terça-feira, 15 de setembro de 2020

História 6º Ano A EF - Cidadania Greco-Romana

Aula apresentada no  CMSP.

Professora: Nereide

              


EF06HI12:
Habilidade:

Associar o conceito de cidadania as dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas.

Objeto de Conhecimento:
 
Associar as logicas de organização social e política greco-romanas ao ideal de cidadania, com vistas à exclusão na Grécia e na Roma antigas.
Iremos comparar a noção de cidadania como construção sociohistórica na atualidade.


Começando por você.                                                                                                                               1Para você o que é cidadania                                                                          
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--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------                       2-    Na Grécia antiga quem era considerado cidadão?



  --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 3- Na Roma antiga quem eram os cidadãos?  


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-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------       4- Quais os critérios para ter direito  a acidadania ?

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       5- No Brasil atual quem são os cidadãos? 
    

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------                                                                                             
         6- Tendo por base a videoaula responda, para você, o que é cidadania?

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                                                                                    💖    Bom estudo!


      




             


PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA - SETEMBRO AMARELO - MÊS DE PREVENÇÃO A VIDA

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História 3ª Série EM - A Era Vargas 1930-1945

Aula exibida no CMSP - 12/08/2020



Habilidade:

  • Identificar os processos históricos de formação das instituições sociais e políticas regulamentadoras da sociedade brasileira.
Objetivo:
  • Apresentar os principais eventos políticos e econômicos relacionados à ascensão de Getúlio Vargas ao poder em 1930, os eventos e as medidas do Governo Constitucionalista (1934-1937) e do Estado Novo (1937-1945).
Assista a aula e registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

O contexto
  • Coronelismo.
  • Política dos Governadores.
  • Política do café com leite (SP-MG).
  • Voto de cabresto (fraudes eleitorais).
  • Tenentismo (18 do Forte, Coluna Prestes).
  • Insatisfação das chamadas oligarquias dissidentes, das elites empresariais e das camadas médias urbanas.
  • Crise de 1929 (crash da bolsa em Nova Iorque, EUA).
Eleições presidenciais em 1929

Presidente no cargo: Washington Luís (PRP-SP)

PRP (Partido Republicano Paulista)


AL (Aliança Liberal)

Getúlio Vargas

Camapanha da Aliança Liberal

Getúlio Vargas e João Pessoa, candidatos a presidente e vice-presidente nas eleições de 1930. João Pessoa foi assassinado no Recife em julho daquele ano.
  • Anistia irrestrita (tenentes).
  • Voto secreto.
  • Justiça eleitoral.
  • Pautas trabalhistas.
Resultado das eleições:
  • Júlio Prestes - 1.091.709 votos (59%)
  • Getúlio Vargas -  742.794 votos (41%)
Outubro de 1930: Golpe ou Revolução?

Inconformados com o resultado das eleições, aliancistas e militares marcharam do Rio Grande do Sul rumo ao Rio de Janeiro, com a intenção de tomar o poder. Tropas do norte também se juntaram ao movimento. Uma junta militar depõe Washington Luís do poder entrega a Presidência a Getúlio Vargas.

Boris Fausto: o movimento foi resultado de uma conciliação de interesses de militares, elites urbanas e oligarquias dissidentes, isto é, foi uma revolução feita por grupos que desejavam maior participação política.

Edgard De Decca: o movimento foi um golpe desses grupos, e o termo revolução foi empregado pelos vencedores.

Governo Provisório 1930-1934

Objetivo: fortalecer o poder de presidente.
  • Decretos-lei.
  • Nomeação de interventores.
  • Militares beneficiados.
  • Industrialização do país.
  • Nova Constituição.
Oposição Paulista: Derrotados e em espaço no novo governo, os paulistas organizaram-se na chamada Frente Unica Paulista (FUP), exigindo a nova Constituição e a nomeação de um interventor paulista. Desenhava-se, assim, o contexto da Revolução de 1932.

