sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Biologia 2º Termo EM EJA - Transmissão da vida: Mecanismos de variabilidade genética e hereditariedade

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: BIOLOGIA Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

Copie sempre as perguntas e responda no caderno!

Respeite os prazos

Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Data __/__/__

 

2º TERMO – Transmissão da vida – Mecanismos de variabilidade genética e hereditariedade





Para iniciar os estudos, reflita sobre o ditado popular: “Filho de peixe, peixinho é”. O que significa a frase para você?

Qual a relação observável entre pais/mães e filho(a)s? Todo(a)s o(a)s filho(a)s são iguais aos pais?

O fato do “filho” de peixe ser um peixinho estaria relacionado à genética ou à hereditariedade? Explique.

Qual é o seu conceito de hereditariedade?

1)   Pesquise sobre os chamados “Pioneiros da Genética” e indique quem pode ser considerado o Pai da Genética.

2)   Mecanismos de variabilidade genética. Observe as características descritas abaixo:

Homem - nariz arredondado, com covinha no queixo, sem sardas, cabelo convergindo na testa, olhos castanhos, cabelos escuros e lisos.

Mulher - nariz afilado, com covinha no queixo, com sardas, o cabelo não converge na testa, olhos azuis, cabelos ruivos e cacheados.

Suponha que o casal tenha se relacionado e gerado filhos(as). Considerando as características destes pais, responda:

a)     Como poderá(ão) ser o(a)s filho(a)s deste casal? Descreva algumas possibilidades.

b)     Como ocorre essa herança de características dos pais ou ancestrais para os descendentes?

c)     Você sabe quais são e como agem os mecanismos que fazem com que as características se perpetuem e/ou se modifiquem a o longo das gerações? Pesquisem a respeito e descrevam, utilizando ilustrações.

3)   Pesquise os seguintes conceitos da genética:

a)  Gene e alelos.

b)  Cromossomos.

c)  Homozigoto e Heterozigoto.

d)  Genótipo e fenótipo

4)    Você sabe o que é um heredograma? Pesquise sobre e desenhe um exemplo abaixo.

Matemática 3ºA EM- Retomando conceitos - Espaço amostral

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: Matemática

TURMA: 3ºA

PROFESSOR : Ângelo Antonio da Rocha Cândido

CONTEÚDO: Retomando conceitos - Espaço amostral

 

TDIC:

(x) GRUPOS DE WHATSAPP

(x) MATERIAIS  IMPRESSO

(x) BLOGG

(x) OUTROS-Plataforma de Ensino Khan Academy

Período: 05/10 – 09/10

 

Horas/ aulas:  5 Aulas

 

OBJETIVO DE CONHECIMENTO: Noções de probabilidade básica: espaço amostral, evento aleatório (equiprovável). Contagem de possibilidades. Cálculo de probabilidades simples

HABILIDADES: Calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo, e reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.

ATIVIDADES:

·         - Assistir as aulas no CMSP;

·         - Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;

·         - Resolver as atividades do caderninho, do  Blog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.

·         Caderno do aluno 

AVALIAÇÃO:

·          Interação e engajamento;

·         Resolução das atividades propostas no caderninho, no blog e na Plataforma de Ensino Khan Academy.

Pais e alunos, quem puder seria melhor se realizassem as atividades on line dentro da Plataforma Khan Academy, não precisando imprimir.

Agora é com vocês!

Click aqui  e tenha acesso a maior e melhor Plataforma de Ensino de Matemática do mundo (KHAN ACADEMY) onde você poderá estudar com vídeos, exemplos, explicações, exercícios, dicas e atividades valendo nota (3º Bimestre) e um monte de aprendizado. Não esqueça de acessar com sua senha.

https://pt.khanacademy.org/math/pt-5-ano/probabilidade-e-estatistica-5ano/eventos-aleatorios-5ano/v/experimento-aleatrio-e-o-espao-amostral

Mais vídeos de apoio.

                           


Mais sobre o assunto, e mais atividades.

