EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
7º ano "A"
Profª Jucilene
Língua Portuguesa
ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO
- 3º BIMESTRE
05 A 09 DE OUTUBRO DE 2020
Uma lembrança para
guardar com carinho
Hoje de manhã todo mundo
chegou muito contente na escola, porque nós vamos tirar uma fotografia da
classe, que vai ficar de lembrança para a gente guardar por toda a vida, como a
professora disse. Ela também disse para todo mundo vir bem limpo e penteado. Eu
entrei no pátio do recreio cheio de brilhantina na cabeça. Todos os meus amigos
já estavam lá e a professora estava brigando com o Godofredo, que veio vestido
de marciano. O Godofredo tem pai muito rico, que compra todos os brinquedos que
ele quer. O Godofredo estava dizendo para a professora que ele queria de todo
jeito ser fotografado de marciano e que, senão, ele ia embora.
O fotógrafo também já
estava lá com a máquina, e a professora disse para ele andar logo, porque senão
a gente ia perder a aula de matemática. O Agnaldo, que é o primeiro da classe e
o queridinho da professora, disse que seria uma pena não ter aula de
matemática, porque ele gosta muito e tinha feito todos os problemas. O Eudes,
um colega muito forte, queria dar um soco no nariz do Agnaldo, mas o Agnaldo
usa óculos e a gente não pode bater nele tanto quanto gostaria. A professora
começou a gritar que nós éramos insuportáveis, que se continuasse assim não ia
ter mais fotografia e que ia todo mundo para a classe. Aí o fotógrafo disse:
“Vamos, vamos, calma, calma. Deixe que eu sei como se fala com criança, vai dar
tudo certo.”
O fotógrafo resolveu que
a gente tinha que ficar em três filas: a primeira fila sentada no chão, a
segunda em pé em volta da professora, que ia ficar sentada numa cadeira, e a
terceira, em pé em cima de uns caixotes. Esse fotógrafo tem boas idéias mesmo.
Fomos buscar os caixotes
que estavam no porão da escola. Foi muito divertido, porque não havia muita luz
no porão e o Rufino enfiou um saco velho na cabeça e ficou gritando: “UUU! Eu
sou um fantasma”. E aí a gente viu a professora chegar. Ela não parecia muito
contente, então nós saímos depressa com os caixotes. O único que ficou foi o
Rufino. Com aquele saco ele não via o que estava acontecendo e continuava
gritando: “UUU! Eu sou um fantasma”, e foi a professora que tirou o saco da cabeça
dele. O Rufino levou um baita susto. Quando chegou de novo no pátio, a
professora largou a orelha dele e bateu com a mão na testa e disse: “Mas vocês
estão imundos.” Era verdade, a gente tinha se sujado um pouco fazendo
palhaçadas no porão. A professora estava zangada, mas aí o fotógrafo disse que
não fazia mal, que dava tempo da gente se lavar enquanto ele arrumava os
caixotes e a cadeira para a foto. O único que estava com a cara limpa era o
Agnaldo, e fora ele também o Godofredo, porque ele estava com a cabeça dentro
do capacete de marciano, que parecia um aquário. O Godofredo disse para a
professora: “Está vendo só, professora, se todos tivessem vindo vestidos como
eu não tinha acontecido nada disso.” Eu vi que a professora estava com muita
vontade de puxar as orelhas do Godofredo, mas não tinha jeito de segurar, no
aquário. Essa roupa de marciano é um arranjo incrível!
(Goscinny. O Pequeno Nicolau.
Martins Fontes, São Paulo, 1986)
1. A pessoa que está
contando essa história é
(A) o Godofredo, um dos
alunos.
(B) o fotógrafo que vai
fotografar a classe.
(C) a professora da
classe.
(D) um dos alunos da
classe.
2. "Hoje de manhã todo mundo chegou muito contente na escola,
porque nós vamos tirar uma fotografia da classe,
que vai ficar de lembrança para a gente guardar por toda a vida".
Nesse trecho, as palavras grifadas, todo
mundo, nós,
e a gente
representam
(A) os alunos da classe.
(B) as pessoas em geral
e a professora.
(C) os alunos, a
professora e o fotógrafo.
(D) todas as pessoas da
cidade.
3. O narrador comenta: “Essa roupa de marciano é um arranjo
incrível”! porque
(A) com o capacete
parece um aquário.
(B) ele acha essa roupa
uma fantasia bonita e gostaria de ter uma.
(C) o capacete não deixa
que a professora puxe as orelhas de quem está com ele.
(D) o capacete protege o
rosto e o aluno não precisa se lavar.
4. No trecho "e foi a professora que tirou o
saco da cabeça dele", a palavra grifada
quer dizer:
(A) do Rufino.
(B) do Godofredo.
(C) do velho.
(D) do Agnaldo.
5. Quando o fotógrafo diz "eu sei como se fala com
criança", ele quer
(A) fazer uma
brincadeira com a professora.
(B) mostrar que pode,
com calma, organizar as crianças para a foto.
(C) mostrar que é
preciso ser rigoroso com as crianças.
(D) que as crianças
tenham medo dele.
6. Em "O fotógrafo resolveu que a gente
tinha que ficar em três filas:", os dois pontos servem para
(A) pôr em dúvida a
arrumação dos alunos.
(B) obrigar os alunos a
ficar em filas.
(C) perguntar como seria
cada fila.
(D) apresentar a explicação
de como será cada fita.
Lampião e Lancelote
[...]
Agora eu lhes apresento
Um grande cangaceiro
Nascido em nosso país
Leal e bom companheiro
Para uns foi criminoso
Para outros justiceiro
Criado nas terras secas
Vaqueiro trabalhador
Cuidava de um ralo gado
Com coragem e com valor
Seu nome era Virgulino
Mas um dia veio a dor
Ao ver seu pai baleado
Ele partiu pra vingança
À frente dos cangaceiros
Se pôs logo em liderança
Bando de cabras armados
Ao inimigo com
ganância*!
Com este bando temido
Atirava igual canhão
Com seu rifle poderoso
Tornava a noite um
clarão
Por isso todo orgulhoso
Se chamou de lampião
[...]
(*Ganância significa um
desejo grande de alcançar algum objetivo)
(Vilela, Fernando.
Lampião e Lancelote, São Paulo: Cosac Naify, 2006)
7. O que levou o
personagem do poema a se tornar um líder de cangaceiros foi
(A) sua coragem e seu
valor.
(B) a morte de seu pai.
(C) um bando de cabras
armados.
(D) seu apelido de
Lampião.
8. “Para uns foi criminoso
Para outros justiceiro”
A palavra “justiceiro” foi
utilizada para mostrar que o personagem era visto como alguém que
(A) respeitava muito a
justiça.
(B) julgava bandidos no
tribunal.
(C) fazia justiça com as
próprias mãos.
(D) justificava seus
atos de vingança.
9. Ao inimigo com ganância!
O ponto de exclamação ao
final desse verso é utilizado para
(A) enfatizar a força da
vingança.
(B) assustar o leitor
com a situação criada.
(C) revelar surpresa com
o desejo de vingança.
(D) expressar
preocupação com a situação do inimigo.
10. “Com seu rifle
poderoso”
A palavra seu, grifada
na frase acima refere-se ao
(A) bando de Lampião.
(B) cangaceiros.
(C) pai.
(D) Virgulino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário