segunda-feira, 14 de setembro de 2020

História 2ª Série EM - Revolução Francesa I

Aula exibida no CMSP - 12/08/2020



Habilidade:

  • Identificar os principais valores propugnados pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, estabelecendo relações entre sua formulação e o contexto histórico em que foi produzida.
Objetivo:
  • Apresentar o contexto social, político e econômico que culminou na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e na Monarquia Constitucional na França, no século XVIII.
Assista a aula e registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

A sociedade na França absolutista

População francesa no século XVIII

  • 3º Estado - 96% trabalhadores rurais e urbanos pobres, burguesia.
  • 2º Estado - 3% Nobreza provincial e de toga.
  • 1º Estado - 1% Clero.
  • Total: 28 milhões de habitantes.
Economia na França absolutista

Na indústria/comércio:
  • aumento das exportações e de empréstimos a juros, inclusive para as colônias francesas;
  • carga de impostos abusiva, comprometendo os lucros da burguesia;
  • impossibilidade de livre-concorrência;
  • falência de algumas empresas - desemprego.
No campo:
  • agricultura capitalista (produção em larga escala);
  • exploração do trabalho dos camponeses;
  • camponeses sem-terra;
  • crise de abastecimento (pela falta ou por preços abusivos);
  • Jacqueries - revolta camponesas.
Política na França absolutista
  • Voto por Estado, não por cabeça.
  • 1º e 2º Estados votam juntos.
  • 3º Estado era maioria (578 x 561).
Início da Revolução Francesa
  • Com maioria na Assembleia, o Terceiro Estado propôs que a votação das pautas fosse feita por cabeça, não por Estado. O rei Lu´s XVI rejeitou essa proposta.
  • Os membros do Terceiro Estado se autoproclamaram Assembleia Nacional, que teria como objetivo elaborar e aprovar uma Constituição para a França.
  • 14 de julho de 1789/; Tomada da Bastilha (prisão). Marca o início da Revolução.

Medidas da Assembleia Constituinte
  • Abolição da servidão no campo, do dízimo e da mão-morta.
  • Abolição da justiça senhorial: os nobres passariam a obedecer às mesmas leis que os demais cidadãos.
  • Confisco dos bens da Igreja Católica na França.
  • Constituição Civil do Clero, onde:
  • Clero Juramentado: funcionários públicos;
  • Clero Refratário: submetidos à Igreja Católica.
Reações: Clero refratário e nobreza fogem da França, unindo-se a outros monarcas absolutistas europeus.

Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
  • Art. 1º Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum.
  • Art. 4º A liberdade consiste em poder fazer tudo que não prejudique o próximo. Assim, o exercício dos direitos naturais de cada homem não tem por limites senão aqueles que asseguram aos outros membros da sociedade o gozo dos mesmos direitos. Estes limites apenas podem ser determinados pela lei.
  • Art. 11º A livre comunicação das ideias e das opiniões é um dos mais precisos direitos do homem. Todo cidadão pode, portanto, falar, escrever, imprimir livremente, respondendo, todavia, pelos abusos desta liberdade nos termos previstos na lei.

Monarquia Constitucional - 1791

Em setembro de 1791, é promulgada a 1ª Constituição Francesa, em que:
  • poder do rei limitado à Constituição;
  • Assembleia assume o Poder Legislativo;
  • confirmação do fim dos privilégios do clero e da nobreza;
  • proibição de sindicatos e greves;
  • cidadão ativos: os únicos com direito a candidatura e voto;
  • voto censitário: exigência de renda mínima para ser considerado cidadão ativo;
  • 85% dos franceses excluídos do direito ao voto.
ATIVIDADES

1- Observe todos os detalhes dos personagens da cena e crie hipóteses: como estão posicionados, o que estão vestindo, as expressões faciais etc., e formule uma hipótese: qual é o possível significado desta imagem?

 

2- Pesquise e responda:
a) Qual era a situação da França no período pré-revolucionário? 
b) Quais grupos sociais viviam às custas da exploração dos camponeses? Descreva-os. 
c) Podemos entender o processo de mudanças políticas e sociais como um reflexo da economia? Justifique.

3- Qual é o total de habitantes em cada um dos três Estados da sociedade francesa?

4- Com base na leitura do trecho da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, aprovada pela Assembleia Constituinte em agosto de 1789, assinale a alternativa que corresponde às teorias de pensadores iluministas que inspiraram os artigos 1º, 4º e 11º, respectivamente:
a) Voltaire (Liberdade de Expressão) e Montesquieu (Três Poderes)
b) Montesquieu (Três Poderes) e John Locke (Direitos Naturais)
c) John Locke (Direitos Naturais) e Voltaire (Liberdade de Expressão)
d) John Locke (Direitos Naturais) e Rousseau (Vontade Geral)
e) Rousseau (Vontade Geral) e Montesquieu (Três Poderes)



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