Experimento aleatório e ponto amostral

Um experimento aleatório pode ser repetido inúmeras vezes e nas mesmas condições e, mesmo assim, apresenta resultados diferentes. Cada um desses resultados possíveis é chamado de ponto amostral. São exemplos de experimentos aleatórios:

a) Cara ou coroa

Lançar uma moeda e observar se a face voltada para cima é cara ou coroa é um exemplo de experimento aleatório. Se a moeda não for viciada e for lançada sempre nas mesmas condições, poderemos ter como resultado tanto cara quanto coroa.

b) Lançamento de um dado

Lançar um dado e observar qual é o número da face superior também é um experimento aleatório. Esse número pode ser 1, 2, 3, 4, 5 ou 6 e cada um desses resultados apresenta a mesma chance de ocorrer. Em cada lançamento, o resultado pode ser igual ao anterior ou diferente dele.

Observe que, no lançamento da moeda, as chances de repetir o resultado anterior são muito maiores.

c) Retirar uma carta aleatória de um baralho

Cada carta tem a mesma chance de ocorrência cada vez que o experimento é realizado, por isso, esse é também um experimento aleatório.

 

Espaço amostral

espaço amostral (Ω) é o conjunto formado por todos os resultados possíveis de um experimento aleatório. Em outras palavras, é o conjunto formado por todos os pontos amostrais de um experimento. Veja exemplos:

a) O espaço amostral do experimento “cara ou coroa” é o conjunto S = {Cara, Coroa}. Os pontos amostrais desse experimento são os mesmos elementos desse conjunto.

b) O espaço amostral do experimento “lançamento de um dado” é o conjunto S = {1, 2, 3, 4, 5, 6}. Os pontos amostrais desse experimento são 1, 2, 3, 4, 5 e 6.

espaço amostral também é chamado de Universo e pode ser representado pelas outras notações usadas nos conjuntos. Além disso, todas as operações entre conjuntos valem também para espaços amostrais.

número de elementos do espaço amostral, número de pontos amostrais do espaço amostral ou número de casos possíveis em um espaço amostral é representado da seguinte maneira: n(Ω).

 

 

Evento

Um evento é qualquer subconjunto de um espaço amostral. Ele pode conter nenhum elemento (conjunto vazio) ou todos os elementos de um espaço amostral. O número de elementos do evento é representado da seguinte maneira: n(E), sendo E o evento em questão.

São exemplos de eventos:

a) Sair cara em um lançamento de uma moeda

evento é sair cara e possui um único elemento. A representação dos eventos também é feita com notações de conjuntos:

E = {cara}

O seu número de elementos é n(E) = 1.

b) Sair um número par no lançamento de um dado.

evento é sair um número par:

E = {2, 4, 6}

O seu número de elementos é n(E) = 3.

Os eventos que possuem apenas um elemento (ponto amostral) são chamados de simples. Quando o evento é igual ao espaço amostral, ele é chamado de evento certo e sua probabilidade de ocorrência é de 100%. Quando um evento é igual ao conjunto vazio, ele é chamado de evento impossível e possui 0% de chances de ocorrência.

 Exercícios

 







Biologia 1º Termo EM EJA - Alimentação e saúde

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: BIOLOGIA Professor: Bruno Domingues

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1º TERMO – Alimentação e saúde - parte 1



Neste tema, você conhecerá os principais nutrientes que compõem os alimentos, para construir a ideia do que seria um prato ideal e de como isso promove sua saúde.

1)    Analise o cardápio a seguir:

Cardápio A – Arroz, Feijão, Bife, Ovo e Refrigerante.

Cardápio B – Hambúrguer, Batatinha frita e Refrigerante.

a) Em ambos os casos, faltam ou sobram alguns tipos de nutrientes importantes. Você sabe quais são?

b)    Quais são os nutrientes presentes nos alimentos? O que é necessário para que uma alimentação seja considerada saudável?

