terça-feira, 1 de setembro de 2020

Ciências 7º Ano EF A - O uso da tecnologia na promoção da saúde



EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR ÉDERSON SOARES RODRIGUES
7º ANO A– CIÊNCIAS

ROTEIRO DE ESTUDOS
01/09 a 08/09– 04 aulas

CONTEÚDO:
- Uso das Tecnologias na Promoção da Saúde.

OBJETIVO DE CONHECIMENTO:
- Saúde e Como Manter.

HABILIDADES:
-Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na leitura, analise e comparaçaõ de indicadores

ATIVIDADES:
-Assistir as aulas do aplicativo CMSP.
-Interagir no grupo de WhatsApp da turma.
-Resolver exercícios e problemas.

AVALIAÇÃO:
-Interação e engajamento.
-Resolução as atividades propostas.

APRENDENDO SOBRE O ASSUNTO

É que os alunos reconheçam que saúde é muito mais do que ausencia de doenças, pois envolve não apenas a saúde física, mais o bem- estar emocional, psicológico, social, ambiental, financeiro, entre outros.

Atividade 1:

Assistir a aula do CMSP do dia 31/08.

Responder as Questões do Chat da aula acima, e registra no caderno?

Atividade 2: SARAMPO - SINTOMAS, TRANSMISSÃO E PREVENÇÃO

Sintomas
sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e corrimento do nariz. Após estes sintomas, geralmente há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. Além disso, pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, ataques (convulsões e olhar fixo), lesão cerebral e morte. Posteriormente, o vírus pode atingir as vias respiratórias, causar diarreias e até infecções no encéfalo. Acredita-se que estas complicações sejam desencadeadas pelo próprio vírus do sarampo que, na maior parte das vezes, atinge mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas portadoras de imunodeficiências.
 Transmissão
A transmissão ocorre diretamente, de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração, por isso a facilidade de contágio da doença. Além de secreções respiratórias ou da boca, também é possível se contaminar através da dispersão de gotículas com partículas virais no ar, que podem perdurar por tempo relativamente longo no ambiente, especialmente em locais fechados como escolas e clínicas. A doença é transmitida na fase em que a pessoa apresenta febre alta, mal-estar, coriza, irritação ocular, tosse e falta de apetite e dura até quatro dias após o aparecimento das manchas vermelhas.
 Prevenção
A suscetibilidade ao vírus do sarampo é geral e a única forma de prevenção é a vacinação. Apenas os lactentes cujas mães já tiveram sarampo ou foram vacinadas possuem, temporariamente, anticorpos transmitidos pela placenta, que conferem imunidade geralmente ao longo do primeiro ano de vida (o que pode interferir na resposta à vacinação). Com o reforço das estratégias de vacinação, vigilância e demais medidas de controle que vêm sendo implementadas em todo o continente americano desde o final dos anos 90, o Brasil e os demais países das Américas vêm conseguindo manter suas populações livres da doença. Atualmente, há o registro de casos importados que, se não forem adequadamente controlados, podem resultar em surtos e epidemias. Os principais grupos de risco são as pessoas de seis meses a 39 anos de idade. Dentre os adultos, os trabalhadores de portos e aeroportos, hotelaria e profissionais do sexo apresentam maiores chances de contrair sarampo, devido à maior exposição a indivíduos de outros países que não adotam a mesma política intensiva de controle da doença. As crianças devem tomar duas doses da vacina combinada contra rubéolasarampo e caxumba (tríplice viral): a primeira, com um ano de idade; a segunda dose, entre quatro e seis anos. Os adolescentes, adultos (homens e mulheres) e, principalmente, no contexto atual do risco de importação de casos, os pertencentes ao grupo de risco, também devem tomar a vacina tríplice viral ou dupla viral (contra sarampo e rubéola).
Pesquise em livros didáticos, na internet ou em outras fontes informações sobre o sarampo, se baseando nas seguintes questões:
• Quando o sarampo foi descoberto?
• Quais foram os primeiros casos registrados?
 • Como eram feitas as primeiras ações de prevenção desta doença?
Como são feitas agora?
• Qual a origem da vacina contra o sarampo?
 • Como esta vacina é fabricada?
 • Quais são os resultados da vacinação contra o sarampo? (controle ou erradicação)
 • Como o desenvolvimento da tecnologia vem impactando na evolução da prevenção ao sarampo ao longo dos anos?

