quinta-feira, 8 de outubro de 2020

História 3ª Série EM - República e Democracia no Brasil - 1945-1964

 Aula exibida no CMSP - 09/09/2020



Habilidade:

  • Identificar as principais características do Estado brasileiro em diferentes períodos da República.
  • Analisar a composição da rede urbana brasileira (GEO).
  • Reconhecer os principais movimentos rurais e urbanos de contestação aos sistemas político-econômicos ao longo da história.
Objetivos:
  • Apresentar os principais eventos políticos e econômicos relacionados ao Estado Brasileiro nas décadas de 1950 e 1960.
  • Relacionar o contexto da Guerra Fria ao cenário político brasileiro entre os anos de 1945 e 1964.
  • Apontar características do populismo e do nacional-desenvolvimentismo no Brasil.
Assista a aula e registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

O Brasil no mundo bipolar
  • No período entre o fim do Estado Novo e do golpe militar de 1964, o Brasil transitou entre dois projetos de nação: Liberal e Nacionalista.
ATIVIDADES

1- Observe a tabela e responda:
Eleições presidenciais
Ano     -     Total de eleitores
1930    -     1,9 milhões
1945    -     6,7 milhões

O que os números podem indicar sobre a participação política e a democracia no Brasil nos dois períodos?

2- Analise o gráfico e responda:


O que o gráfico pode indicar a respeito do projeto desenvolvimentista de JK no que diz respeito às condições socioeconômicas nas diferentes regiões brasileiras?


 

Arte- Ensino Fund.- 9º ano A e B: Profissões teatrais.

 

 

Aula apresentada no CMSP - 14/ 09 / 2020.

 

Profª: Nereide

·       EF09AR28

·       Habilidade:

-Experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.) em processos de trabalho artístico coletivo e colaborativos, e discutir os limites e desafios desse processo de trabalho.

 Objetos de Conhecimento:

Processos de criação

funções teatrais (ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.)                                                                                                                 processos de trabalho artístico coletivos e/ou colaborativos.

 Começando por você

 a)- Quais são as profissões que atuam no teatro?

-------------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------

b)-Cite três das profissões teatrais que considera mais importante.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Atividade II

Leitura

- Ampliando repertório pessoal.

Leia com atenção

Corporeidade - É a maneira como o corpo age e faz, como ele intervém no espaço e no tempo.                                                                                  Drama- É uma palavra que vem do grego e significa ação. No contexto teatral, é uma história com enredo, personagens principais e secundários e que geralmente contempla uma introdução, certo conflito, um clímax e um final. Escrita pelo dramaturgo com o objetivo específico para uma representação quer ela seja uma comédia, uma tragédia, um melodrama, uma farsa etc. Em um texto teatral, uma história é contada como uma narrativa.

Gesto – Em cena, define-se como a atitude que a personagem assume em relação às outras considerando todos os aspectos sociais delas: entonação, movimentos, expressão fisionômica. Improvisação – É usada, no teatro, como ferramenta na composição de cenas e/ou nas apresentações teatrais. Com ela, os atores experienciam os conceitos de criatividade, expressão corporal, expressão verbal, espaço, tempo, energia e movimento sem inibição, possibilitando a criação de textos exclusivos e inovadores com fluência, uso do espaço, dinâmica e ritmos imprevisíveis, provenientes de seu próprio vocabulário. Processos de criação coletiva – No teatro, a criação coletiva surge com os grupos teatrais que, nas décadas de 1960 e 1970, associam todos os elementos da encenação, inclusive o texto, em um mesmo processo de autoria com base na experimentação em sala de ensaio.

 

Funções teatrais (ator, figurinista, aderecista e maquiador/visagista etc.)

 

Adereço: Objetos usados como adornos para enfeitar e/ou decorar personagens, cenas, cenários etc.

Aderecista: profissional que é responsável pelos adereços e acessórios de cena.

Ator: É o que interpreta uma personagem no teatro, no circo, no cinema etc. Ele representa uma ação dramática baseada em textos ou improvisada individualmente ou coletivamente.

Atuação: Arte da representação, arte do ator.

Cenário: Objetos usados para compor, enfeitar e/ou decorar cenas, cenários etc.

Cenógrafo: profissional responsável pela criação, projeto e construção do cenário.

Figurino: Indumentária (roupa) usada pelas personagens em diversas produções artísticas.

Figurinista: profissional que é responsável pelas roupas que os atores utilizam em cena. O figurinista cria as vestimentas de forma a deixar claro quem é aquele personagem, qual época ele se encontra e qual a mensagem que ele passa.

Iluminação: Efeitos de luz que tem como função compor apresentações artísticas, destacar atores, ambientes, cenários, proporcionar climas adequados aquilo que se pretende apresentar nas cenas.

