Você deve ler novamente
sobre Números racionais: representações e características nas páginas 40
a 45, do Livro Didático EJA MUNDO DO TRABALHO – MATEMÁTICA – ENSINO MÉDIO –
VOLUME.
A interação, seja no
grupo ou individualmente, é muito importante para avaliar seu engajamento na
aprendizagem.
Participe
da aula virtual semanal para interagir com os colegas e tirar suas dúvidas
sobre o roteiro de estudos. Vamos conversar sobre essas questões para
compartilhar as ideias.
Você deve assistir
diariamente às aulas ministradas pelos professores de matemática do CMSP. Faça
suas anotações, resolva os exercícios propostos e também os do caderno do
aluno. Caso tenha dúvidas, mande print/foto do exercício para conversarmos com
intuito de sanar suas dúvidas.
Realize no Caderno do
aluno (Volume 3) aATIVIDADE 6 – OUTRAS RELAÇÕES
MÉTRICAS E APLICAÇÕESna página 67 e ATIVIDADE 1 – APLICAÇÃO DO
TEOREMA DE PITÁGORAS nas páginas 68 e 69.
Resolva as questões das ATIVIDADES abaixo, que
se encontram disponibilizadas no formulário da sua turma do CLASSROOM,
conforme link:
Você deve assistir à
aula ministrada pelos professores de tecnologia e inovação do CMSP. Faça suas
anotações e, em caso de dúvidas, mande print/foto do exercício para
conversarmos com intuito de saná-las.
Assista aos vídeos,
utilizando os links abaixo:
-Como transformar um Número Decimal em Binário
- Como transformar um Número Binário em Decimal
Realize no Caderno do aluno (Volume 3) aATIVIDADE
1 – CONVERSÃO: NÚMEROS DECIMAIS EM NÚMEROS BINÁRIOS eATIVIDADE 2 –
CONTAGEM EM LINGUAGEM BINÁRIA na página
48.
A
interação, seja no grupo ou individualmente, é muito importante para avaliar
seu engajamento na aprendizagem.
Você deve assistir
diariamente às aulas ministradas pelos professores de matemática do CMSP. Faça
suas anotações, resolva os exercícios propostos e também os do caderno do
aluno. Caso tenha dúvidas, mande print/foto do exercício para conversarmos com
intuito de sanar suas dúvidas.
Resolva as questões das ATIVIDADES abaixo, que se
encontram disponibilizadas no formulário da sua turma do CLASSROOM,
conforme link:
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suas anotações, resolva os exercícios propostos e também os do caderno do
aluno. Caso tenha dúvidas, mande print/foto do exercício para conversarmos com
intuito de sanar suas dúvidas.
Identificar os principais valores propugnados pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, estabelecendo relações entre sua formulação e o contexto histórico em que foi produzida.
Objetivo:
Apresentar o contexto social, político e econômico que culminou na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e na Monarquia Constitucional na França, no século XVIII.
Assista a aula e registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas
A sociedade na França absolutista
População francesa no século XVIII
3º Estado - 96% trabalhadores rurais e urbanos pobres, burguesia.
2º Estado - 3% Nobreza provincial e de toga.
1º Estado - 1% Clero.
Total: 28 milhões de habitantes.
Economia na França absolutista
Na indústria/comércio:
aumento das exportações e de empréstimos a juros, inclusive para as colônias francesas;
carga de impostos abusiva, comprometendo os lucros da burguesia;
impossibilidade de livre-concorrência;
falência de algumas empresas - desemprego.
No campo:
agricultura capitalista (produção em larga escala);
exploração do trabalho dos camponeses;
camponeses sem-terra;
crise de abastecimento (pela falta ou por preços abusivos);
Jacqueries - revolta camponesas.
Política na França absolutista
Voto por Estado, não por cabeça.
1º e 2º Estados votam juntos.
3º Estado era maioria (578 x 561).
Início da Revolução Francesa
Com maioria na Assembleia, o Terceiro Estado propôs que a votação das pautas fosse feita por cabeça, não por Estado. O rei Lu´s XVI rejeitou essa proposta.
Os membros do Terceiro Estado se autoproclamaram Assembleia Nacional, que teria como objetivo elaborar e aprovar uma Constituição para a França.
14 de julho de 1789/; Tomada da Bastilha (prisão). Marca o início da Revolução.
Medidas da Assembleia Constituinte
Abolição da servidão no campo, do dízimo e da mão-morta.
