2º
TERMO – Transmissão da vida – Mecanismos de variabilidade genética e
hereditariedade
Para
iniciar os estudos, reflita sobre o ditado popular: “Filho de peixe, peixinho
é”. O que significa a frase para você?
Qual
a relação observável entre pais/mães e filho(a)s? Todo(a)s o(a)s filho(a)s são
iguais aos pais?
O
fato do “filho” de peixe ser um peixinho estaria relacionado à genética ou à
hereditariedade? Explique.
Qual
é o seu conceito de hereditariedade?
1)Pesquise
sobre os chamados “Pioneiros da Genética” e indique quem pode ser considerado o
Pai da Genética.
2)Mecanismos
de variabilidade genética. Observe as características descritas abaixo:
Homem
- nariz arredondado, com covinha no queixo, sem sardas, cabelo convergindo na
testa, olhos castanhos, cabelos escuros e lisos.
Mulher
- nariz afilado, com covinha no queixo, com sardas, o cabelo não converge na
testa, olhos azuis, cabelos ruivos e cacheados.
Suponha
que o casal tenha se relacionado e gerado filhos(as). Considerando as características
destes pais, responda:
a)Como
poderá(ão) ser o(a)s filho(a)s deste casal? Descreva algumas possibilidades.
b)Como
ocorre essa herança de características dos pais ou ancestrais para os
descendentes?
c)Você
sabe quais são e como agem os mecanismos que fazem com que as características
se perpetuem e/ou se modifiquem a o longo das gerações? Pesquisem a respeito e
descrevam, utilizando ilustrações.
3)Pesquise
os seguintes conceitos da genética:
a)Gene
e alelos.
b)Cromossomos.
c)Homozigoto
e Heterozigoto.
d)Genótipo
e fenótipo
4)Você
sabe o que é um heredograma? Pesquise sobre e desenhe um exemplo abaixo.
OBJETIVO DE
CONHECIMENTO:Noções
de probabilidade básica: espaço amostral, evento aleatório (equiprovável).
Contagem de possibilidades. Cálculo de probabilidades simples
HABILIDADES:Calcular a probabilidade de eventos, com base na
construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo, e
reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço
amostral é igual a 1.
ATIVIDADES:
·-
Assistir as aulas no CMSP;
·-
Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;
·-
Resolver as atividades do caderninho, doBlog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.
·Caderno do aluno
AVALIAÇÃO:
·Interação e engajamento;
·Resolução
das atividades propostas no caderninho, no blog e na Plataforma de Ensino Khan
Academy.
Um experimentoaleatório pode ser repetido inúmeras vezes e nas
mesmas condições e, mesmo assim, apresenta resultados diferentes. Cada um
desses resultados possíveis é chamado de pontoamostral. São exemplos
de experimentos aleatórios:
a) Cara ou coroa
Lançar uma moeda e observar se a face voltada para cima é cara ou coroa
é um exemplo de experimentoaleatório. Se a moeda não for viciada e for lançada
sempre nas mesmas condições, poderemos ter como resultado tanto cara quanto
coroa.
b) Lançamento de um dado
Lançar um dado e observar qual é o número da face superior também é
um experimentoaleatório. Esse
número pode ser 1, 2, 3, 4, 5 ou 6 e cada um desses resultados apresenta a
mesma chance de ocorrer. Em cada lançamento, o resultado
pode ser igual ao anterior ou diferente dele.
Observe que, no lançamento da moeda, as chances de repetir o resultado
anterior são muito maiores.
c) Retirar uma carta aleatória de um baralho
Cada carta tem a mesma chance de ocorrência cada vez que o experimento é
realizado, por isso, esse é também um experimentoaleatório.
Espaço amostral
O espaçoamostral (Ω) é
o conjunto formado por todos os resultados possíveis de um experimentoaleatório. Em outras
palavras, é o conjunto formado por todos os pontosamostrais de um experimento. Veja exemplos:
a) O espaçoamostral do experimento “cara ou coroa” é o
conjunto S = {Cara, Coroa}. Os pontosamostrais desse experimento são os mesmos
elementos desse conjunto.
b) O espaçoamostral do experimento “lançamento de um dado” é
o conjunto S = {1, 2, 3, 4, 5, 6}. Os pontosamostrais desse experimento são 1, 2, 3, 4, 5 e 6.
