segunda-feira, 14 de setembro de 2020
Geografia 9º Ano EF A - Industrialização no Brasil
Geografia 8º Ano EF B - América Latina, espaço socioeconômico
Geografia 3ª Série EM - Aspectos socioeconômico e humano do continente africano: Parte I
Geografia 2ª Série EM - Brasil: Economia, distribuição de riqueza e uso da terra
Matemática 1º e 2º Termos EM EJA - Roteiro de Estudos - 14/09 a 18/09
EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
PROFESSOR FÁBIO ALVES
ESTUDANTE
Você deve ler novamente
sobre Números racionais: representações e características nas páginas 40
a 45, do Livro Didático EJA MUNDO DO TRABALHO – MATEMÁTICA – ENSINO MÉDIO –
VOLUME.
Assista aos vídeos, usando cada link abaixo:
I- Números quebrados: as frações
II- Números quebrados: os decimais
A interação, seja no
grupo ou individualmente, é muito importante para avaliar seu engajamento na
aprendizagem.
Participe da aula virtual semanal para interagir com os colegas e tirar suas dúvidas sobre o roteiro de estudos. Vamos conversar sobre essas questões para compartilhar as ideias.
Matemática 9º Ano A EF - Roteiro de Estudos - 14/09 a 18/09
EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
PROFESSOR FÁBIO ALVES
ESTUDANTE
Você deve assistir
diariamente às aulas ministradas pelos professores de matemática do CMSP. Faça
suas anotações, resolva os exercícios propostos e também os do caderno do
aluno. Caso tenha dúvidas, mande print/foto do exercício para conversarmos com
intuito de sanar suas dúvidas.
Realize no Caderno do
aluno (Volume 3) a ATIVIDADE 6 – OUTRAS RELAÇÕES
MÉTRICAS E APLICAÇÕES na página 67 e ATIVIDADE 1 – APLICAÇÃO DO
TEOREMA DE PITÁGORAS nas páginas 68 e 69.
Resolva as questões das ATIVIDADES abaixo, que
se encontram disponibilizadas no formulário da sua turma do CLASSROOM,
conforme link:
Realize as atividades do DRAGONLEARN sobre Resolução de Equações Polinomiais do 2º Grau.
A interação, seja no grupo ou individualmente, é muito importante para
avaliar seu engajamento na aprendizagem.
Tecnologia e Inovação 8º Ano A EF - Roteiro de Estudos - 08/09 a 18/09
EE DIÓGENES RIBEIRO DE
LIMA
PROFESSOR FÁBIO ALVES
ESTUDANTE
Você deve assistir à
aula ministrada pelos professores de tecnologia e inovação do CMSP. Faça suas
anotações e, em caso de dúvidas, mande print/foto do exercício para
conversarmos com intuito de saná-las.
Assista aos vídeos,
utilizando os links abaixo:
-Como transformar um Número Decimal em Binário
- Como transformar um Número Binário em Decimal
Realize no Caderno do aluno (Volume 3) a ATIVIDADE
1 – CONVERSÃO: NÚMEROS DECIMAIS EM NÚMEROS BINÁRIOS e ATIVIDADE 2 –
CONTAGEM EM LINGUAGEM BINÁRIA na página
48.
A interação, seja no grupo ou individualmente, é muito importante para avaliar seu engajamento na aprendizagem.
Matemática 8º Ano A EF - Roteiro de Estudos - 14/09 a 18/09
EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
PROFESSOR FÁBIO ALVES
ESTUDANTE
Você deve assistir
diariamente às aulas ministradas pelos professores de matemática do CMSP. Faça
suas anotações, resolva os exercícios propostos e também os do caderno do
aluno. Caso tenha dúvidas, mande print/foto do exercício para conversarmos com
intuito de sanar suas dúvidas.
Resolva as questões das ATIVIDADES abaixo, que se
encontram disponibilizadas no formulário da sua turma do CLASSROOM,
conforme link:
Matemática 7º Ano A EF - Roteiro de Estudos - 14/09 a 18/09
EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
PROFESSOR FÁBIO ALVES
ESTUDANTE
Você deve assistir
diariamente às aulas ministradas pelos professores de matemática do CMSP. Faça
suas anotações, resolva os exercícios propostos e também os do caderno do
aluno. Caso tenha dúvidas, mande print/foto do exercício para conversarmos com
intuito de sanar suas dúvidas.
História 2ª Série EM - Revolução Francesa I
Habilidade:
- Identificar os principais valores propugnados pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, estabelecendo relações entre sua formulação e o contexto histórico em que foi produzida.
- Apresentar o contexto social, político e econômico que culminou na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e na Monarquia Constitucional na França, no século XVIII.