Abolição da justiça senhorial: os nobres passariam a obedecer às mesmas leis que os demais cidadãos.
Confisco dos bens da Igreja Católica na França.
Constituição Civil do Clero, onde:
Clero Juramentado: funcionários públicos;
Clero Refratário: submetidos à Igreja Católica.
Reações: Clero refratário e nobreza fogem da França, unindo-se a outros monarcas absolutistas europeus.
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
Art. 1º Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum.
Art. 4º A liberdade consiste em poder fazer tudo que não prejudique o próximo. Assim, o exercício dos direitos naturais de cada homem não tem por limites senão aqueles que asseguram aos outros membros da sociedade o gozo dos mesmos direitos. Estes limites apenas podem ser determinados pela lei.
Art. 11º A livre comunicação das ideias e das opiniões é um dos mais precisos direitos do homem. Todo cidadão pode, portanto, falar, escrever, imprimir livremente, respondendo, todavia, pelos abusos desta liberdade nos termos previstos na lei.
Monarquia Constitucional - 1791
Em setembro de 1791, é promulgada a 1ª Constituição Francesa, em que:
poder do rei limitado à Constituição;
Assembleia assume o Poder Legislativo;
confirmação do fim dos privilégios do clero e da nobreza;
proibição de sindicatos e greves;
cidadão ativos: os únicos com direito a candidatura e voto;
voto censitário: exigência de renda mínima para ser considerado cidadão ativo;
85% dos franceses excluídos do direito ao voto.
ATIVIDADES
1- Observe todos os detalhes dos personagens da cena e crie hipóteses: como estão posicionados, o que estão vestindo, as expressões faciais etc., e formule uma hipótese: qual é o possível significado desta imagem?
2- Pesquise e responda: a) Qual era a situação da França no período pré-revolucionário? b) Quais grupos sociais viviam às custas da exploração dos camponeses? Descreva-os. c) Podemos entender o processo de mudanças políticas e sociais como um reflexo da
economia? Justifique. 3- Qual é o total de habitantes em cada um dos três Estados da sociedade francesa? 4- Com base na leitura do trecho da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, aprovada pela Assembleia Constituinte em agosto de 1789, assinale a alternativa que corresponde às teorias de pensadores iluministas que inspiraram os artigos 1º, 4º e 11º, respectivamente: a) Voltaire (Liberdade de Expressão) e Montesquieu (Três Poderes) b) Montesquieu (Três Poderes) e John Locke (Direitos Naturais) c) John Locke (Direitos Naturais) e Voltaire (Liberdade de Expressão) d) John Locke (Direitos Naturais) e Rousseau (Vontade Geral) e) Rousseau (Vontade Geral) e Montesquieu (Três Poderes)
Você deve assistir à
aula ministrada pelos professores de tecnologia e inovação do CMSP. Faça suas
anotações e, em caso de dúvidas, mande print/foto do exercício para
conversarmos com intuito de saná-las.
Assista aos vídeos
abaixo, utilizando os links:
-Como transformar um
Número Decimal em Binário
-Como transformar um
número Binário em Decimal
Realize no Caderno do
aluno (Volume 3) aATIVIDADE 1 – CONVERSÃO:
NÚMEROS DECIMAIS EM NÚMEROS BINÁRIOS,ATIVIDADE 2 – CONTAGEM EM LINGUAGEM BINÁRIAe
ATIVIDADE 3 –ENIGMA.
6º Ano – páginas 53 e 56.
7º Ano – páginas 51 e 53.
A interação,
seja no grupo ou individualmente, é muito importante para avaliar seu
engajamento na aprendizagem.
Você deve assistir à
aula ministrada pelos professores de Projeto de Vida do CMSP. Faça suas
anotações e, em caso de dúvidas, mande print/foto do exercício para
conversarmos com intuito de saná-las.
Após realizar o
relaxamento, você deve fazer no Caderno do Aluno (Volume 3, Parte 2) a ATIVIDADE
– FAZEMOS SEMPRE O QUE QUEREMOS? na página 76.
A interação, seja no
grupo ou individualmente, é muito importante para avaliar seu engajamento na
aprendizagem.
ATIVIDADE
Após fazer o relaxamento você de expressar suas
emoções e sentimentos, utilizando recorte de revistas, desenhar, pintar,
escrever ou outra forma que achar interessante. Use sua criatividade para
simbolizar esse momento. Depois mande uma foto dessa atividade pelo whatsapp.
Identificar e relacionar as demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura.
Objetivos:
Discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos.
