segunda-feira, 30 de novembro de 2020

História 8º Ano EF - Estados Unidos da América século XIX

 Aula exibida no CMSP - 27/11/2020





Habilidade:

  • Caracterizar e contextualizar aspectos das relações entre os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX.
Objetivo:
  • Contextualizar aspectos diferentes dentro da relação entre os Estados Unidos da América do Norte com a América Latina no século XIX.
Assista a aula, registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

Destino Manifesto

Os Estados Unidos e a América Latina. Uma das justificativas dos norte-americanos para "vigiar" a América Latina e, consequentemente, garantir os seus interesses econômicos e políticos no continente. assim como os europeus justificavam suas ideologias com o slogan "O fardo do homem branco", os norte-americanos acreditavam que estavam predestinados a acabar com as supostas "raças fracas" w transformar possivelmente toda a humanidade em anglo-saxônica, segundo um dos seus principais líderes Josiah Strong (1847-1916). A expansão norte-americana ocorreu em duas grandes frentes: a primeira aconteceu com a ampliação das fronteiras do Atlântico ao Pacífico, pela compra ou conquista de terras; a segunda, com a política imperialista na América Latina, visando à exploração de riquezas minerais, como empresas mineradoras no Chile e na Bolívia, à exploração petrolífera no México e na Venezuela, às empresas açucareiras em Cuba. A criação da república do Panamá foi outro exemplo da política imperialista norte-americana nas Américas.

Ampliação das fronteiras do Atlântico ao Pacífico
  • Independência das Treze Colônias.
  • Crescimento populacional e econômico
Marcha para Oeste
Compra:
  • Lusiana (França)
  • Flórida (Espanha)
  • Alasca (Rússia)
Homestead Act (1862) Lei de Povoamento

Conquista:
  • Guerra México Americana
TEXAS anexado aos Estados Unidos - Tratado Guadalupe Hidalgo
  • Corrida do Ouro (1846-1848)
Califórnia
Novo México

Doutrina Monroe

O seu pensamento consistia em três pontos:
1º A não criação de novas colônias mas Américas.
2º A não intervenção nos assuntos internos dos países americanos.
3º A não intervenção dos Estados Unidos em conflitos relacionados aos países europeus como guerras entre esses países e suas colônias.

O Big Stick

O Big Stick ("grande porrete") refere-se ao estilo de diplomacia usado pelo presidente Theodore Roosevelt Jr. (presidente dos Estados Unidos entre 1901 e 1909), como corolário da Doutrina Monroe (1823), segundo o qual os Estados Unidos deveriam exercer a sua política externa como forma de deter as intervenções europeias, principalmente britânicas, no continente americano. Dessa maneira, os EUA assumiriam a liderança dentro do continente.

Emenda Platt

Emenda Platt foi um dispositivo legal, inserido na Carta Constitucional de Cuba, que autorizava os Estados Unidos a intervir naquele país a qualquer momento em que interesses recíprocos de ambos os países fossem ameaçados. Dessa forma, na prática, Cuba passou a ser um protetorado estadunidense.
A Emenda Platt representou uma ingerência nos assuntos cubanos, restringindo o exercício soberano da política externa e comercial de Cuba.

A Conquista do Oeste



  • Independência dos EUA 1776
  • Tempos difíceis nas primeiras décadas
  • O governo não conseguia controlar o território e arrecadas impostos
A Economia
  • Indústria de tecelagem
  • Indústria de fiação
  • Revolução nos transportes
Revolução nos Transportes
  • Criação do barco a vapor (inventor: Robert Futon - 1807)


  • Estradas de ferro (década de 1840)


Imigração
  • Imigrantes europeus
  • 42 milhões de europeus nos EUA ( 1820-1930)
  • italianos, irlandeses, alemães, ingleses, judeus (europeus e asiáticos)
  • Objetivo dos imigrantes: "fazer a América"
  • Trabalhavam nas indústrias no Norte e nas terras do Oeste
  • Tinham esperança que no Oeste poderiam trabalhar, , expressar-se e praticar suas religiões

