segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Matemática 1º e 2º Termos EM EJA - Roteiro de Estudos - 14/09 a 18/09

 EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

1º e 2º TERMOS EJA – MATEMÁTICA


ESTUDANTE

 

            Você deve ler novamente sobre Números racionais: representações e características nas páginas 40 a 45, do Livro Didático EJA MUNDO DO TRABALHO – MATEMÁTICA – ENSINO MÉDIO – VOLUME.

 

Assista aos vídeos, usando cada link abaixo:

 

I- Números quebrados: as frações


 

II- Números quebrados: os decimais


             

            Resolva as questões das ATIVIDADES abaixo, que se encontram disponibilizadas no formulário da sua turma do CLASSROOM, conforme link:

ATIVIDADES

           

 

            A interação, seja no grupo ou individualmente, é muito importante para avaliar seu engajamento na aprendizagem.

 

            Participe da aula virtual semanal para interagir com os colegas e tirar suas dúvidas sobre o roteiro de estudos. Vamos conversar sobre essas questões para compartilhar as ideias.

Matemática 9º Ano A EF - Roteiro de Estudos - 14/09 a 18/09

 EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

9º ANO – MATEMÁTICA


ESTUDANTE

 

            Você deve assistir diariamente às aulas ministradas pelos professores de matemática do CMSP. Faça suas anotações, resolva os exercícios propostos e também os do caderno do aluno. Caso tenha dúvidas, mande print/foto do exercício para conversarmos com intuito de sanar suas dúvidas.

 

            Realize no Caderno do aluno (Volume 3) a ATIVIDADE 6 – OUTRAS RELAÇÕES MÉTRICAS E APLICAÇÕES na página 67 e ATIVIDADE 1 – APLICAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS nas páginas 68 e 69.

 

Resolva as questões das ATIVIDADES abaixo, que se encontram disponibilizadas no formulário da sua turma do CLASSROOM, conforme link:   

ATIVIDADES

 

            Realize as atividades do DRAGONLEARN sobre Resolução de Equações Polinomiais do 2º Grau.


        A interação, seja no grupo ou individualmente, é muito importante para avaliar seu engajamento na aprendizagem.


Tecnologia e Inovação 8º Ano A EF - Roteiro de Estudos - 08/09 a 18/09

EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

8º ANO – TECNOLOGIA E INOVAÇÃO



 ESTUDANTE

 

            Você deve assistir à aula ministrada pelos professores de tecnologia e inovação do CMSP. Faça suas anotações e, em caso de dúvidas, mande print/foto do exercício para conversarmos com intuito de saná-las.

 


            Assista aos vídeos, utilizando os links abaixo:

 

-Como transformar um Número Decimal em Binário


 

- Como transformar um Número Binário em Decimal


 

 

Realize no Caderno do aluno (Volume 3) a ATIVIDADE 1 – CONVERSÃO: NÚMEROS DECIMAIS EM NÚMEROS BINÁRIOS e ATIVIDADE 2 – CONTAGEM EM LINGUAGEM BINÁRIA na página 48.

 

            A interação, seja no grupo ou individualmente, é muito importante para avaliar seu engajamento na aprendizagem.

Matemática 8º Ano A EF - Roteiro de Estudos - 14/09 a 18/09

 EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

8º ANO – MATEMÁTICA

ESTUDANTE

 

            Você deve assistir diariamente às aulas ministradas pelos professores de matemática do CMSP. Faça suas anotações, resolva os exercícios propostos e também os do caderno do aluno. Caso tenha dúvidas, mande print/foto do exercício para conversarmos com intuito de sanar suas dúvidas.

 

Resolva as questões das ATIVIDADES abaixo, que se encontram disponibilizadas no formulário da sua turma do CLASSROOM, conforme link:

ATIVIDADES 


            Realize as atividades do DRAGONLEARN, pois será avaliado de acordo com seu desenvolvimento individual.

 

            A interação, seja no grupo ou individualmente, é muito importante para avaliar seu engajamento na aprendizagem.

Matemática 7º Ano A EF - Roteiro de Estudos - 14/09 a 18/09

 EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

7º ANO – MATEMÁTICA

ESTUDANTE

 

            Você deve assistir diariamente às aulas ministradas pelos professores de matemática do CMSP. Faça suas anotações, resolva os exercícios propostos e também os do caderno do aluno. Caso tenha dúvidas, mande print/foto do exercício para conversarmos com intuito de sanar suas dúvidas.

           

            Resolva as questões das ATIVIDADES abaixo, que se encontram disponibilizadas no formulário da sua turma do CLASSROOM, conforme link:


ATIVIDADES 

 

            Realize as atividades do DRAGONLEARN, pois será avaliado de acordo com seu desenvolvimento individual.

 

            A interação, seja no grupo ou individualmente, é muito importante para avaliar seu engajamento na aprendizagem.

História 2ª Série EM - Revolução Francesa I

Aula exibida no CMSP - 12/08/2020



Habilidade:

  • Identificar os principais valores propugnados pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, estabelecendo relações entre sua formulação e o contexto histórico em que foi produzida.
Objetivo:
  • Apresentar o contexto social, político e econômico que culminou na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e na Monarquia Constitucional na França, no século XVIII.
Assista a aula e registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

A sociedade na França absolutista

População francesa no século XVIII

  • 3º Estado - 96% trabalhadores rurais e urbanos pobres, burguesia.
  • 2º Estado - 3% Nobreza provincial e de toga.
  • 1º Estado - 1% Clero.
  • Total: 28 milhões de habitantes.
Economia na França absolutista

Na indústria/comércio:
  • aumento das exportações e de empréstimos a juros, inclusive para as colônias francesas;
  • carga de impostos abusiva, comprometendo os lucros da burguesia;
  • impossibilidade de livre-concorrência;
  • falência de algumas empresas - desemprego.
No campo:
  • agricultura capitalista (produção em larga escala);
  • exploração do trabalho dos camponeses;
  • camponeses sem-terra;
  • crise de abastecimento (pela falta ou por preços abusivos);
  • Jacqueries - revolta camponesas.
Política na França absolutista
  • Voto por Estado, não por cabeça.
  • 1º e 2º Estados votam juntos.
  • 3º Estado era maioria (578 x 561).
Início da Revolução Francesa
  • Com maioria na Assembleia, o Terceiro Estado propôs que a votação das pautas fosse feita por cabeça, não por Estado. O rei Lu´s XVI rejeitou essa proposta.
  • Os membros do Terceiro Estado se autoproclamaram Assembleia Nacional, que teria como objetivo elaborar e aprovar uma Constituição para a França.
  • 14 de julho de 1789/; Tomada da Bastilha (prisão). Marca o início da Revolução.

Medidas da Assembleia Constituinte
  • Abolição da servidão no campo, do dízimo e da mão-morta.
  • Abolição da justiça senhorial: os nobres passariam a obedecer às mesmas leis que os demais cidadãos.
  • Confisco dos bens da Igreja Católica na França.
  • Constituição Civil do Clero, onde:
  • Clero Juramentado: funcionários públicos;
  • Clero Refratário: submetidos à Igreja Católica.
Reações: Clero refratário e nobreza fogem da França, unindo-se a outros monarcas absolutistas europeus.

Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
  • Art. 1º Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum.
  • Art. 4º A liberdade consiste em poder fazer tudo que não prejudique o próximo. Assim, o exercício dos direitos naturais de cada homem não tem por limites senão aqueles que asseguram aos outros membros da sociedade o gozo dos mesmos direitos. Estes limites apenas podem ser determinados pela lei.
  • Art. 11º A livre comunicação das ideias e das opiniões é um dos mais precisos direitos do homem. Todo cidadão pode, portanto, falar, escrever, imprimir livremente, respondendo, todavia, pelos abusos desta liberdade nos termos previstos na lei.

Monarquia Constitucional - 1791

Em setembro de 1791, é promulgada a 1ª Constituição Francesa, em que:
  • poder do rei limitado à Constituição;
  • Assembleia assume o Poder Legislativo;
  • confirmação do fim dos privilégios do clero e da nobreza;
  • proibição de sindicatos e greves;
  • cidadão ativos: os únicos com direito a candidatura e voto;
  • voto censitário: exigência de renda mínima para ser considerado cidadão ativo;
  • 85% dos franceses excluídos do direito ao voto.
ATIVIDADES

1- Observe todos os detalhes dos personagens da cena e crie hipóteses: como estão posicionados, o que estão vestindo, as expressões faciais etc., e formule uma hipótese: qual é o possível significado desta imagem?

 

2- Pesquise e responda:
a) Qual era a situação da França no período pré-revolucionário? 
b) Quais grupos sociais viviam às custas da exploração dos camponeses? Descreva-os. 
c) Podemos entender o processo de mudanças políticas e sociais como um reflexo da economia? Justifique.

3- Qual é o total de habitantes em cada um dos três Estados da sociedade francesa?

4- Com base na leitura do trecho da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, aprovada pela Assembleia Constituinte em agosto de 1789, assinale a alternativa que corresponde às teorias de pensadores iluministas que inspiraram os artigos 1º, 4º e 11º, respectivamente:
a) Voltaire (Liberdade de Expressão) e Montesquieu (Três Poderes)
b) Montesquieu (Três Poderes) e John Locke (Direitos Naturais)
c) John Locke (Direitos Naturais) e Voltaire (Liberdade de Expressão)
d) John Locke (Direitos Naturais) e Rousseau (Vontade Geral)
e) Rousseau (Vontade Geral) e Montesquieu (Três Poderes)



Tecnologia e Inovação 6º Ano B e 7º Ano A EF - Roteiro de Estudos - 08/09 a 18/09

 EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

6º e 7º ANOS – TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

ESTUDANTE

 

            Você deve assistir à aula ministrada pelos professores de tecnologia e inovação do CMSP. Faça suas anotações e, em caso de dúvidas, mande print/foto do exercício para conversarmos com intuito de saná-las.

 

 

            

        Assista aos vídeos abaixo, utilizando os links:

 

-Como transformar um Número Decimal em Binário


-Como transformar um número Binário em Decimal


 

            Realize no Caderno do aluno (Volume 3) a ATIVIDADE 1 – CONVERSÃO: NÚMEROS DECIMAIS EM NÚMEROS BINÁRIOS, ATIVIDADE 2 – CONTAGEM EM LINGUAGEM BINÁRIA e ATIVIDADE 3 –ENIGMA.

6º Ano – páginas 53 e 56.

7º Ano – páginas 51 e 53.

 

            A interação, seja no grupo ou individualmente, é muito importante para avaliar seu engajamento na aprendizagem.

Projeto de Vida 6º Ano EF B - Roteiro de Estudos - 08/09 a 11/09

 EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

6º ANO – PROJETO DE VIDA

ESTUDANTE

 

            Você deve assistir à aula ministrada pelos professores de Projeto de Vida do CMSP. Faça suas anotações e, em caso de dúvidas, mande print/foto do exercício para conversarmos com intuito de saná-las.

 




            Após realizar o relaxamento, você deve fazer no Caderno do Aluno (Volume 3, Parte 2) a ATIVIDADE – FAZEMOS SEMPRE O QUE QUEREMOS? na página 76.

 

            A interação, seja no grupo ou individualmente, é muito importante para avaliar seu engajamento na aprendizagem.

 

 ATIVIDADE

Após fazer o relaxamento você de expressar suas emoções e sentimentos, utilizando recorte de revistas, desenhar, pintar, escrever ou outra forma que achar interessante. Use sua criatividade para simbolizar esse momento. Depois mande uma foto dessa atividade pelo whatsapp.

História 9º Ano EF - Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização

Aula exibida no CMSP - 12/08/2020


Habilidade:

  • Identificar e relacionar as demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura.
Objetivos:
  • Discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos.
  • Compreender o processo histórico da ditadura militar até 1985.
  • Analisar as principais formas de resistência e as demandas indígenas e quilombolas.
Assista a aula e registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

ATIVIDADES

1- Leia as fontes abaixo para realizar a atividade proposta:
Fonte 1 - Constituição Brasileira Capítulo VIII - Dos Índios 
Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.
§ 1º São terras tradicionalmente ocupadas pelos índios as por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições. § 2º As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios destinam-se a sua posse permanente, cabendolhes o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes. §  4º  As terras de que trata este artigo são inalienáveis e indisponíveis, e os direitos sobre elas, imprescritíveis. 
Fonte: BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasileira.

