Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.
Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.
Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.
Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.
Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.
Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.
Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.
Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.
Estabelecer as relações entre a Guerra Fria e os golpes militares na América Latina.
Caracterizar os governos militares instalados no Brasil a partir de 1964 considerando especialmente a supressão das liberdades e a repressão à oposição.
Objetivos:
Apresentar as principais características da ditadura militar no Brasil, apontando para a questão da violação dos Direitos Humanos e para as relações entre Brasil e EUA no contexto da Guerra Fria.
Apresentar os movimentos de redemocratização do Brasil ocorridos durante o regime militar.
Assista a aula, registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas
Militares no poder
1964-67: Castelo Branco
1967-69: Costa e Silva (linha dura)
1969-74: Emílio Garrastazu Médici (linha dura)
1974-79: Ernesto Geisel (distensão)
1979-85: João Baptista Figueiredo (distenção)
Instalação do Regime Militar
1964-67 Castelo Branco
AI-1, 2, 3 e 4;
Constituição de 1967;
Austeridade Econômica: Arrocho salarial, fim da estabilidade e criação do FGTS;
Apoio dos EUA: Empréstimos.
Anos de Chumbo
1969-74 Médici
"Ninguém segura este país"
"Milagre econômico" Brasileiro: o PIB sobe 14% em 1973.
Resistência política
Resistência Pacífica: música, cinema, teatro e literatura.
Guerrilha Urbana: assaltos a bancos para financiar a clandestinidade de pessoas perseguidas, exílios e sequestros de diplomatas, para trocar por prisioneiros políticos.
Guerrilha Rural: treinamento e táticas de guerrilha para camponeses lutarem contra o regime (Guerrilha do Araguaia).
Abertura Política
Abertura "lenta, gradual e segura", isto é, conduzida pelo regime militar;
Eleições parlamentares de 1974: permissão para propaganda eleitoral gratuita. O MDB conquistou a maioria dos cargos no Senado;
1975: Morte de Vladmir Herzog em uma unidade do DOI-Codi;
1976: Morte de Manuel Fiel Filho, crise constitucional;
1977: Pacote de Abril:
Senadores Biônicos: 1/3 dos senadores indicados pelo governo;
Aumento do mandato do Presidente para 6 anos.
Eleições parlamentares de 1977: ARENA conquista maioria no Congresso Nacional.
1979: Greve do ABC.
Lei da Anistia (1979)
Vídeo: Clique Aqui e assista o vídeo em 1979, a Lei
da Anistia era aprovada em sessão tensa. Senado Federal.
ATIVIDADES
1- De acordo com o contexto da ditadura militar, o que significava "amar o Brasil"?
Slogan usado pelo governo brasileiro durante o regime militar (1964-1985)
2- ENEM (CANCELADO) 2009
"Boicote ao militarismo", propôs o deputado federal Márcio Moreira Alves, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), em 2 de setembro de 1968, conclamando o povo a reagir a ditadura. O clima vinha tenso desde o ano anterior, com forte repressão do regime militar. O discurso do deputado foi a "gota d'água". A resposta veio no dia 13 de dezembro com a promulgação do Ato Institucional nº 5 (AI-5).
Considerando o contexto histórico e político descrito acima, o AI-5 significou:
a) a restauração da democracia no Brasil na década de 60.
b) o fortalecimento do regime parlamentarista brasileiro durante o ano de 1968.
c) o enfraquecimento do poder central, ao convocar eleições no ano de 1970.
d) o desrespeito à Constituição vigente e aos direitos civis do país a partir de 1968.
e) a responsabilização jurídica dos deputados por seus pronunciamentos a partir de 1968.
3- Ao final do vídeo sobre a Lei da Anistia, responda: Por que a anistia não foi "ampla, geral e irrestrita"?
Identificar os principais valores propugnados pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, estabelecendo relações entre sua formulação e o contexto histórico em que foi produzida.
Objetivos:
Retomar as características do governo de Napoleão Bonaparte, identificando as mudanças e as permanências políticas, econômicas e sociais, considerando o contexto da Revolução Francesa.
Retomar a questão do Bloqueio Continental e seus desdobramentos na Europa, no contexto do colonialismo.
Assista a aula, registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas
Bloqueio Continental (1806)
Países que aplicaram o Bloqueio Continental: Rússia e Áustria.
Países-satélite: Itália, Prússia, Espanha.
Meta: Portugal.
Alvo: Inglaterra.
Por que Portugal?
Portugal era o reino que mais comercializava com a Inglaterra. Sua economia dependia muito dos britânicos. Napoleão pretendia enfraquecer a Inglaterra, fazendo-a perder seu principal parceiro comercial. Para isso, exigiu de Portugal a adesão ao Bloqueio Continental, bem como a expulsão do embaixador inglês.
Corte Portuguesa no Brasil (1808)
22 de outubro de 1807: Convenção secreta: Inglaterra e Portugal planejam a transferência da Corte para o Brasil;
27 de outubro de 1807: Tratado de Fontainebleau: França e Espanha definem a partilha de Portugal em caso de conquista;
1º de novembro de 1807: Napoleão anuncia que, dentro de dois meses, a Casa de Bragança deixaria de reinar em Portugal;
6 de novembro de 1807: Tropas britânicas, formadas por 7 mil homens, invadem Lisboa, dando a Portugal as alternativas de ser escoltada até a América ou ser atacada em caso de rendição aos franceses.
29 de novembro de 1807: a Família Real Portuguesa acompanhada de cerca de 15 mil pessoas, parte para o Brasil.
Consequência do Bloqueio Continental
Rússia: rompe com o Bloqueio Continental em 1810;
1812: Napoleão invade a Rússia com uma tropa de 600 mil soldados;
Terra arrasada (moscou incendiada) e Inverno Russo;
Fim da invencibilidade do Exército Napoleônico;
Corrupção de oficiais franceses na fiscalização dos portos;
Garantir o Bloqueio e punir quem não cumpria acabaram sendo extremamente dispendioso para a França, o que pode ser contribuído para acelerar sua derrota na guerra.
Congresso de Viena e a Restauração
Inglaterra, Rússia, Áustria e Prússia: vencedoras das guerra napoleônicas;
Princípio da Legitimidade: volta ao poder das famílias que governavam a Europa antes do Império Napoleônico;
Equilíbrio europeu: nenhuma nação se sobrepõe a outra;
Princípio das Compensações: os vencedores dividem entre si os territórios europeus e coloniais;
França paga 700 milhões de francos em indenizações;
Santa Aliança (Rússia, Áustria e Prússia): aliança militar para evitar novas revoluções.
ATIVIDADES
1- A versão construída para a saída da Família Real Portuguesa é a de transferência ou de fuga para o Brasil? Justifique sua resposta.
2- O termo restauração, no contexto do Congresso de Viena, significa:
a) restabelecer a chamada "velha ordem", isto é, os privilégios da nobreza e do clero.
b) devolver o poder político da França a Luís XVIII.
c) resgatar os ideais da Revolução Francesa (Liberdade, Igualdade, Fraternidade).
d) proclamar novamente a República na França conforme ocorreu durante a fase da Convenção Nacional, na Revolução Francesa.
e) devolver o poder político a Napoleão Bonaparte, após sua fuga da ilha de Elba, em 1815.