quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Português - 1º Termo - EM EJA - "Linguagem formal e informal"

EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

EJA "1º TERMO"   PROFª JUCILENE

LÍNGUA PORTUGUESA

ATIVIDADE  -  14 DE SETEMBRO DE 2020

 

LINGUAGEM FORMAL E INFORMAL

 

MÚSICA: “Vaca Estrela e Boi Fubá” – Fagner e Luiz Gonzaga


 

Seu dotô me de licença

Pra minha história contá

Hoje eu tô na terra estranha

E é bem triste o meu pená

Mas já fui muito feliz

Vivendo no meu lugá

Eu tinha cavalo bom

Gostava de campeá

E todo dia aboiava

Na porteira do currá

 

Ê, vaca Estrela, ô, boi Fubá

 

Eu sou fio do nordeste

Não nego o meu naturá

Mas uma seca medonha

Me tangeu de lápra cá

Lá eu tinha o meu gadinho

Não é bom nem imaginá

Minha linda vaca Estrela

E o meu belo boi Fubá

Quando era de tardezinha

Eu começava a aboiá

 

Ê, vaca Estrela, ô, boi Fubá

 

Aquela seca medonha

Fez tudo se trapaiá

Não nasceu capim no campo

Para o gado sustentá

O sertão esturricô, fez os açude secá

Morreu minha vaca Estrela

Se acabou meu boi Fubá

Perdi tudo quanto eu tinha

Nunca mais pude aboiá

 

Ê, vaca Estrela, ô, boi Fubá

 

Hoje nas terra do sul

Longe do torrão natá

Quando eu vejo em minha frente

Uma boiada passá

As água corre dos oios

Começo logo a chorá

Lembro minha vaca Estrela

E o meu lindo boi Fubá

Com sodade do nordeste

Dá vontade de aboiá

 

Ê, vaca Estrela, ô, boi

 

1. Leia o verso:” Seu doutor me dê licença pra minha história contar...”

Quem conta uma história para “Seu doutor”?

 

2.  Observe os seguintes versos:” Hoje eu tô na terra estranha, é bem triste o meu penar/Mas já fui muito feliz vivendo no meu lugar...” Qual é essa terra estranha que o eu lírico diz estar vivendo? E qual provavelmente é esse lugar em que ele foi feliz? Faça a descrição analisando elementos contidos na letra da música?

3.  O que aconteceu com a Vaca Estrela, com o Boi Fubá e com o nordestino após a seca medonha?

 

 

4.  Esse poema do Patativa do Assaré foi “musicalizado” em 1965 por Luiz Gonzaga e o mesmo retrata a vida sofrida dos retirantes do nordeste brasileiro que saem do seu local de origem devido a seca e migram para as cidades grandes em busca de melhoria de vida. Essa realidade mudou nos dias atuais? Comente.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário