Arte- Ensino Fund.- 9º
ano A e B: Profissões teatrais.
Aula apresentada no
CMSP - 14/ 09 / 2020.
Profª: Nereide
· EF09AR28
· Habilidade:
-Experimentar diferentes funções teatrais
(ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador,
sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.) em processos de
trabalho artístico coletivo e colaborativos, e discutir os limites e desafios
desse processo de trabalho.
Objetos de
Conhecimento:
Processos de criação
●
funções teatrais (ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista,
cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.) ● processos de trabalho artístico
coletivos e/ou colaborativos.
Começando por você
a)- Quais são as
profissões que atuam no teatro?
-------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------
b)-Cite três das profissões teatrais que considera mais
importante.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Atividade II
Leitura
- Ampliando repertório
pessoal.
Leia com atenção
Corporeidade
- É
a maneira como o corpo age e faz, como ele intervém no espaço e no tempo. Drama-
É uma palavra que vem do grego e significa ação. No contexto teatral, é uma
história com enredo, personagens principais e secundários e que geralmente
contempla uma introdução, certo conflito, um clímax e um final. Escrita pelo
dramaturgo com o objetivo específico para uma representação quer ela seja uma
comédia, uma tragédia, um melodrama, uma farsa etc. Em um texto teatral, uma
história é contada como uma narrativa.
Gesto –
Em cena, define-se como a atitude que a personagem assume em relação às outras
considerando todos os aspectos sociais delas: entonação, movimentos, expressão
fisionômica. Improvisação – É usada, no teatro, como ferramenta na composição
de cenas e/ou nas apresentações teatrais. Com ela, os atores experienciam os
conceitos de criatividade, expressão corporal, expressão verbal, espaço, tempo,
energia e movimento sem inibição, possibilitando a criação de textos exclusivos
e inovadores com fluência, uso do espaço, dinâmica e ritmos imprevisíveis,
provenientes de seu próprio vocabulário. Processos de criação coletiva – No
teatro, a criação coletiva surge com os grupos teatrais que, nas décadas de
1960 e 1970, associam todos os elementos da encenação, inclusive o texto, em um
mesmo processo de autoria com base na experimentação em sala de ensaio.
Funções teatrais
(ator, figurinista, aderecista e maquiador/visagista etc.)
Adereço:
Objetos usados como adornos para enfeitar e/ou decorar personagens, cenas, cenários
etc.
Aderecista:
profissional que é responsável pelos adereços e acessórios de cena.
Ator:
É o que interpreta uma personagem no teatro, no circo, no cinema etc. Ele
representa uma ação dramática baseada em textos ou improvisada individualmente
ou coletivamente.
Atuação:
Arte da representação, arte do ator.
Cenário:
Objetos usados para compor, enfeitar e/ou decorar cenas, cenários etc.
Cenógrafo:
profissional responsável pela criação, projeto e construção do cenário.
Figurino:
Indumentária (roupa) usada pelas personagens em diversas produções artísticas.
Figurinista:
profissional que é responsável pelas roupas que os atores utilizam em cena. O figurinista
cria as vestimentas de forma a deixar claro quem é aquele personagem, qual
época ele se encontra e qual a mensagem que ele passa.
Iluminação:
Efeitos de luz que tem como função compor apresentações artísticas, destacar atores,
ambientes, cenários, proporcionar climas adequados aquilo que se pretende apresentar
nas cenas.
Iluminador:
profissional responsável por toda a iluminação do espetáculo, desde sua criação
até a operação no momento da cena.
Maquiagem:
Produtos cosméticos ou não, utilizados para embelezamento, caracterização e transformação
dos atores em personagens.
Maquiador:
profissional responsável pela maquiagem e caracterização do personagem.
Sonoplastia:
Conjunto de sons e efeitos sonoros criados para uma atividade artística, proveniente
de músicas, ruídos, vozes, e outras fontes e formas sonoras.
Sonoplasta:
profissional responsável por toda a trilha sonora do espetáculo desde sua criação
até a execução no momento da cena.
Responda
as questões:
1-Quem
decide como serão feitos os figurinos para uma peça teatro?
-------------------------------------------------------------------------------------------------
2-Você considera importante a presença do profissional
maquiador no teatro por quê?
-------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------
3-Quais elementos podem ser utilizados na
composição de um cenário?
-------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------
4-Já participou
de alguma experimentação teatral de improvisação, jogo cênico, construção
corporal e vocal de personagens do drama? Conte um pouco desta experiência.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------
5-Já participou de uma produção seja na
escola ou projeto social, qual foi sua função?
----------------------------------------------------------------------------------------------
Atividade II
Ação Expressiva
Roteiro:
Formar
um grupo. ●Conversar,
decidir com os colegas, preencher a
ficha indicando quais componentes do grupo será responsável por exercer as
funções teatrais.
●Pesquisar e selecionar em
livros ou na internet, o texto dramático que poderá ser utilizado em uma
produção teatral.
●Criar os esboços (desenhos)
de figurinos, cenários, e os mapas de iluminação.
●Gravar músicas, sons e
selecionar objetos e/ou instrumentos musicais para criação da sonoplastia.
●Providenciar uma cópia do
texto para que cada “colega-ator” possa estudar e ensaiar suas falas.
●Organizar
um cronograma de apresentação, pensando no tempo, espaço tecnologia/ plataforma
e equipamentos disponíveis.
Utilize
o esquema abaixo para distribuir as funções de cada componente do grupo.
Função teatral
|
Descrição das
atividades
|
Aluno(s) responsável(eis)
|
Aderecista(s)
|
|
|
Assessor
(es) de
imprensa
|
|
|
Ator
(es)
|
|
|
Coreógrafo(s)
|
|
|
Bom estudo!