quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Projeto de vida 7º Ano EF A - "Desenvolvimento socioemocional"

 



EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

7º ano "A"   Profª Jucilene

Projeto de Vida

ATIVIDADE  -  16 DE SETEMBRO DE 2020

DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL

ASSISTA A AULA NO CMSP DO DIA 16/09.



VOCÊ PREENCHERÁ A AUTOAVALIAÇÃO SOCIOEMOCIONAL NA SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL, CONFORME ORIENTAÇÃO NESSA AULA NO SITE https://sed.educacao.sp.gov.br/

EM SEGUIDA, REGISTRARÁ NO SEU CADERNO DE VIVÊNCIAS, A COMPETÊNCIA EM QUE VOCÊ FICOU NO MAIOR E NO MENOR DEGRAU. TIRAR FOTO E MANDAR NO GRUPO DA TURMA.

 

Português - 2º Termo EM EJA - " Provérbios"

 

EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

EJA "2º TERMO"   Profª Jucilene

Língua Portuguesa

ATIVIDADE  -  14 DE SETEMBRO DE 2020

 

PROVÉRBIOS OU DITOS POPULARES

SENTIDO DENOTATIVO E CONOTATIVO

 

        Os provérbios ou ditos populares são frases e expressões que transmitem conhecimentos comuns, ensinamentos ou uma reflexão sobre a vida. A maioria é de criação anônima, muitos criados há séculos, e são utilizados até os dias atuais porque estão relacionados a aspectos universais da vida. Quem nunca ouviu dizer “Quem diz o que quer, ouve o que não quer”?

 

ATIVIDADES

1. Analise os ditados populares abaixo e escreva o que eles significam:

a) Quem semeia vento, colhe tempestade.

 

b) Deus ajuda quem cedo madruga.

 

c) Em casa de ferreiro o espeto é de pau.

 

d) Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sentido denotativo: é o uso de um termo em seu sentido primeiro, real, do dicionário. Ao pensarmos em joia, logo nos vem ao pensamento uma pedra preciosa ou algo semelhante.
Sentido conotativo: é o uso de um termo em seu sentido figurado. Ao caracterizar alguém como uma pessoa "joia", houve uma transferência de sentido facilmente compreensível, mas inadequada para um concurso.

 

2. Dos ditados acima, qual deles é empregado no sentido denotativo? Transcreva abaixo:

 

3. Coloque ( D ) para denotativo e ( C ) para conotativo:

(    ) Hoje irei ao cinema.
(    ) João quebrou  o espelho do banheiro.
(    ) Esse menino tem um coração de ouro.
(    ) A Praça do peixe  fica no coração de Bataguassu.
(    ) Fiz um transplante de coração.
(    ) Karina é mesmo má tem um coração de pedra.
(    ) Para vencer a luta era preciso alcançar o coração do país.
(    ) Kelly completou vinte primaveras.
(    ) Na primavera as flores abrem suas pétalas.
(    ) Correu muito, porém não pegou o trem para São Paulo.
(    ) A tempestade foi terrível no Rio de Janeiro.

(    ) Minha mãe  é meu espelho.

(    )Carla superou seus problemas conjugais.

(    )”O amor é fogo que arde sem se ver...”

(    )Pedro mora no coração de São Paulo.

 

Português - 1º Termo - EM EJA - "Linguagem formal e informal"

EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

EJA "1º TERMO"   PROFª JUCILENE

LÍNGUA PORTUGUESA

ATIVIDADE  -  14 DE SETEMBRO DE 2020

 

LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL

 

MÚSICA: “Vaca Estrela e Boi Fubá” – Fagner e Luiz Gonzaga


 

Seu dotô me de licença

Pra minha história contá

Hoje eu tô na terra estranha

E é bem triste o meu pená

Mas já fui muito feliz

Vivendo no meu lugá

Eu tinha cavalo bom

Gostava de campeá

E todo dia aboiava

Na porteira do currá

 

Ê, vaca Estrela, ô, boi Fubá

 

Eu sou fio do nordeste

Não nego o meu naturá

Mas uma seca medonha

Me tangeu de lápra cá

Lá eu tinha o meu gadinho

Não é bom nem imaginá

Minha linda vaca Estrela

E o meu belo boi Fubá

Quando era de tardezinha

Eu começava a aboiá

 

Ê, vaca Estrela, ô, boi Fubá

 

Aquela seca medonha

Fez tudo se trapaiá

Não nasceu capim no campo

Para o gado sustentá

O sertão esturricô, fez os açude secá

Morreu minha vaca Estrela

Se acabou meu boi Fubá

Perdi tudo quanto eu tinha

Nunca mais pude aboiá

 

Ê, vaca Estrela, ô, boi Fubá

 

Hoje nas terra do sul

Longe do torrão natá

Quando eu vejo em minha frente

Uma boiada passá

As água corre dos oios

Começo logo a chorá

Lembro minha vaca Estrela

E o meu lindo boi Fubá

Com sodade do nordeste

Dá vontade de aboiá

 

Ê, vaca Estrela, ô, boi

 

1. Leia o verso:” Seu doutor me dê licença pra minha história contar...”

Quem conta uma história para “Seu doutor”?

