segunda-feira, 26 de outubro de 2020

HISTÓRIA 6°B- TRABALHO

 O trabalho e uma atividade por meio da qual o ser humano interage e transforma o meio ambiente, bem como produz os recursos para sua sobrevivência e de seus dependentes.

No decorrer da história, as relações de trabalho foram se transformando: desde o trabalho escravo na Antiguidade a servidão na Idade Média, da escravidão na América as diversas formas de trabalho na atualidade.

Pensando nisso, observe as imagens a baixo e responda as questões em seu caderno

Imagem 1 e 2



a) Explique que tipo de trabalho está sendo realizado nas duas imagens.

b) Você já viu alguém realizando essas atividades em seu dia a dia?
c) Você considera importante o trabalho para sobrevivência do homem? Explique.

Contexto - Sociedade e trabalho na Idade Média

A Sociedade Feudal

A Idade Média corresponde a um período da história europeia entre os séculos V e XV. A primeira metade desse período foi marcada por violência e diferentes conflitos entre romanos, germânicos, vikings, húngaros, eslavos e árabes. Enquanto o Império Romano do Ocidente estava perdendo sua forca e se fragmentando, aumentava o processo de ruralizarão em boa parte do território da Europa Ocidental. Neste momento, grande parte da população migrou para o campo a procura de proteção, abrigo e subsistência.
Em meio a este clima de insegurança e desordem, as pessoas criaram formas de sobrevivência, fortificaram espaços e construíram muralhas, assimilaram costumes e valores, e estabeleceram regras e laços sociais. Entre os séculos V e X, em grande parte da Europa Ocidental, passaram a fortalecer esse tipo de logica de interdependência social e surgiram novas formas de organização política e econômica que, entre os séculos IX e XII, constituíram o chamado feudalismo ou sistema feudal.

O termo feudalismo foi criado por historiadores século depois da Idade Média e deriva da palavra feudo – nome do lote de terra ou de uma fonte de renda1 concedida a um senhor por outro senhor mais poderoso em troca de apoio militar, lealdade e ajuda material. Ao ganhar esta concessão, esse senhor passava a ser um senhor feudal. O senhor que doava terras a outro era chamado suserano, e quem a recebia tornava-se vassalo do doador. Abaixo dos senhores feudais (suseranos ou vassalos) estavam os servos – todos aqueles que trabalhavam sem remuneração e sem posse de terras. Trabalhando nos campos feudais, os servos produziam praticamente tudo o que era necessário para os moradores do feudo. Eles formavam a base da sociedade, eram subordinados aos senhores e tinham uma série de obrigações em troca da permissão de morar no feudo e serem protegidos por seu senhor. 


Atividade 2
a) Analise o texto a cima e complete o parágrafo abaixo utilizando os termos corretos:
Na época do Feudalismo, os servos (camponeses) tinham varias obrigações; entre elas estavam
a _________________, que implicava que o servo passasse para o senhor feudal grande
parte de tudo aquilo que produzisse nas suas terras; a _______________________, pagamento
por meio de serviços prestados na terra ou nas instalações do senhor; e as _________________,
pagamento em produtos pelo uso de instalações do feudo, como fornos e moinhos.
b) De acordo com o texto, qual era a função do feudo? Quais eram os grupos sociais que
costumavam habitar um feudo?


Atividade 3
A noção de tempo da Idade Média era diferente da que temos hoje, e cada feudo estabelecia suas regras. Elas podiam mudar conforme a estação do ano, os santos que estavam sendo celebrados no dia e eventuais necessidades do momento. Não se trabalhava a noite 
e a jornada de trabalho era marcada pelo tempo meteorológico e religioso. Haviam numerosas celebrações religiosas que impactavam a rotina de trabalho, e no inverno, por exemplo, a jornada de trabalho era mais curta que nas outras estações.
Pensando nisso e lembrando de alguns dados presentes no texto A Sociedade Feudal,
vamos analisar a jornada de trabalho dos servos de um feudo medieval hipotético. Neste feudo, o senhor estabeleceu as seguintes regras:

• De acordo com a corveia, os camponeses (servos) deveriam se dedicar ao trabalho nos campos do senhor por três dias semanais.
As manhas de domingo eram dedicadas a pratica religiosa. Logo, os camponeses (servos) não
poderiam se dedicar ao trabalho nesse horário.
O acordo da talha implicava que eles doassem metade do que produziam em suas terras, e isso também significava tempo de trabalho.

Seguindo o modelo abaixo, faça em seu caderno uma tabela contendo os sete dias da
semana divididos em turnos: manhã, tarde e noite.


Agora, vamos preencher a tabela:
• Marque os turnos da noite com a palavra descanso.
• Coloque a palavra corveia em todos os turnos remanescentes de três dias do calendário, com exceção do domingo.
• Tire metade dos turnos que sobraram e coloque neles o termo talha.
• Preencha o turno da manhã de domingo com o termo igreja.
• Nos turnos que sobraram, os servos poderiam trabalhar para eles mesmos, para sua própria subsistência. Coloque esse termo nos turnos que sobraram.

Turno/ Segunda- Terça- Quarta- Quinta- Sexta- Sábado -Domingo
Dia

Manhã

Tarde


Noite

a) Quantos turnos os camponeses (servos) usavam para trabalhar para a nobreza e para o
clero feudal? Quantos turnos restavam para trabalharem para o seu próprio proveito?

b) Partindo do que você já analisou no texto, e tendo preenchido a tabela, responda: todos
os grupos sociais que habitavam os feudos tinham a mesma importância social, ou
haviam grupos mais importantes que outros? Justifique sua resposta.

Bom estudo!

Na próxima aula vamos estudar sobre- Escravidão e servidão



Biologia - 1ª Série A do Ensino Médio/ Fatores bióticos e abióticos em um ecossistema.

 

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

Roteiro de Estudos 1ª Série A do Ensino Médio

(Período 26 de Outubro a 03 de Novembro de 2020)

 

Disciplina: Biologia

Professora: Cíntia Jacob (15)996151042

Atividade: Leitura: Os seres vivos de uma comunidade biológica, ou seja, os fatores bióticos podem ser considerados em dois grupos: os organismos autótrofos e os organismos heterótrofos. Todos os seres vivos de uma comunidade biológica interagem entre si e também com os fatores não vivos do ambiente, que são chamados de fatores abióticos.

 

Roteiro de pesquisa:

 

1.    O que são fatores abióticos?

2.    O que são fatores bióticos?

3.    Quais são os principais fatores abióticos que formam os ambientes naturais?

4.    O que são fatores bióticos e abióticos de um ecossistema?

5.    Qual a importância dos fatores abióticos?

 

Registrar no caderno e enviar uma foto da atividade realizada.

Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.

 

Biologia - 2ª Série A do Ensino Médio/Organização Celular.

 

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

Roteiro de Estudos 2ª Série A do Ensino Médio

(Período 26 de Outubro a 03 de Novembro de 2020)

 

Disciplina: Biologia

Professora: Cíntia Jacob (15)996151042

Atividade: Organização Celular

 

Roteiro de pesquisa:

1.    Quais são os componentes celulares e suas funções?

2.    Quais são os três componentes fundamentais de uma célula?

3.    Quais são as funções realizadas pelas células?

4.    Quais são os componentes de uma célula?

5.    Como é que uma célula funciona?

6.      Quais são os tipos de células do corpo humano?

 

Registrar no caderno e enviar uma foto da atividade realizada.

Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.

 

História 8º Ano EF - Imigração europeia no Brasil século XIX

 Aula exibida no CMSP - 30/09/2020



Habilidade:

  • Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial no Brasil.
Objetivo:
  • Compreender a dinâmica social na substituição da mão de obra escravizada pela mão de obra dos imigrantes europeus.
  • Identificar o contexto social, político e econômico desta nova lógica de trabalho.
Assista a aula, registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

Relembrando conceitos

Migrar: mudar-se periodicamente, locomover-se de tempos em tempos.
Emigrar: quando você sai do seu país e vai viver em outro.
Imigrar: quando você chega a um país estrangeiro para viver.

A imigração europeia no Brasil

No Brasil, ao longo da Regência e do Segundo Reinado, as estruturas e as relações de trabalho foram sofrendo graduais alterações, principalmente por pressão da Inglaterra. Para os ingleses, o fim da escravidão atendia aos seus interesses diante das transformações advindas da Revolução Industrial, na qual foram pioneiros.

Plantation
  • Grandes propriedades.
  • Cultivo de produtos tropicais.
  • Monocultura.
  • Emprego de mão de obra barata, inicialmente escravizada.
  • Utilização de recursos técnicos.
  • Produção voltada para a exportação.
Primeira Revolução Industrial
  • Transição para novos processos de manufaturas na Europa. Essa transição incluiu a passagem de métodos de produção manual para máquinas.
  • O desenvolvimento de máquinas-ferramentas e a ascensão do sistema de fábrica mecanizada.
  • A indústria têxtil também foi a primeira a usar métodos de produção.
Contexto econômico
  • Com a proibição do tráfico negreiro a partir de 1850, os cafeicultores brasileiros passaram a ter dificuldades em adquirir mão de obra capaz de suprimir suas demandas.
  • Por essa época, ocorria o deslocamento do eixo econômico da região Nordeste, em crise devido à desvalorização dos principais produtos cultivados na região (cana-de-açúcar, algodão e fumo).
  • Enquanto isso, o Sudeste via uma crescente valorização de seu principal produto de exportação, o café.
  • Em vista da proibição da importação de africanos, passou a ser realizado o tráfico negreiro entre as províncias, estabelecendo um fluxo comercial de negros escravizados dentro de nosso território. Essa medida, contudo, em pouco tempo se mostrou incapaz de solucionar o problema de mão de obra, haja vista a crescente expansão das fazendas de café, que geravam um extraordinário enriquecimento desses cafeicultores. Por sua vez, a aquisição da mão de obra escrava tornou-se cada vez mais difícil em virtude dos altos preços pagos por cada escravizado.
Solução encontrada
  • Para suprir a crescente necessidade de mão de obra na lavoura cafeeira, deu-se início à contratação de imigrantes europeus. O fazendeiro e senador Nicolau de Campos Vergueiro foi pioneiro nesse sistema. Durante dez anos, entre 1847 e 1857, ele trouxe inúmeras famílias europeias de diversas origens para trabalhar em terras brasileiras sob regime de parcerias.
  • Contudo, o regime de parceria e as condições de trabalho impostas aos imigrantes sujeitos às arbitrariedades do fazendeiro geraram conflitos e levaram a outras formas de contratação da mão de obra livre.
Sistema de parcerias
  • Endividamento das famílias imigrantes pelo pagamento da passagem, que era custeada pelo contratante.
  • Divisão dos resultados da produção anual.
  • A família imigrante seria incentivada a produzir porque obteria anualmente as receitas com as quais saldaria seus débitos.
ATIVIDADES

1- Qual a diferença entre as duas formas de trabalho?

Projeto de Vida - Professora Cíntia Jacob/ Reflexão!

 

ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

Roteiro de Estudos Ensino Fundamental II e Ensino Médio

(Período 26 de Outubro a 03 de Novembro de 2020)

 

Disciplina: Projeto de Vida

Professora: Cíntia Jacob (15)996151042

Atividade: Faça uma reflexão e um breve relato.

O que faz Você se admirar de si mesmo?...

 

Registrar no caderno e enviar uma foto/arquivo da atividade realizada.

Bom trabalho!!! Beijos da Prô Jacob.

 

HISTÓRIA- 1°A EM- RENASCIMENTO COMERCIAL E URBANO




Leia o texto, assista a vídeo aula, e siga corretamente as instruções abaixo para realizar as atividades .





Com a chegada do ano 1000, muitas histórias do fim do mundo circularam pela Europa Medieval. Entretanto, como sabemos, o mundo não acabou e, ao contrário do que se pregava, a Europa passou por inúmeras transformações comerciais, tecnológicas e pelo ressurgimento de cidades nos moldes como as conhecemos hoje. Todas essas transformações possibilitaram estabilidade, crescimento demográfico e aumento da circulação de produtos.

