Aula exibida no CMSP - 11/11/2020
Habilidade:
- Descrever, analisar e comparar as experiências ditatoriais na América Latina, seus procedimentos (econômicos, sociais, de censura e repressão) e vínculos com o poder, em nível nacional e internacional e a atuação de movimentos de contestação às ditaduras.
Assista a aula, registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas
ATIVIDADES
1- Do ponto de vista político, como você definiria o conceito de golpe?
2- Leitura e análise de texto.
"Para os países da América Latina alinhados aos EUA no contexto da Guerra Fria, a ameaça comunista tornou-se um fator de legitimação e exportação da Doutrina de Segurança Nacional. Essa política serviu como um alerta aos militares, que visavam garantir a segurança nacional contra os (inimigos internos) e a manutenção dos regimes, coibindo projetos de reformas. Exemplos como a Revolução Cubana, que instituiu um regime socialista, os governos do México e da Argentina, que propunham mudanças de reforma agrária e nas relações de trabalho, e do Chile, que previa a implementação do socialismo pelas vias democráticas com Salvador Allende, foram coibidos por militares com o apoio dos norte-americanos.
Como consequência, grande parte dos países da América Latina, incluindo o Brasil, tiveram a implementação de regimes ditatoriais de caráter civil-militar em seu território.
As ditaduras militares no Brasil (1964-1985), Argentina (1976-1983), Uruguai (1973-1985), Chile (1973-1990), Bolívia (1964-1982) e Paraguai (1954-1989) chegaram a manter entre si uma poderosa rede de alinhamento para perseguir todos os tipos de opositores ao regime.
- Quais acontecimentos históricos ocorridos na América Latina alertaram os EUA?
3- Escolha um país entre Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia e Paraguai e realize uma pesquisa destacando os seguintes aspectos:
- Antecedentes no país.
- Período de vigência da ditadura e dos seus governantes.
- Participação dos EUA e relação com os governos ditatoriais.
- Grupos de resistência no combate ao regime ditatorial.
- A resistência expressada nas artes plásticas, na música ou no teatro.
- Processo de democratização: anistia ou responsabilização dos envolvidos no regime.
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