sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Biologia 3ª Série EM - Interpretando cladogramas e árvores filogenéticas


ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina: BIOLOGIA Professor: Bruno Domingues
ATENÇÃO
Copie sempre as perguntas e responda no caderno!
Respeite os prazos
Contatos whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)


Nome:______________________________ Nº ___ 3ªA ___ Data __/__/__
3º BIMESTRE
Parte I – - Interpretando cladogramas e árvores filogenéticas (11/09)
Atividades
1)    A seguir, temos um cladograma de vertebrados que os relaciona de acordo com as características que os organismos deste grupo compartilham. Complete o cladograma com as características apresentadas:
a.    Pelos;
b.    Vértebras;
c.    Esqueleto ósseo;
d.    Quatro membros;
e.    Ovo amniótico;
f.     Pré-orbital.



2)    Agora a proposta é que você construa um cladograma. Para tanto, pesquise algumas características presentes nos seguintes grupos de animais: Tiranossauro rex, Galinha, Cão, Sapo, Tubarão e Tartaruga, conforme segue:
a.    Tem vértebras/esqueleto?
b.    Tem quatro membros (quatro patas)?
c.    Tem bolsa amniótica (ovos ou placenta)?
d.    Tem “casco” formado por placas ósseas como um escudo ou carapaça?
e.    Tem pelos?
f.     Tem patas com três dígitos (3 dedos)?
g.    Tem ossos pneumáticos que facilitam o voo?
Organize as informações em uma tabela. Os dados devem ser analisados para construir a estrutura do cladograma, conforme exemplos da atividade anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário