domingo, 4 de outubro de 2020

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA TURMA: 2° SÉRIE AVALIAÇÃO 3º BIMESTRE

 Atividades são referentes às aulas trabalhadas no bimestre.

Período- 3º BIMESTRE                                       Data para entregar- 09/10/2020

QUESTÓES

O mundo do trabalho, de alguma forma, já faz parte da sua vida. Certamente, você já vivenciou experiências sobre o trabalho em sua casa, na sua família, na mídia e em outros espaços de sociabilidade. Essas experiências lhe permitem atribuir significado e sentido ao mundo do trabalho.

1-     O que você entende por trabalho? Será que os demais estudantes de sua turma têm o mesmo entendimento sobre o que é o trabalho?

Observe a imagem



1-     O que lhe parece? Você consegue enxergar alguma relação entre a imagem e a palavra trabalho?

2-     Explique  o que é desnaturalizar o olhar.

3-     Qual  significado dos termos: mais-valia, capital, alienação, fetiche de mercadoria, modo de produção.

4-     Escolha um produto da indústria cultural que esteja associada ao conforto, status, moda etc. Algo que você valoriza, considera importante, mas não necessariamente essencial.

Leia o texto a seguir:

A manufatura se estendeu de meados do século XVI ao último terço do século XVIII, sendo substituída pela grande indústria. Na manufatura, foram introduzidas algumas inovações técnicas que modificaram a forma como o trabalho era organizado. Aos poucos, o trabalhador foi deixando de ser responsável pela produção integral de determinado objeto e passou a se dedicar unicamente a uma atividade. A divisão do trabalho foi acelerada, fazendo que um produto deixasse de ser obra de um único trabalhador e se tornasse o resultado da atividade de inúmeros trabalhadores. Dessa maneira, o produto passava por vários trabalhadores, cada um acrescentando alguma coisa a ele e, no final do processo, o produto era o resultado não de um trabalhador individual, mas de um trabalhador coletivo. Essa é a divisão do trabalho que persiste na sociedade capitalista, e que se caracteriza pela especialização das funções, ou seja, pela especialização do trabalhador na execução de uma mesma e única tarefa, especializando também o seu corpo nessa operação.

Na divisão manufatureira do trabalho, o ser humano é levado a desenvolver apenas uma habilidade parcial, limitando o conjunto de habilidades e capacidades produtivas que possuía quando era artesão. É isso que torna o trabalhador dependente e o faz vender a sua força de trabalho; e esta só serve quando comprada pelo capital e posta a funcionar no interior da oficina. Segundo Karl Marx, essa divisão do trabalho tinha como objetivo o aumento da produtividade e o aperfeiçoamento do método do trabalho e teve como resultado o que ele chama de “a virtuosidade do trabalhador mutilado”2 , com a especialização dos ofícios. Na manufatura, portanto, a produtividade do trabalho dependia da habilidade (virtuosidade) do trabalhador e da perfeição de suas ferramentas, e já havia o uso esporádico de máquinas. Foi apenas com o surgimento da grande indústria que a máquina passou a desempenhar um papel fundamental, primeiro, com base na mecânica, depois, na eletrônica e, atualmente, na microeletrônica.

5-     O que é manufatura?

6-     Até quando se estendeu a Manufatura?

7-     o que acontece com o se humano na divisão manufatureira?

8-      Explique como Karl Marx via a divisão do trabalho?

9-      Quando a máquina passou a desempenhar um papel fundamental


Nenhum comentário:

Postar um comentário