segunda-feira, 22 de junho de 2020

Projeto de Vida 3º Ano EM - Minhas potencialidades

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 3ª Série A do Ensino Médio
(Período 22 de Junho à 29 de Junho de 2020)

Disciplina: Projeto de Vida
Professora: Cíntia Jacob (15)996151042
Atividade: Imagine que para conseguir uma vaga em uma universidade ou no trabalho você precise descrever três características sua.
Para conseguir essa vaga. Como você faria esse texto?

Atividade de registro: Qual é o meu objetivo?
Quais são minhas potencialidades?
Como posso reconhecer minhas características como potencialidades?
Registrar no caderno e enviar uma foto da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.


Projeto de Vida 2º Ano EM - Como potencializar os estudos em casa

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 2ª Série A do Ensino Médio
(Período 22 de Junho à 29 de Junho de 2020)

Disciplina: Projeto de Vida
Professora: Cíntia Jacob (15)996151042
Aprendendo e Estudando Juntos!
Atividade: Como potencializar os estudos em casa.
Tome nota!
·         Mantenha uma rotina e elabore um plano de estudo;
·         Não perca o foco! Para evitar as distrações, desligue as redes sociais quando você estiver estudando;
·         Tenha disciplina e se comprometa com os seus estudos durante algumas horas do seu dia;
·         Defina um lugar de estudo. Pode ser o seu quarto, um canto da sala ou a mesa da cozinha;
·         Mantenha-se conectado, se possível, com os demais colegas da sua classe pelos aplicativos e redes sociais;
·         Mantenha-se atualizado com as coisas que acontecem no mundo por meio das noticias transmitidas via rádio, televisão ou internet;
·         Lembre-se: atualidades estão sempre presentes nos vestibulares e te ajudam na redação;
·         Se você tiver irmãos menores, ajude-os nas lições. Isso faz com que você relembre conteúdos já adquiridos em outros anos. Além disso, faz muito bem compartilhar conhecimento.

1.    Você compartilha os seus conhecimentos com a sua família, com os seus amigos, com os seus colegas de classe? (Faça um breve registro de como isso ocorre)

2.    Elabore o “Seu Roteiro de Estudo”. (Organize uma rotina semanal com suas aulas, livros, séries que costuma assistir, filmes, documentários, etc.).
2ª Feira
3ª Feira
4ª Feira
5ª Feira
6ª Feira















SÁBADO
DOMINGO










Registrar no caderno e enviar uma foto da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.

Projeto de Vida 1º Ano EM - Nossos sonhos!

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 1ª Série A do Ensino Médio
(Período 22 de Junho à 29 de Junho de 2020) 
Disciplina: Projeto de Vida
Professora: Cíntia Jacob (15)996151042
Atividade: Nossos sonhos!
SONHAR PARA COMEÇAR - Que tal pensar em seus sonhos?
Para se inspirar, use como referência as perguntas abaixo:

            1. Quais são os sonhos que tenho para minha vida? Todos os sonhos que possuem, mesmo aqueles que pareçam impossíveis ou até bobos.
             
            2. Quais são os meus sonhos em relação a cursar um curso superior? Vocês já pensaram em continuar os estudos, graduando-se em uma universidade? O que gostariam de estudar? Se nunca pensaram nessa possibilidade, quais são os motivos que os(as) fazem não considerar essa ideia?
             
            3. Quais são os meus sonhos em relação ao trabalho? Discutam sobre suas aspirações profissionais: o que vocês gostariam de fazer? Que tipo de profissão lhes interessam?

            4. Quais são os meus sonhos em relação à família? Vocês têm vontade de formar uma família? Como gostariam que ela fosse? O que acham que é preciso fazer para formar uma família? E sobre a família da qual fazem parte: o que gostariam de fazer por ela e o que gostariam que ela fizesse por vocês?
             
            5. Quais são os meus sonhos em relação ao uso do meu tempo livre? Quais são as atividades de lazer e os hobbies que querem praticar ou continuar praticando em suas vidas?

            6. O que pretendo fazer, pensando no bem comum? Quais são os sonhos que possuem para sua comunidade/bairro, para sua cidade e para o país? Algum desses sonhos poderia ser transformado em uma profissão, por exemplo?
(Questões extraídas das orientações de planos de aula para o 1º ano EM (Instituto Ayrton Senna –2019)
Registrar no caderno e enviar uma foto da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.


