quarta-feira, 21 de outubro de 2020

História 3ª Série EM - Ditaduras cívico-militares na América Latina I

 Aula exibida no CMSP - 23/09/2020



Habilidades:

  • Estabelecer as relações entre Guerra Fria e os golpes militares na América Latina.
  • Caracterizar os governos militares instalados no Brasil a partir de 1964 considerando especialmente a supressão das liberdades e a repressão à oposição.
Objetivo:
  • Apresentar as principais características das ditaduras cívico-militares na América Latina, incluindo o Brasil, relacionando-as com o contexto da Guerra Fria.
Assista a aula, registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

Ditaduras cívico-militares na América Latina

Durante a Guerra Fria, a América Latina viveu a experiência de ditaduras cívico-militares entre as décadas de 1960 e 1980. Essas ditaduras apresentavam características bastantes semelhantes, entre elas o apoio do governo dos EUA aos militares latino-americanos e, em consequência, a interferência para a implantação de regimes ditatoriais em mais da metade das nações da América Latina, com o intuito de cobrir o comunismo. Na América do Sul, as ditaduras militares do Brasil (1964-1985), da Argentina (1976-1983), do Uruguai (1973-1985), do Chile (1973-1990), da Bolívia (1964-1982) e do Paraguai (1954-1989) chegaram a manter entre si uma poderosa rede de comunicação para perseguir todo tipo de opositor ao regime.

Operação Condor (1970-1980)

A Operação Condor foi uma aliança político-militar entre vários regimes militares da América do Sul, criada com o objetivo de coordenar a repressão a opositores dessas ditaduras.

No Brasil (1964-1985)

Golpe civil-militar de 1964: João Goulart é deposto e uma junta militar assume o poder. Entre 1964 e 1968, atos institucionais suprimiram direitos e liberdades políticos e civis:
  • 1964: AI-1 - Eleições indiretas para Presidente; cassação de mandatos de parlamentares e cidadãos.
  • 1965: AI-2 - Executivo governa por decretos-lei; Bipartidarismo (ARENA e MDP).
  • 1966: AI-3 - Eleições indiretas para Governadores e Prefeitos.
  • 1967: AI-4 - Reabertura do Congresso apenas para a aprovação da Nova Constituição.
  • Constituição de 1967: Lei de Imprensa, Lei de Segurança Nacional (SNI; DOPS; DOI-CODI).
  • 1968: AI-5 - Plenos poderes ao Presidente; Supressão dos direitos ao povo.
No Chile (1973-1990)

Augusto Pinochet se tornou ditador no Chile após o golpe que depôs e tirou a vida do presidente democraticamente eleito Salvador Allende, em 11 de setembro de 1973.

Na Argentina (1976-1983)

O Golpe de Estado na Argentina derrubou a presidente Isabel Perón em 24 de março de 1976. Em seu lugar, instalou-se uma junta militar, chefiada pelo general Jorge Rafael Videla, pelo almirante Emílio Eduardo Massera e pelo brigadeiro Orlando Ramón Agosti. O novo regime tomou o nome oficial de "Processo de Reorganização Nacional" e permaneceu no poder até 1983.
ATIVIDADES

1- O conceito de despotismo elaborado pelo filósofo Immanuel Kant pode ser aplicado na interpretação do contexto político brasileiro posterior ao AI-5 porque descreve:
a) o autoritarismo nas relações de poder.
b) as relações democráticas de poder.
c) a usurpação do poder pelo povo.
d) a sociedade sem classes sociais.
e) a divisão dos poderes de Estado.

2- Aponte a alternativa que corresponde ao objetivo da Operação Condor:
a) alteração das fronteiras dos países da América do Sul.
b) unificação dos exércitos, sobretudo dos oficiais de alta patente.
c) interferência militar de potências mundiais.
d) repressão de grupos ativistas e de oposição.
e) unificação de governos nacionalistas da América do Sul.


