quinta-feira, 1 de outubro de 2020

RETOMADA DE CONTEÚDOS/ RECUPERAÇÃO DISCIPLINA: SOCIOLOGIA TURMA: 2° SÉRIE

 Período: 28-9-2020   Data para retorno- 05-10-2020


ATIVIDADE PARA RECUPERAÇAO

OBJETO DO CONHECIMENTO: O trabalho como mediação

HABILIDADES: *Identificar o trabalho como mediação entre o homem e a natureza

ATIVIDADES

Leia os textos a seguir:

Texto 1- O esfacelamento do mundo feudal consistiu em um longo processo, no qual as velhas formas de trabalho artesanal foram sendo substituídas pelo trabalho em domicílio, a partir do campo, produzindo para as indústrias em desenvolvimento nas cidades. Assim, durante o século XIV, foram desenvolvidas as indústrias rurais em domicílio, como forma de aumentar a produção. Os comerciantes distribuíam a matéria-prima nas casas dos camponeses e ali era executada uma parte ou a totalidade do trabalho. Essas indústrias representaram uma forma de transição entre o artesanato e a manufatura e permitiram a acumulação de capital nas mãos desses comerciantes, além de formar mão de obra para o trabalho industrial nas cidades. Elaborado especialmente para o São Paulo faz escola.

Texto 2- Na Idade Média, as pessoas trabalhavam nos campos, ligadas a um senhor feudal, ou moravam nos burgos e eram artesãos. Em todos esses momentos da história, as pessoas executavam algum trabalho, mas não tinham emprego. O emprego só se disseminou com o capitalismo, quando o trabalhador passou a vender sua força de E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA

TURMA: 2° SÉRIE

PROFESSORA: CARMELINA (MILA)

NOME DO ALUNO-

CONTEÚDO: QUAL A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO NA VIDA SOCIAL BRASILEIRA?

TDIC:

(x ) GRUPOS DE WHATSAPP

( ) MATERIAIS IMPRESSO

( x ) BLOGG

( ) OUTROS

Período: 28-9-2020

Data para retorno- 05-10-2020

Horas/ aulas: 02

trabalho (física ou mental) em troca de um salário. Ao conseguir o emprego, o trabalhador assina um contrato de trabalho que especifica suas funções. Ao contrário do que ocorria na Antiguidade, em que os escravos eram uma propriedade, e na Idade Média, em que os trabalhadores eram servos presos à terra do senhor feudal, no capitalismo os trabalhadores são “livres” para procurar outras condições de trabalho em um novo emprego. Elaborado especialmente para o São Paulo faz escola.

ATIVIDADE

Conforme os textos acima, a mudança no mundo do trabalho com configuração social pautada nos moldes capitalista, fez-se solo fértil para pensadores como Marx, Weber e Durkheim dedicarem esforços para analisá-lo e compreendê-lo. Mediante suas teorias, percebemos que cada um se aprofunda em determinado tema. Marx aborda a divisão social que culmina entre patrões e empregados nas sociedades capitalistas; Weber traz à luz da discussão, o deslocamento do trabalho como castigo ou tortura para o lugar daquilo que oferece reconhecimento e benefícios; já Durkheim, aponta a relação interdependente que há entre as pessoas quanto à divisão social do trabalho, ou seja, o que as mantêm solidarizadas umas com as outras. Verificadas as particularidades de cada autor, somados aos novos conhecimentos sobre o trabalho, produza um texto argumentativo.

AVALIAÇÃO: Devolutiva (retorno das atividades) através do whattsap / Blog

DISCIPLINA: FILOSOFIA TURMA: 2° TERMO /EJA RETOMADA DE CONTEÚDOS/ RECUPERAÇÃO

 Período: 28-09-2020                  Data para retorno- 05-10-2020

ATIVIDADE PARA RECUPERAÇAO

OBJETO DO CONHECIMENTO: “FILOSOFIA, POLÍTICA E ÉTICA – HUMILHAÇÃO, VELHICE E RACISMO / PRECONCEITO.

HABILIDADES: *Identificar e criticar práticas de humilhação social.

* Construir argumentação crítica sobre as práticas sociais de discriminação e preconceitos.

ATIVIDADES:

1-Reflita sobre as questões disponíveis nos quadros a seguir, em seguida argumente sobre cada um.

EXISTE RACISMO NO BRASIL?

COMO OS IDOSOS SÃO TRATADOS?

A DIFERENÇA ENTRE RICOS E POBRES DEPENDE DO ESFORÇO DE CADA UM?

OS PAPÉIS SOCIAIS ASSUMIDOS POR HOMENS E MULHERES SEMPRE FORAM OS MESMOS?