Fonte 2 – Relatório Figueiredo, 1967. Transcrição do Texto: 
1 – CRIMES CONTRA A PESSOA E A PROPRIEDADE DO ÍNDIO: 
1.1 Assassinatos de índios (individuais e coletivos: tribos); 
1.2 Prostituição de índias; 
1.3 Sevícias (atos de crueldade, de tortura física ou mental); 
1.4 Trabalho escravo; 
1.5 Usurpação do trabalho do índio; 
1.6 Apropriação e desvio de recursos oriundos do patrimônio indígena; 
1.7 Delapidação do patrimônio indígena: 
a) Venda de gado; 
b) Arrendamento de terras; 
c) Venda de madeiras; 
d) Exploração de minérios (...). 
O serviço de Proteção aos índios degenerou a ponto de persegui-los até o extermínio. Relembram-se aqui os vários massacres, muitos dos quais denunciados com escândalo sem, todavia, merecer maior interesse das autoridades. 
Fonte: Ministério Público Federal.

FONTE 3 - Direitos indígenas são subordinados a planos governamentais 
A subordinação do órgão tutor dos índios, encarregado de defender seus direitos, em relação às políticas governamentais, fica evidente quando se nota que o Serviço de Proteção aos Índios (SPI) era órgão do Ministério da Agricultura e que a Fundação Nacional do Índio (Funai), que substituiu o SPI em 1967, foi criada como órgão do Ministério do Interior, o mesmo ministério a cargo do qual estavam a abertura de estradas e a política desenvolvimentista em geral (...) Assim, é estrutural o fato de os órgãos governamentais explicitamente encarregados da proteção aos índios, o SPI e posteriormente a Funai, não desempenharem suas funções e se submeterem ou até se colocarem a serviço de políticas estatais, quando não de interesses de grupos particulares e de seus próprios dirigentes. 
Fonte: Comissão Nacional da Verdade. Brasília: CNV, 2014. Relatório da Comissão Nacional da Verdade. 

a) Qual é a data de produção das fontes apresentadas? 
b) Descreva as ideias principais de cada fonte. 
c) Qual é a crítica que a Comissão da Verdade faz no documento 3? 
d) Quem produziu o documento 2? É possível confirmar a crítica da Comissão da Verdade no documento 2? 
e) A partir da leitura da fonte 2, descreva os aspectos de violação dos direitos indígenas conquistados na Constituição Federal de 1988 (fonte 1).


História 8º Ano EF - Brasil: 2º Reinado I

Aula exibida no CMSP - 12/08/2020


Habilidade:

  • Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do Brasil.
Objetivo:
  • Analisar as motivações na transição para o 2º Reinado, o golpe da maioridade, a Lei Eusébio de Queiroz e as instabilidades políticas e sociais que deram margem aos movimentos contestatórios.
Assista a aula e registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

Golpe da maioridade

2º Reinado
Com o golpe da maioridade, fomentado pelos políticos liberais no ano de 1840, teve início o 2º Reinado, liderado pela figura de D. Pedro II. Esse período se caracterizou por uma relativa estabilidade política e econômica, evidenciou um estímulo à modernização, à urbanização e à industrialização do país.
Mas, apesar das referidas evidencias já citadas e da relativa estabilidade política e econômica da época, as desigualdades e as contradições sociais continuaram a existir.

Lei "Para inglês ver"

Lei Eusébio de Queiroz
Na legislação brasileira, a Lei Eusébio de Queiroz, ou Lei nº 581, de 4 de setembro de 1850, promulga no 2º Reinado, proibiu a entrada de africanos escravizados no Brasil, criminalizando quem a infringisse.

ATIVIDADES

1- Como ficou a questão política e econômica nesse período?

2- Quais foram as principais mudanças sociais ocorridas nesse período?