sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Matemática 3ºA EM- Retomando conceitos - Espaço amostral

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: Matemática

TURMA: 3ºA

PROFESSOR : Ângelo Antonio da Rocha Cândido

CONTEÚDO: Retomando conceitos - Espaço amostral

 

TDIC:

(x) GRUPOS DE WHATSAPP

(x) MATERIAIS  IMPRESSO

(x) BLOGG

(x) OUTROS-Plataforma de Ensino Khan Academy

Período: 05/10 – 09/10

 

Horas/ aulas:  5 Aulas

 

OBJETIVO DE CONHECIMENTO: Noções de probabilidade básica: espaço amostral, evento aleatório (equiprovável). Contagem de possibilidades. Cálculo de probabilidades simples

HABILIDADES: Calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo, e reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.

ATIVIDADES:

·         - Assistir as aulas no CMSP;

·         - Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;

·         - Resolver as atividades do caderninho, do  Blog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.

·         Caderno do aluno 

AVALIAÇÃO:

·          Interação e engajamento;

·         Resolução das atividades propostas no caderninho, no blog e na Plataforma de Ensino Khan Academy.

Pais e alunos, quem puder seria melhor se realizassem as atividades on line dentro da Plataforma Khan Academy, não precisando imprimir.

Agora é com vocês!

Click aqui  e tenha acesso a maior e melhor Plataforma de Ensino de Matemática do mundo (KHAN ACADEMY) onde você poderá estudar com vídeos, exemplos, explicações, exercícios, dicas e atividades valendo nota (3º Bimestre) e um monte de aprendizado. Não esqueça de acessar com sua senha.

https://pt.khanacademy.org/math/pt-5-ano/probabilidade-e-estatistica-5ano/eventos-aleatorios-5ano/v/experimento-aleatrio-e-o-espao-amostral

Mais vídeos de apoio.

                           


Mais sobre o assunto, e mais atividades.

Experimento aleatório e ponto amostral

Um experimento aleatório pode ser repetido inúmeras vezes e nas mesmas condições e, mesmo assim, apresenta resultados diferentes. Cada um desses resultados possíveis é chamado de ponto amostral. São exemplos de experimentos aleatórios:

a) Cara ou coroa

Lançar uma moeda e observar se a face voltada para cima é cara ou coroa é um exemplo de experimento aleatório. Se a moeda não for viciada e for lançada sempre nas mesmas condições, poderemos ter como resultado tanto cara quanto coroa.

b) Lançamento de um dado

Lançar um dado e observar qual é o número da face superior também é um experimento aleatório. Esse número pode ser 1, 2, 3, 4, 5 ou 6 e cada um desses resultados apresenta a mesma chance de ocorrer. Em cada lançamento, o resultado pode ser igual ao anterior ou diferente dele.

Observe que, no lançamento da moeda, as chances de repetir o resultado anterior são muito maiores.

c) Retirar uma carta aleatória de um baralho

Cada carta tem a mesma chance de ocorrência cada vez que o experimento é realizado, por isso, esse é também um experimento aleatório.

 

Espaço amostral

espaço amostral (Ω) é o conjunto formado por todos os resultados possíveis de um experimento aleatório. Em outras palavras, é o conjunto formado por todos os pontos amostrais de um experimento. Veja exemplos:

a) O espaço amostral do experimento “cara ou coroa” é o conjunto S = {Cara, Coroa}. Os pontos amostrais desse experimento são os mesmos elementos desse conjunto.

b) O espaço amostral do experimento “lançamento de um dado” é o conjunto S = {1, 2, 3, 4, 5, 6}. Os pontos amostrais desse experimento são 1, 2, 3, 4, 5 e 6.

espaço amostral também é chamado de Universo e pode ser representado pelas outras notações usadas nos conjuntos. Além disso, todas as operações entre conjuntos valem também para espaços amostrais.

número de elementos do espaço amostral, número de pontos amostrais do espaço amostral ou número de casos possíveis em um espaço amostral é representado da seguinte maneira: n(Ω).

 

 

Evento

Um evento é qualquer subconjunto de um espaço amostral. Ele pode conter nenhum elemento (conjunto vazio) ou todos os elementos de um espaço amostral. O número de elementos do evento é representado da seguinte maneira: n(E), sendo E o evento em questão.

São exemplos de eventos:

a) Sair cara em um lançamento de uma moeda

evento é sair cara e possui um único elemento. A representação dos eventos também é feita com notações de conjuntos:

E = {cara}

O seu número de elementos é n(E) = 1.

b) Sair um número par no lançamento de um dado.

evento é sair um número par:

E = {2, 4, 6}

O seu número de elementos é n(E) = 3.

Os eventos que possuem apenas um elemento (ponto amostral) são chamados de simples. Quando o evento é igual ao espaço amostral, ele é chamado de evento certo e sua probabilidade de ocorrência é de 100%. Quando um evento é igual ao conjunto vazio, ele é chamado de evento impossível e possui 0% de chances de ocorrência.

 Exercícios

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário