segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Geografia 9º Ano EF A - Industrialização no Brasil


Industrialização no Brasil


Processo de Industrialização Brasileira

Roteiro de Estudos de Geografia 

Atividades 


01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula 10 de Setembro de 2020, referente ao tema: Industrialização no Brasil.





02- Leia o texto e faça o que se pede: 
Pesquisa do IBGE aponta desconcentração da indústria no Brasil Pesquisa Industrial Anual (PIA/Produto 2003) do IBGE confirma a continuidade do processo de desconcentração espacial da indústria no Brasil. Enquanto São Paulo registrou perda de 3,9 pontos percentuais na participação das vendas em 2003 frente a 2000, apresentaram crescimento Paraná (1,3%), Rio de Janeiro (0,8%), Bahia (0,6%) e Goiás (0,4%). A liderança do estado de São Paulo persiste em todas as categorias de produtos, e a participação do estado totalizou 42,5% em 2003 frente a 46,4% em 2000. Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2012. 
a) Identifique alguns fatores responsáveis pela desconcentração espacial da indústria no Brasil. 





b) Para onde as indústrias estão se deslocando? 





c) Apesar da desconcentração das indústrias, qual a explicação para o Sudeste, notadamente São Paulo, ainda manter a liderança no setor? 





03- A industrialização brasileira apresenta três características principais: ocorreu tardiamente, teve um caráter de substituição de importações e é dependente. Com base em seus conhecimentos, explique cada uma dessas características.





BONS ESTUDOS 

Após a Realização das Atividades em seu Caderno, a caneta, enviar uma foto das Questões resolvidas para o meu número de WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 21 de Setembro de 2020. 

Professor Leandro. 

Geografia 8º Ano EF B - América Latina, espaço socioeconômico


América Latina, espaço socioeconômico

Roteiro de Estudo de Geografia

Atividades 


01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula 10 de Setembro de 2020, referente ao tema: América Latina, espaço socioeconômico. 





02- Responda às questões sobre os povos pré-colombianos. 
a) Quais eram as três grandes civilizações existentes no continente americano antes da chegada dos colonizadores? Onde elas se desenvolveram? 





b) Por que essas três civilizações se diferenciavam dos demais grupos que viviam na América? 






03- Imprecisões da Regionalização do espaço geográfico. 
    Atualmente, a América Latina aparece em discursos, no senso comum, no noticiário, como uma região com características ímpares em relação ao resto do mundo e, ao mesmo tempo, dotada de uma certa homogeneidade entre os países [que] integram. [...] Na maioria das vezes, a ideia de América Latina enquanto região homogênea é aceita sem nenhuma crítica. [...] 
    Apesar de parecer o contrário, a invenção da América Latina é recente e sua institucionalização data da criação da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), em 1948. [...] É com esta postura, de entender esta região como algo “natural” e que sempre existiu, que a ideia de América Latina homogênea vem sendo praticada nas mais diversas áreas do conhecimento e nos meios de comunicação como uma questão dada, seja nos meios acadêmicos, seja no senso comum. [...] 
A ideia de América Latina apresenta não só certa imprecisão na delimitação geográfica, mas também no sentido de uma identidade regional. Surpreende-nos que o nome da região continue sendo usado com muita naturalidade, apesar de dotado de um significado vago, impreciso. Ao questionarmos a existência de uma América “latina”, fica evidente a artificialidade com que o nome dessa região se propagou e ganhou uso corrente. 
    Não só o nome, mas o estereótipo da América Latina e do latino-americano ganhou proporções mundiais, mesmo que nos países integrantes dessa região não houvesse sequer a clareza de uma identidade nacional, que dirá supranacional. A ideia de América Latina, para se manter com tal naturalidade, necessariamente invoca estereótipos e traços generalizantes na cultura, economia, sociedade etc. [...] 
Algumas questões, se bem trabalhadas, poderiam desmistificar esta homogeneidade: os povos indígenas e afrodescendentes seriam “latinos”? Quem é latino-americano (gentílico que englobaria mais de trinta países)? Como elencar critérios para caracterizações culturais que abarcariam toda a região? O que fazer com as exceções para cada argumento generalizante? Fariam parte do todo latino-americano? A quem interessa ser latino-americano? 
    Além de classificar pelo tipo de colonização e por critérios socioeconômicos, culturais e históricos, a regionalização que divide a América em Anglo-Saxônica e Latina utiliza termos referentes aos aspectos linguísticos dos colonizadores. 
Observe abaixo o mapa dessa regionalização e, em seguida, faça as atividades propostas. 
a) Qual é a principal crítica realizada pelo texto? 





b) Na sua opinião, como foi construída a ideia de regionalizar o continente americano conforme proposto no mapa? 





c) Você se considera latino-americano? Quais aspectos você levou em consideração para responder a essa questão? Converse com seus colegas, apresente seu posicionamento e reflita sobre o deles. 






BONS ESTUDOS 
Após a Realização das Atividades em seu Caderno, a caneta, enviar uma foto das Questões resolvidas para o meu número de WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 21 de Setembro de 2020. 
Professor Leandro.

Geografia 3ª Série EM - Aspectos socioeconômico e humano do continente africano: Parte I


Aspectos socioeconômico e humano do continente africano: Parte I

África Aspectos econômicos.

Roteiro de Estudo de Geografia

Atividades 

01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula do dia 11 de Setembro de 2020, referente ao tema: Aspectos socioeconômico e humano do continente africano: Parte I. 




02- Leia o texto para responder às questões. 
Historicamente, a África é a região mais explorada pela globalização: durante os anos de colonialismo, o mundo tomou seus recursos, mas deu muito pouco em troca. Em anos recentes, a América Latina e a Rússia também ficaram desapontadas com a globalização. Elas abriram seus mercados, mas a globalização não cumpriu suas promessas, especialmente para os pobres. STIGLITZ, Joseph E. Globalização: como dar certo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. p. 71-72. 
a) Para esse autor norte-americano, ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 2001, a globalização ocorre desde o colonialismo. Para outros autores, a globalização é um fenômeno recente, da última metade do século XX, só efetivada após os progressos tecnológicos alcançados. O que você pensa sobre o conceito de globalização? Justifique sua resposta. 



b) Relacione globalização e pobreza 




03- O objetivo da elaboração do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Criado por Mahbub ul Haq, com a colaboração do economista indiano Amartya Sen (...), o IDH pretende ser uma medida geral, sintética, do desenvolvimento humano. Não abrange todos os aspectos do desenvolvimento e não é uma representação de “felicidade” das pessoas, nem indica “o melhor lugar para se viver”. Fonte: Adaptado de http://www.pnud.org.br, out. 2006. 

a) Quais os indicadores que compõem o IDH? Apresente um aspecto relevante da realidade social ausente dessa composição. 







b) Analise a região do Sahel, na África, considerando o texto acima e os indicadores que compõem o IDH. 





04- Analise os gráficos e as afirmações de I a IV. 
No ano de 2011 a África enfrentou revoltas populares no cenário político dos países com governos autocráticos ou de recentes democracias. 

I. Zimbábue, Egito, Tunísia, Costa do Marfim, Sudão, República Democrática do Congo, Libéria e Nigéria apresentam os dados do PIB per capita abaixo do valor médio no mundo. 
II. O mapa do autoritarismo restringe-se aos países analisa- dos nos gráficos, pois os demais países do globo são considerados plenas democracias. 
III. Correlacionando as taxas de desemprego e PIB per capita do Zimbábue e da Libéria, é possível afirmar que estão entre as piores dentro do quadro analisado e muito distantes das taxas médias mundiais. 
IV. A baixa taxa de desemprego e a alta renda per capita da Libéria são consequências de longas e sangrentas guerras civis e a baixa taxa de desemprego do Zimbábue é consequência da política ditatorial e corrupta do país. (Época. Um continente à espera da liberdade, n.° 683, junho de 2011. Adaptado.) 
A partir da análise dos gráficos e de seus conhecimentos, pode-se afirmar que estão corretas apenas 
a) I e II. 
b) I e III. 
c) II e III. 
d) I e IV. 
e) I, III e IV. 


