O cartaz acima foi encomendado
por uma indústria estadunidense em 1943 com a intenção de estimular suas
operarias. Durante as duas guerras mundiais, enquanto boa parte da mão de obra
masculina estava na frente de combate, muitas mulheres os substituíram na
indústria e em outros campos do mercado de trabalho. Ao termino da Segunda
Guerra Mundial, em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o
primeiro acordo internacional que assegurava princípios de igualdade entre
homens e mulheres.
O artigo 5°. da nossa
Constituição Federal de 1988 afirma que “homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações”.
Entretanto, verificamos que existe um grande abismo entre a lei e a realidade
vivenciada. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE), referentes aos anos de 2015 e 2017, a média salarial dos homens e 2.306
reais, enquanto a das mulheres e de 1.764 reais. Na política, a questão da
representação feminina e ainda mais complexa: na Câmara, as mulheres
representam apenas 10,5% do total de deputados(as) eleitos(as). Isso justifica
a urgência da realização de ações voltadas para o enfrentamento das
desigualdades, garantindo a igualdade, a liberdade e a autonomia das mulheres.
Fonte: Elaborado especialmente
para o Material de apoio ao Currículo Paulista.
Atividade 1
Realize uma entrevista com as mulheres do
seu convívio familiar. Você poderá utilizar o roteiro a seguir:
a) Você se considera uma mulher independente?
b) Quem são os responsáveis pelos serviços domésticos
em sua casa?
c) Quem são os responsáveis pela elaboração
da lista de compras de sua casa? E quem
paga por elas?
ATIVIDADE 2
Leia o texto abaixo com muita atençãoem seguida responda as questões:
A
visão da mulher sobre o casamento durante o feudalismo
Dificilmente
documentos do período medieval apresentam a percepção das mulheres sobre o casamento
durante o feudalismo. É importante ressaltar que a maior parte das
publicações e representações feitas durante a Idade Média foram realizadas
pela Igreja, e que esse sacramento só começou a ser ministrado por ela a
partir do século XII. Grande parte das informações que temos sobre o
casamento na época feudal vieram, portanto, de homens pertencentes ao clero,
que eram forçados ao celibato e supostamente deveriam praticar a castidade.
Como eles poderiam então falar sobres as práticas matrimoniais? E preciso,
então, olhar criticamente para estes testemunhos, levando em consideração que
a grande preocupação do clero era construir um modelo moral a ser respeitado
pela sociedade ocidental.
Fonte: Texto adaptado de: DUBY, G., LARDREAU,
G. L. Diálogos sobre a Nova História. Dom Quixote, 1989. p.93.
a) De acordo com o texto, por quem eram
produzidos a maior parte dos documentos sobre questões relacionadas aos
matrimônios durante a Idade Média?
b)Conseguimos identificar, a partir desses
documentos, a perspectiva das mulheres daquela época em relação aos seus
casamentos? Justifique sua resposta.
c)Qual era a grande preocupação da Igreja ao
produzir textos relacionados a questões
Descrever, analisar e comparar as experiências ditatoriais na América Latina, seus procedimentos (econômicos, sociais, de censura e repressão) e vínculos com o poder, em nível nacional e internacional e a atuação de movimentos de contestação às ditaduras.
Assista a aula, registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas
ATIVIDADES
1- Do ponto de vista político, como você definiria o conceito de golpe?
2- Leitura e análise de texto.
"Para os países da América Latina alinhados aos EUA no contexto da Guerra Fria, a ameaça comunista tornou-se um fator de legitimação e exportação da Doutrina de Segurança Nacional. Essa política serviu como um alerta aos militares, que visavam garantir a segurança nacional contra os (inimigos internos) e a manutenção dos regimes, coibindo projetos de reformas. Exemplos como a Revolução Cubana, que instituiu um regime socialista, os governos do México e da Argentina, que propunham mudanças de reforma agrária e nas relações de trabalho, e do Chile, que previa a implementação do socialismo pelas vias democráticas com Salvador Allende, foram coibidos por militares com o apoio dos norte-americanos.
Como consequência, grande parte dos países da América Latina, incluindo o Brasil, tiveram a implementação de regimes ditatoriais de caráter civil-militar em seu território.