"Navio de Imigrantes" - John Charles Dollman.Pintor inglês (1851-1934)

Marcha para o Oeste
  • Do litoral para o interior dos EUA
  • Foram em pequenos navios pelo Mississipi e pelo Missoure (rios)
  • Foram também em carroções por terra
Destino Manifesto
  • Achavam que os colonos norte-americanos haviam sido escolhidos por Deus para expandir-se pelas terras do continente americano
  • Levariam consigo a CIVILIZAÇÃO
Lei de Terras (1862)
  • Imigrantes europeus
  • O governo cedia um lote de terra no Oeste por apenas 10 dólares
  • Foi uma espécie de Reforma Agrária
  • Ampliou o número de pequenos proprietários
  • Aumentou a oferta de alimentos
  • Os preços dos alimentos baixaram
  • Estimulou o desenvolvimento do país


Territórios conquistados e seus preços

Louisiana - 5 milhões de dólares (1803)
Flórida - 15 milhões de dólares (1819)
Alasca - 7,2 milhões de dólares (1867)
Óregon ( Costa do Pacífico) - acordo diplomático
México- mais da metade do território tomado através de guerra (1848)
Ganharam acesso ao Pacífico


Sobre os índios norte-americanos

índios da Tribo Cherokee

  • Os índios não eram considerados cidadãos
  • Somente o imigrante europeu naturalizado era cidadão
  • Os índios eram vistos como estorvos (peso morto)
  • Grande parte dos indígenas foram assassinados através de massacres

O animal da foto é um BISÃO-AMERICANO ou BÚFALO-AMERICANO



  • As empresas que construíam as estradas, pagavam atiradores para matar os BISÕES
  • Alegavam que os BISÕES atrapalhavam o caminho
  • Os BISÕES serviam de alimento para muitos índios
  • Com a morte dos BISÕES os índios passavam fome
  • O governo desrespeitava os tratados de paz que fazia com os indígenas
  • Foram décadas de lutas: ÍNDIO X EUROPEU
Consequência da conquista do Oeste para os Índios
  • Muitos povos indígenas desapareceram
  • Outros foram expulsos de suas terras
  • Fora obrigados a viver em reservas indígenas ( região muito fria e de solo pobre)
  • Hoje a maioria dos índios vivem em reservas ou em cidades
  • Os índios hoje são marginalizados
Líder indígena Touro Sentado ( TUTANKA YOTANKA ) 1960

A Guerra da Secessão














Fonte das imagens: site do National Museum of American History.

  • Havia diferenças entre a REGIÃO CENTRO-NORTE e a REGIÃO SUL
  • CENTRO-NORTE : trabalho livre e pequena propriedade, indústrias, mercado interno
  • SUL: trabalho escravo, grande propriedade escravista, mercado externo. ex: anil, fumo,algodão
  • Havia conflito entre as duas regiões
  • Sul - queria conservar a escravidão
  • Norte - queria o fim da escravidão
  • 1860- ABRAHAM LINCOLN : eleito presidente dos EUA ( representava o NORTE)
Curiosidade - O Ceará na Guerra da Secessão

A Guerra de Secessão (1860-1865) ocorrida nos Estados Unidos, trouxe a riqueza algodoeira para o Ceará. No período mais glorioso do Império britânico, quando o comércio mundial crescia num ritmo sem precedentes, a indústria ficou ameaçada de entrar em colapso devido ao impedimento da exportação do algodão dos Estados Unidos, em decorrência dessa guerra. Com a corrida do algodão, o Brasil por suas condições favoráveis, tornou-se o maior produtor mundial dessa fibra, sendo o algodão cearense preferido entre os demais por sua qualidade, alvura e asseio. Iniciou-se então uma fase particularmente propícia ao desenvolvimento econômico do Ceará. Em julho de 1873, os trens da Via Férrea de Baturité passam a ligar a capital ao interior. A construção da Estrada de Ferro e a conexão de trem com o porto, marcam o período da economia calcada no cultivo de algodão num contexto muito favorável à Fortaleza e a todo o Estado. A cidade abre-se ao mundo e amplia sua relação com o sertão. Para que os mascates fortalezenses ganhassem dinheiro, o trem teve de se expandir e se conjugar com o porto. 

