quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Matemática 1º e 2º Termos EJA - Roteiro de Estudos - 26/10 a 29/10

 EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

1º e 2º TERMOS EJA - MATEMÁTICA


PLANO DE AULA + ROTEIRO DE ESTUDOS


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Matemática 9º Ano A EF - Roteiro de Estudos - 26/10 a 29/10

 DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

9º ANO A - MATEMÁTICA


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Tecnologia e Inovação 8º Ano A EF - Roteiro de Estudos - 26/10 a 29/10

DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

8º ANO A - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO


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Matemática 8º Ano A EF - Roteiro de Estudos - 26/10 a 29/10

   DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

8º ANO A - MATEMÁTICA


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Matemática 7º Ano A EF - Roteiro de Estudos - 26/10 a 29/10

  DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

7º ANO A - MATEMÁTICA


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Tecnologia e Inovação 7º Ano A EF - Roteiro de Estudos - 26/10 a 29/10

  DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

7º ANO A - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO


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Tecnologia e Inovação 6º Ano B EF - Roteiro de Estudos - 26/10 a 29/10

DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

6º ANO B - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO


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Projeto de Vida 6º Ano B EF - Roteiro de Estudos - 26/10 a 29/10

 DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

6º ANO B - PROJETO DE VIDA


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História 3ª Série EM - Ditaduras cívico-militares na América Latina II

 Aula exibida no CMSP - 30/09/2020




Filme completo

Habilidades:

  • Estabelecer as relações entre a Guerra Fria e os golpes militares na América Latina.
  • Caracterizar os governos militares instalados no Brasil a partir de 1964 considerando especialmente a supressão das liberdades e a repressão à oposição.
Objetivos:
  • Apresentar as principais características da ditadura militar no Brasil, apontando para a questão da violação dos Direitos Humanos e para as relações entre Brasil e EUA no contexto da Guerra Fria.
  • Apresentar os movimentos de redemocratização do Brasil ocorridos durante o regime militar.
Assista a aula, registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

Militares no poder
  • 1964-67: Castelo Branco
  • 1967-69: Costa e Silva (linha dura)
  • 1969-74: Emílio Garrastazu Médici (linha dura)
  • 1974-79: Ernesto Geisel (distensão)
  • 1979-85: João Baptista Figueiredo (distenção)
Instalação do Regime Militar

1964-67 Castelo Branco
  • AI-1, 2, 3 e 4;
  • Constituição de 1967;
  • Austeridade Econômica: Arrocho salarial, fim da estabilidade e criação do FGTS;
  • Apoio dos EUA: Empréstimos.
Anos de Chumbo

1969-74 Médici

"Ninguém segura este país"

"Milagre econômico" Brasileiro:
 o PIB sobe 14% em 1973.

Resistência política
  • Resistência Pacífica: música, cinema, teatro e literatura.
  • Guerrilha Urbana: assaltos a bancos para financiar a clandestinidade de pessoas perseguidas, exílios e sequestros de diplomatas, para trocar por prisioneiros políticos.
  • Guerrilha Rural: treinamento e táticas de guerrilha para camponeses lutarem contra o regime (Guerrilha do Araguaia).
Abertura Política
  • Abertura "lenta, gradual e segura", isto é, conduzida pelo regime militar;
  • Eleições parlamentares de 1974: permissão para propaganda eleitoral gratuita. O MDB conquistou a maioria dos cargos no Senado;
  • 1975: Morte de Vladmir Herzog em uma unidade do DOI-Codi;
  • 1976: Morte de Manuel Fiel Filho, crise constitucional;
  • 1977: Pacote de Abril:
  • Senadores Biônicos: 1/3 dos senadores indicados pelo governo;
  • Aumento do mandato do Presidente para 6 anos.
  • Eleições parlamentares de 1977: ARENA conquista maioria no Congresso Nacional.
  • 1979: Greve do ABC.
Lei da Anistia (1979)

Vídeo: Clique Aqui e assista o vídeo em 1979, a Lei 
da Anistia era aprovada em sessão tensa. Senado Federal.

ATIVIDADES

1- De acordo com o contexto da ditadura militar, o que significava "amar o Brasil"?

Slogan usado pelo governo brasileiro durante o regime militar (1964-1985)

2- ENEM (CANCELADO) 2009
"Boicote ao militarismo", propôs o deputado federal Márcio Moreira Alves, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), em 2 de setembro de 1968, conclamando o povo a reagir a ditadura. O clima vinha tenso desde o ano anterior, com forte repressão do regime militar. O discurso do deputado foi a "gota d'água". A resposta veio no dia 13 de dezembro com a promulgação do Ato Institucional nº 5 (AI-5).

Considerando o contexto histórico e político descrito acima, o AI-5 significou:
a) a restauração da democracia no Brasil na década de 60.
b) o fortalecimento do regime parlamentarista brasileiro durante o ano de 1968.
c) o enfraquecimento do poder central, ao convocar eleições no ano de 1970.
d) o desrespeito à Constituição vigente e aos direitos civis do país a partir de 1968.
e) a responsabilização jurídica dos deputados por seus pronunciamentos a partir de 1968.

3- Ao final do vídeo sobre a Lei da Anistia, responda: Por que a anistia não foi "ampla, geral e irrestrita"?


História 2ª Série EM - O Bloqueio Continental e seus desdobramentos

Aula exibida no CMSP - 07/10/2020



Habilidade:

  • Identificar os principais valores propugnados pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, estabelecendo relações entre sua formulação e o contexto histórico em que foi produzida.
Objetivos:
  • Retomar as características do governo de Napoleão Bonaparte, identificando as mudanças e as permanências políticas, econômicas e sociais, considerando o contexto da Revolução Francesa.
  • Retomar a questão do Bloqueio Continental e seus desdobramentos na Europa, no contexto do colonialismo.
Assista a aula, registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

Bloqueio Continental (1806)

Países que aplicaram o Bloqueio Continental: Rússia e Áustria.
Países-satélite: Itália, Prússia, Espanha.
Meta: Portugal.
Alvo: Inglaterra.

Por que Portugal?

Portugal era o reino que mais comercializava com a Inglaterra. Sua economia dependia muito dos britânicos. Napoleão pretendia enfraquecer a Inglaterra, fazendo-a perder seu principal parceiro comercial. Para isso, exigiu de Portugal a adesão ao Bloqueio Continental, bem como a expulsão do embaixador inglês.

Corte Portuguesa no Brasil (1808)

22 de outubro de 1807: Convenção secreta: Inglaterra e Portugal planejam a transferência da Corte para o Brasil;
27 de outubro de 1807: Tratado de Fontainebleau: França e Espanha definem a partilha de Portugal em caso de conquista;
1º de novembro de 1807: Napoleão anuncia que, dentro de dois meses, a Casa de Bragança deixaria de reinar em Portugal;
6 de novembro de 1807: Tropas britânicas, formadas por 7 mil homens, invadem Lisboa, dando a Portugal as alternativas de ser escoltada até a América ou ser atacada em caso de rendição aos franceses.
29 de novembro de 1807: a Família Real Portuguesa acompanhada de cerca de 15 mil pessoas, parte para o Brasil.

Consequência do Bloqueio Continental
  • Rússia: rompe com o Bloqueio Continental em 1810;
  • 1812: Napoleão invade a Rússia com uma tropa de 600 mil soldados;
  • Terra arrasada (moscou incendiada) e Inverno Russo;
  • Fim da invencibilidade do Exército Napoleônico;
  • Corrupção de oficiais franceses na fiscalização dos portos;
  • Garantir o Bloqueio e punir quem não cumpria acabaram sendo extremamente dispendioso para a França, o que pode ser contribuído para acelerar sua derrota na guerra.
Congresso de Viena e a Restauração
  • Inglaterra, Rússia, Áustria e Prússia: vencedoras das guerra napoleônicas;
  • Princípio da Legitimidade: volta ao poder das famílias que governavam a Europa antes do Império Napoleônico;
  • Equilíbrio europeu: nenhuma nação se sobrepõe a outra;
  • Princípio das Compensações: os vencedores dividem entre si os territórios europeus e coloniais;
  • França paga 700 milhões de francos em indenizações;
  • Santa Aliança (Rússia, Áustria e Prússia): aliança militar para evitar novas revoluções.

ATIVIDADES

1- A versão construída para a saída da Família Real Portuguesa é a de transferência ou de fuga para o Brasil? Justifique sua resposta.

2- O termo restauração, no contexto do Congresso de Viena, significa:
a) restabelecer a chamada "velha ordem", isto é, os privilégios da nobreza e do clero.
b) devolver o poder político da França a Luís XVIII.
c) resgatar os ideais da Revolução Francesa (Liberdade, Igualdade, Fraternidade).
d) proclamar novamente a República na França conforme ocorreu durante a fase da Convenção Nacional, na Revolução Francesa.
e) devolver o poder político a Napoleão Bonaparte, após sua fuga da ilha de Elba, em 1815.