segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Eletiva "Qual é a sua?" - 1ª, 2ª e 3ª Séries EM - Profissões Necessárias

1ª, 2ª e 3ª SÉRIES EM - ELETIVA "QUAL É A SUA?"

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: PROFISSÕES ESSENCIAIS



ATIVIDADE 1

Realize uma pesquisa sobre as Profissões mais importantes para a sociedade, descrevendo sobre cada uma.

ATIVIDADE 2

Envie a atividade em PDF pelo whatsapp


Matemática 1º e 2º Termos EJA EM - Roteiro de Estudos - 05/10 a 09/10

 EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

1º e 2º TERMOS EJA – MATEMÁTICA


 ROTEIRO DE ESTUDOS

 

            ESTUDANTE

 

            Você deve ler sobre Tabelas nas páginas 63 a 64, e Da fórmula para tabela e da tabela para a fórmula nas páginas 67 a 68, do Livro Didático EJA MUNDO DO TRABALHO – MATEMÁTICA – ENSINO MÉDIO – VOLUME.

 

Assista ao vídeo, usando o link abaixo:

 

I- Equações para resolver problemas


 

Resolva as questões das ATIVIDADES abaixo, que se encontram disponibilizadas no formulário da sua turma do CLASSROOM, conforme link:

FORMULÁRIO DE ATIVIDADE

 

            A interação, seja no grupo ou individualmente, é muito importante para avaliar seu engajamento na aprendizagem.

 

            Participe da aula virtual semanal para interagir com os colegas e tirar suas dúvidas sobre o roteiro de estudos. Vamos conversar sobre essas questões para compartilhar as ideias.

Eletiva "Sem fronteiras, só horizontes..." - 8º Ano B e 9º Ano B - Turismo Local

 8º ANO B e 9º ANO B - ELETIVA "SEM FRONTEIRAS, SÓ HORIZONTES..."

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: TURISMO LOCAL



ATIVIDADE 1

Escolha fotos de possíveis pontos turísticos do município de Ribeira. Podem pesquisar nas redes sociais como facebook ou instagram, ou fotos de lugares que você já visitou no município. Segue algumas sugestões de perfis sociais:

Instagram: https://instagram.com/euamoribeira?igshid=rfuheik0tc26 

Facebook: https://www.facebook.com/josearmando.moreira.18 (Albuns RIBEIRA e REGIÃO e RIBEIRA 40º GRAUS

ATIVIDADE 2

Crie um catálogo, um álbum ou um vídeo com as fotos escolhidas, criando legendas que descrevam cada foto. 

ATIVIDADE 3

Envie as atividades pelo whatsapp

Matemática 9º Ano A EF - Roteiro de Estudos - 05/10 a 09/10

 EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

9º ANO – MATEMÁTICA


 ROTEIRO DE ESTUDOS

 

            ESTUDANTE

 

            Você deve assistir diariamente às aulas ministradas pelos professores de matemática do CMSP. Faça suas anotações, resolva os exercícios propostos e também os do caderno do aluno. Caso tenha dúvidas, mande print/foto do exercício para conversarmos com intuito de sanar suas dúvidas.

 

            Leia o texto APRENDENDO SOBRE O ASSUNTO.

 

Resolva as questões das ATIVIDADES abaixo, que se encontram disponibilizadas no formulário da sua turma do CLASSROOM, conforme link:

FORMULÁRIO DE ATIVIDADE 

            Realize as atividades do DRAGONLEARN, pois será avaliado de acordo com seu desenvolvimento individual.

 

            A interação, seja no grupo ou individualmente, é muito importante para avaliar seu engajamento na aprendizagem.

APRENDENDO SOBRE O ASSUNTO

 

Média e mediana

Média e mediana são números que resumem as informações de uma lista de dados a apenas uma informação.

