A população humana na terra chegou a 7 bilhões em 31 de outubro de 2011, de acordo com o Fundo de População das Nações Unidas, ou em 12 de março de 2012, de acordo com o Departamento do Censo dos Estados Unidos. Em 2012, as projeções da ONU indicam que a população mundial continuará a crescer em número cada vez menor no futuro previsível; é esperado que a população humana chegue entre 8,3 e 10,9 bilhões em 2050. Outras estimativas mostram números menores, com um estudo de 2014 afirmando que a população humana irá variar entre 9,3 e 12,6 bilhões até 2100, e continuará crescendo. Muitos analistas questionam a sustentabilidade de uma população cada vez maior, observando o impacto humano no meio ambiente, no suprimento global de comida e a falta de recursos energéticos. Outros negam esta visão pessimista, afirmando que novas técnicas de agricultura e o desenvolvimento tecnológico (além de muitas áreas ainda abertas para agricultura) podem suportar o crescimento populacional. Além disso, a população humana vai continuar a crescer, mas em um ritmo cada vez menor, principalmente devido a melhor acesso a meios contraceptivos, melhoria na qualidade de vida e melhores oportunidades econômicas para mulheres.
A Ásia abriga mais de 60% da população mundial, com mais de quatro bilhões. A China e a Índia sozinhas têm 37% do total de pessoas no mundo. Essa marca é seguida por África com 1 bilhão de pessoas, ou 15% da população mundial. As 733 milhões de pessoas da Europa correspondem a 12% da população mundial. A América do Norte tem uma população de 358 milhões (5%), a América Latina perto de 639 milhões (9%) e a Oceania em torno de 35 milhões (0,5%).

DEMOGRAFIA
Aproximadamente 26,3% da população mundial tem até 15 anos de idade, enquanto 65,9% tem entre 15 e 64 anos e 7,9% tem idade superior a 65 anos. A idade média de um humano no planeta era de 29,7 anos em 2014, e é esperado que chegue a 37,9 anos em 2050.
De acordo com a OMS, a média de expectativa de vida humana é de 70,5 anos em 2012, com mulheres vivendo em média 73 anos e homens aproximadamente 68 anos.  A seguir são mostradas estimativas de quando a marca de cada mil milhões (bilhão) de pessoas foi atingida:
CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL
População          Ano       Tempo para o próximo bilhão (em anos)
1 bilhão                1802      126
2 bilhões             1928      33
3 bilhões             1961      13
4 bilhões             1974      13
5 bilhões             1987      12
6 bilhões             1999      12
7 bilhões             2011      15
8 bilhões*           2026      24
9 bilhões*           2050      20
10 bilhões*        2070      26
11 bilhões*        2096      não calculado até o momento
Responda as perguntas:
Qual continente obtém a maior população?
O que significa a sigla OMS?
Diante das expectativas do texto sobre a mortalidade em sua opinião haverá mudança na previsão descrita para 2040?
Diante das expectativas de vida humana vem aumentando em sua opinião é algo real?
Copie as atividades no caderno e responda.