segunda-feira, 20 de julho de 2020

Português 9º Ano EF A - 20/07

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS 9ºA
DE 20 A 27/07

LEIA O CONTO “A CARTOMANTE”, FAÇA UM RESUMO, UM DESENHO E
 GRAVE UM VÍDEO.

Projeto de Vida 2ª Série EM - Tirando Projetos do Papel

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 2ª Série A do Ensino Médio
(Entregar até dia 27 de Julho de 2020)
Disciplina: Projeto de Vida
Professora: Cíntia Jacob (15)996151042
      Cite três objetivos que você considera os mais importantes a serem alcançados para a realização do seu grande sonho.
      Cite três formas ou caminhos para você alcançar o que sonha.
“Todos os sonhos e projetos colocam luz sobre um futuro desejado e nos instigam a pensar o que é necessário fazer para chegar a eles. É um processo contínuo, que se faz no dia a dia. Embora o Projeto de Vida seja individual, precisamos das outras pessoas para crescermos e alcançarmos o futuro desejado”.
Atividade: Além do sonho que você tem, o que mais sabe sobre si próprio?
1.    Eu sempre gostei de...
(indicar o que gosta de fazer nos momentos livres)
2.    Meus familiares gostariam que eu...
(falar sobre as expectativas que os familiares têm em relação a seu futuro)
3.    No futuro, eu me imagino fazendo...
(dizer o que sonha para seu futuro)
4.    Quando criança, eu queria...
(contar sobre o sonho que tinha quando era criança)
5.    Meus professores pensam que eu...
(falar da imagem que acha que seus professores têm de você como aluno)
6.    No mundo em que vivemos, vale mais a pena...
(fazer um depoimento pessoal sobre valores)
7.    Se não estudasse, eu...
(colocar o que poderia estar fazendo na vida, caso não estudasse)
8. Prefiro...
(descrever as preferências pessoais)
9.    Não consigo me ver fazendo...
(informar o que acha que nunca faria)
10. Quando me perguntam sobre minha futura profissão, eu...
(indicar seu desejo pessoal)
11. Para escolher minha profissão, levo em consideração...
(falar sobre o que já pensou ser importante ao escolher uma profissão)
12. Uma pessoa que admiro muito é... porque...
(escolher um personagem que lhe seja referência e explicar por quê)
Registrar no caderno e enviar uma foto da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.

Projeto de Vida 3ª Série EM - O desafio dos superpoderes!

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 3ª Série A do Ensino Médio
(Entregar até dia 27 de Julho de 2020)

Disciplina: Projeto de Vida
Professora: Cíntia Jacob (15)996151042
O desafio dos superpoderes!

Atividade de reflexão e registro: Feche os olhos e tente se lembrar de quais foram os seus sentimentos, pensamentos e ações nos últimos meses. Pense nas situações difíceis que você vivenciou. Como você lidou com elas? O que fez ou tem feito para superá-las? Quais competências socioemocionais você utilizou?

Atividade de registro: Com base na sua reflexão, escolha uma das competências socioemocionais e responda em seu caderno como você a exerce no seu dia a dia, citando exemplos para ilustrá-la.

Tome nota!
As competências socioemocionais:

Empatia
Respeito
Assertividade
Autoconhecimento
Persistência
Imaginação Criativa
Foco
Determinação
Responsabilidade
Iniciativa Social
Curiosidade para aprender
Organização
Tolerância ao Estresse


Registrar no caderno e enviar uma foto da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.



Projeto de Vida 1ª Série EM - O desafio dos superpoderes!

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 1ª Série A do Ensino Médio
(Entregar até dia 27 de Julho de 2020)

Disciplina: Projeto de Vida
Professora: Cíntia Jacob (15)996151042
O desafio dos superpoderes!

Atividade de reflexão e registro: Feche os olhos e tente se lembrar de quais foram os seus sentimentos, pensamentos e ações nos últimos meses. Pense nas situações difíceis que você vivenciou. Como você lidou com elas? O que fez ou tem feito para superá-las? Quais competências socioemocionais você utilizou?

Atividade de registro: Com base na sua reflexão, escolha uma das competências socioemocionais e responda em seu caderno como você a exerce no seu dia a dia, citando exemplos para ilustrá-la.

Tome nota!
As competências socioemocionais:

Empatia
Respeito
Assertividade
Autoconhecimento
Persistência
Imaginação Criativa
Foco
Determinação
Responsabilidade
Iniciativa Social
Curiosidade para aprender
Organização
Tolerância ao Estresse


Registrar no caderno e enviar uma foto da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.