Revolução Constitucionalista de 1932
  • Adesão de jovens de classe média e empresários.
  • Apenas Mato Grosso enviou tropas em favor dos paulistas.
  • Derrota dos paulistas.
Resultados da Revolução de 1932
  • Nomeação de Armando Salles de Oliveira para interventor de SP.
  • Código Eleitoral de 1932 (voto feminino).
  • Voto secreto.
  • Assembleia Nacional Constituinte (1933).
Nova Constituição 1934:
  • Justiça Eleitoral;
  • ensino primário gratuito e obrigatório;
  • Justiça do Trabalho;
  • direitos trabalhistas (jornada de 8 horas, descanso semanal, férias remuneradas, entre outros);
  • nacionalização de recursos do subsolo (minas, água);
  • primeiras eleições: INDIRETAS;
  • Vargas elege-se em 1934, pela Assembleia.
Governo Constitucional 1934-1937

Getúlio Vargas enfrenta oposição de dois grupos:
  • Ação Integralista Brasileira (AIB) Plínio Salgado
  • Aliança Nacional Libertadoras (ANL) Luís Carlos Prestes
Intentona Comunista de 1935
  • 5 de julho de 1935: Prestes lança manifesto incitando o povo contra Vargas.
  • Novembro de 1935: militares levantam armas contra o governo.
Reações do governo Vargas:
  • repressão violenta, resultando em mortes de militares e civis;
  • estado de sítio;
  • prisões de oposicionistas (Graciliano Ramos, Prestes e sua esposa, Olga Benário).
Plano Cohen e Estado Novo 1937-1945

Plano Cohen: articulado pelo integralista Olímpio Mourão Filho, o plano foi a elaboração de uma carta, revelando um suposto plano comunista, que envolvia confisco de bens e massacres, lida em rede nacional de rádio.
O Plano Cohen foi utilizado por Vagas para a derrubada do Estado de Direito e para sua permanência no poder, suspendendo as eleições de 1938. 

Estado Novo - nova Constituição, outorgada em 1937:

  • fechamento do Congresso;
  • extinção de partidos políticos (AIB, PCB);
  • DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda);
  • política de substituição de importações;
  • nacionalismo;
  • trabalhismo (CLT, 1943);
  • controle sobre os sindicatos;
  • boa vizinhança (EUA).
ATIVIDADES

1- Cite uma característica do Estado Novo que encontra correspondência com os regimes totalitários europeus.

O novo regime chamava-se Estado Novo. Em nome da "nação" e da "unidade nacional", foram extintos os partidos políticos, as eleições e a autonomia dos estados - considerados desintegradores do nacionalismo. O Estado centralizador e autoritário ditava a economia, intervinha na produção, controlava os trabalhadores, dentre outras medidas.

Em 1939, foi criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), órgão de extrema importância, pois cuidava da propaganda do regime, dos eventos oficiais (comícios, desfiles, comemorações, etc.) e da censura prévia à imprensa, ao rádio e a produções culturais.


Geografia 6º Ano EF A - Litosfera e suas transformações: Parte II

Litosfera e suas transformações: Parte II


Agentes Modeladores do Relevo


Roteiro de Estudos de Geografia 

Atividades 

01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula 10 de Setembro de 2020, referente ao tema: Litosfera e suas transformações parte II. 





02- Observe o esquema das principais formas de relevo e faça o que se pede em cada item. 


a) Identifique as formas de relevo numeradas. 

1:__________________________________________ 

2:__________________________________________ 

3:__________________________________________ 

4:__________________________________________ 



03- Associe as formas de relevo às suas características. 
A - Montanhas B - Planaltos C - Planícies D - Depressões 
(    ) Superfícies irregulares que, em geral, sofrem mais a ação de agentes erosivos (água da chuva, ação dos rios e dos ventos) que de agentes de sedimentação. 
(    )Superfícies pouco elevadas, sem grandes desníveis no terreno, geralmente associadas a processos de sedimentação. 
(    )Formas de relevo de maior altitude. São resultantes de atividades tectônicas. 
(    )Formas de relevo com altitude mais baixa que a dos terrenos ao redor. 


04- Observe a imagem. 
Os Cânions são vales profundos com encostas bastante íngremes. O Grand Canyon, nos Estados Unidos, é o maior cânion do mundo, com mais de 400 quilômetros de extensão. Na foto, podemos observar o rio Colorado, no estado de Utah. 
a) Qual agente externo é o principal responsável pela formação do Grand Canyon? 





b) Explique de que maneira esses vales são esculpidos. 





BONS ESTUDOS 

Após a Realização das Atividades em seu Caderno, a caneta, enviar uma foto das Questões resolvidas para o meu número de WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 21 de Setembro de 2020. 

Professor Leandro.

