Atividades são referentes às aulas trabalhadas no bimestre.
Período- 3º BIMESTRE Data para entregar- 09/10/2020
QUESTÓES
O mundo do trabalho, de
alguma forma, já faz parte da sua vida. Certamente, você já vivenciou
experiências sobre o trabalho em sua casa, na sua família, na mídia e em outros
espaços de sociabilidade. Essas experiências lhe permitem atribuir significado
e sentido ao mundo do trabalho.
1-
O que você entende por trabalho?
Será que os demais estudantes de sua turma têm o mesmo entendimento sobre o que
é o trabalho?
Observe
a imagem
1-
O que lhe parece? Você consegue
enxergar alguma relação entre a imagem e a palavra trabalho?
2-
Explique o que é desnaturalizar o
olhar.
3-
Qual significado dos termos: mais-valia, capital,
alienação, fetiche de mercadoria, modo de produção.
4-
Escolha um produto da indústria cultural
que esteja associada ao conforto, status, moda etc. Algo que você valoriza,
considera importante, mas não necessariamente essencial.
Leia
o texto a seguir:
A
manufatura se estendeu de meados do século XVI ao último terço do século XVIII,
sendo substituída pela grande indústria. Na manufatura, foram introduzidas
algumas inovações técnicas que modificaram a forma como o trabalho era
organizado. Aos poucos, o trabalhador foi deixando de ser responsável pela
produção integral de determinado objeto e passou a se dedicar unicamente a uma
atividade. A divisão do trabalho foi acelerada, fazendo que um produto deixasse
de ser obra de um único trabalhador e se tornasse o resultado da atividade de
inúmeros trabalhadores. Dessa maneira, o produto passava por vários
trabalhadores, cada um acrescentando alguma coisa a ele e, no final do
processo, o produto era o resultado não de um trabalhador individual, mas de um
trabalhador coletivo. Essa é a divisão do trabalho que persiste na sociedade
capitalista, e que se caracteriza pela especialização das funções, ou seja,
pela especialização do trabalhador na execução de uma mesma e única tarefa,
especializando também o seu corpo nessa operação.
Na divisão
manufatureira do trabalho, o ser humano é levado a desenvolver apenas uma
habilidade parcial, limitando o conjunto de habilidades e capacidades
produtivas que possuía quando era artesão. É isso que torna o trabalhador
dependente e o faz vender a sua força de trabalho; e esta só serve quando
comprada pelo capital e posta a funcionar no interior da oficina. Segundo Karl
Marx, essa divisão do trabalho tinha como objetivo o aumento da produtividade e
o aperfeiçoamento do método do trabalho e teve como resultado o que ele chama
de “a virtuosidade do trabalhador mutilado”2 , com a especialização dos
ofícios. Na manufatura, portanto, a produtividade do trabalho dependia da
habilidade (virtuosidade) do trabalhador e da perfeição de suas ferramentas, e
já havia o uso esporádico de máquinas. Foi apenas com o surgimento da grande
indústria que a máquina passou a desempenhar um papel fundamental, primeiro,
com base na mecânica, depois, na eletrônica e, atualmente, na microeletrônica.
5-
O que é manufatura?
6-
Até quando se estendeu a Manufatura?
7-
o que acontece com o se humano na
divisão manufatureira?
8-
Explique como Karl Marx via a divisão do
trabalho?
9-
Quando a máquina passou a desempenhar um papel
fundamental
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