Matemática 9º Ano A - Roteiro de Estudos - 19/10 a 23/10

 EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

9º ANO A - MATEMÁTICA


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Tecnologia e Inovação 8º Ano A - Roteiro de Estudos - 19/10 a 23/10

  EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

8º ANO A - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO


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Matemática 8º Ano A - Roteiro de Estudos - 19/10 a 23/10

  EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

8º ANO A - MATEMÁTICA


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Matemática 7º Ano A - Roteiro de Estudos - 19/10 a 23/10

  EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

7º ANO A - MATEMÁTICA


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Tecnologia e Inovação 7º Ano A - Roteiro de Estudos - 19/10 a 23/10

 EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

7º ANO A - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO


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Tecnologia e Inovação 6º Ano B - Roteiro de Estudos - 19/10 a 23/10

 DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

6º ANO B - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO


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Projeto de Vida 6º Ano B EF - Roteiro de Estudos - 19/10 a 23/10

DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

6º ANO B - PROJETO DE VIDA


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Matemática 1º e 2º Termos EJA - Roteiro de Estudos - 19/10 a 23/10

 EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

1º e 2º TERMOS EJA - MATEMÁTICA


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Física 1º e 2º Termos EJA - Roteiro de Estudos - 19/10 a 23/10

EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR FÁBIO ALVES

1º e 2º TERMOS EJA - FÍSICA


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História 2ª Série EM - A luta por direitos sociais no século XIX

 Aula exibida no CMSP - 23/09/2020



Habilidade:

  • Reconhecer que os processos de formação e transformação das instituições político-sociais são resultado de lutas coletivas.
Objetivo:
  • Apresentar as principais teorias que influenciaram movimentos de lutas por direitos dos trabalhadores no século XIX (socialismo, comunismo e anarquismo).
Assista a aula, registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

A luta por direitos

Assim como os trabalhadores ingleses na época da Revolução Industrial Inglesa (1750), os trabalhadores russos não tinham direitos trabalhistas. A Revolução Russa (1917) foi resultado por direitos sociais.

As condições de trabalho
  • Jornada de trabalho excessiva, de 12 a 16 horas por dia;
  • Baixíssimos salários;
  • Exploração do trabalho infantil;
  • Criminalização de quaisquer formas de lutas por direitos;
  • Ambiente de trabalho insalubre;
  • Moradias precárias;
  • Falta de acesso a alimentação e vestuário.
O que é socialismo?

Teoria política e econômica que visa abolir a sociedade de classes por meio da socialização, isto é, da coletivização dos meios de produção pelos trabalhadores, o que caracteriza sua oposição à propriedade privada. Pode propor, também que os meios de produção sejam administrados pelo poder público (estatal), em nome dos trabalhadores.
  • Meios de produção: tudo o que é necessário para produzir, como terras cultiváveis e ferramentas, máquinas, matéria-primas, fábrica etc.
  • Força de trabalho: capacidade, habilidade de fazer, de produzir, de gerar riqueza.
Teorias socialistas

Dividem-se em:
  • Socialismo Utópico: Charles Fourier (1722-1837) e Robert Owen (1771-1858).
  • Socialismo Científico: Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895).
Charles Fourier e os Falanstérios

O falanstério seria uma comunidade onde cada habitante escolheria contribuir com o trabalho com que mais se identificasse, isto é, conforme sua vocação, e o fruto de sua produção seria compartilhado com todos.

Robert Owen e o cooperativismo

De origem humilde, Robert Owen se tornou um ativista da causa operária. Para Owen, era papel das empresas garantir o bem-estar social de seus funcionários, como creches e escolas, hospitais e armazéns, onde o preço das mercadorias fosse acessível aos trabalhadores. Tais medidas foram implementadas por Owen na empresa que administrou, amaior fábrica de fiação de algodão da Grã-Bretanha.

Socialismo Científico

Teoria desenvolvida por Karl Marx e Friedrich Engels, contida em duas obras principais: O capital e Manifesto Comunista.

Lutas de classes:
  • Roma Antiga: Patrícios x Plebeus
  • Feudalismo: Senhor Feudal x Servos
  • Século XIX: Burguesia x Proletariado
Ditadura do Proletariado: meios de produção entregues aos trabalhadores, sob a gestão do Estado.
Comunismo: Após a eliminação das desigualdades, não há necessidade do Estado, que seria suprimido.