 

Mediana – Se o conjunto de informações for numérico e estiver organizado em ordem crescente ou decrescente, a sua mediana será o número que ocupa a posição central da lista. Considere que a escola de música já citada possui nove professores e que suas idades são:

32 anos, 33 anos, 24 anos, 31 anos, 44 anos, 65 anos, 32 anos, 21 anos e 32 anos

Para encontrar a mediana das idades dos professores, devemos organizar a lista de idades em ordem crescente:

21, 24, 31, 32, 32, 32, 33, 44 e 65

Observe que o número 32 é o quinto. À sua direita, existem outras 4 idades, assim como à esquerda. Logo, 32 é a mediana da lista das idades dos professores.

21, 24, 31, 32, 32, 32, 33, 44, 65

Se a lista possuir um número par de informações, para encontrar a mediana (Ma), devemos encontrar os dois valores centrais (a1 e a2) da lista, somá-los e dividir o resultado por 2.

Ma = a1 + a2
        2

Se as idades dos professores fossem 19 anos, 19 anos, 18 anos, 22 anos, 44 anos, 45 anos, 46 anos, 46 anos, 47 anos e 48 anos, a lista crescente com as duas medidas centrais seria:

18, 19, 19, 22, 4445, 46, 46, 47, 48

Observe que a quantidade de informações à direta e à esquerda desses dois números é exatamente a mesma. A mediana desse conjunto de dados é, portanto:

Ma = a1 + a2
        2

Ma = 44 + 45
        2

Ma = 89
        2

Ma = 44,5 anos

 

Média (M), mais precisamente chamada de média aritmética simples, é o resultado da soma de todas as informações de um conjunto de dados dividida pelo número de informações que foram somadas. A média aritmética simples entre 14, 15 e 25, por exemplo, é a seguinte:

M = 14 + 15 + 25
3

Como há três dados na lista, dividimos a soma desses dados pelo número 3. O resultado é:

M = 54
       3

M = 18

média é a medida de centralidade mais usada por ser a que mescla de maneira mais uniforme os valores mais baixos e os mais altos de uma lista. No conjunto anterior, por exemplo, a mediana é igual a 44,5, mesmo com tantas idades próximas de 20 anos. Observe a média aritmética simples desse mesmo conjunto:

M = 18 + 19 + 19 + 22 + 44 + 45 + 46 + 46 + 47 + 48
10

M = 35,4 anos

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/matematica/moda-media-mediana.htm

 

Eletiva "Mãos na Massa" - 6º Ano A e 7º Ano B - Reeducação Alimentar

 6º ANO A e 7º ANO B - ELETIVA "MÃOS NA MASSA"

PROFESSORA ROMILDA R AMARAL

TEMA: REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

ATIVIDADE 1

Assista ao vídeo a seguir


ATIVIDADE 2

Pesquise sobre a importância da Reeducação Alimentar, vantagens e desvantagens.

ATIVIDADE 3

Elabore um cardápio semanal apenas com alimentos saudáveis incluindo no mínimo 4 refeições diárias

ATIVIDADE 4

Fotografe as atividades desenvolvidas e envie pelo whatsapp

Ciências - 9º Ano A e 9º Ano B - Como manter na rotina a alimentação adequada

  9º ANO A e 9º ANO B - CIÊNCIAS

PROFESSORA ROMILDA R DO AMARAL

TEMA: COMO MANTER NA ROTINA A ALIMENTAÇÃO ADEQUADA

ATIVIDADE 1

Assistir a aula do dia 02/10 do CMSP



ATIVIDADE 2

Responder todas as questões do chat da aula acima

ATIVIDADE 3

Monte uma Pirâmide Alimentar podendo utilizar desenhos ou colagens

ATIVIDADE 4

Faça uma pesquisa na internet sobre cardápios semanais de Reeducação Alimentar e exemplifique 

ATIVIDADE 5

Fotografe as atividades desenvolvidas e envie pelo whatsapp


Português - 2º Termo EJA - RECUPERAÇÃO INTENSIVA 3º BIMESTRE

 

EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

EJA "2º TERMO"   Profª Jucilene

Língua Portuguesa

ATIVIDADE  DE RECUPERAÇÃO 3º BIMESTRE

DE 05 A 09 DE OUTUBRO DE 2020

 

1. MARQUE COM UM (x) A RESPOSTA CORRETA QUANTO AO GÊNERO E O TIPO TEXTUAL:


A) TIPO NARRATIVO - POIS CONTA UMA HISTÓRIA

B) TIPO INSTRUCIONAL - POIS ENSINA A FAZER UMA RECEITA

C) TIPO EXPOSITIVO - POIS É UM TEXTO DIDÁTICO, RETIRADO DE LIVROS.

D) TIPO DESCRITIVO - POIS RETRATA UM FATO, UMA NOTÍCIA DE JORNAL.

 

 

2. MARQUE COM UM (x) A RESPOSTA CORRETA QUANTO AO GÊNERO E O TIPO TEXTUAL:


A) TIPO NARRATIVO - POIS CONTA UMA HISTÓRIA

B) TIPO INSTRUCIONAL - POIS ENSINA A FAZER UMA RECEITA

C) TIPO EXPOSITIVO - POIS É UM TEXTO DIDÁTICO, RETIRADO DE LIVROS.

D) TIPO DESCRITIVO - POIS RETRATA UM FATO, UMA NOTÍCIA DE JORNAL.

 

 

 

3. MARQUE COM UM (x) A RESPOSTA CORRETA QUANTO AO GÊNERO E O TIPO TEXTUAL:


A) TIPO NARRATIVO - POIS CONTA UMA HISTÓRIA

B) TIPO INSTRUCIONAL - POIS ENSINA A FAZER UMA RECEITA

C) TIPO EXPOSITIVO - POIS É UM TEXTO DIDÁTICO, RETIRADO DE LIVROS.

D) TIPO DESCRITIVO - POIS RETRATA UM FATO, UMA NOTÍCIA DE JORNAL.


Português - 1º Termo EJA - RECUPERAÇÃO INTENSIVA 3º BIMESTRE

 

EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

EJA "1º TERMO"   PROFª JUCILENE

LÍNGUA PORTUGUESA

ATIVIDADE  DE RECUPERAÇÃO 3º BIMESTRE

DE 05 A 09/10 DE 2020

 

Ø  As afirmações a seguir contêm fato e opinião. Separe cada uma delas no quadro abaixo.

a)      Lucas é alto. Deve, portanto, jogar basquete. 

b)      Carlos é um excelente professor. Ele estudou na Universidade Federal de São Carlos.

c) Marcelo não tem muita responsabilidade. São nove horas e ele não apareceu.

d)      Sinto, às vezes, dor de cabeça. Pode ser o cansaço.

e)      O livro é interessante. Apresenta relatos de meninos de rua.

Fato

Opinião

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Português - 9º ano A - EF - RECUPERAÇÃO INTENSIVA 3º BIMESTRE

 

EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

9º ano "A"   Profª Jucilene

Língua Portuguesa

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO 3º BIMESTRE

DE 05 A 09 DE OUTUBRO DE 2020

 

Medidas, no espaço e no tempo, de Stanislaw Ponte Preta

Sérgio Porto

A medida, no espaço e no tempo, varia de acordo com as circunstâncias. E nisso vai o temperamento de cada um, o ofício, o ambiente em que vive.

Nossa falecida avó media na base do novelo. Pobre que era, aceitava encomendas de crochê e disso tirava o seu sustento. Muitas vezes ouvimo-la dizer: – Hoje estou um pouco cansada. Só vou trabalhar três novelos.

Nós todos sabíamos que ela levava uma média de duas horas para tecer cada um dos rolos de lã. Por isso, ninguém estranhava quando dizia que queria jantar dali a meio novelo. Era só fazer a conversão em horas e botar a comida na mesa sessenta minutos depois.