2- COMO O RACISMO PODE SE MANIFESTAR NA NOSSA SOCIEDADE?

Você certamente já ouviu falar em filosofia grega e em filósofos alemães e franceses, mas já ouviu falar em filosofia indígena, indiana, árabe, africana ou outra que não seja europeia? Você conhece o nome de algum filósofo africano ou afro-diaspórico? Diferentes povos apresentam diferentes experiências e formas de produzir cultura, assim

como capacidade de refletir a sua realidade e, portanto, de interpretar o mundo e produzir filosofia. Negar essa capacidade é uma forma de negar a humanidade.

O racismo nega a grupos e povos, pelas suas origens e características físicas, experiências históricas, a produção de cultura, e inclusive, seu papel enquanto produtores de ciência e filosofia, diminuindo, assim, sua humanidade.

3- Pesquise sobre filosofia africana.

Para saber mais! Filosofia africana: “textos diaspóricos” Disponível em: https://filosofia-africana.weebly.com/textos-diaspoacutericos.html

AVALIAÇÃO: Devolutiva (retorno das atividades) através do whattsap /

DISCIPLINA: FILOSOFIA TURMA: 2° SÉRIE RETOMANDO CONTEÚDOS/ RECUPERAÇÃO

 Período: 28-0-2020     Data para retorno- 05-10-2020

ATIVIDADE PARA RECUPERAÇÃO

OBJETO DO CONHECIMENTO: “FILOSOFIA, POLÍTICA E ÉTICA – HUMILHAÇÃO, VELHICE E RACISMO / PRECONCEITO.

HABILIDADES: *Identificar e criticar práticas de humilhação social.

* Construir argumentação crítica sobre as práticas sociais de discriminação e preconceitos.

ATIVIDADES

1-Reflita sobre as questões disponíveis nos quadros a seguir, em seguida argumente sobre cada um.

EXISTE RACISMO NO BRASIL?

COMO OS IDOSOS SÃO TRATADOS?

A DIFERENÇA ENTRE RICOS E POBRES DEPENDE DO ESFORÇO DE CADA UM?

OS PAPÉIS SOCIAIS ASSUMIDOS POR HOMENS E MULHERES SEMPRE FORAM OS MESMOS?

2- COMO O RACISMO PODE SE MANIFESTAR NA NOSSA SOCIEDADE?

Você certamente já ouviu falar em filosofia grega e em filósofos alemães e franceses, mas já ouviu falar em filosofia indígena, indiana, árabe, africana ou outra que não seja europeia? Você conhece o nome de algum filósofo africano ou afro-diaspórico? Diferentes povos apresentam diferentes experiências e formas de produzir cultura, assim como capacidade de refletir a sua realidade e, portanto, de interpretar o mundo e produzir filosofia. Negar essa capacidade é uma forma de negar a humanidade. O racismo nega a grupos e povos, pelas suas origens e características físicas, experiências históricas, a produção de cultura, e inclusive, seu papel enquanto produtores de ciência e filosofia, diminuindo, assim, sua humanidade.

3- Pesquise sobre filosofia africana.

Para saber mais! Filosofia africana: “textos diaspóricos” Disponível em: https://filosofia-africana.weebly.com/textos-diaspoacutericos.html

AVALIAÇÃO: Devolutiva (retorno das atividades) através do whattsap / Blog

DISCIPLINA: FILOSOFIA TURMA: 1º SÉRIE RETOMANDO CONTEÚDOS/ RECUPERAÇÃO

 Período- 28-09-2020    Data para entrega- 05-10-2020

ATIVIDADE PARA RECUPERAÇÃO

OBJETO DO CONHECIMENTO: Introdução a Filosofia política.

HABILIDADES: * Construir argumentos que expressem reflexão crítica sobre o conceito de Estado.

ATIVIDADES:

Reflexão

Você, certamente, já ouviu em diferentes meios e por diferentes pessoas, sobre as deficiências e problemas do Estado brasileiro. Agora, pense: quais problemas do Estado brasileiro são mais aflitivos para você? Por quê? E as virtudes? O que você identifica como positivo?

Estado de Direito: originado a partir do reconhecimento dos direitos naturais, contempla a ordem jurídica em que as leis são criadas pelo Estado (e não podem ser violadas nem por ele). Estado Democrático de Direito: remete ao fundamento da liberdade e igualdade política em que as leis são criadas pelo povo (direta e indiretamente) e para o povo. Nesse contexto, o “democrático” marca a diferença entre o Estado de Direito e o Estado Democrático de Direito.


Leia atentamente:

A Constituição Federal de 1988 tem como fundamento o princípio de que todo poder emana do povo. Essa base coloca o Brasil na categoria de Estado democrático de direito. Assim, o Estado brasileiro apresenta-se como soberania popular democrática e constitucional. Ou seja, possui uma constituição derivada da vontade do povo e que apresenta um sistema de garantia dos direitos humanos.

1- Justifique, em folha avulsa, o texto em destaque com trechos extraídos da Constituição Brasileira de 1988.

2- A partir das atividades realizadas, escreva um comentário sobre o Estado Democrático de Direito. Tendo como referência o comentário, escolha um acontecimento (real ou fictício) e redija um conto em que o Estado Democrático de Direito apareça como tema central.

AVALIAÇÃO: Devolutiva (retorno das atividades) através do whattsap / Blog

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA TURMA: 3º SÉRIE RETOMANDO CONTEÚDOS/ RECUPERAÇÃO

 Período- 28-09-2020                                Data para entrega- 05-10-2020

                             ATIVIDADE PARA RECUPERAÇÃO

OBJETO DO CONHECIMENTO:

O trabalho como mediação

Divisão social do trabalho

HABILIDADES: Identificar o trabalho como mediação entre o homem e a natureza

• Estabelecer uma reflexão sobre divisão do trabalho, processo de trabalho e relações de trabalho.

ATIVIDADES

Um estado pode ser governado de diversas formas. Vamos começar pela Monarquia.

Uma vez coroado, o rei é informado sobre seu poder absoluto, manda em tudo e todos e adora repetir a frase “l’état est moi”

1- É natural que uma pessoa seja o próprio estado, mandando e desmandando a seu bel-prazer?

2- O que você faria para fugir da tirania?

3- Se o rei for deposto e substituído por outro, a coroa deve ser passada ao novo rei. Se optarem pela república, a coroa deve ser deixada de lado e a faixa presidencial deverá ser oferecida àquele que ocupar o lugar de presidente do Estado.

Antes de resolvermos a vida do rei, vamos discutir um pouco sobre eleição.

4- Você sabe como funciona o processo eleitoral brasileiro?

5- Contudo, sempre ficam algumas dúvidas, pesquise o seguinte tópico:

• as condições partidárias no período da ditadura brasileira, que teve início em 1964 e perdurou até 1985, e as características do bipartidarismo.

AVALIAÇÃO: Devolutiva (retorno das atividades) através do whattsap / Blog

RETOMADA DE CONTEÚDOS/ RECUPERAÇÃO DISCIPLINA: FILOSOFIA TURMA: 3º SÉRIE

 ATIVIDADE PARA RECUPERAÇAO

OBJETO DO CONHECIMENTO: CARACTERÍSTICAS DO DISCURSO FILOSÓFICO – COMPARAÇÃO COM O DISCURSO CIENTÍFICO”

HABILIDADES: • Distinguir questões associadas ao tema “liberdade” no contexto da contribuição filosófica.

• Distinguir diferentes concepções sobre a ideia de liberdade

ATIVIDADES

Dando continuidade ao desenvolvimento do tema da atividade anterior, sugerimos a leitura do texto.

“A Filosofia entre a religião e a ciência”, de Bertrand Russel. (...) “Filosofia” é uma palavra que tem sido empregada de várias maneiras, umas mais amplas, outras mais restritas. Pretendo empregá-la em seu sentido mais amplo, como procurarei explicar adiante. A Filosofia, conforme entendo a palavra, é algo intermediário entre a Teologia e a Ciência. Como a Teologia, consiste de especulações sobre assuntos a que o conhecimento exato não conseguiu, até agora, chegar, mas, como ciência, apela mais à razão humana do que à autoridade, seja esta a da tradição ou a da revelação. Todo conhecimento definido - eu o afirmaria - pertence à ciência; e todo dogma quanto ao que ultrapassa o conhecimento definido, pertence à Teologia. Mas entre a Teologia e a Ciência existe uma Terra de Ninguém, exposta aos ataques de ambos os campos: essa

Terra de Ninguém é a Filosofia. Quase todas as questões do máximo interesse para os espíritos especulativos são de tal índole que a Ciência não as pode responder, e as respostas confiantes dos teólogos já não nos parecem tão convincentes como o eram nos séculos passados. Acha-se o mundo dividido em espírito e matéria? E, supondo-se que assim seja, que é espírito e que é matéria? Acha-se o espírito sujeito à matéria, ou é ele dotado de forças independentes? Possui o universo alguma unidade ou propósito? Está ele evoluindo rumo a alguma finalidade? Existem realmente leis da natureza, ou acreditamos nelas devido unicamente ao nosso amor inato pela ordem? É o homem o que ele parece ser ao astrônomo, isto é, um minúsculo conjunto de carbono e água a rastejar, impotentemente, sobre um pequeno planeta sem importância? Ou é ele o que parece ser a Hamlet? Acaso é ele, ao mesmo tempo, ambas as coisas? Existe uma maneira de viver que seja nobre e outra que seja baixa, ou todas as maneiras de viver são simplesmente inúteis? Se há um modo de vida nobre, em que consiste ele, e de que maneira realizá-lo? Deve o bem ser eterno, para merecer o valor que lhe atribuímos, ou vale a pena procurá-lo, mesmo que o universo se mova, inexoravelmente, para a morte? Existe a sabedoria, ou aquilo que nos parece tal não passa do último refinamento da loucura? Tais questões não encontram resposta no laboratório. As teologias têm pretendido dar respostas, todas elas demasiado concludentes, mas a sua própria segurança faz com que o espírito moderno as encare com suspeita. O estudo de tais questões, mesmo que não se resolvam esses problemas, constitui o empenho da Filosofia. (RUSSEL, B. A Filosofia entre a religião e a ciência Texto na íntegra disponível em Domínio Público. . Acesso em 07 mar. 2019).

ATIVIDADES

1. O que você entende por “Terra de Ninguém”?

2. Por que no texto a Filosofia pertence à “Terra de Ninguém”?

3. Segundo o texto, que tipo de pergunta não encontra resposta em testes de laboratório?

4. Realize a atividade proposta.

* A partir da leitura do trecho, construa um texto sobre a importância da Filosofia para compreendermos o mundo que vivemos, ainda mais nessa época de pandemia..

AVALIAÇÃO: Devolutiva (retorno das atividades) através do whattsap / Blog

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA TURMA: 1º SÉRIE RETOMADA DE CONTEÚDOS/ RECUPERAÇÃO

 28-09-2020   a   05-10-2020

ATIVIDADE PARA RECUPERAÇAO

OBJETO DO CONHECIMENTO:

Conteúdo simbólico dos relacionamentos sociais: A unidade do Homem e as diferenças entre os homens: o que nos diferencia como humanos.

HABILIDADES: *Reconhecer que a unidade entre todos os seres humanos é o fato de que o homem é um ser cultural

ATIVIDADES:

Dentre as muitas facetas que constitui o homem, a cultura é a mais emblemática, porque ela se insere em todos os contextos humanos, seja médico ou artístico, industrial ou artesanal, público ou privado, dentre outros. É a cultura quem dá o tom da nossa união enquanto seres humanos. Retomando o que você aprendeu até o momento sobre o elo que nos une e nos diferencia dos demais animais, aqui entendido como cultura, Agora, pense nos animais e na forma como eles transmitem suas técnicas aos seus descendentes.

1-Faça uma pesquisa baseada nas questões abaixo e anote as informações em uma folha para posterior discussão em sala de aula.

1-O que torna os humanos singulares nesse processo?

2- coisas culturais e coisas naturais

3- A partir da leitura das pesquisas você deve registrar ou colar figuras que expressem coisas culturais e coisas naturais. Reflita sobre o universo humano sob a ótica comparativa entre aquilo que é natural, criação da natureza, e aquilo que é cultural, criação humana.

AVALIAÇÃO: Devolutiva (retorno das atividades) através do whattsap / Blog

DISCIPLINA: FILOSOFIA TURMA: 1º TERMO EJA RETOMANDO CONTEÚDO/ RECUPERAÇÃO -

 Período- 28-09-2020     Data para entrega- 05-10-2020

ATIVIDADE PARA                                              RECUPERAÇÃO

OBJETO DO CONHECIMENTO: Introdução a Filosofia política.

HABILIDADES: * Construir argumentos que expressem reflexão crítica sobre o conceito de Estado.

ATIVIDADES:

1- A partir da sua experiência cotidiana e escolar ou pesquise e responda as questões disponíveis nos quadros que se:

O QUE É ESTADO?

COMO EM GERAL, O ESTADO EXERCE SEU PODER?

Ao longo da história, os povos estabeleceram basicamente três sistemas de governo: o republicano, o monárquico e o despótico. Os governos se diferenciam em sua concepção, segundo a distribuição do poder ou soberania. Segundo Montesquieu, o poder soberano na república pode ser dividido entre todos (democracia) ou entre uma parte da sociedade (oligarquia ou aristocracia). Já na monarquia, o poder soberano é

2

exercido por uma única pessoa, segundo leis. Por fim, o poder soberano despótico está centrado na vontade de uma única pessoa. Cada um dos sistemas citados - monarquia, república e despotismo - trazem um princípio fundamental:

2. Explique.

MONARQUIA –

REPÚBLICA-

DESPOTISMO -

AVALIAÇÃO: Devolutiva (retorno das atividades) através do whattsap / Blog.