quarta-feira, 25 de novembro de 2020

História 3ª Série EM - A Primeira Guerra Mundial 1914-1918 (Avaliação)

 Aula exibida no CMSP - 04/11/2020



Habilidade:

  • Identificar os significados históricos das relações de poder entre as nações e suas decorrências nos conflitos armados.
Objetivos:
  • Apresentar o contexto social, político e econômico que favoreceu o acirramento das rivalidades entre as potências europeias, culminando na 1ª Guerra Mundial (1914-1918);
  • Identificar as relações de poder e conflitos de interesse entre as nações, que implicam a ascensão de ideologias, disputas econômicas, políticas e guerras.

Assista a aula, registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

Primeira Guerra Mundial

Contexto e Antecedentes (Europa entre 1850 e 1914)
  • Segunda Revolução Industrial (1850);
  • Guerra Franco-prussiana (1870-1871): os alemães anexam a região da Alsácia-Lorena;
  • Acirramento das tensões entre França, Alemanha e Inglaterra;
  • Conferência de Berlim (1885) e Partilha da África;
  • Unificação da Itália e da Alemanha (1871);
  • Belle Époque (1871-1914);
  • A questão sérvia (1912-1913).
A Paz Armada

Propaganda britânica pró-alistamento militar

Apesar de negarem a possibilidade de um conflito armado, as potências europeias iniciaram, no início do século XX, um processo de desenvolvimento e produção massiva de armamentos, bem como fomentaram o alistamento militar obrigatório em seus países.

O Estopim da Primeira Guerra


Em 28 de junho de 1914, o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, foi morto por um militante sérvio enquanto desfilava em carro aberto pelas ruas de Sarajevo, capital da Bósnia.

As fases do conflito

A Primeira Mundial não só trouxe inovações para a indústria bélica, com a invenção e produção de novos armamentos, mas também representou mudanças nas formas de combate e enfrentamento de tropas:
  • Primeira fase (1914): Guerra de Movimentos;
  • Segunda fase (1914-1917): Guerra de Trincheiras;
  • Terceira fase (1917-1918): Segunda Guerra de Movimentos.
Novas formas de combate

As trincheiras eram "buracos" profundos onde os soldados se alojavam durante o fogo cruzado, mas que também serviam de acampamento, estoque de suprimentos, enfermaria etc.






1917, um ano decisivo

Além da entrada dos Estados Unidos e do Brasil, motivados sobretudo pela adoção da guerra submarina por parte da Alemanha, outros eventos contribuíram para dar outros rumos ao conflito:
Revolução Russa (1917): com a ascensão de Lênin ao poder, a Rússia se retira do conflito, assinando um acordo de paz com os alemães (Trarado Brest-Litovsk, 1918).
2ª Batalha de Marne: as tropas da Tríplice Entente com o reforço decisivo dos EUA, avançam contra os alemães.

A rendição da Alemanha

Diante da possibilidade de invasão do território alemão e do início de uma revolução popular na Alemanha, Guilherme II renuncia e entrega o poder nas mãos dos republicanos. Coube ao novo governo (República de Weimar) negociar a paz com os aliados.
Em 11 de novembro de 1918, a Alemanha assina o Armistício de Compiègne.

Fim do conflito e suas consequências

14 Pontos de Wilson (paz sem vencedores): proposta rejeitada por França e Inglaterra;
Tratado de Versalhes (1919): A Alemanha é responsabilizada pelo conflito e sofre sansões, como devolver territórios conquistados, reduzir o exército e seu arsenal bélico e pagar indenização aos vencedores;
  • Saldo de 9 milhões de mortos e 20 milhões de feridos;
  • Orfandade e traumas psicológicos;
  • EUA desponta como grande potência mundial;
  • Liga das Nações ("pré-ONU").

