Aula exibida no CMSP - 27/11/2020
Habilidade:
- Caracterizar e contextualizar aspectos das relações entre os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX.
Objetivo:
- Contextualizar aspectos diferentes dentro da relação entre os Estados Unidos da América do Norte com a América Latina no século XIX.
Assista a aula, registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas
Destino Manifesto
Os Estados Unidos e a América Latina. Uma das justificativas dos norte-americanos para "vigiar" a América Latina e, consequentemente, garantir os seus interesses econômicos e políticos no continente. assim como os europeus justificavam suas ideologias com o slogan "O fardo do homem branco", os norte-americanos acreditavam que estavam predestinados a acabar com as supostas "raças fracas" w transformar possivelmente toda a humanidade em anglo-saxônica, segundo um dos seus principais líderes Josiah Strong (1847-1916). A expansão norte-americana ocorreu em duas grandes frentes: a primeira aconteceu com a ampliação das fronteiras do Atlântico ao Pacífico, pela compra ou conquista de terras; a segunda, com a política imperialista na América Latina, visando à exploração de riquezas minerais, como empresas mineradoras no Chile e na Bolívia, à exploração petrolífera no México e na Venezuela, às empresas açucareiras em Cuba. A criação da república do Panamá foi outro exemplo da política imperialista norte-americana nas Américas.
Ampliação das fronteiras do Atlântico ao Pacífico
- Independência das Treze Colônias.
- Crescimento populacional e econômico
Marcha para Oeste
Compra:
- Lusiana (França)
- Flórida (Espanha)
- Alasca (Rússia)
Homestead Act (1862) Lei de Povoamento
Conquista:
- Guerra México Americana
- Corrida do Ouro (1846-1848)
Califórnia
Novo México
Doutrina Monroe
O seu pensamento consistia em três pontos:
1º A não criação de novas colônias mas Américas.
2º A não intervenção nos assuntos internos dos países americanos.
3º A não intervenção dos Estados Unidos em conflitos relacionados aos países europeus como guerras entre esses países e suas colônias.
O Big Stick
O Big Stick ("grande porrete") refere-se ao estilo de diplomacia usado pelo presidente Theodore Roosevelt Jr. (presidente dos Estados Unidos entre 1901 e 1909), como corolário da Doutrina Monroe (1823), segundo o qual os Estados Unidos deveriam exercer a sua política externa como forma de deter as intervenções europeias, principalmente britânicas, no continente americano. Dessa maneira, os EUA assumiriam a liderança dentro do continente.
Emenda Platt
Emenda Platt foi um dispositivo legal, inserido na Carta Constitucional de Cuba, que autorizava os Estados Unidos a intervir naquele país a qualquer momento em que interesses recíprocos de ambos os países fossem ameaçados. Dessa forma, na prática, Cuba passou a ser um protetorado estadunidense.
A Emenda Platt representou uma ingerência nos assuntos cubanos, restringindo o exercício soberano da política externa e comercial de Cuba.