- 3º Estado - 96% trabalhadores rurais e urbanos pobres, burguesia.
- 2º Estado - 3% Nobreza provincial e de toga.
- 1º Estado - 1% Clero.
- Total: 28 milhões de habitantes.
- aumento das exportações e de empréstimos a juros, inclusive para as colônias francesas;
- carga de impostos abusiva, comprometendo os lucros da burguesia;
- impossibilidade de livre-concorrência;
- falência de algumas empresas - desemprego.
- agricultura capitalista (produção em larga escala);
- exploração do trabalho dos camponeses;
- camponeses sem-terra;
- crise de abastecimento (pela falta ou por preços abusivos);
- Jacqueries - revolta camponesas.
- Voto por Estado, não por cabeça.
- 1º e 2º Estados votam juntos.
- 3º Estado era maioria (578 x 561).
- Com maioria na Assembleia, o Terceiro Estado propôs que a votação das pautas fosse feita por cabeça, não por Estado. O rei Lu´s XVI rejeitou essa proposta.
- Os membros do Terceiro Estado se autoproclamaram Assembleia Nacional, que teria como objetivo elaborar e aprovar uma Constituição para a França.
- 14 de julho de 1789/; Tomada da Bastilha (prisão). Marca o início da Revolução.
- Abolição da servidão no campo, do dízimo e da mão-morta.
- Abolição da justiça senhorial: os nobres passariam a obedecer às mesmas leis que os demais cidadãos.
- Confisco dos bens da Igreja Católica na França.
- Constituição Civil do Clero, onde:
- Clero Juramentado: funcionários públicos;
- Clero Refratário: submetidos à Igreja Católica.
- Art. 1º Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum.
- Art. 4º A liberdade consiste em poder fazer tudo que não prejudique o próximo. Assim, o exercício dos direitos naturais de cada homem não tem por limites senão aqueles que asseguram aos outros membros da sociedade o gozo dos mesmos direitos. Estes limites apenas podem ser determinados pela lei.
- Art. 11º A livre comunicação das ideias e das opiniões é um dos mais precisos direitos do homem. Todo cidadão pode, portanto, falar, escrever, imprimir livremente, respondendo, todavia, pelos abusos desta liberdade nos termos previstos na lei.
- poder do rei limitado à Constituição;
- Assembleia assume o Poder Legislativo;
- confirmação do fim dos privilégios do clero e da nobreza;
- proibição de sindicatos e greves;
- cidadão ativos: os únicos com direito a candidatura e voto;
- voto censitário: exigência de renda mínima para ser considerado cidadão ativo;
- 85% dos franceses excluídos do direito ao voto.
2- Pesquise e responda:
a) Qual era a situação da França no período pré-revolucionário?
b) Quais grupos sociais viviam às custas da exploração dos camponeses? Descreva-os.
c) Podemos entender o processo de mudanças políticas e sociais como um reflexo da economia? Justifique.
3- Qual é o total de habitantes em cada um dos três Estados da sociedade francesa?
4- Com base na leitura do trecho da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, aprovada pela Assembleia Constituinte em agosto de 1789, assinale a alternativa que corresponde às teorias de pensadores iluministas que inspiraram os artigos 1º, 4º e 11º, respectivamente:
a) Voltaire (Liberdade de Expressão) e Montesquieu (Três Poderes)
b) Montesquieu (Três Poderes) e John Locke (Direitos Naturais)
c) John Locke (Direitos Naturais) e Voltaire (Liberdade de Expressão)
d) John Locke (Direitos Naturais) e Rousseau (Vontade Geral)
e) Rousseau (Vontade Geral) e Montesquieu (Três Poderes)
Tecnologia e Inovação 6º Ano B e 7º Ano A EF - Roteiro de Estudos - 08/09 a 18/09
EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
PROFESSOR FÁBIO ALVES
ESTUDANTE
Você deve assistir à
aula ministrada pelos professores de tecnologia e inovação do CMSP. Faça suas
anotações e, em caso de dúvidas, mande print/foto do exercício para
conversarmos com intuito de saná-las.
Assista aos vídeos
abaixo, utilizando os links:
-Como transformar um
Número Decimal em Binário
-Como transformar um número Binário em Decimal
Realize no Caderno do
aluno (Volume 3) a ATIVIDADE 1 – CONVERSÃO:
NÚMEROS DECIMAIS EM NÚMEROS BINÁRIOS,
ATIVIDADE 2 – CONTAGEM EM LINGUAGEM BINÁRIA e
ATIVIDADE 3 –ENIGMA.
6º Ano – páginas 53 e 56.
7º Ano – páginas 51 e 53.