terça-feira, 22 de setembro de 2020

Arte 6º Ano EF A - Profissões teatrais

 

Arte - Ensino Fundamental - 6° ano A: Profissões teatrais.

 Aula exibida no CMSP - 14/0 9

 

  Profª: Nereide 

 



 

EF06AR28

Habilidades: 

  Investigar e experimentar  diferentes funções teatrais ( ator, figurinista aderecista, e maquiador / visagista etc. e compreender a relação entre elas no processo de criação de personagens).




                               COMEÇANDO POR VOCÊ

 

·         Quais profissões teatrais você conhece?

·         Você sabe qual a função do cenógrafo?

·         Se tivesse que escolher uma das profissões teatrais qual você escolheria?

 

Atividade I

Leitura 


        Nas encenações teatrais contemporâneas, a dramaturgia não ocupa mais o lugar de destaque que ocupava não passado. Antes o texto teatral era o centro de todo o trabalho restando apenas aos componentes da peça materializá-lo em cena.

N o teatro contemporâneo a dramaturgia dá lugar à encenação. As escolhas da direção passam a ser o elemento organizador da peça.

Nesse processo cada aspecto técnico  é visto como um elemento portador de um significado que terá  efeito no topo da peça. Assim temos a linguagem da dramaturgia somada a muitas outras linguagens: da luz, do som, do figurino, do cenário.

De acordo com  o texto responda as perguntas a seguir:

a)-Qual o papel da dramaturgia no teatro contemporâneo?

---------------------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------------------------


Cenário

 No teatro o cenário ocupa um lugar de destaque assim como os outros elementos a cenografia é de grande importância. É pela cenografia que o público se orienta sobrea classe social, os lugares, o clima e tantos outros aspectos da encenação. Esse trabalho é realizado pelo cenógrafo.

 

b)-De acordo com a aula do CMSP quais são as outras funções que um cenógrafo ocupa?


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


c)-Descreva as outras profissões teatrais.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


d) Com qual delas você mais se identificou?

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


e) Como é a atuação do iluminador no teatro?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


                                Registre suas dúvidas e anote suas considerações.


                                   


                                                                           💖💙   Bons estudos!  💙💖

                                                                   

Matemática 8º Ano EF B - Áreas de Figuras Planas

 EE DIOGENES RIBEIRO DE LIMA 

PROFESSOR: ÉDERSON SOARES RODRIGUES 

8º ANO - MATEMÁTICA 

TEMA: ÁREAS DE FIGURAS PLANAS 

ESTUDANTE:

Você deve assistir diariamente às aulas ministradas pelos professores de matemática do CMSP. Faça suas anotações, resolva os exercícios proposto e também os do caderno do aluno. Caso tenha dúvidas, mande fotos/print do exercício para conversarmos com intuito de sanar suas duvidas.


ÁREAS DE FIGURAS PLANAS.

Em várias situações do cotidiano, precisamos calcular perímetro, área e volumes.

Área de uma Superfície.

Para revestir uma parede com azulejos. Adauto precisou exatamente de 360 azulejos.


  1. Calcular as áreas das seguintes figuras planas:
  • Retângulo de dimensões 6 e 10 cm.
  • Triângulo de base 8 cm e altura 3 cm.
  • Paralelogramo de base 12 cm e altura 4 cm.
  • Losango de diagonais 3 e 4 dm.
  • Trapézio de bases 4 e 6 cm e altura 3 cm.

Após a realização das atividades em seu caderno, enviar uma foto das questões resolvidas para o meu numero do WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 28 de setembro de 2020.

Professor: Éderson Soares.

Matemática 7º Ano EF B - Múltiplos e Divisores.

 EE DIOGENES RIBEIRO DE LIMA 

PROFESSOR: ÉDERSON SOARES RODRIGUES 

7º ANO - MATEMÁTICA

TEMA: MÚLTIPLOS E DIVISORES.

ESTUDANDE:

Você deve assistir diariamente às aulas ministradas pelos professores de matemática do CMSP. Faça suas anotações, resolva os exercícios proposto e também os do caderno do aluno. Caso tenha dúvidas, mande fotos/print do exercício para conversarmos com intuito de sanar suas duvidas.





Introdução.





Após a realização das atividades em seu caderno, enviar uma foto das questões resolvidas para o meu numero do WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 28 de setembro de 2020.

Professor: Éderson Soares.







História 2ª Série EM - Revolução Francesa II

 Aula exibida no CMSP - 19/08/2020




Habilidade:

  • Identificar os principais valores propugnados pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, estabelecendo relações entre sua formulação e o contexto histórico em que foi produzida.
Objetivo:
  • Apresentar as características e principais eventos da Convenção Nacional francesa, as divergências entre os grupos sociais e políticos decorrentes do processo revolucionário, o contexto em que se deu o Golpe de 18 brumário e o fim da Revolução Francesa, em 1799.
Assista a aula e registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

"A pátria em perigo!"

Tropas mobilizadas pela nobreza e outras monarquias europeias invadem a França, mas foram derrotadas pelo Exército Revolucionário na Batalha de Valmy, em setembro de 1792. O rei Luís XVI foi capturado e preso.

Convenção Nacional

Por meio de uma nova Assembleia, a Convenção Nacional, a República foi proclamada na França. Era formada por 750 deputados.
1ª Medida: Decidir pelo destino do Rei Luís XVI e da sua família.
Os membros da Convenção dividiam-se em:
  • Jacobinos: Voto Universal e participação popular.
  • Girondinos: Voto Censitário e propriedade privada.
  • Planície: Agiam de acordo com seus interesses.
Julgamento de Luís XVI

Os jacobinos propunham a execução do rei, e venceram na Convenção por 683 x 38 votos. Luís XVI foi guilhotinado em janeiro de 1793.

Reações à morte de Luís XVI
  • Formação da Primeira Coligação: aliança militar entre monarquias europeias contra a Revolução Francesa;
  • Ascensão dos jacobinos ao poder na Convenção Nacional: após grupos de sans-culottes cercarem a Assembleia e expulsarem os deputados girondinos.
O Governo Jacobino

Comitê de Salvação Pública:
  • Tabelou preços e aumentou salários;
  • Doação ou venda de terras dos nobres para os camponeses;
  • Fim da escravidão nas colônias francesas;
  • Escola primária pública obrigatória.
Tribunal Revolucionário:
  • Alistamento militar obrigatório;
  • Lei dos Suspeitos;
  • Julga e condena os contrarrevolucionários.
Época do Terror 1793-1794)

Eram objetivos da chamada Época do Terror
  • Fortalecer o poder central;
  • Defender a Revolução dos inimigos;
  • Promover terrorismo de Estado.
Napoleão Bonaparte liberta o Porto de Toulon e a região de Vendeia, que estava sob a ocupação da Primeira Coligação.

9 Termidor (27 de julho de 1794): girondinos tomam o poder. Robespierre é guilhotinado.

O Governo Girondino

Diretório:
  • Liberou preços dos alimentos e aluguéis;
  • Estimulou a agricultura capitalista;
  • Restabeleceu a escravidão nas colônias francesas.
  • Incentivos à mineração e à metalurgia.
Nova Constituição 1795:
  • Voto censitário;
  • Diretório (5 deputados);
  • Violência contra jacobinos e monarquistas.
O golpe de 18 brumário

O período do Diretório, com o poder executivo exercido por cinco deputados que defendiam os interesses da burguesia, encontrou inúmeras resistências entre jacobinos e monarquistas. Diante desses conflitos e tentativas de golpes, o nome da Napoleão Bonaparte ganhou destaque. Era um militar que havia desempenhado um papel importantes nas lutas externas e na resolução de conflitos internos.
Em 10 de novembro de 1799, Napoleão e o abade Sieyès articularam um golpe contra o Diretório e, com o apoio da burguesia e de militares, instituíram o Consulado. O novo governo consolidou os ideais burgueses da Revolução Francesa.

Consequências da Revolução Francesa
  • O Absolutismo Monárquico foi substituído pela República;
  • Súditos passam a ser cidadãos;
  • Ordens sociais substituídas pelo conceito de classes sociais;
  • Supressão da lógica mercantilista sobre a atividades comerciais;
  • Diminuição do poder do clero católico;
  • Aumento no número de proprietários de terras;
  • Consolidação do Capitalismo na França.

ATIVIDADES

1- Por quais razões Napoleão Bonaparte obteve êxito ao subir ao poder na França por meio de um golpe?

2- Algumas transformações que antecederam a Revolução Francesa podem ser exemplificadas pela mudança de significado da palavra “restaurante”. Desde o final da Idade Média, a palavra restaurant designava caldos ricos, com carne de aves e de boi, legumes, raízes e ervas. Em 1765 surgiu, em Paris, um local onde se vendiam esses caldos, usados para restaurar as forças dos trabalhadores. Nos anos que precederam a Revolução, em 1789, multiplicaram-se diversos restaurateurs, que serviam pratos requintados, descritos em páginas emolduradas e servidos não mais em mesas coletivas e mal cuidadas, mas individuais e com toalhas limpas. Com a Revolução, cozinheiros da corte e da nobreza perderam seus patrões, refugiados no exterior ou guilhotinados, e abriram seus restaurantes por conta própria. Apenas em 1835, o Dicionário da Academia Francesa oficializou a utilização da palavra restaurante com o sentido atual. 
A mudança do significado da palavra restaurante ilustra 
a) a ascensão das classes populares aos mesmos padrões de vida da burguesia e da nobreza. 
b) a apropriação e a transformação, pela burguesia, de hábitos populares e dos valores da nobreza. 
c) a incorporação e a transformação, pela nobreza, dos ideais e da visão de mundo da burguesia. 
d) a consolidação das práticas coletivas e dos ideais revolucionários, cujas origens remontam à Idade Média. 
e) a institucionalização, pela nobreza, de práticas coletivas e de uma visão de mundo igualitária.

3- Produza um Mapa Mental sobre o processo revolucionário francês, destacando os principais acontecimentos da Revolução Francesa.


Matemática 6º Ano EF A - Porcentagem

 EE DIOGENES RIBEIRO DE LIMA 

PROFESSOR: ÉDERSON SOARES RODRIGUES

6º ANO - MATEMÁTICA.

TEMA: PORCENTAGEM 


ESTUDANTE.


Você deve assistir diariamente às aulas ministradas pelos professores de matemática do CMSP. Faça suas anotações, resolva os exercícios proposto e também os do caderno do aluno. Caso tenha dúvidas, mande fotos/print do exercício para conversarmos com intuito de sanar suas duvidas.




Porcentagem















Após a realização das atividades em seu caderno, enviar uma foto das questões resolvidas para o meu numero do WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 28 de setembro de 2020.

Professor: Éderson Soares.


Ciências 6º Ano EF B - Matéria e Energia.

 EE DIOGENES RIBEIRO DE LIMA 

PROFESSOR: ÉDERSON SOARES RODRIGUES

6º ANO - CIÊNCIAS

TEMA: MATÉRIA E ENERGIA.

ATIVIADADE 1:

Assista o vídeo da aula no CMSP do dia 21/09.




ATIVIDADE 2:

Responder as questões do chat da aula acima em seu caderno.

Como as Misturas fazem parte do nosso Cotidiano?


Para inicio de conversa, responda as perguntas abaixo:

  • 1.  Olhe atentamente a imagem da obra de arte. O que esta representado nela?
  • 2.  Que materiais o artista usou para compor a obra de arte?
  • 3.  De onde você acha que vieram esses materiais?
  • 4.  Você acha que o lixo descartado pelas pessoas pode ser considerado uma mistura? Explique.
  • 5.  Que outras misturas você conhece?


Após a realização das atividades em seu caderno, enviar uma foto das questões resolvidas para o meu numero do WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 28 de setembro de 2020.

Professor: Éderson Soares.


1.  


Ciências 8º Ano EF A - Infecções por Fungos

 EE DIOGENES RIBEIRO DE LIMA 

PROFESSOR: ÉDERSON SOARES RODRIGUES 

8º ANO - CIÊNCIAS.

TEMA: INFECÇÕES POR FUNGOS.

ATIVIDADE 1:

Assistir a aula no CMSP do dia 21/09.


ATIVIDADE 2:

Responda as atividades da aula acima do chat em seu caderno.

ATIVIDADE 3:

Realize uma pesquisa na internet sobre doenças causadas por Fungos.

Considerações gerais sobre infecções fúngicas

Fungos não são plantas nem animais. Já se pensou que eram plantas, mas agora são classificados em seu próprio reino. Alguns fungos causam infecções nas pessoas.

·         Uma vez que os esporos fúngicos estão muitas vezes presentes no ar ou no solo, as infecções fúngicas iniciam-se geralmente nos pulmões ou na pele.

·         As infecções fúngicas são raramente sérias a menos que o sistema imunológico esteja enfraquecido, geralmente por medicamentos ou distúrbios clínicos.

·         As infecções fúngicas geralmente progridem lentamente.

·         Os medicamentos antifúngicos podem ser aplicados diretamente no local infectado ou, se a infecção for séria, administrados por via oral ou injetados.

(Consulte também Infecções fúngicas da pele.)

Os fungos podem crescer de duas formas:

·         Leveduras: células redondas únicas

·         Bolores: muitas células formando filamentos longos e finos chamados hifas

Alguns fungos passam por ambas as formas durante seu ciclo de vida.

Os fungos frequentemente crescem no solo e em material vegetal em decomposição. Muitos fungos, incluindo bolores de pão e cogumelos, podem ser vistos a olho nu.

Você sabia que...

·         Os fungos têm seu próprio reino, eles não são plantas nem animais.

Os fungos se reproduzem ao espalhar esporos microscópicos. Esses esporos estão muitas vezes presentes no ar e no solo, onde podem ser inalados ou entrar em contato com a superfície corporal de uma pessoa, principalmente a pele. Assim, as infecções fúngicas iniciam-se geralmente nos pulmões ou na pele.