A Conquista do Oeste
- Independência dos EUA 1776
- Tempos difíceis nas primeiras décadas
- O governo não conseguia controlar o território e arrecadas impostos
- Indústria de tecelagem
- Indústria de fiação
- Revolução nos transportes
- Criação do barco a vapor (inventor: Robert Futon - 1807)
- Estradas de ferro (década de 1840)
Imigração
- Imigrantes europeus
- 42 milhões de europeus nos EUA ( 1820-1930)
- italianos, irlandeses, alemães, ingleses, judeus (europeus e asiáticos)
- Objetivo dos imigrantes: "fazer a América"
- Trabalhavam nas indústrias no Norte e nas terras do Oeste
- Tinham esperança que no Oeste poderiam trabalhar, , expressar-se e praticar suas religiões
"Navio de Imigrantes" - John Charles Dollman.Pintor inglês (1851-1934)
Marcha para o Oeste
- Do litoral para o interior dos EUA
- Foram em pequenos navios pelo Mississipi e pelo Missoure (rios)
- Foram também em carroções por terra
Destino Manifesto
- Achavam que os colonos norte-americanos haviam sido escolhidos por Deus para expandir-se pelas terras do continente americano
- Levariam consigo a CIVILIZAÇÃO
Lei de Terras (1862)
- Imigrantes europeus
- O governo cedia um lote de terra no Oeste por apenas 10 dólares
- Foi uma espécie de Reforma Agrária
- Ampliou o número de pequenos proprietários
- Aumentou a oferta de alimentos
- Os preços dos alimentos baixaram
- Estimulou o desenvolvimento do país
Territórios conquistados e seus preços
Louisiana - 5 milhões de dólares (1803)
Flórida - 15 milhões de dólares (1819)
Alasca - 7,2 milhões de dólares (1867)
Óregon ( Costa do Pacífico) - acordo diplomático
México- mais da metade do território tomado através de guerra (1848)
Ganharam acesso ao Pacífico
Sobre os índios norte-americanos
índios da Tribo Cherokee
- Os índios não eram considerados cidadãos
- Somente o imigrante europeu naturalizado era cidadão
- Os índios eram vistos como estorvos (peso morto)
- Grande parte dos indígenas foram assassinados através de massacres
O animal da foto é um BISÃO-AMERICANO ou BÚFALO-AMERICANO
- As empresas que construíam as estradas, pagavam atiradores para matar os BISÕES
- Alegavam que os BISÕES atrapalhavam o caminho
- Os BISÕES serviam de alimento para muitos índios
- Com a morte dos BISÕES os índios passavam fome
- O governo desrespeitava os tratados de paz que fazia com os indígenas
- Foram décadas de lutas: ÍNDIO X EUROPEU
Consequência da conquista do Oeste para os Índios
- Muitos povos indígenas desapareceram
- Outros foram expulsos de suas terras
- Fora obrigados a viver em reservas indígenas ( região muito fria e de solo pobre)
- Hoje a maioria dos índios vivem em reservas ou em cidades
- Os índios hoje são marginalizados
Líder indígena Touro Sentado ( TUTANKA YOTANKA ) 1960
A Guerra da Secessão
Fonte das imagens: site do National Museum of American History.
- Havia diferenças entre a REGIÃO CENTRO-NORTE e a REGIÃO SUL
- CENTRO-NORTE : trabalho livre e pequena propriedade, indústrias, mercado interno
- SUL: trabalho escravo, grande propriedade escravista, mercado externo. ex: anil, fumo,algodão
- Havia conflito entre as duas regiões
- Sul - queria conservar a escravidão
- Norte - queria o fim da escravidão
- 1860- ABRAHAM LINCOLN : eleito presidente dos EUA ( representava o NORTE)
Curiosidade - O Ceará na Guerra da Secessão
A Guerra de Secessão (1860-1865) ocorrida nos Estados Unidos, trouxe a riqueza algodoeira para o Ceará. No período mais glorioso do Império britânico, quando o comércio mundial crescia num ritmo sem precedentes, a indústria ficou ameaçada de entrar em colapso devido ao impedimento da exportação do algodão dos Estados Unidos, em decorrência dessa guerra. Com a corrida do algodão, o Brasil por suas condições favoráveis, tornou-se o maior produtor mundial dessa fibra, sendo o algodão cearense preferido entre os demais por sua qualidade, alvura e asseio. Iniciou-se então uma fase particularmente propícia ao desenvolvimento econômico do Ceará. Em julho de 1873, os trens da Via Férrea de Baturité passam a ligar a capital ao interior. A construção da Estrada de Ferro e a conexão de trem com o porto, marcam o período da economia calcada no cultivo de algodão num contexto muito favorável à Fortaleza e a todo o Estado. A cidade abre-se ao mundo e amplia sua relação com o sertão. Para que os mascates fortalezenses ganhassem dinheiro, o trem teve de se expandir e se conjugar com o porto.
Quem foi Abraham Lincoln?
- Abolicionista moderado
- Defensor da indústria
- Defensor da unidade Norte-Americana
- Frase: "CHEGOU UM TEMPO EM QUE PERCEBI QUE A ESCRAVIDÃO DEVERIA MORRER PARA QUE A NAÇÃO PUDESSE VIVER"
- Descontentes, 7 estados do SUL se separam dos EUA e formaram um outro país: ESTADOS CONFEDERADOS DA AMÉRICA
- GUERRA DA SECESSÃO: NORTE X SUL ( GUERRA CIVIL) 1861-1865
Planta Anil. Serve para fazer corante
Escravizados na colheita de algodão nos EUA no século XIX
Cidadania x Racismo
- 6 de dezembro de 1865: Abolição da Escravidão nos EUA (13ª emenda constitucional)
- 1868- Todas as pessoas nascidas nos EUA ou naturalizadas seriam consideradas cidadãos norte-americanos (14ª emenda constitucional)
- Teoricamente os afro-americanos seriam cidadãos e teriam os mesmos direitos dos brancos
- A elite branca, principalmente do Sul, impedia o direto do negro à cidadania.
- O racismo continuou sendo praticado impunemente
- Negros e brancos não poderiam estudar na mesma escola, nem usar os mesmos banheiros públicos e nem serem atendidos nos mesmos hospitais
- 1960: aprovadas leis que proibiam a segregação racial no emprego, locais públicos e nas eleições.
Prosperidade e Intervencionismo
- Após a guerra civil o governo reconstruiu o país
- Entrada de capitais estrangeiros
- Incentivo à indústria nacional
- Entrada de imigrantes ( mão-de-obra farta e barata)
- Ajudaram na prosperidade: os recursos naturais, terras férteis e ferrovias transcontinentais
- Final do século XIX, os EUA se tornou uma das maiores potências industriais do mundo
- Rica burguesia industrial
- Classe operária organizada
- Concentração de capital nas mãos de pequeno grupo de magnatas que controlavam preços, matéria-prima, transporte e faziam regras de comércio
O Imperialismo
- Praticado pelos EUA na América Latina e Filipinas
- Viam os povos da América Latina como atrasados
- Acreditavam que levavam democracia a civilização a esses povos
- 1898- EUA anexam ilhas do Havaí
- Ajudam Cuba a vencer a guerra de independência contra a Espanha
- Com a vitória de Cuba, os EUA adquiriram: a influência sobre Cuba e o território das Filipinas que era dominado pela Espanha .
- 1901-1909- o imperialismo dos EUA se intensificou ( presidente Theodore Roosevelt)
- Theodore Roosevelt criou a política do Big Stick ( porrete grande) - usava a intimidação pela força para dominar os latino-americanos
Nesta charge, observamos a política do Big Stick, de Theodore Roosevelt, transformando o Mar do Caribe em um 'lago' norte-americano
- Entre 1890-1930- os fuzileiros navais dos EUA as ilhas do Caribe (Cuba e República Dominicana)
- Dominaram a Nicarágua (América Central)
- Dominaram as Filipinas
- Dominaram o Panamá (pertencia à Colômbia , mas os EUA ajudaram na independência do Panamá em 1903)
- O Panamá mudou de nome para República do Panamá
- EUA controlava o canal que ligava o Atlântico ao Pacífico no Panamá
- Em 1904, os EUA construíram o Canal do Panamá em apenas 10 anos.
- O Canal do Panamá facilitava o transporte de mercadorias e dava lucros e poder aos EUA.
O canal teve a construção iniciada em 1904 e foi inaugurado oficialmente em 15 de agosto de 1914
ATIVIDADE
1- Faça um Mapa Mental sobre os Estados Unidos da América século XIX.
Nenhum comentário:
Postar um comentário