O trabalho e uma atividade por meio da qual o ser humano interage e transforma o meio ambiente, bem como produz os recursos para sua sobrevivência e de seus dependentes.
No decorrer da história, as relações de trabalho foram se transformando: desde o trabalho escravo na Antiguidade a servidão na Idade Média, da escravidão na América as diversas formas de trabalho na atualidade.
Pensando nisso, observe as imagens a baixo e responda as questões em seu caderno
Imagem 1 e 2
a) Explique que tipo de trabalho está sendo realizado nas duas imagens.b) Você já viu alguém realizando essas atividades em seu dia a dia?c) Você considera importante o trabalho para sobrevivência do homem? Explique.
Contexto - Sociedade e trabalho na Idade MédiaA Sociedade Feudal
Em meio a este clima de insegurança e desordem, as pessoas criaram formas de sobrevivência, fortificaram espaços e construíram muralhas, assimilaram costumes e valores, e estabeleceram regras e laços sociais. Entre os séculos V e X, em grande parte da Europa Ocidental, passaram a fortalecer esse tipo de logica de interdependência social e surgiram novas formas de organização política e econômica que, entre os séculos IX e XII, constituíram o chamado feudalismo ou sistema feudal.
O termo feudalismo foi criado por historiadores século depois da Idade Média e deriva da palavra feudo – nome do lote de terra ou de uma fonte de renda1 concedida a um senhor por outro senhor mais poderoso em troca de apoio militar, lealdade e ajuda material. Ao ganhar esta concessão, esse senhor passava a ser um senhor feudal. O senhor que doava terras a outro era chamado suserano, e quem a recebia tornava-se vassalo do doador. Abaixo dos senhores feudais (suseranos ou vassalos) estavam os servos – todos aqueles que trabalhavam sem remuneração e sem posse de terras. Trabalhando nos campos feudais, os servos produziam praticamente tudo o que era necessário para os moradores do feudo. Eles formavam a base da sociedade, eram subordinados aos senhores e tinham uma série de obrigações em troca da permissão de morar no feudo e serem protegidos por seu senhor.
Atividade 2
a) Analise o texto a cima e complete o parágrafo abaixo utilizando os termos corretos:
Na época do Feudalismo, os servos (camponeses) tinham varias obrigações; entre elas estavam
a _________________, que implicava que o servo passasse para o senhor feudal grande
parte de tudo aquilo que produzisse nas suas terras; a _______________________, pagamento
por meio de serviços prestados na terra ou nas instalações do senhor; e as _________________,
pagamento em produtos pelo uso de instalações do feudo, como fornos e moinhos.
b) De acordo com o texto, qual era a função do feudo? Quais eram os grupos sociais que
costumavam habitar um feudo?
A noção de tempo da Idade Média era diferente da que temos hoje, e cada feudo estabelecia suas regras. Elas podiam mudar conforme a estação do ano, os santos que estavam sendo celebrados no dia e eventuais necessidades do momento. Não se trabalhava a noite e a jornada de trabalho era marcada pelo tempo meteorológico e religioso. Haviam numerosas celebrações religiosas que impactavam a rotina de trabalho, e no inverno, por exemplo, a jornada de trabalho era mais curta que nas outras estações.
Pensando nisso e lembrando de alguns dados presentes no texto A Sociedade Feudal,
vamos analisar a jornada de trabalho dos servos de um feudo medieval hipotético. Neste feudo, o senhor estabeleceu as seguintes regras:
• De acordo com a corveia, os camponeses (servos) deveriam se dedicar ao trabalho nos campos do senhor por três dias semanais.
• As manhas de domingo eram dedicadas a pratica religiosa. Logo, os camponeses (servos) não
poderiam se dedicar ao trabalho nesse horário.
• O acordo da talha implicava que eles doassem metade do que produziam em suas terras, e isso também significava tempo de trabalho.
Agora, vamos preencher a tabela:
• Marque os turnos da noite com a palavra descanso.
• Coloque a palavra corveia em todos os turnos remanescentes de três dias do calendário, com exceção do domingo.
• Tire metade dos turnos que sobraram e coloque neles o termo talha.
• Preencha o turno da manhã de domingo com o termo igreja.
• Nos turnos que sobraram, os servos poderiam trabalhar para eles mesmos, para sua própria subsistência. Coloque esse termo nos turnos que sobraram.
Turno/ Segunda- Terça- Quarta- Quinta- Sexta- Sábado -Domingo
Dia
Manhã
vamos analisar a jornada de trabalho dos servos de um feudo medieval hipotético. Neste feudo, o senhor estabeleceu as seguintes regras:
• As manhas de domingo eram dedicadas a pratica religiosa. Logo, os camponeses (servos) não
poderiam se dedicar ao trabalho nesse horário.
• O acordo da talha implicava que eles doassem metade do que produziam em suas terras, e isso também significava tempo de trabalho.
Seguindo o modelo abaixo, faça em seu caderno uma tabela contendo os sete dias da
semana divididos em turnos: manhã, tarde e noite.
• Marque os turnos da noite com a palavra descanso.
• Coloque a palavra corveia em todos os turnos remanescentes de três dias do calendário, com exceção do domingo.
• Tire metade dos turnos que sobraram e coloque neles o termo talha.
• Preencha o turno da manhã de domingo com o termo igreja.
• Nos turnos que sobraram, os servos poderiam trabalhar para eles mesmos, para sua própria subsistência. Coloque esse termo nos turnos que sobraram.
Dia
Manhã
Tarde
Noite
a) Quantos turnos os camponeses (servos) usavam para trabalhar para a nobreza e para o
clero feudal? Quantos turnos restavam para trabalharem para o seu próprio proveito?
b) Partindo do que você já analisou no texto, e tendo preenchido a tabela, responda: todos
os grupos sociais que habitavam os feudos tinham a mesma importância social, ou
haviam grupos mais importantes que outros? Justifique sua resposta.
Bom estudo!
Na próxima aula vamos estudar sobre- Escravidão e servidão
Nenhum comentário:
Postar um comentário