Atividade 1
Observe a imagem a baixo e responda as questões em seu caderno
Questões para reflexão?
c) Essa ferramenta foi um avanço para o crescimento na produção agrícola no período estudado? Explique.
Na aula passada você adquiriu conhecimentos históricos por meio de pesquisa sobre: Origem das Cruzadas, Intensificação do comércio, Feiras e cidades.
Nessa
segunda etapa vamos sistematizar sobre “Novidades
tecnológicas séc. XI a XIII”. Por meio dessa aula já
vista por vocês na aula anterior https://www.youtube.com/watch?v=n-tU2V-ZBYA
Atividade 2
A partir dos registros realizados em seu caderno, e a análise desse
vídeo aula responda em seu caderno os problemas históricos abaixo:
a) A agricultura é uma atividade
essencial para produção de alimentos. Técnicas como irrigação, rotação de
espaços de cultivo e uso de fertilizantes e adubos, bem como as ferramentas
(charrua, coleira acolchoada, foice, moinho de água e de vento) foram
utilizadas entre os séculos XI e XII. A partir deste comentário, apresente uma
argumentação sobre como as técnicas agrícolas impactaram, e impactam, o
cotidiano das populações.
b) Explique como as Cruzadas
influenciaram a dinamização do comércio medieval e possibilitaram a
disseminação de uma forma de pensar favorável à expansão marítima.
c) Escreva uma síntese histórica,
identificando como o poder real e a burguesia passaram a se relacionar,
possibilitando o nascimento das monarquias nacionais europeias.
Bom estudo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário