segunda-feira, 26 de outubro de 2020

HISTÓRIA 6°B- TRABALHO

 O trabalho e uma atividade por meio da qual o ser humano interage e transforma o meio ambiente, bem como produz os recursos para sua sobrevivência e de seus dependentes.

No decorrer da história, as relações de trabalho foram se transformando: desde o trabalho escravo na Antiguidade a servidão na Idade Média, da escravidão na América as diversas formas de trabalho na atualidade.

Pensando nisso, observe as imagens a baixo e responda as questões em seu caderno

Imagem 1 e 2



a) Explique que tipo de trabalho está sendo realizado nas duas imagens.

b) Você já viu alguém realizando essas atividades em seu dia a dia?
c) Você considera importante o trabalho para sobrevivência do homem? Explique.

Contexto - Sociedade e trabalho na Idade Média

A Sociedade Feudal

A Idade Média corresponde a um período da história europeia entre os séculos V e XV. A primeira metade desse período foi marcada por violência e diferentes conflitos entre romanos, germânicos, vikings, húngaros, eslavos e árabes. Enquanto o Império Romano do Ocidente estava perdendo sua forca e se fragmentando, aumentava o processo de ruralizarão em boa parte do território da Europa Ocidental. Neste momento, grande parte da população migrou para o campo a procura de proteção, abrigo e subsistência.
Em meio a este clima de insegurança e desordem, as pessoas criaram formas de sobrevivência, fortificaram espaços e construíram muralhas, assimilaram costumes e valores, e estabeleceram regras e laços sociais. Entre os séculos V e X, em grande parte da Europa Ocidental, passaram a fortalecer esse tipo de logica de interdependência social e surgiram novas formas de organização política e econômica que, entre os séculos IX e XII, constituíram o chamado feudalismo ou sistema feudal.

O termo feudalismo foi criado por historiadores século depois da Idade Média e deriva da palavra feudo – nome do lote de terra ou de uma fonte de renda1 concedida a um senhor por outro senhor mais poderoso em troca de apoio militar, lealdade e ajuda material. Ao ganhar esta concessão, esse senhor passava a ser um senhor feudal. O senhor que doava terras a outro era chamado suserano, e quem a recebia tornava-se vassalo do doador. Abaixo dos senhores feudais (suseranos ou vassalos) estavam os servos – todos aqueles que trabalhavam sem remuneração e sem posse de terras. Trabalhando nos campos feudais, os servos produziam praticamente tudo o que era necessário para os moradores do feudo. Eles formavam a base da sociedade, eram subordinados aos senhores e tinham uma série de obrigações em troca da permissão de morar no feudo e serem protegidos por seu senhor. 


Atividade 2
a) Analise o texto a cima e complete o parágrafo abaixo utilizando os termos corretos:
Na época do Feudalismo, os servos (camponeses) tinham varias obrigações; entre elas estavam
a _________________, que implicava que o servo passasse para o senhor feudal grande
parte de tudo aquilo que produzisse nas suas terras; a _______________________, pagamento
por meio de serviços prestados na terra ou nas instalações do senhor; e as _________________,
pagamento em produtos pelo uso de instalações do feudo, como fornos e moinhos.
b) De acordo com o texto, qual era a função do feudo? Quais eram os grupos sociais que
costumavam habitar um feudo?


Atividade 3
A noção de tempo da Idade Média era diferente da que temos hoje, e cada feudo estabelecia suas regras. Elas podiam mudar conforme a estação do ano, os santos que estavam sendo celebrados no dia e eventuais necessidades do momento. Não se trabalhava a noite 
e a jornada de trabalho era marcada pelo tempo meteorológico e religioso. Haviam numerosas celebrações religiosas que impactavam a rotina de trabalho, e no inverno, por exemplo, a jornada de trabalho era mais curta que nas outras estações.
Pensando nisso e lembrando de alguns dados presentes no texto A Sociedade Feudal,
vamos analisar a jornada de trabalho dos servos de um feudo medieval hipotético. Neste feudo, o senhor estabeleceu as seguintes regras:

• De acordo com a corveia, os camponeses (servos) deveriam se dedicar ao trabalho nos campos do senhor por três dias semanais.
As manhas de domingo eram dedicadas a pratica religiosa. Logo, os camponeses (servos) não
poderiam se dedicar ao trabalho nesse horário.
O acordo da talha implicava que eles doassem metade do que produziam em suas terras, e isso também significava tempo de trabalho.

Seguindo o modelo abaixo, faça em seu caderno uma tabela contendo os sete dias da
semana divididos em turnos: manhã, tarde e noite.


Agora, vamos preencher a tabela:
• Marque os turnos da noite com a palavra descanso.
• Coloque a palavra corveia em todos os turnos remanescentes de três dias do calendário, com exceção do domingo.
• Tire metade dos turnos que sobraram e coloque neles o termo talha.
• Preencha o turno da manhã de domingo com o termo igreja.
• Nos turnos que sobraram, os servos poderiam trabalhar para eles mesmos, para sua própria subsistência. Coloque esse termo nos turnos que sobraram.

Turno/ Segunda- Terça- Quarta- Quinta- Sexta- Sábado -Domingo
Dia

Manhã

Tarde


Noite

a) Quantos turnos os camponeses (servos) usavam para trabalhar para a nobreza e para o
clero feudal? Quantos turnos restavam para trabalharem para o seu próprio proveito?

b) Partindo do que você já analisou no texto, e tendo preenchido a tabela, responda: todos
os grupos sociais que habitavam os feudos tinham a mesma importância social, ou
haviam grupos mais importantes que outros? Justifique sua resposta.

Bom estudo!

Na próxima aula vamos estudar sobre- Escravidão e servidão



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