terça-feira, 3 de novembro de 2020

Geografia - 1º e 2º Termos EJA - BIOMAS E CLIMAS DO BRASIL

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: GEOGRAFIA        Professor: PAULO DIAS

Respeite os prazos: Data de envio: 03/11/2020 Data de entrega: 10/11/2020

 

BIOMAS E CLIMAS DO BRASIL



Responda as perguntas abaixo?

Qual é o clima de cada bioma?

Qual é a relação entre os tipos de clima e os biomas?

Qual é a relação entre o clima e os tipos de vegetação?

Qual a relação entre clima relevo vegetação e seres vivos?

Qual é a influência do clima na vida das pessoas e na alimentação?

 

Copie as perguntas e responda no caderno!

 

Geografia - 1ª serie E.M - INCÊNDIOS FLORESTAIS

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: GEOGRAFIA        Professor: PAULO DIAS

Respeite os prazos: Data de envio: 03/11/2020 Data de entrega: 10/11/2020

INCÊNDIOS FLORESTAIS



Não é só o Pantanal: incêndios florestais pelo mundo são os maiores 'em escala e em emissões de CO2' em 18 anos. Houve incêndios nos Estados Unidos, em Nova Gales do Sul, na Austrália, no Ártico Siberiano e no Pantanal brasileiro.

Reflita sobre esse assunto e escreva uma redação de 15 linhas sobre as ações, causas e consequências dessas tragédias que aconteceram neste ano.

Elabore em seu caderno!

 

Geografia - 9º ano B - Desigualdade social na sociedade urbano-industrial

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: GEOGRAFIA        Professor: PAULO DIAS

Respeite os prazos: Data de envio 03/11/2020 Data de entrega: 10/11/2020

 

Desigualdade social na sociedade urbano-industrial



ANALISE A CHARGE ABAIXO E RESPONDA AS PERGUNTAS:



Qual problema social é criticado na charge?

Com  base na charge, e possível perceber uma característica importante na sociedade urbano-industrial, que exige constante retirada de recursos naturais. Que característica e essa? ​

Sempre em campanha eleitoral os candidatos prometem coisas totalmente fora da realidade e com isso quem são maiores prejudicados nessas promessas?

Onde você mora você consegue apontar tipos de desigualdade? Quais?

Como e porque surgem as desigualdades sociais?

 

Copie as perguntas e responda no caderno!

 

Geografia - 8º ano A - Poluição

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: GEOGRAFIA        Professor: PAULO DIAS

Respeite os prazos: Data de envio: 03/11/2020 Data de entrega: 10/11/2020

POLUIÇÃO

DIVERSOS TIPOS DE POLUIÇÃO


A poluição sonora ocorre quando o som altera a condição normal de audição. Ela não se acumula no meio ambiente, como as outras poluições, mas causa danos ao corpo e à qualidade de vida. Ela é provocada pelo som das indústrias, canteiros de obras,  transporte, etc. Estes ruídos provocam ,além de alterações comportamentais e orgânicas, como insônia,  estresse, depressão,  perda de audição, agressividade, perda de atenção e concentração, perda de memória, dores de cabeça, aumento da pressão arterial, cansaço gastrite e úlcera, queda de rendimento escolar e no trabalho, surdez . A OMS (Organização Mundial da Saúde), decretou o dia 7 de maio o Dia do Silêncio. Para medir o nível de ruído usa-se o decibelímetro. 

Poluição das águas - As principais causas são poluição e contaminação por poluentes e esgotos através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle. Por isso, os governos têm incentivado a exploração de aquíferos (grandes reservas de água doce subterrâneas). Na América do Sul, temos o Aquífero Guarani cuja maior parte fica no Brasil. Problemas gerados pela poluição das águas: cerca de 3 bilhões de habitantes vivem sem condições sanitárias. Um milhão não tem acesso à água potável, por isso espalham-se diversas doenças como diarreia, esquistossomose, hepatite e febre tifoide, que matam mais de 5 milhões por ano. Como solução para os problemas dos recursos hídricos, foi realizado no Japão, em 2003, o III Fórum Mundial de Água. Foram aprovadas medidas  de preservação dos recursos hídricos. Estes documentos reafirmam a importância da água doce para a vida e saúde das pessoas e defende que, para que ela não falte, alguns desafios devem ser  superados: o atendimento das necessidades básicas da população, a proteção dos ecossistemas e mananciais, a valorização da água, a divisão dos recursos hídricos e a eficiente administração dos recursos hídricos.                                            