2)    Alimento é tudo aquilo que se come, ou seja, a comida que é ingerida. Os alimentos são feitos de diversas moléculas, conhecidas como biomoléculas. No sistema digestório humano, as biomoléculas são divididas em moléculas menores, que podem ser assimiladas pelo organismo. Transformadas em moléculas menores, elas atravessam a parede do intestino e entram na corrente sanguínea, para, então, serem distribuídas, pelo sangue, a todas as células do corpo. Essas moléculas (e outras substâncias pequenas que não passam por essa transformação, como os sais minerais e as vitaminas), obtidas do meio ambiente e que são capazes de atravessar a parede do intestino, são importantes para o organismo e devem ser repostas periodicamente. Elas também são chamadas de nutrientes. A transformação em moléculas menores é feita com a participação de substâncias produzidas no organismo, as enzimas.

a)    O que são enzimas?

3)    As principais biomoléculas: Glicídios Também chamados de açúcares ou carboidratos, os glicídios são divididos em três grupos. Pesquise o que são:

a)   Monossacarídeos:

b)   Dissacarídeos:

c)   Polissacarídeos:

4)    Pesquise o que são fibras alimentares, sua importância para saúde alguns exemplos de alimentos ricos dessa celulose.

5)    Pesquise o que são proteínas, sua importância para a saúde e alguns exemplos de alimentos ricos dessas grandes moléculas.

6)    Pesquise o que são lipídios, sua importância para a saúde e alguns exemplos de alimentos ricos desse grupo de biomoléculas. Pesquise também sobre esses 3 tipos de lipídios: Triglicerídeos, fosfolipídios, esteroides.

7)    O que é colesterol? E o que é colesterol bom e ruim? E como eles afetam a saúde?

Educação Física 3ª Série EM - Lazer e esporte de alto rendimento

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA        Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

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Nome:______________________________ Nº ___ 3ªA Data __/__/__

3º BIMESTRE

 Parte I – Lazer e esporte de alto rendimento (09/10)



ATIVIDADE

 1) Pesquise as diferenças entre o lazer e esporte de alto rendimento.

 Parte II – Atividades de recuperação (Apenas para quem ficou sem notas nos determinados bimestres)

Recuperação 1º Bimestre

·         Elaborar 10 questões sobre os conteúdos do bimestre e responder.

Recuperação 2º Bimestre

·         Elaborar 10 questões sobre os conteúdos do bimestre e responder.

 

Biologia 3ª Série EM - Mecanismo da evolução das espécies

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: BIOLOGIA Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

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3º BIMESTRE

Parte I – Mecanismo da evolução das espécies (09/10)



Link: https://www.youtube.com/watch?v=iVTqnNuZLPE (05/10)

 Atividades sobre aula

1)    O que é Neodarwinismo e a Teoria Sintética da Evolução?

2)    O que é a variabilidade genética?

3)    Como ocorrem as mutações e a recombinação gênica?

 

Parte II – Atividades de recuperação (Apenas para quem ficou sem notas nos determinados bimestres)

Recuperação 1º Bimestre

·         Elaborar 10 questões sobre os conteúdos do bimestre e responder.

Recuperação 2º Bimestre

·         Elaborar 10 questões sobre os conteúdos do bimestre e responder.

Tecnologia e Inovação 1ª Série, 2ª Série e 3ª Série EM - Internet segura e tipos de internautas

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO       Professor: Bruno Domingues

ATENÇÃO

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3º BIMESTRE

 Parte I – Internet segura e tipos de internautas (09/10)



Link 1ª série: https://www.youtube.com/watch?v=p9RWcm8qJdo (06/10)



Link 2ª série: https://www.youtube.com/watch?v=MnU1g-FJZJk (06/10)



Link 3ª série: https://www.youtube.com/watch?v=5L0sTZyYsjA (06/10)

 

Atividades sobre a aula

1)    Quais dicas de segurança e comportamento online aprendemos com a aula.

 

Parte II – Atividades de recuperação (Apenas para quem ficou sem notas nos determinados bimestres)

Recuperação 1º Bimestre

·         Elaborar 5 questões sobre os conteúdos do bimestre e responder.

Recuperação 2º Bimestre

·         Elaborar 5 questões sobre os conteúdos do bimestre e responder.