ATIVIDADES

1- Qual é o objetivo das Alianças Militares formadas no contexto da “Paz Armada”?
a) garantir mercados consumidores e fornecedores de matéria prima.
b) criar uma série de determinações, visando enfraquecer o poder das potencias imperialista na Europa.
c) exercitar o poder político e econômico na África e Ásia.
d) apaziguar os atritos entre os países europeus através de uma arbitragem imparcial e justa.
e) era garantir maior poder bélico e político, para contra atacar países rivais e também para defender países aliados.

2- Assinale o fato que serviu de estopim para deflagrar a Primeira Guerra Mundial.
a) Em 28/6/1914, o arquiduque Francisco Ferdinando foi assassinado por um grupo de terroristas intitulado “Mão Negra”.
b) O revanchismo francês que não conseguiu superar a perda de territórios da Alsácia-Lorena para a Alemanha.
c) A deposição do czar da Rússia em virtude da Revolução Russa provocou revolta e reação dos demais países europeus.
d) A assinatura do Tratado de Versalhes que tinha por base culpar os alemães pela corrida armamentista.
e) O forte temor dos Estados Unidos em perder seus investimentos na Europa devido à ascensão da Alemanha.

3- O que foi a guerra de trincheiras?

4- A Primeira Guerra Mundial, ocorrida entre 1914 e 1918, opôs a Tríplice Aliança à Tríplice Entente. Assinale a afirmativa correta com relação a esse conflito.
a) Os acordos diplomáticos tentados com o fim da guerra nunca foram efetivados. O Tratado de Versalhes de 1919, por exemplo, só entrou em vigor como resultado do fim da Segunda Guerra Mundial em 1945.
b) Erroneamente muitos historiadores consideram que um dos principais motivos para a eclosão do conflito foi o forte nacionalismo dos povos europeus, que acentuava velhos ressentimentos e instigava a rivalidade entre as nações.
c) Os Estados Unidos mantiveram-se afastados da Primeira Guerra Mundial, por se manterem fiéis a sua política de neutralidade, que permitia acordos econômicos para a venda de armas e matérias-primas para todos os países envolvidos no conflito.
d) Um dos principais motivos para o início da guerra foi o desejo latente da Alemanha e da Itália de ampliarem seus impérios coloniais, descontentes que estavam pelo que lhes coubera na divisão imperialista do mundo, a partir da partilha da África e Ásia.
e) Um dos principais beneficiados pela Primeira Guerra Mundial foi a Rússia, que pôde anexar para si novos territórios com o fim da guerra e reorganizar a sua economia, destruída pelos sucessivos governos dos czares.

5- Quais os dois acontecimentos que definiram o desfecho da guerra a partir de 1917?
a) A saída da Rússia e a entrada da Itália no conflito.
b) A propagação do conflito as demais nações do globo e entrada dos Estados Unidos no conflito.
c) A saída da Rússia e entrada dos Estados Unidos no conflito.
d) A propagação dos ideais republicanos na França e a entrada dos Estados Unidos na guerra.
e) Os Estados Unidos retiram-se do conflito devido ao processo revolucionário que acontecia na Rússia e a guerra Fria.

6- Ao final da Guerra podemos afirmar que:
a) A Rússia consolida-se como superpotência europeia devido a Revolução Russa e rivaliza com os EUA o poderio militar mundial.
b) Os EUA consolida-se como grande potência mundial e o enfraquecimento das antigas potencias europeias.
c) A Alemanha apesar de ter perdido a guerra ainda matem sua condição de império e a Inglaterra perde suas colônias na África.
d) O mapa político da Europa é pouco modificado em virtude da manutenção da antiga ordem colonial.
e) O Tratado de Versalhes representou um justo acordo entre vencidos e vencedores.

Ciências 9º Ano A e 9º Ano B - Diferentes leituras do céu

 9º ANO A e 9º ANO B - CIÊNCIAS

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: DIFERENTES LEITURAS DO CÉU

ATIVIDADE 1

Retomando conceitos...

Elementos representados em tamanho e distâncias não proporcionais entre si e cores fantasia. Fonte: https://pxhere.com/pt/photo/1461021 Acesso em 11 jun. 2020.