Projeto de Vida 9º Ano EF A - Como desenvolver as competências socioemocionais para auxiliar minha aprendizagem

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 9º Ano A do Ensino Fundamental II
(Período 22 de Junho à 29 de Junho de 2020)

Disciplina: Projeto de Vida
Professora: Cíntia Jacob (15)996151042
Como desenvolver as competências socioemocionais para auxiliar minha aprendizagem.
Atividade: Como desenvolver um plano pessoal de estudos que ajude em minha aprendizagem!
1.    Quais são os componentes curriculares que tenho facilidade?
2.    Quais são os componentes curriculares que tenho dificuldade?
3.    Quais estratégias eu uso para me organizar?
4.    Como eu lido com as dificuldades que tenho em algum componente curricular?
5.    Como posso avaliar minhas ações?
6.    Diante dos passos apresentados, quais competências podem te auxiliar no processo de aprendizagem?
Entusiasmo
Organização
Persistência
Assertividade
Determinação
Foco
Responsabilidade
Empatia

Colocando em prática:
·         Faça uma lista com os componentes curriculares que você tem mais facilidade.
·         Coloque ao lado desta lista o que você mais gosta de aprender em cada componente.
·         Avalie como você esta desenvolvendo as atividades desse componente.
·         Coloque nesta lista o que você aprendeu em cada componente curricular.
Colocando em prática:
·         Faça uma lista com os componentes curriculares que você tem menos facilidade.
·         Coloque ao lado desta lista o que você não conseguiu aprender em cada componente.
·         Avalie como você esta desenvolvendo as atividades desse componente.
·         Coloque como você pode recuperar este aprendizado e quem pode te auxiliar nesse processo.
Lembre-se!
Pensar no que você não conseguiu aprender ajuda a saber como você pode estudar para recuperar as habilidades de determinado tema e desenvolve competências socioemocionais como foco, persistência e a organização.
O planejamento do seu Projeto de vida passa pela construção do conhecimento!
O 9º Ano é a ultima etapa do Ensino Fundamental!
É necessário continuar os estudos!
No caderno do aluno de Projeto de Vida, na página 62, você encontrará uma situação de aprendizagem chamada: “Retrovisor”. Faça as atividades das páginas 63 e 64 como forma de aprofundar suas reflexões e estudos.
Registrar no caderno e enviar uma foto/arquivo da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.



Educação Física 2º Ano EM - Atividade Física

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 2ª Série A do Ensino Médio
(Período 22 de Junho à 29 de Junho de 2020)

Disciplina: Educação Física
Professora: Cíntia Jacob (15)996151042
Para início de conversa: Quais os benefícios da Atividade Física?
Tome nota!
A Organização Mundial de Saúde (OMS) adota o seguinte conceito: “Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença”.
Atividade física é qualquer movimento corporal produzido pela musculatura que resulte num gasto de energia acima do nível de repouso. Exemplos:, passear com o cachorro, dançar, entre outros.
04 dicas para começar a prática de atividade física:
·         Encontre um local adequado para praticar as atividades físicas, como parques, praças e similares;
·         Comece com uma atividade que não exige alto preparo físico;
·         Praticar atividade física perto de casa não exigindo grandes deslocamentos, o que ajuda na manutenção desse hábito;
·         Procure atividades realizadas por várias pessoas, inclusive do seu círculo de amizade, o que poderá ser um estímulo a mais.

Atividade de registro: Atividade Física ou exercício?
·         Cite em seu caderno atividades físicas, exercícios e práticas esportivas que realizam com mais frequência em seu dia a dia, como varrer a casa, lavar louça, caminhar, jogar futebol etc. Identifiquem quais são suas práticas favoritas e quais são aquelas que gostariam de realizar, mas que por algum motivo não as realizam.
·         Monte um circuito de atividade física para realização em casa.

Registrar no caderno e enviar uma foto da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.


Educação Física 1º Ano EM - Ritmo

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 1ª Série A do Ensino Médio
(Período 22 de Junho à 29 de Junho de 2020)

Disciplina: Educação Física
Professora: Cíntia Jacob (15)996151042
Para início de conversa: O que é ritmo?
Tome nota!
Sabemos que o ritmo se faz presente em nosso dia a dia e manifesta-se de diversas formas. E vale ressaltar que quando pensamos neste tema, a música aparece logo de cara.
Compreendemos melhor sua possível interferência no corpo humano por meio do ritmo produzido nos esportes, nas lutas, nas ginasticas e nas danças.
Uma fonte pode emitir jatos de água contínua ou alternadamente e pode mantê-los à mesma altura, à mesma distância ou variá-los.
Isso traz uma mudança na dinâmica, no movimento, ou seja, tem relação com o ritmo está associado à fluência, ao fracionamento do tempo e ao movimento.
No nosso corpo existe diversos ritmos, tais como, a nossa respiração e o nosso batimento cardíaco.
Atividade: Vamos falar especificamente sobre o batimento cardíaco. Podemos mensurá-lo através da frequência cardíaca (FC). Mas como podemos verificar?
“Batimentos por minuto”. Os locais mais comuns são:
·         Pescoço
·         Punho
Verifique seus batimentos por minutos e anote.
Atividade prática: Realize essas possibilidades sonoras produzidas pelo corpo. (Registre com foto ou vídeo)
a) SONS COM AS MÃOS:
  • Golpear uma mão com a outra em forma de concha, que produzirá um som mais grave;
  • Agora com as mãos planas e os dedos esticados, que produzirá um som mais agudo;
  • Outros: mãos na barriga, mãos no peito, mãos nas coxas, mãos no rosto, mãos na boca.
b) SONS COM OS DEDOS:
  • Estalar os dedos. (Algumas crianças não conseguirão fazer este exercício, mais é importante mostrar)
  • Dedos contra dedos. (por exemplo: junte dois dedos de uma mão contra dois da outra mão)
c) SONS DA BOCA:
  • Estalar a língua;
  • Barulho do beijo;
  • Imitar o som do vento;
  • Imitar o som da chuva;
  • Bater os dentes;
d) SONS COM OS PÉS:
  • Pé com pé;
  • Pés no chão;
Registrar no caderno e enviar uma foto da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.


