Aula exibida no CMSP - 09/09/2020
Habilidade:
- Reconhecer as principais características dos processos de independência das colônias europeias na América.
Objetivos:
- Apresentar as principais características dos processos de independência do Haiti e da América Espanhola.
- Apontar as tensões sociais e as formas de resistência à opressão da Coroa Espanhola sobre as colônias.
- Relacionar os processos de independência na América ao ideário iluminista.
- Apontar as influências da Revolução Francesa e do governo de Napoleão Bonaparte aos movimentos de independência.
Assista a aula e registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas
ATIVIDADES
1- Qual fator desencadeou as revoltas de Tupac Amaru e dos Comuneros?
2- Quais grupos sociais aderiram e combateram essas revoltas, respectivamente?
3- Assinale (V) verdadeiro ou (F) falso:
( ) As medidas de Carlos III para a economia visavam a um maior controle da metrópole sobre os lucros das atividades mercantis na América.
( ) Os criollos foram os maiores beneficiados com as medidas econômicas de Carlos III, pois estas favoreciam a ascensão social deste grupo.
( ) O processo de independência das colônias hispano-americanas pode ser compreendido como a causa criolla, pois estes visavam à liberdade econômica e à maior participação política.
( ) O Haiti foi o único a aliar a causa abolicionista a seu movimento de independência.
Indígenas e mestiços não protagonizaram nenhum movimento relacionado às independência na América.
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