BONS ESTUDOS 

Após a Realização das Atividades em seu Caderno, a caneta, enviar uma foto das Questões resolvidas para o meu número de WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 21 de Setembro de 2020. 

Professor Leandro. 

Geografia 2ª Série EM - Brasil: Economia, distribuição de riqueza e uso da terra

Brasil: Economia, distribuição de riqueza e uso da terra

O que é inflação? Explica IPCA e INPC


Roteiro de Estudo da Semana


Atividades 
01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula do dia 11 de Setembro de 2020, referente ao tema: Brasil: Economia, distribuição de riqueza e uso da terra. 





02- Observe a foto e responda as questões. 
a) Os cortiços, em geral localizados nas áreas centrais das grandes cidades, são áreas deterioradas. Os cortiços são exemplos da urbanização excludente? Explique esse processo de segregação socioeconômica. 



b) Qual é a relação entre a ocupação desses locais e as problemáticas enfrentadas pela população que depende de transportes coletivo. 



03- Analise as informações a seguir. 
a) Quais regiões geográficas aumentaram suas participações no PIB brasileiro? 



b) Quais regiões geográficas tiveram redução do PIB? 




c) Houve uma tendência de concentrar ou desconcentrar a participação dos estados no PIB? 




BONS ESTUDOS 


Após a Realização das Atividades em seu Caderno, a caneta, enviar uma foto das Questões resolvidas para o meu número de WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 21 de Setembro de 2020. 

Professor Leandro.

Matemática 1º e 2º Termos EM EJA - Roteiro de Estudos - 14/09 a 18/09

 EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

1º e 2º TERMOS EJA – MATEMÁTICA


ESTUDANTE

 

            Você deve ler novamente sobre Números racionais: representações e características nas páginas 40 a 45, do Livro Didático EJA MUNDO DO TRABALHO – MATEMÁTICA – ENSINO MÉDIO – VOLUME.

 

Assista aos vídeos, usando cada link abaixo:

 

I- Números quebrados: as frações


 

II- Números quebrados: os decimais


             

            Resolva as questões das ATIVIDADES abaixo, que se encontram disponibilizadas no formulário da sua turma do CLASSROOM, conforme link:

ATIVIDADES

           

 

            A interação, seja no grupo ou individualmente, é muito importante para avaliar seu engajamento na aprendizagem.

 

            Participe da aula virtual semanal para interagir com os colegas e tirar suas dúvidas sobre o roteiro de estudos. Vamos conversar sobre essas questões para compartilhar as ideias.

Matemática 9º Ano A EF - Roteiro de Estudos - 14/09 a 18/09

 EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

9º ANO – MATEMÁTICA


ESTUDANTE

 

            Você deve assistir diariamente às aulas ministradas pelos professores de matemática do CMSP. Faça suas anotações, resolva os exercícios propostos e também os do caderno do aluno. Caso tenha dúvidas, mande print/foto do exercício para conversarmos com intuito de sanar suas dúvidas.

 

            Realize no Caderno do aluno (Volume 3) a ATIVIDADE 6 – OUTRAS RELAÇÕES MÉTRICAS E APLICAÇÕES na página 67 e ATIVIDADE 1 – APLICAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS nas páginas 68 e 69.

 

Resolva as questões das ATIVIDADES abaixo, que se encontram disponibilizadas no formulário da sua turma do CLASSROOM, conforme link:   

ATIVIDADES

 

            Realize as atividades do DRAGONLEARN sobre Resolução de Equações Polinomiais do 2º Grau.


        A interação, seja no grupo ou individualmente, é muito importante para avaliar seu engajamento na aprendizagem.


Tecnologia e Inovação 8º Ano A EF - Roteiro de Estudos - 08/09 a 18/09

EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

8º ANO – TECNOLOGIA E INOVAÇÃO



 ESTUDANTE

 

            Você deve assistir à aula ministrada pelos professores de tecnologia e inovação do CMSP. Faça suas anotações e, em caso de dúvidas, mande print/foto do exercício para conversarmos com intuito de saná-las.