Anarquismo

O filósofo francês Pierre-Joseph Proudhon foi fortemente inspirado pelos socialistas utópicos (Fourier e Owen). É considerado um dos expoentes do anarquismo, que defendia uma sociedade sem classes e sem Estado, na qual os indivíduos se organizavam de forma livre (autogestão), sem nenhum tipo de hierarquia.

ATIVIDADES

1- Na sua opinião, por que idealizações de uma sociedade justa e harmoniosa como as de Fourier e Robert Owen foram classificadas como "utópicas"?

2- Qual a diferença entre socialismo e comunismo?

3- Associe as colunas:
a) Socialismo Utópico      
b) Socialismo Científico   
c) Anarquismo  
              
(  ) Ditadura do Proletariado.
(  ) Cooperativismo e bem-estar social promovido pelas empresas.
(  ) Autogestão da sociedade.
(  ) Trabalho conforme a vocação do indivíduo.


História 9º Ano EF - Modernização, ditadura civil militar e redemocratização

 Aula exibida no CMSP - 25/09/2020



Habilidades:

  • Discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante a ditadura civil-militar.
  • Identificar e relacionar as demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura.
Objetivos:
  • Analisar o contexto político e econômico da década de 1960 e 1970.
  • Compreender as relações entre desenvolvimentismo e as demandas sociais no contexto no regime militar.
  • Analisar e compreender os objetivos dos movimentos de resistência e a violação dos Direitos Humanos.
Assista a aula, registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas

Emílio Garrastazu Médici

Médici foi presidente do Brasil de 1969 a 1974. Médici seguiu a linha dura do governo com repressão e censura. Em seu governo, o Brasil viveu o chamado "milagre brasileiro", com o crescimento do PIB a 14%. Médici criou o Plano de Integração Nacional, que possibilitou a construção da Rodovia Tranzamazônica e a ponte Rio-Niterói.

Ernesto Geisel

Assumiu a cadeira de presidente em 1974, ficou até 1979 e preparou o processo de redemocratização do país.
Características do governo Geisel
  • Extinguiu o AI-5.
  • Contribuiu para a construção da Hidrelétrica de Itaipu.
  • Anexação da Guanabara ao Rio de Janeiro.
  • Divisão do Mato Grosso do Sul.
  • Participou da construção do metrô em São Paulo e no Rio de Janeiro.

ATIVIDADES

1- O que você entende por democracia?

2- Quais setores se beneficiaram com o crescimento econômico do Brasil no milagre brasileiro?

3- Pesquise o significado da palavra "anistia".


Matemática 3º A EM - Recuperação: ESPAÇO AMOSTRAL POR MEIO DO DIAGRAMA DE ÁRVORE.

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: Matemática

TURMA: 3ºA EM

PROFESSOR : Ângelo Antonio da Rocha Cândido

CONTEÚDO: ESPAÇO AMOSTRAL POR MEIO DO DIAGRAMA DE ÁRVORE.

TDIC:

(x) GRUPOS DE WHATSAPP

( ) MATERIAIS  IMPRESSO

(x) BLOGG

(x) OUTROS-Plataforma de Ensino Khan Academy

Período: 13/10 – 16/10

 

Horas/ aulas: 5 Aulas

 

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO:  Princípio multiplicativo da contagem

HABILIDADES: (EF08MA22) Calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo, e reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.

ATIVIDADES:

·         - Assistir as aulas no CMSP;

·         - Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;

·         - Resolver as atividades do caderninho, do  Blog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.

·         Caderno do aluno  - APRENDER SEMRE

 

AVALIAÇÃO:

·          Interação e engajamento;

·         Resolução das atividades propostas no caderninho APRENDER SEMPRE, no blog e na Plataforma de Ensino Khan Academy.

 

Agora é com vocês! 

Queridos alunos, está acontecendo no CMSP, aulas de recuperação e aprofundamento, e as atividades de vocês é assistir essas aulas e desenvolver as atividades do caderninho APRENDER SEMPRE ( Volume 3). As aulas são sobre atividades do caderninho. 