1. Faça uma leitura da imagem acima e descreva o que ela representa.

2. Existem elementos que não estão presentes na imagem mas que fazem parte do Sistema Solar? Dê exemplos.

ATIVIDADE 2

Assista a aula do dia 23/11 do CMSP


ATIVIDADE 3

Realize todas as atividades sugeridas durante a aula acima e registre em seu caderno

ATIVIDADE 4

Assista o vídeo a seguir ou acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=Rv2ingzE_lY&list=PL786495B96AB0CC3C&index=22%3E. 


ATIVIDADE 5 

Se pedirem o endereço da sua casa, você com certeza saberia responder, citando a rua, bairro, CEP, cidade, Estado e país, certo? E se perguntarem em qual planeta você vive e em qual sistema ele está? Até aí, você também sabe responder. Mas qual é a localização do Sistema Solar?

Responda as seguintes questões

Onde estamos no Universo? 

Qual é a nossa localização? 

Qual seria o nosso “endereço espacial”?



Fotografe as atividades desenvolvidas e envie pelo whatsapp

Ciências 8º Ano B - Rotação, translação e estações do ano

8º ANO B - CIÊNCIAS

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: ROTAÇÃO, TRANSLAÇÃO E ESTAÇÕES DO ANO

ATIVIDADE 1

Assista a aula do dia 23/11 do CMSP


ATIVIDADE 2

Realize todas as atividades sugeridas durante a aula e registre em seu caderno

ATIVIDADE 3

Assistam aos vídeos a seguir ou acesse os links

 https://www.youtube.com/watch?v=gHMPQC84ALg



https://www.youtube.com/watch?v=CiOezkc0_nA


ATIVIDADE 4

Vamos ser cientistas por um dia?

Chegou a hora de colocar as “mãos na massa”! Você vai montar dois modelos explicativos sobre os movimentos de rotação e de translação da Terra, utilizando os modelos abaixo, podem usar a criatividade através de desenhos, colagens, maquetes:

A)  O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO DA TERRA.


Descreva do movimento representado, com ênfase na ocorrência dos dias e noites:

B) O MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO DA TERRA


B.1) Descreva o movimento representado, com ênfase na ocorrência das estações do ano:

B.2) Localize em seu modelo os paralelos: a Linha do Equador, os Trópicos de Câncer e de Capricórnio e os círculos polares Ártico e Antártico. Em seguida, explique como a incidência dos raios solares ocasionam estações diferentes em cada hemisfério (norte e sul), influenciando também o clima das diferentes regiões do planeta:


Fotografe as atividades desenvolvidas e envie pelo whatsapp







Ciências 7º Ano B - O Sol e a Vida

 7º ANO B - CIÊNCIAS

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: O SOL E A VIDA

ATIVIDADE 1


ATIVIDADE 2

Assistir a aula do dia 23/11 do CMSP


ATIVIDADE 3

Realizar todas as atividades sugeridas durante a aula acima

ATIVIDADE 4







Ciências 6º Ano A - Evidências e argumentos da esfericidade da Terra

 6º ANO A - CIÊNCIAS

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: EVIDÊNCIAS E ARGUMENTOS DA ESFERICIDADE DA TERRA

ATIVIDADE 1

Assistir a aula do CMSP do dia 23/11


ATIVIDADE 2

Realizar todas as atividades sugeridas durante a aula acima e registrar em seu caderno

ATIVIDADE 3

Responda as seguintes questões

Será que o planeta Terra sempre foi da forma como o conhecemos hoje?

Qual a idade de nosso Planeta?

Esta idade corresponde ao que você havia pensado anteriormente?

A Terra sempre teve em sua composição os mesmos elementos que possui hoje?

No início, quais eram os principais elementos que a compunham?

O que aconteceu quando as temperaturas aumentaram?

Como aconteceu o processo de formação da crosta terrestre? E da atmosfera? E da hidrosfera?


Fotografe as atividades desenvolvidas e envie pelo whatsapp