 


            Assista aos vídeos, utilizando os links abaixo:

 

-Como transformar um Número Decimal em Binário


 

- Como transformar um Número Binário em Decimal


 

 

Realize no Caderno do aluno (Volume 3) a ATIVIDADE 1 – CONVERSÃO: NÚMEROS DECIMAIS EM NÚMEROS BINÁRIOS e ATIVIDADE 2 – CONTAGEM EM LINGUAGEM BINÁRIA na página 48.

 

            A interação, seja no grupo ou individualmente, é muito importante para avaliar seu engajamento na aprendizagem.

Matemática 8º Ano A EF - Roteiro de Estudos - 14/09 a 18/09

 EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

8º ANO – MATEMÁTICA

ESTUDANTE

 

            Você deve assistir diariamente às aulas ministradas pelos professores de matemática do CMSP. Faça suas anotações, resolva os exercícios propostos e também os do caderno do aluno. Caso tenha dúvidas, mande print/foto do exercício para conversarmos com intuito de sanar suas dúvidas.

 

Resolva as questões das ATIVIDADES abaixo, que se encontram disponibilizadas no formulário da sua turma do CLASSROOM, conforme link:

ATIVIDADES 


            Realize as atividades do DRAGONLEARN, pois será avaliado de acordo com seu desenvolvimento individual.

 

            A interação, seja no grupo ou individualmente, é muito importante para avaliar seu engajamento na aprendizagem.

Matemática 7º Ano A EF - Roteiro de Estudos - 14/09 a 18/09

 EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

7º ANO – MATEMÁTICA

ESTUDANTE

 

            Você deve assistir diariamente às aulas ministradas pelos professores de matemática do CMSP. Faça suas anotações, resolva os exercícios propostos e também os do caderno do aluno. Caso tenha dúvidas, mande print/foto do exercício para conversarmos com intuito de sanar suas dúvidas.

           

            Resolva as questões das ATIVIDADES abaixo, que se encontram disponibilizadas no formulário da sua turma do CLASSROOM, conforme link:


ATIVIDADES 

 

            Realize as atividades do DRAGONLEARN, pois será avaliado de acordo com seu desenvolvimento individual.

 

            A interação, seja no grupo ou individualmente, é muito importante para avaliar seu engajamento na aprendizagem.

História 2ª Série EM - Revolução Francesa I

Aula exibida no CMSP - 12/08/2020



Habilidade:

  • Identificar os principais valores propugnados pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, estabelecendo relações entre sua formulação e o contexto histórico em que foi produzida.
Objetivo:
  • Apresentar o contexto social, político e econômico que culminou na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e na Monarquia Constitucional na França, no século XVIII.
Assista a aula e registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

A sociedade na França absolutista

População francesa no século XVIII

  • 3º Estado - 96% trabalhadores rurais e urbanos pobres, burguesia.
  • 2º Estado - 3% Nobreza provincial e de toga.
  • 1º Estado - 1% Clero.
  • Total: 28 milhões de habitantes.
Economia na França absolutista

Na indústria/comércio:
  • aumento das exportações e de empréstimos a juros, inclusive para as colônias francesas;
  • carga de impostos abusiva, comprometendo os lucros da burguesia;
  • impossibilidade de livre-concorrência;
  • falência de algumas empresas - desemprego.
No campo:
  • agricultura capitalista (produção em larga escala);
  • exploração do trabalho dos camponeses;
  • camponeses sem-terra;
  • crise de abastecimento (pela falta ou por preços abusivos);
  • Jacqueries - revolta camponesas.
Política na França absolutista
  • Voto por Estado, não por cabeça.
  • 1º e 2º Estados votam juntos.
  • 3º Estado era maioria (578 x 561).
Início da Revolução Francesa
  • Com maioria na Assembleia, o Terceiro Estado propôs que a votação das pautas fosse feita por cabeça, não por Estado. O rei Lu´s XVI rejeitou essa proposta.
  • Os membros do Terceiro Estado se autoproclamaram Assembleia Nacional, que teria como objetivo elaborar e aprovar uma Constituição para a França.
  • 14 de julho de 1789/; Tomada da Bastilha (prisão). Marca o início da Revolução.