Compreender o processo histórico da ditadura militar até 1985.
Analisar as principais formas de resistência e as demandas indígenas e quilombolas.
Assista a aula e registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas
ATIVIDADES
1- Leia as fontes abaixo para realizar a atividade proposta:
Fonte 1 - Constituição Brasileira Capítulo VIII - Dos Índios
Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e
os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las,
proteger e fazer respeitar todos os seus bens.
§ 1º São terras tradicionalmente ocupadas pelos índios as por eles habitadas em caráter permanente,
as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais
necessários a seu bem-estar e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos,
costumes e tradições.
§ 2º As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios destinam-se a sua posse permanente, cabendolhes o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes.
§ 4º As terras de que trata este artigo são inalienáveis e indisponíveis, e os direitos sobre elas,
imprescritíveis.
Fonte: BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasileira.
Fonte 2 – Relatório Figueiredo, 1967. Transcrição do Texto:
1 – CRIMES CONTRA A PESSOA E A PROPRIEDADE DO ÍNDIO:
1.1 Assassinatos de índios (individuais
e coletivos: tribos);
1.2 Prostituição de índias;
1.3 Sevícias (atos de crueldade, de tortura física ou mental);
1.4 Trabalho escravo;
1.5 Usurpação do trabalho do índio;
1.6 Apropriação e desvio de recursos
oriundos do patrimônio indígena;
1.7 Delapidação do patrimônio
indígena:
a) Venda de gado;
b) Arrendamento de terras;
c) Venda de madeiras;
d) Exploração de minérios (...).
O serviço de Proteção aos índios
degenerou a ponto de persegui-los até
o extermínio. Relembram-se aqui os
vários massacres, muitos dos quais
denunciados com escândalo sem,
todavia, merecer maior interesse das
autoridades.
Fonte: Ministério Público Federal.
FONTE 3 - Direitos indígenas são subordinados a planos governamentais
A subordinação do órgão tutor dos índios, encarregado de defender seus direitos, em relação às
políticas governamentais, fica evidente quando se nota que o Serviço de Proteção aos Índios (SPI)
era órgão do Ministério da Agricultura e que a Fundação Nacional do Índio (Funai), que substituiu
o SPI em 1967, foi criada como órgão do Ministério do Interior, o mesmo ministério a cargo do qual
estavam a abertura de estradas e a política desenvolvimentista em geral (...) Assim, é estrutural o
fato de os órgãos governamentais explicitamente encarregados da proteção aos índios, o SPI e
posteriormente a Funai, não desempenharem suas funções e se submeterem ou até se colocarem
a serviço de políticas estatais, quando não de interesses de grupos particulares e de seus próprios
dirigentes.
Fonte: Comissão Nacional da Verdade. Brasília: CNV, 2014. Relatório da Comissão Nacional da Verdade.
a) Qual é a data de produção das fontes apresentadas?
b) Descreva as ideias principais de cada fonte.
c) Qual é a crítica que a Comissão da Verdade faz no documento 3?
d) Quem produziu o documento 2? É possível confirmar a crítica da Comissão da Verdade
no documento 2?
e) A partir da leitura da fonte 2, descreva os aspectos de violação dos direitos indígenas
conquistados na Constituição Federal de 1988 (fonte 1).
Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do Brasil.
Objetivo:
Analisar as motivações na transição para o 2º Reinado, o golpe da maioridade, a Lei Eusébio de Queiroz e as instabilidades políticas e sociais que deram margem aos movimentos contestatórios.
Assista a aula e registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas
Golpe da maioridade
2º Reinado
Com o golpe da maioridade, fomentado pelos políticos liberais no ano de 1840, teve início o 2º Reinado, liderado pela figura de D. Pedro II. Esse período se caracterizou por uma relativa estabilidade política e econômica, evidenciou um estímulo à modernização, à urbanização e à industrialização do país.
Mas, apesar das referidas evidencias já citadas e da relativa estabilidade política e econômica da época, as desigualdades e as contradições sociais continuaram a existir.
Lei "Para inglês ver"
Lei Eusébio de Queiroz
Na legislação brasileira, a Lei Eusébio de Queiroz, ou Lei nº 581, de 4 de setembro de 1850, promulga no 2º Reinado, proibiu a entrada de africanos escravizados no Brasil, criminalizando quem a infringisse.
ATIVIDADES
1- Como ficou a questão política e econômica nesse período?
2- Quais foram as principais mudanças sociais ocorridas nesse período?