Atividade 3:
Observe sua carteira de vacinação e verifique se está com as vacinas em dia, caso não esteja procure a Unidade de Saúde para verificar como tomar as doses que faltam.
Observação: Se precisar sair, não esqueça dos protocolos de prevenção ao COVID 19 (máscaras, distanciamento e álcool gel).

Boa Aula:
Professor: Éderson Soares.





























Biologia 2ª Série EM - DNA - Receita da vida e seu código


ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 2ª Série A do Ensino Médio
(Período 01 de Setembro a 08 de Setembro de 2020) 
Disciplina: Biologia
Professora: Cíntia Jacob (15)996151042
Caderno SP Faz Escola 2ª Série do Ensino Médio - Vol.3 (Página 45)
DNA – RECEITA DA VIDA E SEU CÓDIGO 
Atividade: Consolidando conceitos.
Acesse o link da Folha de São Paulo com a reportagem: “Shell usa “DNA” para detectar gasolina adulterada em postos em SP e no Rio”.

Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi0401200129.htm>. Acesso em: 09 mar. 2020.

A partir dessa notícia, e com base no que aprendeu sobre a molécula de DNA, responda:
1. A gasolina tem DNA? Justifique sua resposta.
2. Xampus e demais cosméticos tem DNA? Justifique sua resposta.
3. Algumas empresas trazem em suas propagandas a marca de seu DNA. Isso e possível?
4. Qual ou quais são os possíveis significados dessa palavra nas propagandas? Elabore um texto argumentativo para esclarecer essa questão.

Registrar no caderno e enviar uma foto da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.



Biologia 1ª Série EM - Qualidade de vida das populações humanas


ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 1ª Série A do Ensino Médio
(Período 01 de Setembro a 08 de Setembro de 2020) 
Disciplina: Biologia
Professora: Cíntia Jacob (15)996151042
Caderno SP Faz Escola 1ª Série do Ensino Médio - Vol.3
QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAÇÕES HUMANAS
Atividade: Saúde e causa mortis (Página 39) Leitura.
Pesquisem, em fontes confiáveis, os termos desconhecidos. Depois, respondam as seguintes questões, considerando os dados da tabela e os resultados da pesquisa. (Página 41)

Registrar no caderno e enviar uma foto da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.


Projeto de Vida 7º Ano EF A - A diferença entre o sonho e a fantasia


EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
7º ano "A"   Profª Jucilene
Projeto de Vida
ATIVIDADE  -  31 DE AGOSTO DE 2020
A DIFERENÇA ENTRE O SONHO E A FANTASIA
ATIVIDADE 3
Caderno do aluno - Volume 3  -  PÁGINA 66
Após assistir as aulas do CMSP, responder as questões abaixo:
1. O ponto de partida dos seus sonhos foi baseado em fantasias?
2. O quanto de fantasia faz parte deles?
3. Como a fantasia o ajudou a construí-los?
4. O que é preciso ultrapassar em suas fantasias para que seus sonhos possam se tornar realidade?
5. Os obstáculos a serem superados começam quando? No presente ou só no futuro?

Projeto de Vida 8º Ano EF B - A diferença entre o sonho e a fantasia

 8º ANO B - PROJETO DE VIDA
PROFESSORA: ROMILDA R AMARAL
TEMA: A DIFERENÇA ENTRE O SONHO E A FANTASIA
ATIVIDADE 1:
A imaginação é o início de tudo.
Ela pode levar ao sonho de se construir algo importante para a vida individual e coletiva, cenários
futuros que podem ser realizados se houver foco, iniciativa e planejamento das decisões tomadas no
presente.
A imaginação aliada:
✔ ao sonho,
✔ ao planejamento e
✔ à ação.
pode levar a um lugar almejado, a um ponto bem distante de quando ela era só o início
O sonho é bom e necessário para dar “sabor” à vida, mas não é suficiente para transformar o desejo em realização. Por este motivo, é preciso ser ultrapassado pela consciência sobre o sonho que se quer realizar e suas possibilidades de realização. E que tudo isso é o que sustenta um Projeto de Vida.
Em seu Diário de Prática e Vivência, represente seus sonhos da forma que sua mente imaginar, podendo ser escrita ou em forma de imagem.

ATIVIDADE 2:

Observem e analisem seus detalhes.
A obra surrealista acima, traz imagens frutos de imaginação, há uma mistura de elementos reais e elementos fantasiosos.
Observe a imagem e responda:
● o que parece ser verdadeiro e o que é fruto da fantasia do artista?
● quais elementos dão a eles pistas para suas conclusões?
● Gostam?
● Não gostam?
● Que sensações têm ao observá-la?
● Qual mensagem a imagem traz a você?
  • Vocês conseguiram expressar suas impressões sobre a imagem? Caso não tenham
conseguido, o que os impossibilitou?

As atividades devem ser enviadas pelo whatsapp

Beijos
Profª Romilda

Projeto de Vida 7º Ano EF B - A diferença entre o sonho e a fantasia

 7º ANO B - PROJETO DE VIDA
PROFESSORA: ROMILDA R AMARAL
TEMA: A DIFERENÇA ENTRE O SONHO E A FANTASIA
ATIVIDADE 1:
A imaginação é o início de tudo.
Ela pode levar ao sonho de se construir algo importante para a vida individual e coletiva, cenários
futuros que podem ser realizados se houver foco, iniciativa e planejamento das decisões tomadas no
presente.
A imaginação aliada:
✔ ao sonho,
✔ ao planejamento e
✔ à ação.
pode levar a um lugar almejado, a um ponto bem distante de quando ela era só o início
O sonho é bom e necessário para dar “sabor” à vida, mas não é suficiente para transformar o desejo em realização. Por este motivo, é preciso ser ultrapassado pela consciência sobre o sonho que se quer realizar e suas possibilidades de realização. E que tudo isso é o que sustenta um Projeto de Vida.
Em seu Diário de Prática e Vivência, represente seus sonhos da forma que sua mente imaginar, podendo ser escrita ou em forma de imagem.

ATIVIDADE 2:

Observem e analisem seus detalhes.
A obra surrealista acima, traz imagens frutos de imaginação, há uma mistura de elementos reais e elementos fantasiosos.
Observe a imagem e responda:
● o que parece ser verdadeiro e o que é fruto da fantasia do artista?
● quais elementos dão a eles pistas para suas conclusões?
● Gostam?
● Não gostam?
● Que sensações têm ao observá-la?
● Qual mensagem a imagem traz a você?
  • Vocês conseguiram expressar suas impressões sobre a imagem? Caso não tenham
conseguido, o que os impossibilitou?

As atividades devem ser enviadas pelo whatsapp

Beijos
Profª Romilda


Projeto de Vida 1ª, 2ª e 3ª Série EM - Espelho, espelho meu... como eu me vejo?


ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos Ensino Médio
(Período 01 de Setembro a 08 de Setembro de 2020)

Disciplina: Projeto de Vida
Professora: Cíntia Jacob (15)996151042
Atividade: ESPELHO, ESPELHO MEU... COMO EU ME VEJO?
Escrever a própria trajetória de vida.
Desenvolver a atividade Biografia: Biografia é a história da vida de uma pessoa. A palavra tem origem nos temos gregos bios, que significa “vida”, e graphein, que significa “escrever”. Sabendo, então, que uma biografia é a descrição dos fatos particulares da vida de uma pessoa, incluindo sua trajetória, escreva a sua autobiografia, incluindo as seguintes informações:
a) Data de nascimento:
b) Local onde nasceu e vive atualmente:
c) Onde estudou:
d) Algumas habilidades específicas:
e) Um pensamento em que realmente acredite:
f) Algo sobre a sua família:
g) Com uma palavra o que quer ser.