  

Onde estudar e aprender mais ainda?

Click aqui  e tenha acesso a maior e melhor Plataforma de Ensino de Matemática do mundo (KHAN ACADEMY) onde você poderá estudar com vídeos, exemplos, explicações, exercícios, dicas e atividades de recuperação e aprofundamento (3º Bimestre) e um monte de aprendizado. Não esqueça de acessar com sua senha.

  https://pt.khanacademy.org/math/statistics-probability/counting-permutations-and-combinations/counting-principle-factorial/v/tree-diagram-to-count-outcomes


Qualquer dúvida, estou a disposição.                                         

Bons Estudos.                        





 

Matemática 2ºA EM - Recuperação e aprofundamento- Números racionais

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: Matemática

TURMA: 2ºA EM

PROFESSOR : Ângelo Antonio da Rocha Cândido

CONTEÚDO: Números racionais

TDIC:

(x) GRUPOS DE WHATSAPP

( ) MATERIAIS  IMPRESSO

(x) BLOGG

(x) OUTROS-Plataforma de Ensino Khan Academy

Período: 13/10 – 16/10

 

Horas/ aulas: 5 Aulas

 

 OBJETOS DE CONHECIMENTO:  Números racionais na representação fracionária e na decimal: usos, ordenação e associação com pontos da reta numérica e operações.

HABILIDADES: (EF07MA10) Ler, comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos da reta numérica.

ATIVIDADES:

·         - Assistir as aulas no CMSP;

·         - Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;

·         - Resolver as atividades do caderninho, do  Blog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.

·         Caderno do aluno  - APRENDER SEMRE

 

AVALIAÇÃO:

·          Interação e engajamento;

·         Resolução das atividades propostas no caderninho APRENDER SEMPRE, no blog e na Plataforma de Ensino Khan Academy. 

Agora é com vocês! 

Queridos alunos, está acontecendo no CMSP, aulas de recuperação e aprofundamento, e as atividades de vocês é assistir essas aulas e desenvolver as atividades do caderninho APRENDER SEMPRE ( Volume 3). As aulas são sobre atividades do caderninho. 


Onde estudar e aprender mais ainda?

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https://pt.khanacademy.org/math/pt-7-ano/numeros-fracoes-7ano


Qualquer dúvida, estou a disposição.                                         

Bons Estudos.  




Matemática 1º Ano EM- EQUAÇÃO POLINOMIAL DO 1º GRAU – EQUILIBRANDO A BALANÇA.

 

E E DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

DISCIPLINA: Matemática

TURMA: 1ºA EM

PROFESSOR : Ângelo Antonio da Rocha Cândido

CONTEÚDO: AULA 1 : EQUAÇÃO POLINOMIAL DO 1º GRAU – EQUILIBRANDO A BALANÇA.

TDIC:

(x) GRUPOS DE WHATSAPP

(x) MATERIAIS  IMPRESSO

(x) BLOGG

(x) OUTROS-Plataforma de Ensino Khan Academy

Período: 13/10 – 16/10

 

Horas/ aulas: 5 Aulas

 

 OBJETOS DE CONHECIMENTO: : Equações polinomiais de 1º grau.

HABILIDADES: (EF07MA18) Resolver e elaborar situações problema que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.

ATIVIDADES:

·         - Assistir as aulas no CMSP;

·         - Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;

·         - Resolver as atividades do caderninho, do  Blog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.

·         Caderno do aluno  - APRENDER SEMRE

 

AVALIAÇÃO:

·          Interação e engajamento;

·         Resolução das atividades propostas no caderninho APRENDER SEMPRE, no blog e na Plataforma de Ensino Khan Academy.

 

Agora é com vocês! 

Queridos alunos, está acontecendo no CMSP, aulas de recuperação e aprofundamento, e as atividades de vocês é assistir essas aulas e desenvolver as atividades do caderninho APRENDER SEMPRE ( Volume 3). As aulas são sobre as atividades do caderninho.