Com este aumento, o comércio se intensificou, provocando o aparecimento de feiras regulares, nos cruzamentos das rotas comerciais. A realização das feiras gerou grande aumento na circulação de pessoas nessas regiões, provocando o crescimento de cidades, como Sevilha (na atual Espanha), Pisa (na Itália atual), entre outras.

Fonte: Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola

Atividade 1

Realize em seu caderno, um resumo das principais informações históricas por meio de pesquisa utilizando os links indicados.

1- Origem das Cruzadas. https://www.todamateria.com.br/as-cruzadas/

2- Intensificação do comércio. https://brasilescola.uol.com.br/historiag/baixa-idade-media.htm

3- Feiras e cidades. https://www.historiadomundo.com.br/idade-media/cidade-medieval.htm

Bom estudo!

 

Português - EJA 2º Termo - "Notícia"

 

EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

EJA "2º TERMO"   PROFª JUCILENE

LÍNGUA PORTUGUESA

ATIVIDADE  - 26 DE OUTUBRO DE 2020

 

INTERPRETAÇÃO DE NOTÍCIA

Ibama tem nova regra de transporte de animais silvestres de estimação

O transporte de animais deve ser feito mediante autorização de transporte e pagamento de boleto

 

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis) divulgou nova regra para o transporte de animais silvestres entre estados no Brasil.

Agora, o transporte de animais deve ser feito mediante autorização de transporte e pagamento de boleto ao Ibama.

A coordenadora de Monitoramento do Uso da Fauna e Recursos Pesqueiros, Maria Isabel Soares, destaca que o Ibama considera animais silvestres de estimação aqueles comprados de criadores legalizados ou cedidos com autorização do Ibama.

Os mais comuns a serem criados são papagaios, araras, jabutis. Maria Isabel alerta que antes de ter um animal silvestre em sua tutoria, é preciso conhecer as necessidades deles que são diferentes de cães e gatos, inclusive custos. Maria Isabel ainda destaca que o aumento da fraude e do tráfico foi o que motivou essa mudança na regularização.

A punição será prisão de seis meses a 1 ano e multa de 500 a 5 mil reais.

 

Disponível em: <http://radios.ebc.com.br>.

 

 

 

ATIVIDADES

1. Qual é a finalidade do texto acima?

a) caracterizar os animais silvestres e destacar as suas necessidades.

b) divulgar um trabalho desenvolvido pelo IBAMA.

c) expor uma opinião sobre o tráfico de animais silvestres no Brasil.

d) informar sobre a nova regra para o transporte de animais silvestres no Brasil.

 

2. No segmento “Agora, o transporte de animais deve ser feito mediante autorização [...]”, o termo sublinhado indica:

a) uma mudança na regra sobre o transporte de animais silvestres.

b) uma crítica sobre a nova regra para o transporte de animais silvestres.

c) uma comparação entre a lei anterior e a atual sobre o transporte de animais silvestres.

d) uma conclusão a que se chegou sobre a nova regra divulgada pelo IBAMA.

 

Português - EJA 1º Termo - "Notícia"

 

EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

EJA "1º TERMO"   PROFª JUCILENE

LÍNGUA PORTUGUESA

ATIVIDADE  - 26 DE OUTUBRO DE 2020

 

INTERPRETAÇÃO DE NOTÍCIA

Ibama tem nova regra de transporte de animais silvestres de estimação

O transporte de animais deve ser feito mediante autorização de transporte e pagamento de boleto

 

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis) divulgou nova regra para o transporte de animais silvestres entre estados no Brasil.

Agora, o transporte de animais deve ser feito mediante autorização de transporte e pagamento de boleto ao Ibama.

A coordenadora de Monitoramento do Uso da Fauna e Recursos Pesqueiros, Maria Isabel Soares, destaca que o Ibama considera animais silvestres de estimação aqueles comprados de criadores legalizados ou cedidos com autorização do Ibama.

