Aula
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1 Observe a imagem e leia
o texto para realizar as atividades propostas a seguir:
“Nós podemos fazer isso!” (Tradução livre
de “We can do it!”), cartaz de J.
Howard Miller, 1943, comissionado pela Westinghouse
Electric Corporation
para o Comitê Coordenador da Produção de
Guerra. Smithsonian Museum.
Fonte: Wikipédia. Disponível em:<https://commons.wikimedia.org/wiki/
File:We_Can_Do_It!.jpg>. Acesso em: 04 abr. 2020.
We can do it
O cartaz acima foi encomendado
por uma indústria estadunidense em 1943 com a intenção de estimular suas
operarias. Durante as duas guerras mundiais, enquanto boa parte da mão de obra
masculina estava na frente de combate, muitas mulheres os substituíram na
indústria e em outros campos do mercado de trabalho. Ao termino da Segunda
Guerra Mundial, em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o
primeiro acordo internacional que assegurava princípios de igualdade entre
homens e mulheres.
O artigo 5°. da nossa
Constituição Federal de 1988 afirma que “homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações”.
Entretanto, verificamos que existe um grande abismo entre a lei e a realidade
vivenciada. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE), referentes aos anos de 2015 e 2017, a média salarial dos homens e 2.306
reais, enquanto a das mulheres e de 1.764 reais. Na política, a questão da
representação feminina e ainda mais complexa: na Câmara, as mulheres
representam apenas 10,5% do total de deputados(as) eleitos(as). Isso justifica
a urgência da realização de ações voltadas para o enfrentamento das
desigualdades, garantindo a igualdade, a liberdade e a autonomia das mulheres.
Fonte: Elaborado especialmente
para o Material de apoio ao Currículo Paulista.
Atividade 1
Realize uma entrevista com as mulheres do
seu convívio familiar. Você poderá utilizar o roteiro a seguir:
a) Você se considera uma mulher independente?
b) Quem são os responsáveis pelos serviços domésticos
em sua casa?
c) Quem são os responsáveis pela elaboração
da lista de compras de sua casa? E quem
paga por elas?
ATIVIDADE 2
Leia o texto abaixo com muita atenção
em seguida responda as questões:
A
visão da mulher sobre o casamento durante o feudalismo Dificilmente
documentos do período medieval apresentam a percepção das mulheres sobre o casamento
durante o feudalismo. É importante ressaltar que a maior parte das
publicações e representações feitas durante a Idade Média foram realizadas
pela Igreja, e que esse sacramento só começou a ser ministrado por ela a
partir do século XII. Grande parte das informações que temos sobre o
casamento na época feudal vieram, portanto, de homens pertencentes ao clero,
que eram forçados ao celibato e supostamente deveriam praticar a castidade.
Como eles poderiam então falar sobres as práticas matrimoniais? E preciso,
então, olhar criticamente para estes testemunhos, levando em consideração que
a grande preocupação do clero era construir um modelo moral a ser respeitado
pela sociedade ocidental. Fonte: Texto adaptado de: DUBY, G., LARDREAU,
G. L. Diálogos sobre a Nova História. Dom Quixote, 1989. p.93. |
a) De acordo com o texto, por quem eram
produzidos a maior parte dos documentos sobre questões relacionadas aos
matrimônios durante a Idade Média?
b) Conseguimos identificar, a partir desses
documentos, a perspectiva das mulheres daquela época em relação aos seus
casamentos? Justifique sua resposta.
c) Qual era a grande preocupação da Igreja ao
produzir textos relacionados a questões
matrimoniais?
Bom estudo!
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