Os índios, por sua vez, marcavam o tempo pela lua. Isso é ponto pacífico, embora, há alguns anos, por distração, eu assistisse a um desses terríveis filmes de carnaval do Oscarito, em que apareciam diversos índios, alguns dos quais, com relógio de pulso.

Sim, os índios medem o tempo pelas luas, os ricos medem o valor dos semelhantes pelo dinheiro, vovó media as horas pelos seus novelos e todos nós, em maior ou menor escala, medimos distâncias e dias com aquilo que melhor nos convier.

Agora mesmo houve qualquer coisa com a Light [companhia de luz] e a luz faltou. Para a maioria, a escuridão durou duas horas; para Raul, não. Ele, que se prepara para um exame, tem que aproveitar todas as horas de folga para estudar. E acaba de vir lá de dentro, com os olhos vermelhos do esforço, a reclamar:

– Puxa! Estudei uma vela inteira.

Comigo mesmo aconteceu de recorrer a tais medidas, que quase sempre medem melhor ou, pelos menos, dão uma idéia mais aproximada daquilo que queremos dizer. Foi noutro dia quando certa senhora, outrora tão linda e hoje tão gorda, me deu um prolongado olhar de convite ao pecado. Fingi não perceber, mas pensei:

“Há uns quinze quilos atrás, eu teria me perdido”.

(In Flora Bender e Ilka Laurito, Crônica: história, teoria e prática. São Paulo: Scipione, 1993, p. 96-97)

 

1. Assinale a alternativa que contém a tese da crônica.

(A) “Para a maioria, a escuridão durou duas horas; para Raul, não”.

(B) “Era só fazer a conversão em horas e botar a comida na mesa sessenta minutos depois”.

(C) “Agora mesmo houve qualquer coisa com a Light [companhia de luz] e a luz faltou”.

(D) “todos nós, em maior ou menor escala, medimos distâncias e dias com aquilo que melhor nos convier”.

 

2. Indique o argumento que justifica a tese apresentada na crônica.

(A) A avó do cronista era pobre e sabia fazer crochê muito bem.

(B) Índios só usam relógio em filmes de Oscarito.

(C) Dependendo de nosso interesse, podemos marcar o tempo não só com o relógio.

(D) Quando há problemas na Light, a luz falta.

3. A frase “Pobre que era” que se relaciona com “aceitava encomendas de crochê”, indica

(A) tempo.

(B) causa.

(C) modo.

(D) conseqüência.

 

4. Assinale a alternativa em que o humor aparece mais acentuado.

(A) ”Nossa falecida avó media na base do novelo”.

(B) “terríveis filmes de carnaval do Oscarito, em que apareciam diversos índios, alguns dos quais, com relógio de pulso”.

(C) “Agora mesmo houve qualquer coisa com a Light [companhia de luz] e a luz faltou”.

(D) "Os índios medem o tempo pelas luas".

 

5. Leia o trecho. Os índios, por sua vez, marcavam o tempo pela lua. Isso é ponto pacífico, embora, há alguns anos, por distração, eu assistisse a um desses terríveis filmes de carnaval do Oscarito, em que apareciam diversos índios, alguns dos quais, com relógio de pulso.

Indique a palavra ou expressão que possui o mesmo sentido de “ponto pacífico”, no texto.

(A) indiscutível.

(B) o que me consta.

(C) em situação de paz.

(D) questionável.

 

6. Releia no texto as frases a seguir.

1. “– Hoje estou um pouco cansada. Só vou trabalhar três novelos.”

2. “– Puxa! Estudei uma vela inteira.”

3. “Há uns quinze quilos atrás, eu teria me perdido".

Observe os sinais gráficos, travessões e aspas, e assinale a afirmação correta.

(A) O autor se utilizou de travessões e aspas simplesmente como recurso estilístico.

(B) Os travessões (nos dois primeiros exemplos) são usados devido a medidas diferentes.

(C) Nos dois primeiros casos, há travessões para indicar a fala das personagens dentro da narrativa.

(D) O uso das aspas e do futuro do pretérito, “teria”, no último exemplo, deve-se à necessidade do autor em enfatizar o tema da crônica.

 

Para responder às questões de números 7 a 11, leia o texto abaixo.

No dia 1o , o fiscal me impediu de expor na feira do Trianon. Me inscrevi em 2004, fiz teste de aptidão, paguei taxas de uso de solo e de licença, e comecei a trabalhar na semana seguinte. O juiz que cassou a liminar provavelmente nem leu o processo. Nossa advogada anexou documentos provando a legalidade dos expositores . que estão com problemas porque funcionários da Prefeitura perderam os documentos de quem fez teste em 2004. Nós, artesãos, criamos objetos de arte considerados cultura no mundo todo . menos no Brasil. E, aos 63 anos, não tenho perspectiva de conseguir outro trabalho.

José Eduardo Pires

Vila Maria Alta

A Prefeitura responde:

Com referência à feira do Trianon, jamais houve perda de documentos. No início de 2006, a Sub Pinheiros entregou as pastas de documentação para a Sub Sé. Na análise técnica do material, viu-se que havia expositores trabalhando irregularmente, sem que as aprovações fossem publicadas no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, obrigatórias para que a comunidade saiba quem foram os aprovados e as atividades para as quais estão autorizados. Andrea Matarazzo Secretário das Subprefeituras e Subprefeito da Sé

(São Paulo Reclama. O Estado de S.Paulo, 12 de agosto de 2007, p. C2)

 

7. A carta do leitor identificado acima tem a finalidade de

(A) defender a venda de produtos de artesanato, como símbolos de cultura.

(B) queixar-se do fato de ter sido impedido de trabalhar numa feira de artesanato.

(C) dirigir-se ao juiz que desconsiderou as razões apresentadas por uma advogada.

(D) solicitar a interferência de uma advogada para defender seus direitos.

 

8. A Prefeitura defende a tese de que

(A) os funcionários devem ser responsabilizados por terem desviado documentos, prejudicando os artesãos queixosos.

(B) os fiscais se precipitaram ao impedir o funcionamento da feira de artesanato antes de encontrarem os documentos perdidos.

(C) os artesãos queixosos aparentemente têm razão suficiente para reclamações, mas os responsáveis já estão tomando as medidas cabíveis.

(D) os requisitos legais exigidos para expor e vender trabalhos na feira de artesanato devem ser cumpridos por todos os envolvidos nessa situação.

 

9. É correto afirmar que o reclamante é

(A) um idoso, sem outra alternativa qualquer de trabalho.

(B) uma autoridade responsável pelo cumprimento das leis.

(C) um funcionário, acusado de ser o responsável pela perda de documentos.

(D) um fiscal, que justifica sua atitude em fazer cumprir ordens superiores.

 

10. O argumento apresentado pelo remetente da carta ao jornal, para defender sua licença de trabalho, está no fato de que

(A) é um artesão, que cria obras de arte reconhecidas no mundo inteiro.

(B) é um idoso que deve ser tratado com mais respeito por pessoas mais jovens.

(C) cumpriu todas as exigências legais necessárias, junto à Prefeitura.

(D) ignora o fato de o juiz ter tomado conhecimento das medidas adotadas contra ele.

 

11. Considerando-se a carta do leitor e a resposta da Prefeitura, é correto afirmar que

(A) ambas apresentam a mesma opinião referente à proibição de trabalhar numa feira.

(B) elas divergem quanto à origem do problema surgido com a fiscalização do trabalho.

(C) o Subprefeito aceita a opinião do Remetente, propondo-se a autorizar seu trabalho.

(D) a opinião da Advogada dos queixosos é idêntica à dos funcionários da Prefeitura.