Os mais comuns a serem criados são papagaios, araras, jabutis. Maria Isabel alerta que antes de ter um animal silvestre em sua tutoria, é preciso conhecer as necessidades deles que são diferentes de cães e gatos, inclusive custos. Maria Isabel ainda destaca que o aumento da fraude e do tráfico foi o que motivou essa mudança na regularização.

A punição será prisão de seis meses a 1 ano e multa de 500 a 5 mil reais.

 

Disponível em: <http://radios.ebc.com.br>.

 

 

 

ATIVIDADES

1. Qual é a finalidade do texto acima?

a) caracterizar os animais silvestres e destacar as suas necessidades.

b) divulgar um trabalho desenvolvido pelo IBAMA.

c) expor uma opinião sobre o tráfico de animais silvestres no Brasil.

d) informar sobre a nova regra para o transporte de animais silvestres no Brasil.

 

2. No segmento “Agora, o transporte de animais deve ser feito mediante autorização [...]”, o termo sublinhado indica:

a) uma mudança na regra sobre o transporte de animais silvestres.

b) uma crítica sobre a nova regra para o transporte de animais silvestres.

c) uma comparação entre a lei anterior e a atual sobre o transporte de animais silvestres.

d) uma conclusão a que se chegou sobre a nova regra divulgada pelo IBAMA.

 

Português - 9º ano A - EF - "Argumentos persuasivos"

 

EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

9º ano "A"   Profª Jucilene

Língua Portuguesa

ATIVIDADE  - 26 DE OUTUBRO DE 2020

 

ARGUMENTOS PERSUASIVOS

 

DE ACORDO COM AS AULAS ASSISTIDAS NA SEMANA PASSADA NO CMSP SOBRE ARGUMENTOS E PERSUASÃO, ANALISE A AFIRMAÇÃO ABAIXO E CRIE SEUS PRÓPRIOS ARGUMENTOS PERSUASIVOS FAVORÁVEIS OU NÃO.

PRODUZA UM PARÁGRAFO ARGUMENTATIVO DE, NO MÍNIMO, 3 LINHAS.

 

 

O ENSINO À DISTÂNCIA É MAIS EFICAZ QUE O PRESENCIAL

 

 

Português - 8º ano A - EF - "Declamar poemas"

 

EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

8º ano "A"   Profª Jucilene

Língua Portuguesa

ATIVIDADE  - 26 DE OUTUBRO DE 2020

 

DECLAMAÇÃO DE POEMAS

DE ACORDO COM AS AULAS ASSISTIDAS NA SEMANA PASSADA NO CMSP, ESCOLHA UM POEMA QUE VOCÊ APRECIE, DE UM AUTOR QUE GOSTE, O LEIA E GRAVE EM FORMATO DE VÍDEO. MANDE PARA A PRÔ PELO WHATSAPP.

Projeto de vida - 7º ano A - EF - "Movimento Inova"

 

EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

7º ano "A"   Profª Jucilene

Projeto de Vida

ATIVIDADE  -  26 DE OUTUBRO DE 2020

 

MOVIMENTO INOVA

 

Depois de ter participado das Atividades do CMSP nos dias 22/10 e 23/10 de acordo com o cronograma, escolher 2 oficinas que participou, e enviar as atividades realizadas e fotografadas pelo whatsapp.




Português - 7º ano A - EF - "Conto africano e indígena"

 

EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

7º ano "A"   Profª Jucilene

Língua Portuguesa

ATIVIDADE  -  26 DE OUTUBRO DE 2020

 

CONTO AFRICANO E INDÍGENA

ACESSE OS LINKS ABAIXO, LEIA OS TEXTOS PARA RESPONDER AS QUESTÕES DO QUADRO

http://chc.org.br/artigo/a-menina-que-nao-falava/

http://augustopessoacontadordehistorias.blogspot.com/2013/11/como-surgiu-noite.html

APÓS A LEITURA DOS CONTOS, COMPLETE O QUADRO A SEGUIR

 

PERGUNTAS

 

 

TEXTO 1

 

TEXTO 2

Quem conta a história?

 

 

 

Qual é o problema que aparece no conto?

 

 

 

Há fato mágico ou maravilhoso?

 

 

 

Que reflexão o texto traz?