Quem foi Abraham Lincoln?





  • Abolicionista moderado
  • Defensor da indústria
  • Defensor da unidade Norte-Americana
  • Frase: "CHEGOU UM TEMPO EM QUE PERCEBI QUE A ESCRAVIDÃO DEVERIA MORRER PARA QUE A NAÇÃO PUDESSE VIVER"



  • Descontentes, 7 estados do SUL se separam dos EUA e formaram um outro país: ESTADOS CONFEDERADOS DA AMÉRICA
  • GUERRA DA SECESSÃO: NORTE X SUL ( GUERRA CIVIL) 1861-1865

Planta Anil. Serve para fazer corante


Escravizados na colheita de algodão nos EUA no século XIX




Cidadania x Racismo
  • 6 de dezembro de 1865: Abolição da Escravidão nos EUA (13ª emenda constitucional)
  • 1868- Todas as pessoas nascidas nos EUA ou naturalizadas seriam consideradas cidadãos norte-americanos (14ª emenda constitucional)
  • Teoricamente os afro-americanos seriam cidadãos e teriam os mesmos direitos dos brancos
  • A elite branca, principalmente do Sul, impedia o direto do negro à cidadania.
  • O racismo continuou sendo praticado impunemente
  • Negros e brancos não poderiam estudar na mesma escola, nem usar os mesmos banheiros públicos e nem serem atendidos nos mesmos hospitais
  • 1960: aprovadas leis que proibiam a segregação racial no emprego, locais públicos e nas eleições.

Prosperidade e Intervencionismo
  • Após a guerra civil o governo reconstruiu o país
  • Entrada de capitais estrangeiros
  • Incentivo à indústria nacional
  • Entrada de imigrantes ( mão-de-obra farta e barata)
  • Ajudaram na prosperidade: os recursos naturais, terras férteis e ferrovias transcontinentais
  • Final do século XIX, os EUA se tornou uma das maiores potências industriais do mundo
  • Rica burguesia industrial
  • Classe operária organizada
  • Concentração de capital nas mãos de pequeno grupo de magnatas que controlavam preços, matéria-prima, transporte e faziam regras de comércio
O Imperialismo
  • Praticado pelos EUA na América Latina e Filipinas
  • Viam os povos da América Latina como atrasados
  • Acreditavam que levavam democracia a civilização a esses povos
  • 1898- EUA anexam ilhas do Havaí
  • Ajudam Cuba a vencer a guerra de independência contra a Espanha
  • Com a vitória de Cuba, os EUA adquiriram: a influência sobre Cuba e o território das Filipinas que era dominado pela Espanha .
  • 1901-1909- o imperialismo dos EUA se intensificou ( presidente Theodore Roosevelt)
  • Theodore Roosevelt criou a política do Big Stick ( porrete grande) - usava a intimidação pela força para dominar os latino-americanos
Nesta charge, observamos a política do Big Stick, de Theodore Roosevelt, transformando o Mar do Caribe em um 'lago' norte-americano
  • Entre 1890-1930- os fuzileiros navais dos EUA as ilhas do Caribe (Cuba e República Dominicana)
  • Dominaram a Nicarágua (América Central)
  • Dominaram as Filipinas
  • Dominaram o Panamá (pertencia à Colômbia , mas os EUA ajudaram na independência do Panamá em 1903)
  • O Panamá mudou de nome para República do Panamá
  • EUA controlava o canal que ligava o Atlântico ao Pacífico no Panamá
  • Em 1904, os EUA construíram o Canal do Panamá em apenas 10 anos.
  • O Canal do Panamá facilitava o transporte de mercadorias e dava lucros e poder aos EUA.
Vídeo sobre como funciona o canal do Panamá

O canal teve a construção iniciada em 1904 e foi inaugurado oficialmente em 15 de agosto de 1914





ATIVIDADE

1- Faça um Mapa Mental sobre os Estados Unidos da América século XIX.


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