domingo, 4 de outubro de 2020

DISCIPLINA: FILOSOFIA TURMA: 2° TERMO /EJA AVALIAÇÃO 3º BIMESTRE

 Atividades são referentes às aulas trabalhadas no bimestre.

Período- 3º BIMESTRE                                       Data para entregar- 09/10/2020

QUESTÕES

1-QUAIS AS DIFERENÇAS PRODUZIDAS PELA NATUREZA NOS SERES HUMANOS?

 

 

2-VOCE ACREDITA QUE AS DIFERENÇAS NATURAIS E SOCIAIS PODEM SER GERADORAS DE INJUSTIÇAS?

 leia com atenção o fragmento que segue:

Mas não é tudo. Após a multiplicação dos pastos, uma horrorosa epizootia* veio matar uma imensa quantidade de carneiros. Parece que Deus queria punir a avareza insaciável dos vossos açambarcadores** com esta medonha mortandade que talvez fosse mais justo lançar sobre suas próprias cabeças. Então, o preço das lãs subiu tão alto que os operários mais pobres não as podem atualmente comprar. E eis aí de novo uma multidão de gente sem trabalho. É verdade que o número de carneiros cresce rapidamente todos os dias; mas nem por isso o preço baixou; porque se o comércio das lãs não é um monopólio legal, está, na realidade, concentrado nas mãos de alguns ricos açambarcadores que nada pode constrangê-los a vender a não ser com altos lucros

* Epizootia: incidência de doença entre animais de uma determinada espécie. **Açambarcadores: aqueles que tomam tudo para si; monopolizadores.

3. Qual é a ideia principal do trecho lido?

 4. Em sua opinião, qual seria o papel do Estado em relação ao preço das lãs?

5. Você consegue notar alguma relação com práticas econômicas atuais?

6-Reflita sobre as questões disponíveis nos quadros a seguir, em seguida argumente sobre cada um.

EXISTE RACISMO NO BRASIL?

COMO OS IDOSOS SÃO TRATADOS?

A DIFERENÇA ENTRE RICOS E POBRES DEPENDE DO ESFORÇO DE CADA UM?

OS PAPÉIS SOCIAIS ASSUMIDOS POR HOMENS E MULHERES SEMPRE FORAM OS MESMOS?

7- COMO O RACISMO PODE SE MANIFESTAR NA NOSSA SOCIEDADE?

 

 

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA TURMA: 3º SÉRIE AVALIAÇÃO 3º BIMESTRE

  Atividades são referentes às aulas trabalhadas no bimestre.

Período- 3º BIMESTRE                                       Data para entregar- 09/10/2020

QUESTÕES

1-Oque é cidadania?

Leia o fragmento a seguir.

O conceito contemporâneo de cidadania é fruto de um longo processo de desenvolvimento histórico, permeado por constantes lutas políticas e conquistas sociais consolidadas por diferentes grupos na busca pela defesa de seus direitos. A cidadania não é um conceito estático, mas em construção, uma vez que, embora a noção de cidadania se encontre formulada na Constituição brasileira e em diversos outros documentos como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada em 1948 pela Organização das Nações Unidas (ONU), ela ainda não é um direito efetivo para todos os seres humanos. Isso ocorre porque a cidadania prevê a garantia dos direitos civis, políticos, sociais e humanos que ainda não são estendidos a todo e qualquer cidadão. Discutiremos então quem pode ser considerado cidadão atualmente.

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2-Explique  o que significa “ser cidadão” e o que entende por “cidadania”.

 

 3- Explique sobre os três poderes. Executivo, Legislativo e Judiciário.

 

 Leia o texto a seguir.

A teoria da separação dos Poderes, desenvolvida pelo Barão de Montesquieu em sua famosa obra O espírito das leis, tinha como principal preocupação a defesa da liberdade dos indivíduos, especialmente em uma época em que os governos monárquicos absolutistas concentravam todo o poder nas mãos do rei. Do ponto de vista de Montesquieu, quanto maior a concentração do poder, maior o risco de um governo ditatorial. Charles de Montesquieu (1689-1755): foi político, filósofo e escritor francês, famoso por ter sido um crítico severo da monarquia absolutista e um defensor da teoria da separação dos Poderes. Sua obra mais influente foi O espírito das leis, publicada em 1748.

4-Explique o ponto de vista de Montesquieu em relação ao poder.

 

5-É natural que uma pessoa seja o próprio estado, mandando e desmandando a seu bel-prazer?

6- O que você faria para fugir da tirania?

7-Você sabe como funciona o processo eleitoral brasileiro?

 

DISCIPLINA: FILOSOFIA TURMA: 2° SÉRIE AVALIAÇÃO 3º BIMESTRE

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Período- 3º BIMESTRE                                       Data para entregar- 09/10/2020

QUESTOES

            1-Você já presenciou casos de preconceito e/ou discriminação contra alguém? O que você pensa a respeito disso?

2. Quando pensamos nas desigualdades, pensamos nas minorias e no quanto elas passam por momentos de preconceitos e de discriminação. Converse com seus professores da área de Ciências Humanas e formule uma definição para o termo “minoria social”.

3. Qual o significado das palavras destacadas:

ALTERIDADE                                                                       EMPATIA

 

Leia o texto a seguir.

 

 Os textos abaixo foram escritos em épocas históricas diferentes. Leia-os e responda ao se pede a seguir:

Texto 1 – Olympe de Gouges, 1791

O objetivo de toda associação política e a preservação dos direitos naturais imprescindíveis  da mulher e do homem. Esses direitos são: a liberdade, a propriedade, a segurança e especialmente  a resistência a opressão.  

Texto 2 – Lei Maria da Penha, 2006

Toda mulher, independentemente da classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade, religião, goza de direitos fundamentais inerentes a pessoa humana, sendo-lhes asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social.

 

4- O que existe em comum nesses textos?

5-Existe padrão comportamental esperado?

6-Será que as mulheres ocupam mesmo espaço que os homens na sociedade?

7-Qual o papel que se espera das mulheres e homens na sociedade contemporânea?

DISCIPLINA: FILOSOFIA TURMA: 3º SÉRIE AVALIAÇÃO 3º BIMESTRE

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QUESTÕES

1-Explique determinismo, libertarismo e concepção dialética de liberdade.

2- É possível definir fronteiras definitivas entre o discurso científico e o discurso filosófico?

3- Explique: -DISCURSO FILOSÓFICO e  DISCURSO CIENTÍFICO.

4-Defina:

HIPÓTESE- 

DISCURSO –

 TEORIA-

5-  Qual é a relação entre hipótese e teoria?

Leia  o texto para responder as questões.

 “A Filosofia entre a religião e a ciência”, de Bertrand Russel. (...) “Filosofia” é uma palavra que tem sido empregada de várias maneiras, umas mais amplas, outras mais restritas. Pretendo empregá-la em seu sentido mais amplo, como procurarei explicar adiante. A Filosofia, conforme entendo a palavra, é algo intermediário entre a Teologia e a Ciência. Como a Teologia, consiste de especulações sobre assuntos a que o conhecimento exato não conseguiu, até agora, chegar, mas, como ciência, apela mais à razão humana do que à autoridade, seja esta a da tradição ou a da revelação. Todo conhecimento definido - eu o afirmaria - pertence à ciência; e todo dogma quanto ao que ultrapassa o conhecimento definido, pertence à Teologia. Mas entre a Teologia e a Ciência existe uma Terra de Ninguém, exposta aos ataques de ambos os campos: essa Terra de Ninguém é a Filosofia. Quase todas as questões do máximo interesse para os espíritos especulativos são de tal índole que a Ciência não as pode responder, e as respostas confiantes dos teólogos já não nos parecem tão convincentes como o eram nos séculos passados. Acha-se o mundo dividido em espírito e matéria? E, supondo-se que assim seja, que é espírito e que é matéria? Acha-se o espírito sujeito à matéria, ou é ele dotado de forças independentes? Possui o universo alguma unidade ou propósito? Está ele evoluindo rumo a alguma finalidade? Existem realmente leis da natureza, ou acreditamos nelas devido unicamente ao nosso amor inato pela ordem? É o homem o que ele parece ser ao astrônomo, isto é, um minúsculo conjunto de carbono e água a rastejar, impotentemente, sobre um pequeno planeta sem importância? Ou é ele o que parece ser a Hamlet? Acaso é ele, ao mesmo tempo, ambas as coisas? Existe uma maneira de viver que seja nobre e outra que seja baixa, ou todas as maneiras de viver são simplesmente inúteis? Se há um modo de vida nobre, em que consiste ele, e de que maneira realizá-lo? Deve o bem ser eterno, para merecer o valor que lhe atribuímos, ou vale a pena procurá-lo, mesmo que o universo se mova, inexoravelmente, para a morte? Existe a sabedoria, ou aquilo que nos parece tal não passa do último refinamento da loucura? Tais questões não encontram resposta no laboratório. As teologias têm pretendido dar respostas, todas elas demasiado concludentes, mas a sua própria segurança faz com que o espírito moderno as encare com suspeita. O estudo de tais questões, mesmo que não se resolvam esses problemas, constitui o empenho da Filosofia.

6-O que você entende por “Terra de Ninguém”? 

