Aula 1
Leia o texto e assista o vídeo para realizar as atividades propostas.
A escravidão foi uma das instituições mais trágicas já ocorridas. No
Brasil, milhões de negros foram sequestrados do Continente Africano e
submetidos ao trabalho escravo por mais de trezentos anos. A abolição da
escravidão em 1888 não promoveu a plena integração dos ex-escravizados à
sociedade brasileira. Sequer o seu legado e a história de seus ancestrais foram
lembradas. Com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,
que determina que o ensino da História do Brasil levará em conta as
contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo
brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia (LDB, art.
25, § 4º), é possível analisarmos esse legado, valorizando seus patrimônios e
sua História. No ano de 2003, a LDB foi alterada recebendo um reforço para o
estudo da história da cultura afro-brasileira, conforme previsto na Lei
10.639/2003. A partir destes princípios jurídicos e educacionais, os Currículos
escolares foram alterados, contemplando o ensino de História da África.
Fonte: Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola.
Atividade 1
a) Use sua atitude historiadora para realizar as atividade a seguir:
fa Faça um resumo destacando as características socioculturais (a religião, arte, politica, etc.) do seguintes reinos a baixo:
2°- Civilização Iorubá
3°- Os Bantos
4°- Reino de Axum
Bom estudo!
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