Educação Física 9º Ano EF A - Lutas

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 9º Ano A do Ensino Fundamental II
(Período 22 de Junho à 29 de Junho de 2020)

Disciplina: Educação Física
Professora: Cíntia Jacob (15)996151042
Atividade: Para início de conversa.
O que você sabe sobre lutas?
·         Homens e mulheres podem praticar qualquer modalidade de Lutas?
·         As lutas podem ser praticadas em qualquer lugar?
·         Você sabe como funcionam as competições? Existe regulamentos e regras específicas?
·         Você considera violenta a pratica das Lutas? Por quê?
Tome nota!
Entendendo um pouco mais sobre as Lutas.
As Lutas focalizam as disputas corporais, nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinado ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário (judô, aikido, jiu-jítsu, muay thai, boxe, chinese boxing, esgrima, kendo etc.).
Atividade prática:
1.    Soco frontal: O soco frontal é muito comum na maioria das Lutas. Você vai iniciar em guarda alta, ou seja, com os dois punhos elevados na altura do queixo, com os cotovelos flexionados. Em seguida, estenda um dos cotovelos com o punho fechado, mirando ele na altura do peito.
Repita 10 vezes cada lado (Registre a realização do movimento com foto)
2.    Chute frontal: Na postura básica das lutas, em guarda alta, deixe um pé ficar à frente do outro, afastados como se estivesse andando, e com o corpo ligeiramente virado de lado. A perna de trás sairá flexionada e se estenderá à frente do corpo, mirando a sola do pé no alvo.
Faça 10 vezes cada lado (Registre a realização do movimento com foto)
3.    Defesa na altura da cabeça: ainda na postura da luta, com a guarda alta, o braço que está mais para trás vai girar rente ao corpo e parar um pouco acima da linha da cabeça.
Repita 10 vezes cada lado (Registre a realização do movimento com foto)
Essas técnicas servem para termos uma noção bem sutil do que podemos experimentar dentro de alguma luta.
4.    Crie uma sequência: Você vivenciou algumas técnicas básicas, crie a sua sequência. Procure fazê-la em casa ou em algum espaço apropriado. (Registre a realização do movimento com foto)

Registrar no caderno e enviar uma foto/arquivo da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.



Educação Física 8º Ano EF A - Lutas

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 8º Ano A do Ensino Fundamental II
(Período 22 de Junho à 29 de Junho de 2020)

Disciplina: Educação Física
Professora: Cíntia Jacob (15)996151042
Atividade: Para início de conversa.
·         Cortesia, respeito e amabilidade: como tudo isso está representando na prática do Judô?
·         Você já teve a oportunidade de praticar alguma luta? Se sim, qual?
·         Você conhece as regras específicas de alguma luta? Se sim, quais são elas?
Tome nota!
Dessa forma, além das lutas presentes nos contextos comunitário e regional, podem ser contempladas aquelas brasileiras, bem como as de diversos países do mundo, como judô, aikido, jiu-jitsu, muay thai, boxe, boxe chinês, esgrima, kendo, kenjutsu, entre outras.
Pesquisa: Faça um breve relato.
·         A história do Judô;
·         Introdução do Judô no Brasil;

Atividade prática: Saudação
A saudação é um ritual regida por cortesia, respeito e amabilidade. Também é uma demonstração de respeito para com o mestre e os adversários em uma competição.
·         Realize uma saudação e registre com foto.

Registrar no caderno e enviar uma foto/arquivo da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.


Biologia 2º Ano EM - Mitose, mecanismo básico de reprodução celular e mitoses descontroladas (cânceres)

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 2ª Série A do Ensino Médio
(Período 22 de Junho à 29 de Junho de 2020)

Disciplina: Biologia
Professora: Cíntia Jacob (15)996151042
Trabalho de pesquisa: Mitose, mecanismo básico de reprodução celular e mitoses descontroladas (cânceres).
1.    Como é o processo de mitose?
2.    Qual é a relação entre mitose e câncer?
3.    O que acontece no processo de mitose?
4.    Onde ocorre o processo de mitose?

Registrar no caderno e enviar uma foto da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.