Medidas da Assembleia Constituinte
  • Abolição da servidão no campo, do dízimo e da mão-morta.
  • Abolição da justiça senhorial: os nobres passariam a obedecer às mesmas leis que os demais cidadãos.
  • Confisco dos bens da Igreja Católica na França.
  • Constituição Civil do Clero, onde:
  • Clero Juramentado: funcionários públicos;
  • Clero Refratário: submetidos à Igreja Católica.
Reações: Clero refratário e nobreza fogem da França, unindo-se a outros monarcas absolutistas europeus.

Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
  • Art. 1º Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum.
  • Art. 4º A liberdade consiste em poder fazer tudo que não prejudique o próximo. Assim, o exercício dos direitos naturais de cada homem não tem por limites senão aqueles que asseguram aos outros membros da sociedade o gozo dos mesmos direitos. Estes limites apenas podem ser determinados pela lei.
  • Art. 11º A livre comunicação das ideias e das opiniões é um dos mais precisos direitos do homem. Todo cidadão pode, portanto, falar, escrever, imprimir livremente, respondendo, todavia, pelos abusos desta liberdade nos termos previstos na lei.

Monarquia Constitucional - 1791

Em setembro de 1791, é promulgada a 1ª Constituição Francesa, em que:
  • poder do rei limitado à Constituição;
  • Assembleia assume o Poder Legislativo;
  • confirmação do fim dos privilégios do clero e da nobreza;
  • proibição de sindicatos e greves;
  • cidadão ativos: os únicos com direito a candidatura e voto;
  • voto censitário: exigência de renda mínima para ser considerado cidadão ativo;
  • 85% dos franceses excluídos do direito ao voto.
ATIVIDADES

1- Observe todos os detalhes dos personagens da cena e crie hipóteses: como estão posicionados, o que estão vestindo, as expressões faciais etc., e formule uma hipótese: qual é o possível significado desta imagem?

 

2- Pesquise e responda:
a) Qual era a situação da França no período pré-revolucionário? 
b) Quais grupos sociais viviam às custas da exploração dos camponeses? Descreva-os. 
c) Podemos entender o processo de mudanças políticas e sociais como um reflexo da economia? Justifique.

3- Qual é o total de habitantes em cada um dos três Estados da sociedade francesa?

4- Com base na leitura do trecho da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, aprovada pela Assembleia Constituinte em agosto de 1789, assinale a alternativa que corresponde às teorias de pensadores iluministas que inspiraram os artigos 1º, 4º e 11º, respectivamente:
a) Voltaire (Liberdade de Expressão) e Montesquieu (Três Poderes)
b) Montesquieu (Três Poderes) e John Locke (Direitos Naturais)
c) John Locke (Direitos Naturais) e Voltaire (Liberdade de Expressão)
d) John Locke (Direitos Naturais) e Rousseau (Vontade Geral)
e) Rousseau (Vontade Geral) e Montesquieu (Três Poderes)



Tecnologia e Inovação 6º Ano B e 7º Ano A EF - Roteiro de Estudos - 08/09 a 18/09

 EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

6º e 7º ANOS – TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

ESTUDANTE

 

            Você deve assistir à aula ministrada pelos professores de tecnologia e inovação do CMSP. Faça suas anotações e, em caso de dúvidas, mande print/foto do exercício para conversarmos com intuito de saná-las.

 

 

            

        Assista aos vídeos abaixo, utilizando os links:

 

-Como transformar um Número Decimal em Binário


-Como transformar um número Binário em Decimal


 

            Realize no Caderno do aluno (Volume 3) a ATIVIDADE 1 – CONVERSÃO: NÚMEROS DECIMAIS EM NÚMEROS BINÁRIOS, ATIVIDADE 2 – CONTAGEM EM LINGUAGEM BINÁRIA e ATIVIDADE 3 –ENIGMA.

6º Ano – páginas 53 e 56.

7º Ano – páginas 51 e 53.

 

            A interação, seja no grupo ou individualmente, é muito importante para avaliar seu engajamento na aprendizagem.