ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina:
BIOLOGIA Professor: Bruno Domingues
ATENÇÃO
Copie sempre as
perguntas e responda no caderno!
Respeite os
prazos
Contatos
whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)
Nome:______________________________
Nº ___ 3ªA ___ Data __/__/__
3º BIMESTRE
Parte I – - Interpretando cladogramas e árvores filogenéticas (11/09)
Atividades
1) A
seguir, temos um cladograma de vertebrados que os relaciona de acordo com as
características que os organismos deste grupo compartilham. Complete o
cladograma com as características apresentadas:
a. Pelos;
b. Vértebras;
c. Esqueleto
ósseo;
d. Quatro
membros;
e. Ovo
amniótico;
f. Pré-orbital.
2) Agora
a proposta é que você construa um cladograma. Para tanto, pesquise algumas
características presentes nos seguintes grupos de animais: Tiranossauro rex,
Galinha, Cão, Sapo, Tubarão e Tartaruga, conforme segue:
a. Tem
vértebras/esqueleto?
b. Tem
quatro membros (quatro patas)?
c. Tem
bolsa amniótica (ovos ou placenta)?
d. Tem
“casco” formado por placas ósseas como um escudo ou carapaça?
e. Tem
pelos?
f. Tem
patas com três dígitos (3 dedos)?
g. Tem
ossos pneumáticos que facilitam o voo?
Organize
as informações em uma tabela. Os dados devem ser analisados para construir a
estrutura do cladograma, conforme exemplos da atividade anterior.