Iluminador: profissional responsável por toda a iluminação do espetáculo, desde sua criação até a operação no momento da cena.

Maquiagem: Produtos cosméticos ou não, utilizados para embelezamento, caracterização e transformação dos atores em personagens.

Maquiador: profissional responsável pela maquiagem e caracterização do personagem.

Sonoplastia: Conjunto de sons e efeitos sonoros criados para uma atividade artística, proveniente de músicas, ruídos, vozes, e outras fontes e formas sonoras.

Sonoplasta: profissional responsável por toda a trilha sonora do espetáculo desde sua criação até a execução no momento da cena.

  Responda as questões:

1-Quem decide como serão feitos os figurinos para uma peça teatro?

-------------------------------------------------------------------------------------------------

   2-Você considera importante a presença do profissional maquiador no teatro por quê?

-------------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------

3-Quais elementos podem ser utilizados na composição de um cenário?

-------------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------

   4-Já participou de alguma experimentação teatral de improvisação, jogo cênico, construção corporal e vocal de personagens do drama? Conte um pouco desta experiência.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------

 

5-Já participou de uma produção seja na escola ou projeto social, qual foi sua função?

----------------------------------------------------------------------------------------------

Atividade II

 Ação Expressiva

Roteiro:  

Formar um grupo.                                                                                                                                                                                                          Conversar, decidir com os colegas,  preencher a ficha indicando quais componentes do grupo será responsável por exercer as funções teatrais.

Pesquisar e selecionar em livros ou na internet, o texto dramático que poderá ser utilizado em uma produção teatral.  

Criar os esboços (desenhos) de figurinos, cenários, e os mapas de iluminação.  

Gravar músicas, sons e selecionar objetos e/ou instrumentos musicais para criação da sonoplastia.

Providenciar uma cópia do texto para que cada “colega-ator” possa estudar e ensaiar suas falas.

Organizar um cronograma de apresentação, pensando no tempo, espaço tecnologia/ plataforma e equipamentos disponíveis. 

Utilize o esquema abaixo para distribuir as funções de cada componente do grupo.

 

 

Função teatral

 

Descrição das

atividades

 

Aluno(s)  responsável(eis)

 

Aderecista(s)

 

 

 

 

 

 

 

Assessor (es) de imprensa  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ator (es)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Coreógrafo(s)

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                                                 Bom estudo!                                






 

 Arte- Ensino Fund.- 8º ano A e B: - Composição manifestação cênica.

Aula apresentada no CMSP - 14/ 09 / 2020.

 

Profª: Nereide


·           EF08AR26

·         Habilidade:

       ·  Experimentar diferentes elementos envolvidos na composição de manifestação cênica de matriz indígena, africana e afro-brasileira ( figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário, sonoplastia)   e reconhecer seus vocabulários.                                    

   

  

    Começando por você

a)-Escreva o nome das profissões que atuam no teatro?

------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------

Quais (al) você acha ser a mais relevante em uma produção teatral?

-------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------

a)-Geralmente quando temos contato com uma peça teatral visualizamos texto, história e atores. Quais são os outros elementos que compõe uma peça teatral?

-------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------

b)- Qual a importância dos elementos que compõe a cena para uma apresentação teatral?

-------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------

Atividade I

Conhec. Prévios.

1-Você já teve contato com apresentações seja presencialmente, pela internet e/ou tv com produções teatrais de matriz indígena?

-------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------

2- Você teve contato com artistas seja presencialmente, pela internet e/ou tv em produções teatrais de matriz africana?

-------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------

3-Para você como acontece a criação e produção de espetáculos teatrais destes grupos?

-------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------

4- Como você acha que acontece a divulgação e circulação de espetáculos teatrais destes grupos?

-------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------

Atividade II

Leitura

- Ampliação do repertório pessoal.

Leia com atenção

 Elementos constitutivos do teatro

Adereços de Cena: São objetos que ornamentam a cena  é posto no cenário, decorando a cena como adornos para situar a época, a condição econômica, social ou política das personagens.

Adereços de representação: São objetos previamente colocados em cena para serem usados pelo ator durante a representação.

Adereços do ator: São objetos de uso pessoal cuja função principal é ajudar o ator na composição da personagem.

Cenografia –  Processo de criação e construção do acontecimento teatral no seu aspecto espacial e da imagem cênica. Em sua linguagem artístico-estética, utiliza-se de elementos como cor, luz, forma, linha e volume para solucionar esteticamente as necessidades poéticas apresentadas pelo espetáculo. Hoje, projetos cenográficos são expandidos para além da cena teatral, podendo ser encontrados em exposições, ambientes, lugares para as mídias e eventos artístico-estéticos. 

Figurino Vestimenta utilizada pelos atores para a caracterização de seus personagens, de acordo com sua natureza e que identifica, geralmente, a época e o local da ação. Assim como na realidade, o vestuário, no teatro, tem a função de reproduzir várias normas de diferentes culturas. Ao identificar seu procedimento, identificam-se o sexo, a idade, a classe social, a profissão, a nacionalidade ou a religião do personagem. Ao mesmo tempo, o figurino é um símbolo que representa atmosfera, época histórica, região, estação do ano, hora do dia, entre outras situações. Igualmente, o figurino associa, identifica e equipara outros sistemas culturais.

Maquiagem - Maquilhagem ou maquilagem consiste na aplicação de produtos com efeito cosmético, de embelezamento, ou disfarce, seguindo-se, em alguns casos, os ditames da moda e com uso de substâncias especificamente destinadas a tal como o Kohl misturado com gordura animal para repelir moscas e proteger o os olhos do sol, utilizado desde a época de Cleópatra.. Os olhos maquiados, com linhas retas e grossas, eram uma referência ao Deus Hórus que representava proteção, coragem e força. No Antigo Egito, acredita-se que a higiene e beleza estavam próximas da divindade. Apenas as mulheres da aristocracia tinham acesso a essa rotina de higiene e embelezamento. Ter a pele alva aproximavam-nas dos deuses e as distinguiam das pessoas comuns, permanecendo, essa distinção social, durante séculos. A popularização dos produtos cosméticos e a evolução no processo de maquiagem só foi possível com a indústria química e a modernização das cidades. Isso fez com que houvesse um boom nesse setor, uma vez que todos tiveram acesso a essa rotina de embelezamento.

Sonoplastia – Termo surgido na década de 1960, decorrente da junção da palavra latina sono (som) com a grega plastós (modelado). Designava, no teatro radiofônico, a recriação de sons da natureza, de animais e objetos, de ações e movimentos, ilustrados ou sugeridos sonoramente em cada cena. Contemplava, também, gravação e montagem de diálogos, bem como seleção, gravação e alinhamento de música com função dramatúrgica. Este termo é, igualmente, recorrente em teatro, no cinema, no rádio e na televisão.

Visagismo - Este termo foi criado na década de 1930, pelo maquiador francês, Fernand Aubry. É uma palavra que deriva do francês ‘visage’, que significa “rosto”. Engloba um conjunto de técnicas conceituais, desenvolvidas através do estudo dos traços da face, características físicas e psicológicas, únicas de cada indivíduo, apontando o rosto como reflexo da identidade de cada um. Atualmente a tendência é o contourig, método conhecido por utilizar a técnica de luz e sombra para suavizar as linhas do rosto, fazendo com que o rosto fique mais próximo do formato oval. Esta técnica de luz e sombra na maquiagem já é utilizada há muito tempo, principalmente, no teatro e na TV, na criação de personagens, pois pode envelhecer, rejuvenescer e até mesmo mudar totalmente a pessoa. O visagismo é muito utilizado na maquiagem com as técnicas de correções. 

Atividade III

Reflexão

 Responda a questão abaixo:

Com qual das profissões elementos que compõe uma produção teatral você mais se identificou? Explique.

------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

   

 

                                                                                                                                                                                                                                                                 

                                                

 

História 2ª Série EM - Processos de Independência na América Latina

  Aula exibida no CMSP - 09/09/2020



Habilidade:

  • Reconhecer as principais características dos processos de independência das colônias europeias na América.
Objetivos:
  • Apresentar as principais características dos processos de independência do Haiti e da América Espanhola.
  • Apontar as tensões sociais e as formas de resistência à opressão da Coroa Espanhola sobre as colônias.
  • Relacionar os processos de independência na América ao ideário iluminista.
  • Apontar as influências da Revolução Francesa e do governo de Napoleão Bonaparte aos movimentos de independência.
Assista a aula e registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

ATIVIDADES

1- Qual fator desencadeou as revoltas de Tupac Amaru e dos Comuneros?

2- Quais grupos sociais aderiram e combateram essas revoltas, respectivamente?

3- Assinale (V) verdadeiro ou (F) falso:
(  ) As medidas de Carlos III para a economia visavam a um maior controle da metrópole sobre os lucros das atividades mercantis na América.
(  ) Os criollos foram os maiores beneficiados com as medidas econômicas de Carlos III, pois estas favoreciam a ascensão social deste grupo.
(  ) O processo de independência das colônias hispano-americanas pode ser compreendido como a causa criolla, pois estes visavam à liberdade econômica e à maior participação política.
(  ) O Haiti foi o único a aliar a causa abolicionista a seu movimento de independência.
Indígenas e mestiços não protagonizaram nenhum movimento relacionado às independência na América.