segunda-feira, 15 de junho de 2020

História 9º Ano EF - Era Vargas (1930-1954) Parte II

Aula exibida no CMSP - 10/06/2020



Habilidades:
  • Identificar e discutir o papel do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil, em diferentes escalas (nacional, regional, cidade, comunidade).

Objetos de Conhecimento:
  • Experiências republicanas e práticas autoritárias: as tensões e disputas do mundo contemporâneo; Proclamação da República e seus primeiros desdobramentos.
Registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas


Getúlio Vargas
  • Getúlio Dornelles Vargas foi advogado, militar e político.
  • Governou o Brasil por 18 anos, entre 1930 e 1945, e de 1951 a 1954. Ele promoveu inúmeras alterações sociais e econômicas que transformaram a estrutura política do país.

O Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio foi criado 23 dias após a chegada de Vargas ao poder; também ficou conhecido com o apelido que Lindolfo Collor, o primeiro-ministro chamava de "Ministério da Revolução". 
Durante as décadas de 1930 e 1940, esse Ministério realizou diversas medidas para os trabalhadores do período.
Realizações
  • Criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
  • Criação do DASP - Departamento Administrativo do Serviço Público.
  • Institutos de Aposentadorias e Pensões.
  • Concepção da Carteira de Trabalho.
  • Criação da Justiça do Trabalho.
  • Férias remuneradas.
  • Concepção do salário mínimo.
  • Estabelecimento da semana de trabalho de 48 horas.
  • Criação do descanso semanal remunerado.
Getúlio Vargas controlava os sindicatos; assim praticava políticas populistas por meio deles.

Getúlio Vargas criou e difundiu um projeto político e suas ideias de valorização do trabalho, criando a imagem do "cidadão-trabalhador". Era uma tentativa de diminuir as tensões sociais causadas pela exploração da força de trabalho, em especial nas cidades como São Paulo e Rio de Janeiro e outros grandes centros urbanos.

O trabalhismo de Getúlio Vargas era política centrada na figura do presidente, em sua obra social e em sua relação direta e pessoal com os trabalhadores.

Departamento de Imprensa e Propaganda
A partir de 1937, Getúlio Vargas suprimiu os partidos políticos, as eleições e a autonomia dos estados. Aos poucos o governo federal foi centralizando as decisões políticas e econômicas. Nesse contexto, foi criado um órgão que regulamenta e fiscaliza os meios de comunicação e a produção cultural da época, o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), estabelecendo um rigoroso controle sobre o que era veiculado nos meios de comunicação.

O DIP também era responsável pela elaboração de uma "propaganda oficial" do Estado Novo e de construir a imagem do então presidente como o "chefe da nação". Uma das imagens construídas de Getúlio Vargas é a de "pai dos pobres" e de "pai dos trabalhadores", já que nessa época foram criadas as leis trabalhistas. O Estado Novo foi responsável, com a propaganda do DIP, por difundir ideias de exaltação do trabalho, com fins de motivar os trabalhadores para colaborarem para a industrialização do país. Nesse contexto, houve o controle rígido dos sindicatos, as greves foram proibidas e muitos críticos ao governo foram presos.

Rádio do Ministério do Trabalho

Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo em Iguape
Ruínas das Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo (IRFM), instalada em 1921, e desativada em 1935, devido à decadência da exportação do arroz.


Indústria
  • As Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo (IRFM).
  • Foi grupo empresarial em torno de 350 empresas.
  • Diversos tipos de fábricas de produtos têxteis, químicos, comerciais, bancários e alimentícios.
  • Empregou cerca de 6% da população da Grande São Paulo.
  • Possuía a quarta maior renda bruta do Brasil.

ATIVIDADES

Pesquise sobre as características de cada período:
  • Governo Provisório: 1930-1934;
  • Governo Constitucional: 1934-1937;
  • Estado Novo: 1937-1945;
  • Governo Democrático: 1951-1954.
 Análise de Fontes
1- Decreto-Lei Nº 1915, de 27 de dezembro de 1939 Cria o Departamento de Imprensa e Propaganda e dá outras providências.
Artigo 1º
  • centralizar, coordenar, orientar e superintender a propaganda nacional interna ou externa e servir permanentemente como elemento auxiliar de informação dos ministérios e entidades públicas e privadas, na parte que interessa à propaganda nacional; (...)
  • fazer a censura do teatro, do cinema, de funções recreativas e esportivas de qualquer natureza, da radiodifusão, da literatura social e política, e da imprensa, quando a esta forem cominadas as penalidades previstas pela lei; estimular a produção de filmes nacionais; classificar os filmes educativos e os nacionais, para a concessão de prêmios e favores;
  • promover, organizar, patrocinar ou auxiliar manifestações cívicas e festas populares com intuito patriótico, educativo ou de propaganda turística, concertos, conferências, exposições demonstrativas das atividades do governo, bem como mostras de arte de individualidades nacionais e estrangeiras;
  • organizar e dirigir o programa de radiodifusão do governo (...).
Quais eram as funções do Departamento de Imprensa e Propaganda segundo a fonte?

2- Identifique o discurso presente na fonte abaixo, analisando a imagem com as referências apresentadas durante a aula.
Propaganda do Estado Novo, Mostrando Getúlio Vargas ao lado de crianças, símbolos do futuro do Brasil
a) O que a imagem apresenta?
b) Qual é o significado da representação?
c) Quais são os instrumentos de construir essas imagens?



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