Poluição do ar: Começou com a  Revolução Industrial. As grandes cidades que sofrem os efeitos dessa poluição são: São Paulo, Tóquio, Nova Iorque  e  Cidade do México, que  estão na lista das mais poluídas do mundo. A poluição é resultado da queima de combustíveis fósseis como, carvão mineral e derivados do petróleo (gasolina e diesel).  A queima destes produtos lança monóxido de carbono e dióxido de carbono (gás carbônico) na atmosfera. Estes dois combustíveis  geram a energia que  alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Por isso, deixá-los atualmente é difícil. Esta poluição tem gerado doenças respiratórias (bronquite, rinite alérgica, alergias e asma). E tem prejudicado os ecossistemas e o patrimônio histórico e cultural em geral. Fruto desta poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e vai corroendo, monumentos históricos. O clima também é afetado, está aumentando a temperatura do planeta, causando o tão discutido Aquecimento Global.

 

AGORA RESOLVA A CRUZADINHA:

1) Principal consequência da poluição do ar: ____________

2) Destrói  plantas e até corroem monumentos: ____________

3) Problema de saúde causado pela poluição do ar:  __________________

4) A poluição do ar só começou a partir da:  _____________

5) Poluição que não se acumula no ambiente: ___________

6) Uma das cidades mais poluídas do mundo: ___________

7) A queima dos poluentes é importante porque: _________

8) A poluição do ar se dá pela queima de combustíveis: ________________________

9) Os principais poluidores do ar são: petróleo e __________

10) A queima de combustíveis fosseis joga no ar: _______________________________

11) Aparelho que mede o som: ________________________

12) Uma das formas de contaminação da água: ______________________________

 13) São grandes reservas de água subterrânea: ________________________

14) A poluição da água causa a falta de: _______________

15) O Fórum Mundial das Águas aprovou medidas de preservação dos _____________

 16) Maior Aquífero da América do Sul: _________________

 17) O acordo Japonês para preservação da água aconteceu no___________________ 

 

MONTE A CRUZADINHA:



 

Física 1º e 2º Termos EJA - Roteiro de Estudos - 03/11 a 06/11

 EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

1º e 2º TERMOS EJA - FÍSICA


PLANO DE AULA + ROTEIRO DE ESTUDOS


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Geografia - 7º ano A - Desenvolvimento sustentável e seus indicadores

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: GEOGRAFIA        Professor: PAULO DIAS

 

Respeite os prazos: Data de envio: 03/11/2020 Data de entrega: 10/11/2020

Desenvolvimento sustentável e seus indicadores



TEXTO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DO LIXO

Como e por que separar o lixo?

A reciclagem reduz, de forma importante, impacto sobre o meio ambiente: diminui as retiradas de matéria-prima da natureza, gera economia de água e energia e reduz a disposição inadequada do lixo. Além disso, é fonte de renda para os catadores.

A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. As vantagens da separação do lixo doméstico ficam cada vez mais evidentes. Além de aliviar os lixões e aterros sanitários, chegando até eles apenas os rejeitos (restos de resíduos que não podem ser reaproveitáveis), grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa pode ser reaproveitada. A reciclagem economiza recursos naturais e gera renda para os catadores de lixo, parte da população que depende dos resíduos sólidos descartados para sobreviver.

Segundo a última pesquisa Nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são recolhidas no Brasil cerca de 180 mil toneladas diárias de resíduos sólidos. O rejeito é resultante de atividades de origem urbana, industrial, de serviços de saúde, rural, especial ou diferenciada. Esses materiais gerados nessas atividades são potencialmente matéria prima e/ou insumos para produção de novos produtos ou fonte de energia.

Mais da metade desses resíduos é jogado, sem qualquer tratamento, em lixões a céu aberto. Com isso, o prejuízo econômico passa dos R$ 8 bilhões anuais. No momento, apenas 18% das cidades brasileiras contam com o serviço de coleta seletiva. Ao separar os resíduos, estão sendo dados os primeiros passos para sua destinação adequada. Com a separação é possível: a reutilização; a reciclagem; o melhor valor agregado ao material a ser reciclado; as melhores condições de trabalho dos catadores ou classificadores dos materiais recicláveis; a compostagem; menor demanda da natureza; o aumento do tempo de vida dos aterros sanitários e menor impacto ambiental quando da disposição final dos rejeitos.

(Adaptado de http://www.mma.gov.br/informma/item/8521-como-e-porqu%C3%AA-separar-o-lixo)

 

1. Todas as alternativas trazem, a partir da leitura do primeiro parágrafo do texto, vantagens de se fazer a reciclagem do lixo. Qual alternativa não traz esses benefícios citados?

a) A reciclagem reduz impacto sobre o meio ambiente.

b) A reciclagem reduz gasto de energia.

c) A reciclagem gera economia de água.

d) A reciclagem reduz a disposição inadequada do lixo.

e) A reciclagem reduz a renda dos catadores de lixo.

2. Em relação à preservação do meio ambiente, o segundo parágrafo nos dá a seguinte mensagem:

a) Pequenas atitudes podem contribuir de forma significativa para sua preservação.

b) Somente grandes atitudes diárias ajudam a preservar a natureza.

c) A reciclagem do lixo é o único caminho para preservação da natureza.

d) Todo resíduo sólido pode ser reaproveitado.

e) As escolas devem fazer a reciclagem do lixo.

3. Leia as três afirmações abaixo:

I – economiza recursos naturais.

II – gera renda para catadores de lixo.

III – Mais da metade desses resíduos é jogado em lixões a céu aberto.

Qual afirmativa traz somente afirmações do texto que colaboram para a preservação do meio ambiente?

a) I, II, III.

b) I e II.

c) I e III.

d) II e III.

e) III.

4. O texto traz as palavras “resíduos” e “rejeitos”. É possível afirmar que:

a) essas palavras possuem o mesmo sentido no texto.

b) essas palavras possuem sentidos opostos no texto.

c) resíduos são restos de lixo não aproveitáveis.

d) rejeitos são restos de resíduos não aproveitáveis.

e) rejeitos são restos de resíduos aproveitáveis.

 

Copie as perguntas e responda no caderno!

 

 

Matemática 1º e 2º Termos EJA - Roteiro de Estudos - 03/11 a 06/11

  EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

1º e 2º TERMOS EJA - MATEMÁTICA


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Geografia - 6º ano B - Biomas

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: GEOGRAFIA        Professor: PAULO DIAS

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BIOMAS



                 O Brasil é formado por seis biomas de características distintas:  Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Cada um desses ambientes abriga diferentes tipos de vegetação e de fauna. Como a vegetação é um dos componentes mais importantes da biota, seus estados de conservação e de continuidade definem a existência ou não de habitats para as espécies, a manutenção de serviços ambientais e o fornecimento de bens essenciais à sobrevivência de populações humanas. Para a perpetuação da vida nos biomas, é necessário o estabelecimento de políticas públicas ambientais, a identificação de oportunidades para a conservação, uso sustentável e repartição de benefícios da biodiversidade.

COMPLETE EM SEU CADERNO A CRUZADINHA ABAIXO:




Matemática 9º Ano A EF - Roteiro de Estudos - 03/11 a 06/11

  DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

9º ANO A - MATEMÁTICA


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Matemática 8º Ano A EF - Roteiro de Estudos - 03/11 a 06/11

 DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

8º ANO A - MATEMÁTICA


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Matemática 7º Ano A EF - Roteiro de Estudos - 03/11 a 06/11

 DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

7º ANO A - MATEMÁTICA


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Projeto de Vida 6º Ano B EF - Roteiro de Estudos - 03/11 a 06/11

  DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

6º ANO B - PROJETO DE VIDA


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História- 6°B- : Aula 2 – 4°bimestre- Escravidão e Servidão

 

Texto I - Escravidão e servidão

    Escravidão e uma complexa forma de relação social, caracterizada principalmente pela

exploração da força de trabalho. Quando um sistema social se estrutura a partir da exploração de uma classe de indivíduos, com a classe que os explora se beneficiando continuamente desta subordinação e outros indivíduos sendo continuamente reintroduzidos dentro desta logica exploratória (seja por comercio ou reprodução natural), existe escravidão.

Na Antiguidade, um dos exemplos mais conhecidos de escravidão foi o praticado na Roma Antiga, onde as pessoas eram escravizadas por dividas, por nascimento ou por serem prisioneiras de guerra.

Nesse cenário, essas pessoas eram excluídas da vida política, assim como os plebeus que, embora fossem livres, não tinham direitos políticos e poderiam se tornar escravos devido a impossibilidade do pagamento de dívidas.

No mundo medieval, o que definia a posição social dos indivíduos era a posse da terra. O senhor feudal, consequentemente, detinha o poder político local, tendo o direito de cobrar muitas taxas dos servos que trabalhavam e habitavam seu feudo em troca de sua proteção. A servidão e também uma forma de relação social, caracterizada por laços de dependência mútuos, mas é importante ressaltar que os servos também não participavam da vida política. Na atualidade, a escravidão e a servidão são combatidas pelos governos democráticos.

Fonte: Elaborado especialmente para o Material de apoio ao Currículo Paulista



Janeiro, extraído de “As riquíssimas horas do Duque de Berry”, Irmãos de Limbourg, Barthelemy d’Eyck,

Jean Colombe, tempera e folha de ouro sobre papel, 29x21cm, século XV. Encadernação do século XVIII.

Musee Conde, Chateau de Chantilly, Franca. Fonte: Wikipédia. Disponível em: <https://upload.wikimedia.

org/Wikipédia/commons/8/8a/Les_Tr%C3%A8s_Riches_ Heures_du_duc_de_Berry_Janvier.jpg>. Acesso

em: 04 abr. 2020.




Fevereiro, extraído de “As riquíssimas horas do Duque de Berry”, Irmãos de Limbourg, Barthelemy d’Eyck,

Jean Colombe, tempera e folha de ouro sobre papel, 29x21cm, século XV. Encadernação do século XVIII. Musee

Conde, Chateau de Chantilly, Franca. Fonte: Wikipédia. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/

Wikipédia/commons/0/02/Les_Tr%C3%A8s_Riches_ Heures_du_duc_de_Berry_f%C3%A9vrier.jpg>. Acesso

em: 04 abr. 2020.

Texto II    

   Durante boa parte da Idade Média o trabalho intelectual foi realizado, em grande parte, pelos membros do clero. Nessa época, os livros eram manuscritos, considerados objetos de grande valor e produzidos principalmente nos conventos e abadias. Era comum que esses livros fossem ilustrados com pequenas pinturas, hoje consideradas obras-primas da arte medieval. Chamamos essas pinturas de iluminuras. O termo iluminura se referia ao uso de cores vibrantes, incluindo o uso de ouro e prata que iluminavam as ilustrações.

As imagens acima foram retiradas do livro de horas “As riquíssimas horas do Duque de Berry”. Encomendado por Jean de Valois, o duque de Berry, em meados de 1410, este livro de horas com mais de 512 páginas foi feito por vários artistas e finalizado apenas em 1489. O livro de horas era destinado aos fiéis católicos e continha orações ligadas as horas do dia, além de calendários de festas religiosas. Surgiram no século XIII e foram muito comuns até o século XVI, quando foram substituídos por livros impressos.

Entre as iluminuras do livro de horas do duque de Berry, destacamos as representações dos meses de janeiro e fevereiro. O mês de janeiro (a esquerda) mostra em destaque os nobres da corte e o alto clero no banquete de ano novo, realizado em um dos castelos do duque; ao fundo, aparecem guerreiros em um combate. No mês de fevereiro (a direita), em pleno inverno rigoroso, três pessoas se aquecem em frente ao fogo no interior da casa de uma família de camponeses (servos), enquanto três outras trabalham no exterior, uma cortando lenha e as outras duas cuidando dos animais.

Fonte: Elaborado especialmente para o Material de apoio ao Currículo Paulista.

a)       De acordo com o primeiro texto, o que poderia levar alguém ser escravizado?

 

b)      De que forma indivíduos podiam tornar-se servos durante a Idade Média?

 

 

       c) Podemos dizer que as práticas escravistas realizadas durante a Antiguidade deixaram

       de existir na Idade Média? Como você chegou a essa conclusão?

 

 

 

Atividade 2

Através das imagens podemos perceber diferenças entre o cotidiano dos nobres e dos

servos durante uma mesma estação do ano, o Inverno. Analise as imagens e descreva:

 

a) Quais são as principais ações que estão acontecendo em cada imagem;

 

b) Qual é o assunto de cada imagem;

 

c) Após ter descrito as imagens, o que podemos falar sobre as formas de vida dos nobres

e membros do clero nas terras do duque de Berry? E sobre a vida dos servos?

 

Bom estudo!

 Próxima aula vamos concluir essa aprendizagem com uma atividade para avaliação de conteúdo.