sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Geografia 1º Termo EM EJA - Povo brasileiro

ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: GEOGRAFIA        Professor: PAULO DIAS
Respeite os prazos: Data de envio: 11/09/2020 Data de entrega: 18/09/2020




POVO BRASILEIRO
Qual é a origem do povo brasileiro?
Quais são as principais características do povo brasileiro?
Qual é a origem dos índios brasileiros?
Quais os três principais elementos de identidade do povo brasileiro?
Copie as perguntas e responda no caderno!

Geografia 1ª Série EM - Formação do relevo, intemperismo e erosão: Parte II


ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: GEOGRAFIA        Professor: PAULO DIAS
Respeite os prazos: Data de envio: 11/09/2020 Data de entrega: 18/09/2020
Formação do relevo, intemperismo e erosão: Parte II



Sabemos que a erosão é um fenômeno natural causado pelo desgaste dos solos em virtude da ação dos agentes exógenos de transformação do relevo, como os ventos e a água. Sabemos também que esse processo é natural, mas que se intensifica graças à ação humana.
Pesquise na internet e com base em seus conhecimentos e as aulas do CMSP, produza um pequeno texto (10 linhas) sobre as causas e conseqüências das erosões.

Faça em seu caderno!



Geografia 9º Ano EF B - Industrialização no Brasil


ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: GEOGRAFIA        Professor: PAULO DIAS
Respeite os prazos: Data de envio: 11/09/2020 Data de entrega: 18/09/2020

INDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASIL



Antes da indústria, como o homem produzia aquilo que era necessário para a sua sobrevivência e comércio?
Quais são as características da Quarta revolução industrial (indústria 4.0)?
A industrialização no Brasil ocorreu de maneira nível nacional?

Copie as perguntas e responda no caderno!

Geografia 8º Ano EF A - América Latina


ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: GEOGRAFIA        Professor: PAULO DIAS
Respeite os prazos: Data de envio: 11/09/2020 Data de entrega: 18/09/2020

América Latina




1.    O nome dos oceanos que banham a América do Sul.

2.      O nome dos dois maiores países em extensão territorial da América do Sul.

3.       Na América Latina predomina o_____________________e o ____________________, mas também são faladas outras línguas que não são de origem latina.

Após a leitura do texto assinale a alternativa que   preenche corretamente as lacunas.

A - Italiano e o Espanhol

   B - Espanhol e o Português
   C - Inglês e o Português
   D - Inglês e o Espanhol

Copie as perguntas e responda no caderno!

Geografia 7º Ano EF A - Redes e fluxos de transportes no Brasil


ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: GEOGRAFIA        Professor: PAULO DIAS

Respeite os prazos: Data de envio: 11/09/2020 Data de entrega: 18/09/2020


Redes e fluxos de transportes no Brasil
1 - A partir do conceito de rede, sistema integrado de fluxos ou modo de fluir de mercadorias, informações, mensagens, abastecimento de água, além de muitos outros. Explique a importância das redes de transportes para um país ou região.
2 - O Brasil, os Estados Unidos e a China são países de extensão territorial semelhantes. Observe a tabela a seguir e responda às questões:


3 - Pelos dados da tabela, podemos dizer que a grande participação (em percentual) do  transporte de cargas por rodovias, no Brasil não influem ou não pesam no nosso desenvolvimento econômico? Explique.
4 - Identifique na tabela em que país se destaca cada um dos modais de transporte apresentados no gráfico.
Copie as perguntas e responda no caderno!


Geografia 6º Ano EF B - Litosfera e suas transformações II


ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: GEOGRAFIA        Professor: PAULO DIAS
Respeite os prazos: Data de envio: 11/09/2020 Data de entrega: 18/09/2020



LITOSFERA E SUAS TRANSFORMAÇÕES II
Complete o texto abaixo com as palavras a seguir:
ATMOSFERA, HIDROFERA E  LITOSFERA
A Terra é formada por várias partes.
Uma parte é chamada de ______________ ou crosta terrestre que é formada por rochas e solos.
Outra parte líquida que é chamada de __________________ que são os oceanos, os mares e o lagos.
Há outra parte gasosa, chamada de ___________________ que é a camada de ar que envolve a Terra.         
Associe as colunas:
(1) Atmosfera
(2) Litosfera
(3) Hidrosfera
(   ) Ilhas
(   ) Mares
(   ) Ar
(   ) Lagos
(   ) Rios
(   ) Continente
Copie as perguntas e responda no caderno!

Biologia 2º Termo EM EJA - A classificação em cinco reinos


ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: BIOLOGIA Professor: Bruno Domingues
ATENÇÃO
Copie sempre as perguntas e responda no caderno!
Respeite os prazos
Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)

Nome:______________________________ Data __/__/__
2º TERMO - A classificação em cinco reinos
Existe uma enorme quantidade de seres vivos compartilhando a biosfera terrestre com os seres humanos. Observe as imagens.


