segunda-feira, 30 de novembro de 2020

HISTÓRIA - 6°B- O PAPEL SOCIAL DA MULHER NA PASSAGEM DO MUNDO ANTIGO PARA O MUNDO MEDIEVAL

 

Aula 1

1 Observe a imagem e leia o texto para realizar as atividades propostas a seguir:


“Nós podemos fazer isso!” (Tradução livre de “We can do it!”), cartaz de J.

Howard Miller, 1943, comissionado pela Westinghouse Electric Corporation

para o Comitê Coordenador da Produção de Guerra. Smithsonian Museum.

Fonte: Wikipédia. Disponível em:<https://commons.wikimedia.org/wiki/

File:We_Can_Do_It!.jpg>. Acesso em: 04 abr. 2020.

We can do it

O cartaz acima foi encomendado por uma indústria estadunidense em 1943 com a intenção de estimular suas operarias. Durante as duas guerras mundiais, enquanto boa parte da mão de obra masculina estava na frente de combate, muitas mulheres os substituíram na indústria e em outros campos do mercado de trabalho. Ao termino da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que assegurava princípios de igualdade entre homens e mulheres.

O artigo 5°. da nossa Constituição Federal de 1988 afirma que “homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações”. Entretanto, verificamos que existe um grande abismo entre a lei e a realidade vivenciada. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes aos anos de 2015 e 2017, a média salarial dos homens e 2.306 reais, enquanto a das mulheres e de 1.764 reais. Na política, a questão da representação feminina e ainda mais complexa: na Câmara, as mulheres representam apenas 10,5% do total de deputados(as) eleitos(as). Isso justifica a urgência da realização de ações voltadas para o enfrentamento das desigualdades, garantindo a igualdade, a liberdade e a autonomia das mulheres.

Fonte: Elaborado especialmente para o Material de apoio ao Currículo Paulista.

Atividade 1

Realize uma entrevista com as mulheres do seu convívio familiar. Você poderá utilizar o roteiro a seguir:

a) Você se considera uma mulher independente?

b) Quem são os responsáveis pelos serviços domésticos em sua casa?

c) Quem são os responsáveis pela elaboração da lista de compras de sua casa? E quem

paga por elas?

 

 

ATIVIDADE 2

 Leia o texto abaixo com muita atenção  em seguida responda as questões:

A visão da mulher sobre o casamento durante o feudalismo

Dificilmente documentos do período medieval apresentam a percepção das mulheres sobre o casamento durante o feudalismo. É importante ressaltar que a maior parte das publicações e representações feitas durante a Idade Média foram realizadas pela Igreja, e que esse sacramento só começou a ser ministrado por ela a partir do século XII. Grande parte das informações que temos sobre o casamento na época feudal vieram, portanto, de homens pertencentes ao clero, que eram forçados ao celibato e supostamente deveriam praticar a castidade. Como eles poderiam então falar sobres as práticas matrimoniais? E preciso, então, olhar criticamente para estes testemunhos, levando em consideração que a grande preocupação do clero era construir um modelo moral a ser respeitado pela sociedade ocidental.

Fonte: Texto adaptado de: DUBY, G., LARDREAU, G. L. Diálogos sobre a Nova História. Dom Quixote, 1989. p.93.

 

a) De acordo com o texto, por quem eram produzidos a maior parte dos documentos sobre questões relacionadas aos matrimônios durante a Idade Média?

 

b) Conseguimos identificar, a partir desses documentos, a perspectiva das mulheres daquela época em relação aos seus casamentos? Justifique sua resposta.

 

c) Qual era a grande preocupação da Igreja ao produzir textos relacionados a questões

matrimoniais?

 

Bom estudo!


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