7. Por que no texto a Filosofia pertence à “Terra de Ninguém”?

8. Segundo o texto, que tipo de pergunta não encontra resposta em testes de laboratório?

 

 

 

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA TURMA: 2° SÉRIE AVALIAÇÃO 3º BIMESTRE

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QUESTÓES

O mundo do trabalho, de alguma forma, já faz parte da sua vida. Certamente, você já vivenciou experiências sobre o trabalho em sua casa, na sua família, na mídia e em outros espaços de sociabilidade. Essas experiências lhe permitem atribuir significado e sentido ao mundo do trabalho.

1-     O que você entende por trabalho? Será que os demais estudantes de sua turma têm o mesmo entendimento sobre o que é o trabalho?

Observe a imagem



1-     O que lhe parece? Você consegue enxergar alguma relação entre a imagem e a palavra trabalho?

2-     Explique  o que é desnaturalizar o olhar.

3-     Qual  significado dos termos: mais-valia, capital, alienação, fetiche de mercadoria, modo de produção.

4-     Escolha um produto da indústria cultural que esteja associada ao conforto, status, moda etc. Algo que você valoriza, considera importante, mas não necessariamente essencial.

Leia o texto a seguir:

A manufatura se estendeu de meados do século XVI ao último terço do século XVIII, sendo substituída pela grande indústria. Na manufatura, foram introduzidas algumas inovações técnicas que modificaram a forma como o trabalho era organizado. Aos poucos, o trabalhador foi deixando de ser responsável pela produção integral de determinado objeto e passou a se dedicar unicamente a uma atividade. A divisão do trabalho foi acelerada, fazendo que um produto deixasse de ser obra de um único trabalhador e se tornasse o resultado da atividade de inúmeros trabalhadores. Dessa maneira, o produto passava por vários trabalhadores, cada um acrescentando alguma coisa a ele e, no final do processo, o produto era o resultado não de um trabalhador individual, mas de um trabalhador coletivo. Essa é a divisão do trabalho que persiste na sociedade capitalista, e que se caracteriza pela especialização das funções, ou seja, pela especialização do trabalhador na execução de uma mesma e única tarefa, especializando também o seu corpo nessa operação.

Na divisão manufatureira do trabalho, o ser humano é levado a desenvolver apenas uma habilidade parcial, limitando o conjunto de habilidades e capacidades produtivas que possuía quando era artesão. É isso que torna o trabalhador dependente e o faz vender a sua força de trabalho; e esta só serve quando comprada pelo capital e posta a funcionar no interior da oficina. Segundo Karl Marx, essa divisão do trabalho tinha como objetivo o aumento da produtividade e o aperfeiçoamento do método do trabalho e teve como resultado o que ele chama de “a virtuosidade do trabalhador mutilado”2 , com a especialização dos ofícios. Na manufatura, portanto, a produtividade do trabalho dependia da habilidade (virtuosidade) do trabalhador e da perfeição de suas ferramentas, e já havia o uso esporádico de máquinas. Foi apenas com o surgimento da grande indústria que a máquina passou a desempenhar um papel fundamental, primeiro, com base na mecânica, depois, na eletrônica e, atualmente, na microeletrônica.

5-     O que é manufatura?

6-     Até quando se estendeu a Manufatura?

7-     o que acontece com o se humano na divisão manufatureira?

8-      Explique como Karl Marx via a divisão do trabalho?

9-      Quando a máquina passou a desempenhar um papel fundamental


DISCIPLINA: FILOSOFIA TURMA: 1º TERMO- EJA AVALIAÇÃO 3º BIMESTRE

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QUESTÕES

Leia o texto como base para responder as questões a seguir

Filosofia é uma palavra grega formada de duas outras: philo e sophia. Philo deriva da palavra philia, que quer dizer “amor”, “amizade”. Sophia significa “sabedoria”, “conhecimento”. Então, filosofia é um termo que significa “amor ao conhecimento”. Essa definição é atribuída a Pitágoras de Samos, filósofo grego da Antiguidade. Há uma tradição de longa data, segundo a qual, em certa ocasião, ao ser chamado de sábio (sophós) por um interlocutor (acredita-se que tenha sido Lêon, tirano da cidade de Fliús), Pitágoras teria reagido recusando o referido título e se autodenominando amante ou amigo da sabedoria (philosophos). Assim, filósofo é aquele que é amigo da sabedoria, a ama e a deseja, estabelecendo com ela uma relação de amizade. A Filosofia seria, portanto, a busca do saber, do conhecimento, da verdade. Essa busca é a atividade do filósofo.

1-O que é Filosofia?

2-Você já mudou o seu modo de agir ou deixou de fazer alguma coisa depois de refletir?

3- Qual origem da palavra Filosofia?

4- Quem pode ser Filosofo?

5- Para que serve o conhecimento?

 

Observe com atenção a imagem e depois responda às questões

 

6- Assinale os elementos que você percebe na escultura:

(  ) Concentração       (  ) Esforço    (  )  Reflexão    (  ) Contemplação

  (  ) Calma   (  ) Trabalho   (  ) Energia   (  ) Alegria   (  )Nervosismo

(  ) Outro. Qual?--------------------------------

7- Você vê alguma relação entre a escultura e a Filosofia?

8- Para que serve o conhecimento?


DISCIPLINA: SOCIOLOGIA TURMA: 1ª SÉRIE AVALIAÇÃO 3º BIMESTRE

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QUESTÕES

1- Assinale a alternativa com V (verdadeiro) ou com F (falso).

(  ) A própria natureza humana exige que os homens se agrupem.

(  ) A vida em sociedade é condição necessária  para a sobrevivência dos animais.

(  ) A própria natureza humana exige que os homens  não se agrupem.

(  ) A vida em sociedade é condição necessária  para a sobrevivência da espécie humana.

 

2- O que é grupo social?

3- Quais são os principais grupos sociais?

4- Quais são as principais características de um grupo social?

5- Como podem ser classificados os grupos sociais?                

 

  6-Entre os animais? A matilha, a colmeia, a manada, o cardume, a alcateia, entre outros também não são grupos sociais? Essa questão é muito pertinente, especialmente quando se desdobra em outra: o que une esses animais em um mesmo grupo?

( ) Segurança

 ( ) Ação em equipe

( ) Complementaridade

 ( ) Afinidade

( ) Manutenção da espécie

 ( ) Sobrevivência

( ) Todas as alternativas

( ) Nenhuma das alternativas

Leia os fragmnentos a seguir

a)Dentre as muitas facetas que constitui o homem, a cultura é a mais emblemática, porque ela se insere em todos os contextos humanos, seja médico ou artístico, industrial ou artesanal, público ou privado, dentre outros. É a cultura quem dá o tom da nossa união enquanto seres humanos. Retomando o que você aprendeu até o momento sobre o elo que nos une e nos diferencia dos demais animais, aqui entendido como cultura, Agora, pense nos animais e na forma como eles transmitem suas técnicas aos seus descendentes.

 

b)Consideremos o exemplo do nascimento do ser humano. Ainda que algumas praticas possam ser popularmente conhecidas como “naturais” ou “normais”, desde a concepção, passando pela gestação ate o parto, o bebe nasce envolto a rituais e procedimentos (científicos, médicos, religiosos), que variam no tempo e no espaço e que são orientados e significados pela cultura de cada sociedade.

 

7-O que torna os humanos singulares nesse processo?

8-Você consegue identificar outro exemplo na nossa sociedade que e considerado “natural”?

9-Este exemplo observado é, de fato, natural ou fruto da ação humana?

 

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QUESTÕES

1-     EXPLIQUE ANARQUISMO.

2-     EXPLIQUE SOCIALISMO.

3-      EXPLIQUE LIBERALISMO.

4-     -Em sua opinião, qual teoria (liberalismo, socialismo e anarquismo) se faz mais presente na realidade brasileira? Para fundamentar a sua resposta, busque noticias em jornais, revistas e sites sobre legislação trabalhista, praticas econômicas e sociais mais valorizadas capazes de fortalecer a sua posição.

leia com atenção o fragmento que segue:

Mas não é tudo. Após a multiplicação dos pastos, uma horrorosa epizootia* veio matar uma imensa quantidade de carneiros. Parece que Deus queria punir a avareza insaciável dos vossos açambarcadores** com esta medonha mortandade que talvez fosse mais justo lançar sobre suas próprias cabeças. Então, o preço das lãs subiu tão alto que os operários mais pobres não as podem atualmente comprar. E eis aí de novo uma multidão de gente sem trabalho. É verdade que o número de carneiros cresce rapidamente todos os dias; mas nem por isso o preço baixou; porque se o comércio das lãs não é um monopólio legal, está, na realidade, concentrado nas mãos de alguns ricos açambarcadores que nada pode constrangê-los a vender a não ser com altos lucros.

 

5-QUAIS AS DIFERENÇAS PRODUZIDAS PELA NATUREZA NOS SERES HUMANOS?

 

6-QUAIS DIDERENÇAS SÃO PRODUZIDAS  PELA VIDA SOCIAL?

 

7. Qual é a ideia principal do trecho lido?

 8. Em sua opinião, qual seria o papel do Estado em relação ao preço das lãs?

 

 

* Epizootia: incidência de doença entre animais de uma determinada espécie. **Açambarcadores: aqueles que tomam tudo para si; monopolizadores.