O espaçoamostral também
é chamado de Universo e pode ser
representado pelas outras notações usadas nos conjuntos. Além disso, todas as operações entre conjuntos valem também para
espaços amostrais.
O númerodeelementos do espaço amostral, número de pontos
amostrais do espaçoamostral ou número de casos possíveis em um espaço
amostral é representado da seguinte maneira: n(Ω).
Evento
Um evento é qualquer subconjunto
de um espaço amostral. Ele pode conter nenhum elemento (conjunto vazio) ou
todos os elementos de um espaçoamostral. O número de elementos do evento é
representado da seguinte maneira: n(E), sendo E o evento em questão.
São exemplos de eventos:
a) Sair cara em um lançamento de uma moeda
O evento é sair cara e
possui um único elemento. A representação dos eventos também é feita com
notações de conjuntos:
E = {cara}
O seu número de elementos é n(E) = 1.
b) Sair um número par no lançamento de um dado.
O evento é sair um número par:
E = {2, 4, 6}
O seu número de elementos é
n(E) = 3.
Os eventos que possuem apenas um elemento (ponto
amostral) são chamados de simples. Quando o evento é igual ao espaçoamostral, ele
é chamado de evento
certo e sua probabilidade de
ocorrência é de 100%. Quando um evento é igual ao conjunto vazio, ele é chamado
de evento
impossível e possui 0% de chances de ocorrência.
Neste
tema, você conhecerá os principais nutrientes que compõem os alimentos, para
construir a ideia do que seria um prato ideal e de como isso promove sua saúde.
1)Analise
o cardápio a seguir:
Cardápio
A – Arroz, Feijão, Bife, Ovo e Refrigerante.
Cardápio
B – Hambúrguer, Batatinha frita e Refrigerante.
a)Em
ambos os casos, faltam ou sobram alguns tipos de nutrientes importantes. Você
sabe quais são?
b)Quais
são os nutrientes presentes nos alimentos? O que é necessário para que uma
alimentação seja considerada saudável?
2)Alimento
é tudo aquilo que se come, ou seja, a comida que é ingerida. Os alimentos são
feitos de diversas moléculas, conhecidas como biomoléculas. No sistema
digestório humano, as biomoléculas são divididas em moléculas menores, que
podem ser assimiladas pelo organismo. Transformadas em moléculas menores, elas
atravessam a parede do intestino e entram na corrente sanguínea, para, então,
serem distribuídas, pelo sangue, a todas as células do corpo. Essas moléculas
(e outras substâncias pequenas que não passam por essa transformação, como os
sais minerais e as vitaminas), obtidas do meio ambiente e que são capazes de
atravessar a parede do intestino, são importantes para o organismo e devem ser
repostas periodicamente. Elas também são chamadas de nutrientes. A
transformação em moléculas menores é feita com a participação de substâncias
produzidas no organismo, as enzimas.
a)O
que são enzimas?
3)As
principais biomoléculas: Glicídios Também chamados de açúcares ou carboidratos,
os glicídios são divididos em três grupos. Pesquise o que são:
a)Monossacarídeos:
b)Dissacarídeos:
c)Polissacarídeos:
4)Pesquise
o que são fibras alimentares, sua importância para saúde alguns exemplos de
alimentos ricos dessa celulose.
5)Pesquise
o que são proteínas, sua importância para a saúde e alguns exemplos de
alimentos ricos dessas grandes moléculas.
6)Pesquise
o que são lipídios, sua importância para a saúde e alguns exemplos de alimentos
ricos desse grupo de biomoléculas. Pesquise também sobre esses 3 tipos de
lipídios: Triglicerídeos, fosfolipídios, esteroides.
7)O
que é colesterol? E o que é colesterol bom e ruim? E como eles afetam a saúde?