Biologia 1ª Série EM - Problemas Ambientais contemporâneos

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 1ª Série A do Ensino Médio
(Entregar até dia 27 de Julho de 2020)
Disciplina: Biologia
Professora: Cíntia Jacob (15)996151042
Atividade de pesquisa e registro: A intervenção humana e os desequilíbrios ambientais: Problemas Ambientais contemporâneos.

Registrar no caderno e enviar uma foto da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.


Educação Física 1ª Série EM - Ginástica Rítmica (GR)

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 1ª Série A do Ensino Médio
(Entregar até dia 27 de Julho de 2020)

Disciplina: Educação Física
Professora: Cíntia Jacob (15)996151042
Atividade de pesquisa e registro: Ginástica Rítmica (GR)
1.    Quais são as principais características da ginástica rítmica?
2.    Qual objetivo da ginástica rítmica?
3.    Quais são as modalidades da ginástica rítmica?
4.    Quem pode fazer ginástica rítmica?
5.    Quais os principais gestos técnicos e movimentos da ginástica rítmica?
6.    Qual a relação dos gestos com a música ginástica rítmica?
7.    Quais são os benefícios da ginástica rítmica?

Registrar no caderno e enviar uma foto da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.


Educação Física 2ª Série EM - Modalidade Esportiva Individual: Tênis

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 2ª Série A do Ensino Médio
(Entregar até dia 27 de Julho de 2020)

Disciplina: Educação Física
Professora: Cíntia Jacob (15)996151042
Trabalho de pesquisa: Modalidade Esportiva Individual: Tênis
1.    Quais as principais regras da modalidade esportiva individual tênis?
2.    Quais são os benefícios do tênis?
3.    O que torna o tênis levemente diferente dos outros esportes?
4.    Como o tênis ganhou popularidade no Brasil?
5.    Como o tênis chegou ao Brasil?
6.    Quais são os principais torneios de tênis?

Registrar no caderno e enviar uma foto da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.


Biologia 2ª Série EM - Conceitos básicos da Genética

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 2ª Série A do Ensino Médio
(Entregar até 27 de Julho de 2020)

Disciplina: Biologia
Professora: Cíntia Jacob (15)996151042
Trabalho de pesquisa: Conceitos básicos da Genética.
1.    Quais são os conceitos básicos da genética?
2.    Como entender genética biologia?
3.    Como funciona a genética humana?
4.    Como funciona a genética dos filhos?
5.    Como a genética é importante nos dias de hoje?
6.    Qual a importância do estudo da hereditariedade nos dias atuais?
7.    Qual a importância do estudo do DNA na atualidade?
8.    Qual a importância do DNA em nossa vida?

Registrar no caderno e enviar uma foto da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.


Educação Física 9º Ano EF A - Pesquisa Muay Thai e Boxe

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 9º Ano A do Ensino Fundamental II
(Período 20 a 27 de Julho 2020)

Disciplina: Educação Física
Professora: Cíntia Jacob (15)996151042
Atividade de pesquisa: Muay Thai.
1.    O que é Muay Thai?
2.    Quais os benefícios do Muay Thai?
3.    Como realizar os movimentos do Muay Thai com segurança?

Atividade de pesquisa: Boxe
2.    Quais os benefícios do boxe?
3.    Qual é o país de origem do boxe?
4.    Quais são as principais características do boxe?
5.    O que é melhor para definir Boxe ou Muay Thai?
6.    Quais os benefícios do boxe para o corpo feminino?

Registrar no caderno e enviar uma foto/arquivo da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.

Projeto de Vida 9º Ano EF A - A chegada ao Ensino Médio

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 9º Ano A do Ensino Fundamental II
(Entregar até o dia 27 de Julho de 2020)

Disciplina: Projeto de Vida
Professora: Cíntia Jacob (15)996151042
Atividade: “A chegada ao Ensino Médio”.
1.    Quais são as suas expectativas em relação ao Ensino Médio?
2.    Se a sua escola tem Ensino Médio, você pretende continuar estudando nesta unidade? Por quê?
3.    Qual é a diferença entre o Ensino Médio, o Ensino Técnico e o Ensino Profissionalizante?
4.    Em relação ao Ensino Médio, qual é o seu plano para o ano que vem? Você já decidiu se pretende cursar somente o Ensino Médio ou se você quer fazer o Ensino Médio junto com um Curso Técnico? Ou ainda: pretende fazer o Ensino Médio junto com um curso profissionalizante?

Registrar no caderno e enviar uma foto/arquivo da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.