Registrar no caderno e enviar uma foto da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.

Projeto de Vida 9º Ano EF A - Como eu escolho?


ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 9º Ano A Ensino Fundamental II
(Período 01 de Setembro a 08 de Setembro de 2020)
Disciplina: Projeto de Vida
Professora: Cíntia Jacob (15)996151042
Caderno SP Faz Escola 9º Ano, Vol.3, Parte 2.
Atividade: Situação de Aprendizagem 2. COMO EU ESCOLHO?
(responder as atividades das páginas 62 a 64).
Nesta atividade você irá preencher 2 fichas.
Na primeira (Ficha I), você irá identificar seus valores na hora de opinar sobre suas escolhas e preferências.
Anote a opção que você mais gosta e que você menos gosta em cada um dos itens. Tente responder da forma mais detalhada e específica possível.
Dando continuidade na atividade, pense e anote na Ficha II o porquê você gosta ou não gosta do que descreveu anteriormente, elencando os motivos das preferências que anotou na Ficha I.

Registrar no caderno e enviar uma foto/arquivo da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.


Projeto de Vida 6º Ano EF A - Definindo minhas regras

 6º ANO A - PROJETO DE VIDA
PROFESSORA: ROMILDA R AMARAL
TEMA: DEFININDO MINHAS REGRAS
ATIVIDADE 1:
Leia o texto abaixo
Alguns limites são impostos pela força como no caso de animais de grande porte, ou pelo mimetismo – capacidade de tomar características do ambiente para se disfarçar - ou pelo tamanho. Enfim, são inúmeras as possibilidades de garantia de manutenção dos limites que objetivam a segurança das espécies.
E os seres humanos, que instrumentos possuem para se manter seguros o máximo possível, já que não podem contar com as mesmas habilidades das outras espécies? Na humanidade, o recurso maior é a inteligência, a capacidade de raciocinar e de executar ações planejadas e lógicas. No entanto, humanos, também, são tomados por determinações emocionais, extremamente necessárias à vida coletiva, mas que, em algumas circunstâncias, podem levar a agir por impulso pelo desejo de fazer valer os interesses individuais. Assim, o que pode assegurar uma vida mais harmônica é a busca pelo equilíbrio entre as capacidades racionais e as emocionais. Amar, acolher, ter empatia, sentir compaixão são ações fortemente determinadas pelo lado emocional, assim como odiar, sentir rancor, inveja e/ou ciúme. A negociação interna entre os sentimentos e a racionalidade é fruto da inteligência humana. 
É fácil atingir esse equilíbrio? Nem sempre! Se assim fosse, não existiriam leis, regras ou normas. Mas é possível aproximar-se dela, quando se possui a compreensão de que as regras coletivas devem atender ao bem-estar de todos, considerando-se os limites do que é coletivo e respeitando-se as individualidades.
Cada ser humano, indivíduo pertencente à coletividade, precisa estabelecer suas próprias regras, que devem ir ao encontro as do grupo social, ou seja, combinar, exatamente com o que foi exposto acima: atender às necessidades do coletivo e organizar a vida de forma que se consiga atingir as metas individuais.
Definir as próprias regras, é um meio de planejar as ações, de empreender esforços para desenvolver um projeto de vida, sem permitir que apenas as emoções ou apenas a racionalidade seja determinante na maneira de agir. As regras individuais podem ser o instrumento do equilíbrio individual e do coletivo.
ATIVIDADE 2:
Responda as seguintes questões
➔ O que são regras?
➔ Para que elas servem?
➔ Por que precisamos ter regras na vida em sociedade?

ATIVIDADE 3: Preciso de regras? Para quê?
Realize uma lista com diversas situações da vida cotidiana em que as regras são necessárias. Em seguida preencha o Anexo B.

Beijos
Profª Romilda