Atividades
1)      Você sabe o nome científico de algum deles?
2)      Pesquise em livros de biologia, na internet e em fontes confiáveis os seguintes termos:
a.    Classificação biológica?
b.    O que é vírus?
3)      Pesquise em livros de biologia, na internet e em fontes confiáveis os seguintes reinos.
a.    Reino monera.
b.    Reino protista.
c.    Reino fungi.
4)      Pesquise em livros de biologia, na internet e em fontes confiáveis os seguintes.
a.    Reino Plantae.
b.    Reino Animalia.

Biologia 1º Termo EM EJA – A trama da vida nos ambientes


ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: BIOLOGIA Professor: Bruno Domingues
ATENÇÃO
Copie sempre as perguntas e responda no caderno!
Respeite os prazos
Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:__________________________ Data __/__/__

1º TERMO – A trama da vida nos ambientes (11/09)

1)    Pesquise em livros, na internet e em fontes confiáveis os seguintes termos:
a.    Populações biológicas.
b.    Comunidades biológicas.
c.    Ecossistemas.

Em todos os ecossistemas, é possível estabelecer cadeias e teias alimentares que descrevem as relações tróficas existentes nesses ambientes.
2)    Os animais, seres heterotróficos, podem ser classificados de acordo com seus hábitos alimentares, pesquise o que cada categoria a baixo se alimenta.
a.    Herbívoros:
b.    Carnívoros:
c.    Onívoros:
3)    Analise a teia alimentar a seguir e indique no quadro dois herbívoros, dois carnívoros e dois onívoros e seus respectivos alimentos.


Herbívoro
Alimento




Carnívoro
Alimento




Onívoro
Alimento





4)    Levando em conta que toda cadeia alimentar tem início em um ser vivo autotrófico ou fotossintetizante, explique por que se pode dizer que a frase a seguir é verdadeira.
“Os seres humanos são organismos movidos a energia da luz solar.”

Biologia 3ª Série EM - Interpretando cladogramas e árvores filogenéticas


ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: BIOLOGIA Professor: Bruno Domingues
ATENÇÃO
Copie sempre as perguntas e responda no caderno!
Respeite os prazos
Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 3ªA ___ Data __/__/__
3º BIMESTRE
Parte I – - Interpretando cladogramas e árvores filogenéticas (11/09)
Atividades
1)    A seguir, temos um cladograma de vertebrados que os relaciona de acordo com as características que os organismos deste grupo compartilham. Complete o cladograma com as características apresentadas:
a.    Pelos;
b.    Vértebras;
c.    Esqueleto ósseo;
d.    Quatro membros;
e.    Ovo amniótico;
f.     Pré-orbital.



2)    Agora a proposta é que você construa um cladograma. Para tanto, pesquise algumas características presentes nos seguintes grupos de animais: Tiranossauro rex, Galinha, Cão, Sapo, Tubarão e Tartaruga, conforme segue:
a.    Tem vértebras/esqueleto?
b.    Tem quatro membros (quatro patas)?
c.    Tem bolsa amniótica (ovos ou placenta)?
d.    Tem “casco” formado por placas ósseas como um escudo ou carapaça?
e.    Tem pelos?
f.     Tem patas com três dígitos (3 dedos)?
g.    Tem ossos pneumáticos que facilitam o voo?
Organize as informações em uma tabela. Os dados devem ser analisados para construir a estrutura do cladograma, conforme exemplos da atividade anterior.

Educação Física 3ª Série EM - Contemporaneidade – Jogos virtuais e o uso da tecnologia

ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA        Professor: Bruno Domingues
ATENÇÃO
Copie sempre as perguntas e responda no caderno!
Respeite os prazos
Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 3ªA ___ Data __/__/__
3º BIMESTRE
 Parte I – Contemporaneidade – Jogos virtuais e o uso da tecnologia (11/09)


ATIVIDADES
1)    Por que os videogames surgiram?
2)    Quais foram as principais mudanças nos videogames desde que surgiram?
3)    Por que os videogames sofreram diversas transformações ao longo do tempo?
4)    Em relação ao movimento, ocorreu alguma mudança na maneira de se jogar? Quais? Como podemos associar o samba e lazer?

Tecnologia e Inovação 1ª, 2ª e 3ª Série EM - E se as coisas fossem feitas para durar


ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO       Professor: Bruno Domingues
ATENÇÃO
Copie sempre as perguntas e responda no caderno!
Respeite os prazos
Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ Série: ___ Data __/__/__
3º BIMESTRE
 Parte I – E se as coisas fossem feitas para durar (11/09)






Atividades sobre a aula
1)    Faça uma lista de itens especialmente eletrônicos ou eletrodomésticos (impressoras, telefones, máquinas de lavar, etc) que tem na sua casa que são novos e seminovos e uma lista de itens que são consertados.
2)    Você acha que os fabricantes sempre projetam produtos deliberadamente para ter uma vida útil pequena?
3)    Como podemos fazer um consumo consciente dos eletrônicos?
4)    O que devemos fazer com o nosso lixo eletrônico?
5)    Crie uma campanha sobre os assuntos tratados na aula, no formato que desejar.