Da ampla variedade de esporos que se depositam na pele ou que são inalados pelos pulmões, a maioria dos tipos não causa infecção. Alguns tipos causam infecção somente em pessoas com:

·         Sistema imunológico deficiente

·         Material estranho, incluindo dispositivos médicos (como uma articulação artificial ou válvula cardíaca), em seu corpo

O sistema imunológico pode ficar debilitado quando as pessoas tomam medicamentos que suprimem o sistema imunológico (imunossupressores), tais como medicamentos de quimioterapia ou aqueles usados para prevenir a rejeição de um órgão depois do transplante, ou quando têm um distúrbio que causa imunodeficiência, como a AIDS.

Exceto no caso de algumas infecções da pele, as infecções fúngicas raramente são transmitidas de uma pessoa para outra.

Fatores de risco para desenvolver infecções fúngicas

Utilização de medicamentos que inibem o sistema imunológico

·         Medicamentos de quimioterapia para o câncer

·         Corticosteroides

·         Medicamentos usados para prevenir a rejeição de um órgão depois do transplante, tal como a azatioprina, o metotrexato ou a ciclosporina

·         Inibidores do fator de necrose tumoral (usados para tratar artrite reumatoide e distúrbios relacionados)

Doenças

·         AIDS

·         Queimaduras, se extensas

·         Diabetes

·         Linfoma de Hodgkin ou outros linfomas

·         Leucemia

Tipos de infecções fúngicas

As infecções fúngicas são frequentemente descritas como

·         Oportunistas

·         Primária

As infecções fúngicas podem afetar muitas áreas do corpo (sistêmicas) ou apenas uma área (localizadas).

As infecções fúngicas oportunistas se aproveitam de um sistema imunológico debilitado. Assim, elas geralmente ocorrem em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, como as que têm AIDS, ou que tomam medicamentos para suprimir o sistema imunológico. As infecções fúngicas oportunistas ocorrem no mundo todo. Infecções fúngicas oportunistas típicas incluem

·         Aspergilose

·         Candidíase

·         Mucormicose

As infecções fúngicas oportunistas podem ser muito agressivas, disseminando-se rapidamente para outros órgãos e, muitas vezes, levando à morte.

As infecções fúngicas primárias podem ocorrer em pessoas com sistema imunológico normal, às vezes com consequências sérias.

Determinadas infecções fúngicas primárias são mais comuns em certas áreas geográficas, como nos exemplos a seguir:

·         histoplasmose é especialmente comum nos vales dos rios Ohio e Mississipi, na região central de Nova Iorque e no Texas, Estados Unidos. Ela também ocorre em partes das Américas Central e do Sul, na África e na Austrália.

·         blastomicose é particularmente comum na parte leste e central dos Estados Unidos. Ela também ocorre na África e no vale do rio Saint Lawrence do Canadá.

·         coccidioidomicose ocorre quase exclusivamente na região sudeste e no vale central da Califórnia nos Estados Unidos e no norte do México e na América Central e do Sul.

·         paracoccidioidomicose ocorre principalmente em certas partes das Américas do Sul e Central.

Como muitas infecções fúngicas primárias se desenvolvem lentamente, podem-se passar meses ou anos até que uma pessoa procure assistência médica. Geralmente, se o sistema imunológico for normal, as infecções fúngicas não se espalham aos órgãos profundos do corpo.

As infecções fúngicas localizadas afetam apenas uma área do corpo. Às vezes elas ocorrem quando o equilíbrio normal que mantém os fungos sob controle é alterado. Por exemplo, certos tipos de fungos (como Candida) estão habitualmente presentes na superfície do corpo ou no intestino. As bactérias que, em condições normais, estão presentes no aparelho digestivo e na vagina restringem o crescimento desses fungos nessas áreas. Quando uma pessoa toma antibióticos, as bactérias úteis podem ser igualmente eliminadas, facilitando o crescimento dos fungos de forma descontrolada. O crescimento excessivo dos fungos pode provocar sintomas, os quais são geralmente leves. Quando as bactérias voltam a crescer, o equilíbrio é restabelecido e o problema geralmente se resolve.

Infecções fúngicas localizadas normalmente envolvem a pele a as unhas, a vagina, a boca ou os seios paranasais.

 

4- Agora faça uma pesquisa em livros didáticos ou pela internet para responder as seguintes questões:

·        Aspergilose

·        Candidiase

·        Mucormicose

·        Histoplamose

·        Blastomicose

·        Coccidioidomicose

·        Paracoccidioidomicose

Após a realização das atividades em seu caderno, enviar uma foto das questões resolvidas para o meu numero do WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 28 de setembro de 2020.

Professor: Éderson Soares.