 

2.  Observe os seguintes versos:” Hoje eu tô na terra estranha, é bem triste o meu penar/Mas já fui muito feliz vivendo no meu lugar...” Qual é essa terra estranha que o eu lírico diz estar vivendo? E qual provavelmente é esse lugar em que ele foi feliz? Faça a descrição analisando elementos contidos na letra da música?

3.  O que aconteceu com a Vaca Estrela, com o Boi Fubá e com o nordestino após a seca medonha?

 

 

4.  Esse poema do Patativa do Assaré foi “musicalizado” em 1965 por Luiz Gonzaga e o mesmo retrata a vida sofrida dos retirantes do nordeste brasileiro que saem do seu local de origem devido a seca e migram para as cidades grandes em busca de melhoria de vida. Essa realidade mudou nos dias atuais? Comente.

 

 


Português - 9º A - EF - Variação Linguística

 

EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

9º ano "A"   Profª Jucilene

Língua Portuguesa

ATIVIDADE  - 14 DE SETEMBRO DE 2020

 

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA



Sapassado, era sessetembro, taveu na cuzinha tomando uma pincumel e cuzinhando um kidicarne cumastumate pra fazer uma macarronada cum galinhassada. Quascaí de susto quanduvi um barui vinde denduforno parecenum tidiguerra. A receita mandopô midipipoca denda galinha prassá. O forno isquentô, o mistorô, e o fiofó da galinhispludiu! Nossinhora! Fiquei branco quinein um lidileite. Foi um trem  doidimais!

Quascaí dendapia! Fiquei sensabê doncovim, noncotô, proncovô. Ópceve quilocura!

Grazadeus ninguém semaxucô!

                                                                           

 

Responda:

1. Observe a imagem e faça  a leitura do texto, após identifique o falante do texto. A qual região do Brasil ele pertence?

 

2. O texto está escrito:

a.(   ) na linguagem formal

b.(   ) na informal

 

3. Traduza o trecho a seguir e faça as correções necessárias.

“Fiquei sem sabê doncovim, noncotô , proncovô” . Responda porque a personagem ficou assim?

 

4. A fala da personagem é proveniente de um matuto e, apesar dos erros é possível afirmar que ele está cometendo um erro gravíssimo ao falar dessa maneira? Ele deveria falar de maneira correta? Explique com argumentos convincentes.

 

5.Faça as correções necessárias no texto.

 

Português - 8º A - EF - Frase, oração e período

 

EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

8º ano "A"   Profª Jucilene

Língua Portuguesa

ATIVIDADE  - 14 DE SETEMBRO DE 2020

FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO

TESE E OPINIÃO

 

Decida

Em um mundo cada vez mais complexo, com excesso de informação, pressão por desempenho e repleto de alternativas, as pessoas precisam tomar decisões também a respeito de assuntos delicados. E devem fazer isso sem ter muito tempo para pensar.

Cada vez mais, o sucesso e a satisfação pessoal dependem da habilidade de fazer escolhas adequadas. Com frequência, as pessoas são instadas a tomar uma decisão que pode modificar sua vida pessoal. Devo ou não me casar? Que tal só morarmos juntos? Devo ou não me separar? [...] Em que escola matricular nosso filho? Aliás, ele vai ganhar carro aos 18 anos ou sairá à noite de carona [...]? É certo comprar aquela casa maior e contrair um financiamento a perder de vista? No trabalho, acontece a mesma coisa. Devo dar uma resposta dura àquela provocação feita pelo chefe? Peço ou não peço aumento? Posso ou não baixar os preços dos produtos que vendo de forma a aumentar a saída? Que tal largar tudo e abrir aquela pousada na praia? Psicólogos americanos que estudaram a vida de gerentes empregados em grandes companhias descobriram que eles chegam a tomar uma decisão a cada nove minutos. São mais de 10.000 decisões por ano – 10.000 possibilidades de acertar, ou de errar. Não há como fugir. Ou você decide, ou alguém decide em seu lugar.

Veja. 14 jan. 04. *Adaptado: Reforma Ortográfica. Fragmento.

 

 

ATIVIDADES

1.  Qual é a tese defendida nesse texto?

A) A compra de uma casa é um problema a longo prazo.

B) A vida moderna exige a tomada de decisões difíceis.

C) Os casais têm dúvidas quanto à educação dos filhos.

D) Os gerentes de grandes empresas tomam milhares de decisões.

E) O casamento ainda é uma dúvida de poucos.

 

2. Assinale as alternativas que apresentam uma opinião:

A) " Em um mundo cada vez mais complexo"...

B) " Que tal largar tudo e abrir aquela pousada na praia?"

C) " Cada vez mais, o sucesso e a satisfação pessoal dependem da habilidade de fazer escolhas adequadas."

D) " Psicólogos americanos que estudaram a vida de gerentes empregados em grandes companhias"

 

3. Classifique os períodos colocando PS para período simples e PC para o período composto:

 

a)      (    ) Dei bobeira e comprei a passagem direto para o Rio.

b)      (    ) Antes os índios eram os donos da terra.

c)      (    ) Chegou ao bar, dançou, cantou, bebeu e foi embora.

d)     (    ) Eu sou o cara, mais dorminhoco do mundo.

e)      (    ) Você está triste.

f)       (    ) Eu quero que você me acorde quando o ônibus chegar

g)      (    ) Atenção, vou contar uma piada.

h)      (    ) Inventei aquela desculpa porque não achei outra melhor.

i)        (    ) O estudo nos traz benefícios.

j)        (    ) O amor constrói e o ódio destrói.

 

Português - 7º A - EF - Resenha

 

EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

7º ano "A"   Profª Jucilene

Língua Portuguesa

ATIVIDADE  -  14 DE SETEMBRO DE 2020

 

RESENHA

 

v Leia o conto abaixo e faça uma resenha, não esquecendo-se das características que esse gênero apresenta.

v Encontre no conto 2 advérbios e 3 locuções adverbiais.

 

A PERGUNTA (um conto indiano)

Num certo país bem distante daqui, havia um costume que era considerado como uma lei para os habitantes daquele lugar: ninguém podia passar na frente de uma pessoa se ela estivesse rezando. Não se sabe a origem ou causa de tal proibição, mas isso não vem ao caso na nossa história que começa numa bela manhã de sol, em uma praça no meio de uma importante cidade daquele país.
Um homem religioso sentou-se num canto da praça e preparou-se para começar suas orações. Bem naquele momento, uma jovem surgiu na praça caminhando apressadamente na direção do santo homem e acabou passando diante dele, distraída, com a respiração ofegante.
O religioso ficou indignado.
“Que ousadia!”, ele pensou consigo mesmo. “Vou esperar essa jovem voltar e lhe dar uma lição”. E lá ele ficou. O tempo passou e passou e o homem não se moveu do lugar. O dia já estava terminando quando a jovem apareceu do outro lado da praça, agora caminhando mais devagar. Parecia sonhadora, ainda mais distraída. No momento em que ela passava na frente do homem santo, ele a chamou falando com voz autoritária, mal disfarçando a enorme irritação:
“Você foi bastante atrevida hoje de manhã. Por acaso ignora que é proibido passar diante de um homem que esteja rezando?”
A jovem parou, assustada. Voltou-se para o homem e lhe disse: – já que não há mais ninguém aqui, vejo que é comigo mesmo que o senhor está falando. Mas muito me espantam suas palavras, senhor. Eu não sei que costume é esse, porque não sou deste lugar. Além do mais, o senhor disse que estava rezando. O que quer dizer “rezar”?
Para mim, respondeu o homem levantando a cabeça todo empertigado – “rezar” significa pensar completamente em Deus.
Pois então – disse a moça com um sorriso apaziguador – o senhor que me desculpe, eu jamais teria violado uma lei se tivesse conhecimento dela. Sabe, eu vim para esta cidade para me encontrar com meu namorado, que mora aqui, e quando cheguei a esta praça hoje pela manhã, estava já bem atrasada. Eu vinha absorta, pensava tão completamente no meu amor que nem vi o senhor. E agora me diga, se o senhor estava rezando, quer dizer, pensando completamente em Deus. como foi que o senhor me viu?

(Origem desconhecida)

 

História- 6°B EF- “Gregos, Macedônios e Persas

 

Professora: Ivani santos Oliveira

Não se esqueçam de utilizar sua atitude historiadora para fazer a análise

do texto.

 

A Grécia, após um período de prosperidade e predomínio sobre a região, enfrentava conflitos internos, o que a tornou vulnerável. A Guerra do Peloponeso, entre as duas principais Póleis gregas (Atenas e Esparta), oportunizou o restabelecimento dos persas sobre os territórios da Ásia Menor então dominados pelos gregos. Esse contexto também permitiu que o rei Filipe II, com seu filho Alexandre III, desse início ao seu projeto de ampliação das fronteiras da Macedônia. Vencedor, na Batalha da Queronéia, em 338 a.E.C., o rei Filipe II buscou aliados entre os povos conquistados, solicitando impostos e o direito de ser reconhecido também como um grego, aproveitando para anunciar que iria seguir contra o Império Persa e recuperar a Ásia Menor.