Educação Física 8º Ano EF A - Pesquisa Judô e Jiu-Jitsu

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
Roteiro de Estudos 8º Ano A do Ensino Fundamental II
(Entregar até o dia 27 de Julho de 2020)

Disciplina: Educação Física
Professora: Cíntia Jacob (15)996151042
Atividade de pesquisa: Judô
1.    Qual é o principal objetivo do judô?
2.    Como é a luta de judô?
3.    Porque o judô é importante?
4.    Quais os benefícios do judô infantil?

Atividade de pesquisa: Jiu-Jitsu
1.    Qual é o objetivo do Jiu Jitsu?
2.    Quais são os benefícios do Jiu Jitsu?
3.    Qual o significado do Jiu Jitsu?
4.    Quais as características do Jiu Jitsu?

Registrar no caderno e enviar uma foto/arquivo da atividade realizada.
Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.

Geografia 8º Ano EF- Turma B - Tecnologia, ciência e trabalho: Parte II

Tecnologia, ciência e trabalho: Parte II
O Meio Técnico Científico Informacional: a questão das técnicas

Roteiro de Estudo

Roteiro de Estudo              20 de julho à 27 de julho.

Quantidade de Aulas           04 aulas

Unidade Temática:               Conexões e escalas.

Descritor:                               Identificar e selecionar, em registros histórico-geográficos, características dos povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombolas, povos das florestas e do cerrado, ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade em diferentes lugares e tempos.

Atividade:                       Assistir as aulas no CMSP;

                                                    Interagir no Grupo de WhatsApp da sala;

                                                    Acessar o Blog da Escola https://diogenesead.blogspot.com/

                                                    Resolver as Atividades enviadas.

                                                    Enviar para o Aplicativo do Professor

Avaliação:                           Interação e Engajamento

                                                    Resolução das Atividades proposta.


Atividades

01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula 16 de julho, referente ao tema: Tecnologia, Ciência e Trabalho: Parte II

 

 

02- O gráfico abaixo representa os valores que os dez países que mais investem em pesquisa científica no mundo aplicaram nesse setor em 2015.

a) Em 2015, quais foram os dois países que mais investiram em pesquisa e desenvolvimento no mundo?



b) O que a maior parte dos países que constam desse gráfico tem em comum? Ao responder, explique qual é a importância do investimento em pesquisa científica para o desenvolvimento dos países.

 

 

03- De acordo com que você estudou, explique o conceito de Técnica, Meio Natural e Meio Científico e Meio Científico Informacional.

 Técnica:

Meio Natural:

Meio Científico:

 Meio Científico Informacional:

 


                                         BONS ESTUDOS

Após a Realização das Atividades em seu Caderno, a caneta, enviar uma foto das Questões resolvidas para o meu número de WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 27 de julho de 2020. 

Professor Leandro.

 

Geografia 7º Ano EF- Turma B - Povos e Comunidades Tradicionais no Brasil

Povos e Comunidades Tradicionais no Brasil 
A questão indígena
Direito à terra - Povos Indígenas e comunidades Quilombolas

Roteiro de Estudo

Roteiro de Estudo                20 de julho à 27 de julho.

Quantidade de Aulas       04 aulas

Unidade Temática:          Conexões e escalas.

Descritor:                        Identificar e selecionar, em registros histórico-geográficos, características dos povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombolas, povos das florestas e do cerrado, ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade em diferentes lugares e tempos.

Atividade:                      Assistir as aulas no CMSP

                                     Interagir no Grupo de WhatsApp da sala;

                                      Acessar o Blog da Escola https://diogenesead.blogspot.com/

                                    Resolver as Atividades enviadas.

                                    Enviar para o Aplicativo do Professor

Avaliação:                    Interação e Engajamento

                                    Resolução das Atividades proposta.

                        

                            Atividades

01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula 16 de julho, referente ao tema: Povos e Comunidades Tradicionais no Brasil.

 

 

02- Quais são as os desafios para a preservação das comunidades Caiçaras, Quebradeiras de Coco-babaçu e Ribeirinhos.

            Ribeirinhos                             

        Quebradeiras de Coco-Babaçu                    

                      Caiçara

 

03- Explique as causas das invasões dos índios em órgãos governamentais.

Indígenas invadem sede da Funai, entram em confronto e índio morre em MT, diz PM

g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2018/10/12/indigenas-invadem-sede-da-funai-entram-em-confronto-e-indio-morre-em-mt-diz-pm.ghtml

 

 

 

 BONS ESTUDOS

Após a Realização das Atividades em seu Caderno, a caneta, enviar uma foto das Questões resolvidas para o meu número de WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 27 de julho de 2020. 

Professor Leandro.