As ditaduras militares no Brasil (1964-1985), Argentina (1976-1983), Uruguai (1973-1985), Chile (1973-1990), Bolívia (1964-1982) e Paraguai (1954-1989) chegaram a manter entre si uma poderosa rede de alinhamento para perseguir todos os tipos de opositores ao regime.
- Quais acontecimentos históricos ocorridos na América Latina alertaram os EUA?
3- Escolha um país entre Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia e Paraguai e realize uma pesquisa destacando os seguintes aspectos:
Antecedentes no país.
Período de vigência da ditadura e dos seus governantes.
Participação dos EUA e relação com os governos ditatoriais.
Grupos de resistência no combate ao regime ditatorial.
A resistência expressada nas artes plásticas, na música ou no teatro.
Processo de democratização: anistia ou responsabilização dos envolvidos no regime.
Leia o texto e assista o vídeo para realizar as atividades propostas.
A escravidão foi uma das instituições mais trágicas já ocorridas. No
Brasil, milhões de negros foram sequestrados do Continente Africano e
submetidos ao trabalho escravo por mais de trezentos anos. A abolição da
escravidão em 1888 não promoveu a plena integração dos ex-escravizados à
sociedade brasileira. Sequer o seu legado e a história de seus ancestrais foram
lembradas. Com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,
que determina que o ensino da História do Brasil levará em conta as
contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo
brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia (LDB, art.
25, § 4º), é possível analisarmos esse legado, valorizando seus patrimônios e
sua História. No ano de 2003, a LDB foi alterada recebendo um reforço para o
estudo da história da cultura afro-brasileira, conforme previsto na Lei
10.639/2003. A partir destes princípios jurídicos e educacionais, os Currículos
escolares foram alterados, contemplando o ensino de História da África.
Fonte: Elaborado especialmente para o São Paulo Faz
Escola.
Atividade 1
a) Use sua atitude historiadora para realizar as atividade a seguir:
fa Faça um resumo destacando as características socioculturais (a religião, arte, politica, etc.) do seguintes reinos a baixo:
Caracterizar e contextualizar aspectos das relações entre os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX.
Objetivo:
Contextualizar aspectos diferentes dentro da relação entre os Estados Unidos da América do Norte com a América Latina no século XIX.
Assista a aula, registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas
Destino Manifesto
Os Estados Unidos e a América Latina. Uma das justificativas dos norte-americanos para "vigiar" a América Latina e, consequentemente, garantir os seus interesses econômicos e políticos no continente. assim como os europeus justificavam suas ideologias com o slogan "O fardo do homem branco", os norte-americanos acreditavam que estavam predestinados a acabar com as supostas "raças fracas" w transformar possivelmente toda a humanidade em anglo-saxônica, segundo um dos seus principais líderes Josiah Strong (1847-1916). A expansão norte-americana ocorreu em duas grandes frentes: a primeira aconteceu com a ampliação das fronteiras do Atlântico ao Pacífico, pela compra ou conquista de terras; a segunda, com a política imperialista na América Latina, visando à exploração de riquezas minerais, como empresas mineradoras no Chile e na Bolívia, à exploração petrolífera no México e na Venezuela, às empresas açucareiras em Cuba. A criação da república do Panamá foi outro exemplo da política imperialista norte-americana nas Américas.
Ampliação das fronteiras do Atlântico ao Pacífico
Independência das Treze Colônias.
Crescimento populacional e econômico
Marcha para Oeste
Compra:
Lusiana (França)
Flórida (Espanha)
Alasca (Rússia)
Homestead Act (1862) Lei de Povoamento
Conquista:
Guerra México Americana
TEXAS anexado aos Estados Unidos - Tratado Guadalupe Hidalgo
Corrida do Ouro (1846-1848)
Califórnia
Novo México
Doutrina Monroe
O seu pensamento consistia em três pontos:
1º A não criação de novas colônias mas Américas.
2º A não intervenção nos assuntos internos dos países americanos.
3º A não intervenção dos Estados Unidos em conflitos relacionados aos países europeus como guerras entre esses países e suas colônias.
O Big Stick
O Big Stick ("grande porrete") refere-se ao estilo de diplomacia usado pelo presidente Theodore Roosevelt Jr. (presidente dos Estados Unidos entre 1901 e 1909), como corolário da Doutrina Monroe (1823), segundo o qual os Estados Unidos deveriam exercer a sua política externa como forma de deter as intervenções europeias, principalmente britânicas, no continente americano. Dessa maneira, os EUA assumiriam a liderança dentro do continente.
Emenda Platt
Emenda Platt foi um dispositivo legal, inserido na Carta Constitucional de Cuba, que autorizava os Estados Unidos a intervir naquele país a qualquer momento em que interesses recíprocos de ambos os países fossem ameaçados. Dessa forma, na prática, Cuba passou a ser um protetorado estadunidense.
A Emenda Platt representou uma ingerência nos assuntos cubanos, restringindo o exercício soberano da política externa e comercial de Cuba.
A Conquista do Oeste
Independência dos EUA 1776
Tempos difíceis nas primeiras décadas
O governo não conseguia controlar o território e arrecadas impostos
A Economia
Indústria de tecelagem
Indústria de fiação
Revolução nos transportes
Revolução nos Transportes
Criação do barco a vapor (inventor: Robert Futon - 1807)
Estradas de ferro (década de 1840)
Imigração
Imigrantes europeus
42 milhões de europeus nos EUA ( 1820-1930)
italianos, irlandeses, alemães, ingleses, judeus (europeus e asiáticos)
Objetivo dos imigrantes: "fazer a América"
Trabalhavam nas indústrias no Norte e nas terras do Oeste
Tinham esperança que no Oeste poderiam trabalhar, , expressar-se e praticar suas religiões
"Navio de Imigrantes" - John Charles Dollman.Pintor inglês (1851-1934)
Marcha para o Oeste
Do litoral para o interior dos EUA
Foram em pequenos navios pelo Mississipi e pelo Missoure (rios)
Foram também em carroções por terra
Destino Manifesto
Achavam que os colonos norte-americanos haviam sido escolhidos por Deus para expandir-se pelas terras do continente americano
Levariam consigo a CIVILIZAÇÃO
Lei de Terras (1862)
Imigrantes europeus
O governo cedia um lote de terra no Oeste por apenas 10 dólares
Foi uma espécie de Reforma Agrária
Ampliou o número de pequenos proprietários
Aumentou a oferta de alimentos
Os preços dos alimentos baixaram
Estimulou o desenvolvimento do país
Territórios conquistados e seus preços
Louisiana - 5 milhões de dólares (1803) Flórida - 15 milhões de dólares (1819) Alasca - 7,2 milhões de dólares (1867) Óregon ( Costa do Pacífico) - acordo diplomático México- mais da metade do território tomado através de guerra (1848) Ganharam acesso ao Pacífico
Fonte das imagens: site do National Museum of American History.
Havia diferenças entre a REGIÃO CENTRO-NORTE e a REGIÃO SUL
CENTRO-NORTE : trabalho livre e pequena propriedade, indústrias, mercado interno
SUL: trabalho escravo, grande propriedade escravista, mercado externo. ex: anil, fumo,algodão
Havia conflito entre as duas regiões
Sul - queria conservar a escravidão
Norte - queria o fim da escravidão
1860- ABRAHAM LINCOLN : eleito presidente dos EUA ( representava o NORTE)
Curiosidade - O Ceará na Guerra da Secessão
A Guerra de Secessão (1860-1865) ocorrida nos Estados Unidos, trouxe a riqueza algodoeira para o Ceará. No período mais glorioso do Império britânico, quando o comércio mundial crescia num ritmo sem precedentes, a indústria ficou ameaçada de entrar em colapso devido ao impedimento da exportação do algodão dos Estados Unidos, em decorrência dessa guerra. Com a corrida do algodão, o Brasil por suas condições favoráveis, tornou-se o maior produtor mundial dessa fibra, sendo o algodão cearense preferido entre os demais por sua qualidade, alvura e asseio. Iniciou-se então uma fase particularmente propícia ao desenvolvimento econômico do Ceará. Em julho de 1873, os trens da Via Férrea de Baturité passam a ligar a capital ao interior. A construção da Estrada de Ferro e a conexão de trem com o porto, marcam o período da economia calcada no cultivo de algodão num contexto muito favorável à Fortaleza e a todo o Estado. A cidade abre-se ao mundo e amplia sua relação com o sertão. Para que os mascates fortalezenses ganhassem dinheiro, o trem teve de se expandir e se conjugar com o porto.
Quem foi Abraham Lincoln?
Abolicionista moderado
Defensor da indústria
Defensor da unidade Norte-Americana
Frase: "CHEGOU UM TEMPO EM QUE PERCEBI QUE A ESCRAVIDÃO DEVERIA MORRER PARA QUE A NAÇÃO PUDESSE VIVER"
Descontentes, 7 estados do SUL se separam dos EUA e formaram um outro país: ESTADOS CONFEDERADOS DA AMÉRICA
GUERRA DA SECESSÃO: NORTE X SUL ( GUERRA CIVIL) 1861-1865
Planta Anil. Serve para fazer corante
Escravizados na colheita de algodão nos EUA no século XIX
Cidadania x Racismo
6 de dezembro de 1865: Abolição da Escravidão nos EUA (13ª emenda constitucional)
1868- Todas as pessoas nascidas nos EUA ou naturalizadas seriam consideradas cidadãos norte-americanos (14ª emenda constitucional)
Teoricamente os afro-americanos seriam cidadãos e teriam os mesmos direitos dos brancos
A elite branca, principalmente do Sul, impedia o direto do negro à cidadania.
O racismo continuou sendo praticado impunemente
Negros e brancos não poderiam estudar na mesma escola, nem usar os mesmos banheiros públicos e nem serem atendidos nos mesmos hospitais
1960: aprovadas leis que proibiam a segregação racial no emprego, locais públicos e nas eleições.
Prosperidade e Intervencionismo
Após a guerra civil o governo reconstruiu o país
Entrada de capitais estrangeiros
Incentivo à indústria nacional
Entrada de imigrantes ( mão-de-obra farta e barata)
Ajudaram na prosperidade: os recursos naturais, terras férteis e ferrovias transcontinentais
Final do século XIX, os EUA se tornou uma das maiores potências industriais do mundo
Rica burguesia industrial
Classe operária organizada
Concentração de capital nas mãos de pequeno grupo de magnatas que controlavam preços, matéria-prima, transporte e faziam regras de comércio
O Imperialismo
Praticado pelos EUA na América Latina e Filipinas
Viam os povos da América Latina como atrasados
Acreditavam que levavam democracia a civilização a esses povos
1898- EUA anexam ilhas do Havaí
Ajudam Cuba a vencer a guerra de independência contra a Espanha
Com a vitória de Cuba, os EUA adquiriram: a influência sobre Cuba e o território das Filipinas que era dominado pela Espanha .
1901-1909- o imperialismo dos EUA se intensificou ( presidente Theodore Roosevelt)
Theodore Roosevelt criou a política do Big Stick ( porrete grande) - usava a intimidação pela força para dominar os latino-americanos
Nesta charge, observamos a política do Big Stick, de Theodore Roosevelt, transformando o Mar do Caribe em um 'lago' norte-americano
Entre 1890-1930- os fuzileiros navais dos EUA as ilhas do Caribe (Cuba e República Dominicana)
Dominaram a Nicarágua (América Central)
Dominaram as Filipinas
Dominaram o Panamá (pertencia à Colômbia , mas os EUA ajudaram na independência do Panamá em 1903)
O Panamá mudou de nome para República do Panamá
EUA controlava o canal que ligava o Atlântico ao Pacífico no Panamá
Em 1904, os EUA construíram o Canal do Panamá em apenas 10 anos.
O Canal do Panamá facilitava o transporte de mercadorias e dava lucros e poder aos EUA.
Vídeo sobre como funciona o canal do Panamá
O canal teve a construção iniciada em 1904 e foi inaugurado oficialmente em 15 de agosto de 1914
ATIVIDADE
1- Faça um Mapa Mental sobre os Estados Unidos da América século XIX.