Nessa ocasião, Alexandre III tinha apenas 18 anos de idade e já era o líder do batalhão que venceu Tebas. Dois anos depois, o rei Filipe II foi assassinado e seu filho assumiu o trono. Para manter a ordem e o poder, Alexandre III foi duro com quem questionou o seu direito e seguiu os planos do seu pai, enfrentando por 10 anos os persas e se saindo vencedor.

O Império Aquemênida (550 a 330 a.E.C), ou Império Persa, era governado em 20 unidades que deveriam se reportar ao rei, e por ser composto por diferentes povos tinha um método de organização que depois seria aproveitado por Alexandre Magno. Desde Ciro, ao se dominar um povo, negociava-se respeito e a tolerância cultural/religiosa pela aliança e pelos impostos.

 Outra estratégia era facilitar a comunicação, com a construção de estradas e um ágil sistema de correios, que também facilitaram o comércio. Nesse último aspecto a unificação da moeda foi uma importante estratégia de Dário I (550 a.E.C. a 486 a.E.C.), que criou a dárico. Por toda essa dimensão, a conquista da Macedônia sobre esse povo foi extraordinária.

Depois de incorporar o domínio persa, Alexandre III seguiu para a Índia, mas teve que recuar, respeitando as limitações do seu exército.

Na sequência, Alexandre acabou morrendo e não pode expandir ainda mais suas fronteiras como desejava. O seu Império se desmanchou na disputa sucessória, mas seus feitos foram mantidos através das lendas que se espalharam na Ásia, África e Europa, e nas letras de músicas, nos filmes e nas animações, que mesmo na Era Contemporânea continuam sendo feitos. Entre os legados do Império Macedônico está a cultura helenística, que surgiu do estímulo à diversidade cultural e do patrocínio de estudos sobre territórios e culturas anexadas.

Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.

 

 

 

 A partir da leitura do texto, responda as perguntas e registre em seu caderno

a) Qual é o tema do texto?

b) Quais são as principais informações do texto?

 

c) Segundo o texto, qual é a relação entre gregos, macedônios e persas?

 

 

Bom estudo!

 

Matemática 8º EF B- Bissetriz de um Ângulo.

 EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA 

PROFESSOR: ÉDERSON SOARES RODRIGUES 

MATEMÁTICA: 8º ANO B.

ESTUDANTE

Você deve assistir diariamente às aulas ministradas pelos professores de matemática do CMSP. Faça suas anotações, resolva os exercícios propostos e também os do caderno do aluno. Caso tenha dúvidas, mande print/foto do exercício para conversarmos com intuito de sanar suas dúvidas 

 A interação, seja no grupo ou individualmente, é muito importante para avaliar seu engajamento na aprendizagem.


Assistir a aula do centro de mídias do dia 14/08.

Responder as questões do chat acima e registrar no caderno.


BONS ESTUDOS 

Após a Realização das Atividades em seu Caderno, enviar uma foto das Questões resolvidas para o meu número de WhatsApp, com seu nome, número e série.

Professor Éderson.


Matemática 6º EF A - Porcengtagem

 EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA 

PROFESSOR: ÉDERSON SOARES RODRIGUES 

MATEMÁTICA- 6ºA 

ESTUDANTE

Você deve assistir diariamente às aulas ministradas pelos professores de matemática do CMSP. Faça suas anotações, resolva os exercícios propostos e também os do caderno do aluno. Caso tenha dúvidas, mande print/foto do exercício para conversarmos com intuito de sanar suas dúvidas 

 A interação, seja no grupo ou individualmente, é muito importante para avaliar seu engajamento na aprendizagem.


Assistir a aula do centro de midias do dia 16/09.

Responder as questões do chat da aula acima e registrar no caderno.





BONS ESTUDOS 

Após a Realização das Atividades em seu Caderno, enviar uma foto das Questões resolvidas para o meu número de WhatsApp, com seu nome, número e série.

Professor Éderson.

Biologia/ 1ª Serie e 2ª Série do Ensino Médio - Pantanal em Chamas!


ESCOLA DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

Roteiro de Estudos 1ª Série A e 2ª Série A do Ensino Médio

(Período 16 de Setembro a 23 de Setembro de 2020)

 

Disciplina: Biologia

Professora: Cíntia Jacob (15)996151042

Atividade: Pantanal em Chamas!

Veja as imagens a seguir e faça uma reflexão do que esta acontecendo esses últimos meses no Pantanal.

Se há focos de incêndios todos os anos, por que as queimadas de 2020 estão em destaque?

Por que os incêndios são preocupantes?

Podem existir consequências dessas queimadas no futuro?




Como está sendo a luta para salvar a natureza e animais ameaçados pelo fogo?

Registrar no caderno e enviar uma foto da atividade realizada.

Bom trabalho!!! Se cuidem!!! Beijos da Prô Jacob.