Física 1º e 2º Termos EM EJA - Roteiro de Estudos - 08/09 a 11/09

 EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

1º e 2º TERMOS EJA – FÍSICA



ROTEIRO DE ESTUDOS

 

            ESTUDANTE

 

            Você deve ler sobre ACELERAÇÃO na página 41 e 42 do Livro Didático EJA MUNDO DO TRABALHO – FÍSICA – ENSINO MÉDIO – VOLUME 1.

 

Assista aos vídeos, usando cada link abaixo:

 

03 - Bola pra frente - Física - Ens. Médio - Telecurso


 

Telecurso – Ensino Médio – Física – Aula 04




 

            Resolva as questões das ATIVIDADES abaixo, que se encontram disponibilizadas no
formulário da sua turma do CLASSROOM, conforme link:

ATIVIDADES

 

            A interação, seja no grupo ou individualmente, é muito importante para avaliar seu engajamento na aprendizagem.

 

            Participe da aula virtual semanal para interagir com os colegas e tirar suas dúvidas sobre o
roteiro de estudos. Vamos conversar sobre essas questões para compartilhar as ideias.

Geografia 7º Ano EF B - Redes e fluxos de transportes no Brasil

Redes e fluxos de transportes no Brasil

Fluxos e Redes Geográficas

Roteiro de Estudos de Geografia 


Atividades 

01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula 10 de Setembro de 2020, referente ao tema: Redes e fluxos de transportes no Brasil. 





02- Leia o texto e faça o que se pede. 
Indústria automobilística “[...] se em 1891 existia somente um automóvel no Brasil, em 1904, 84 carros já eram registrados na Inspetoria de Veículos. Faziam fila na época figuras ilustres da sociedade paulista: Antonio Prado Júnior, Ermelino Matarazzo, Ramos de Azevedo, José Martinelli e muitos outros. De olho nesse mercado, a empresa Ford decide em 1919 trazer a empresa ao Brasil. O próprio Henry Ford sentencia: ‘O automóvel está destinado a fazer do Brasil uma grande nação’. A primeira linha de montagem e o escritório da empresa foram estabelecidos na rua Florêncio de Abreu, centro da cidade de São Paulo. Em 1925, foi a vez da General Motors do Brazil abrir sua fábrica no bairro paulistano do Ipiranga. Meses depois já circulava o primeiro Chevrolet. Dois anos depois, a companhia inicia a construção da fábrica de São Caetano do Sul. Nessas alturas, o som das buzinas e o barulho peculiar dos motores já fazem parte do cotidiano do paulista. [...] O reflexo dessas iniciativas no aumento da frota de veículos é surpreendente: entre 1920 e 1939, só no estado de São Paulo, o número de carros de passeio salta de 5 596 para 43 657 e o de caminhões vai de 222 para 25 858”. Fonte: Portal do governo do estado de São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 6 abr. 2011. 
a) Explique a relação entre o texto e o declínio das ferrovias no Brasil. 





b) Comente a importância das rodovias para a economia brasileira atual e o estado de conservação delas. 





03- Leia o texto e responda. 
Esse trânsito que maltrata 
Nas primeiras horas da manhã e no fim do dia, as ruas das cidades médias e grandes têm uma só paisagem: filas de carros e ônibus soltando fuligem e fumaça. São horas perdidas para as pessoas e toneladas de combustíveis gastas para nada. Além disso tudo, as pessoas sofrem. Muitos sentem ansiedade, que causa acidez no estômago. Ficar sentado por muito tempo prende o intestino, diminui a circulação e causa dores nas pernas. Inalar poluentes causa sonolência, dor de cabeça e problemas respiratórios. 
O principal responsável por esse sofrimento é o número excessivo de automóveis. Para dar passagem a eles as ruas são alargadas, avenidas, viadutos e túneis construídos, os estacionamentos se multiplicam, derrubando árvores e monumentos históricos. Fonte: RODRIGUES, Rosicler Martins. Cidades brasileiras: do passado ao presente. 5. ed. São Paulo: Moderna, 2003. 
Com base no texto e em seus conhecimentos, responda: 
a) O excesso de veículos nas ruas pode causar quais problemas? 





b) Cite alternativas que minimizariam o problema do trânsito nas grandes cidades. 






BONS ESTUDOS 
Após a Realização das Atividades em seu Caderno, a caneta, enviar uma foto das Questões resolvidas para o meu número de WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 21 de Setembro de 2020. 

Professor Leandro.