Estabelecer as relações entre Guerra Fria e os golpes militares na América Latina.
Caracterizar os governos militares instalados no Brasil a partir de 1964 considerando especialmente a supressão das liberdades e a repressão à oposição.
Objetivo:
Apresentar as principais características das ditaduras cívico-militares na América Latina, incluindo o Brasil, relacionando-as com o contexto da Guerra Fria.
Assista a aula, registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas
Ditaduras cívico-militares na América Latina
Durante a Guerra Fria, a América Latina viveu a experiência de ditaduras cívico-militares entre as décadas de 1960 e 1980. Essas ditaduras apresentavam características bastantes semelhantes, entre elas o apoio do governo dos EUA aos militares latino-americanos e, em consequência, a interferência para a implantação de regimes ditatoriais em mais da metade das nações da América Latina, com o intuito de cobrir o comunismo. Na América do Sul, as ditaduras militares do Brasil (1964-1985), da Argentina (1976-1983), do Uruguai (1973-1985), do Chile (1973-1990), da Bolívia (1964-1982) e do Paraguai (1954-1989) chegaram a manter entre si uma poderosa rede de comunicação para perseguir todo tipo de opositor ao regime.
Operação Condor (1970-1980)
A Operação Condor foi uma aliança político-militar entre vários regimes militares da América do Sul, criada com o objetivo de coordenar a repressão a opositores dessas ditaduras.
No Brasil (1964-1985)
Golpe civil-militar de 1964: João Goulart é deposto e uma junta militar assume o poder. Entre 1964 e 1968, atos institucionais suprimiram direitos e liberdades políticos e civis:
1964: AI-1 - Eleições indiretas para Presidente; cassação de mandatos de parlamentares e cidadãos.
1965: AI-2 - Executivo governa por decretos-lei; Bipartidarismo (ARENA e MDP).
1966: AI-3 - Eleições indiretas para Governadores e Prefeitos.
1967: AI-4 - Reabertura do Congresso apenas para a aprovação da Nova Constituição.
Constituição de 1967: Lei de Imprensa, Lei de Segurança Nacional (SNI; DOPS; DOI-CODI).
1968: AI-5 - Plenos poderes ao Presidente; Supressão dos direitos ao povo.
No Chile (1973-1990)
Augusto Pinochet se tornou ditador no Chile após o golpe que depôs e tirou a vida do presidente democraticamente eleito Salvador Allende, em 11 de setembro de 1973.
Na Argentina (1976-1983)
O Golpe de Estado na Argentina derrubou a presidente Isabel Perón em 24 de março de 1976. Em seu lugar, instalou-se uma junta militar, chefiada pelo general Jorge Rafael Videla, pelo almirante Emílio Eduardo Massera e pelo brigadeiro Orlando Ramón Agosti. O novo regime tomou o nome oficial de "Processo de Reorganização Nacional" e permaneceu no poder até 1983.
ATIVIDADES
1- O conceito de despotismo elaborado pelo filósofo Immanuel Kant pode ser aplicado na interpretação do contexto político brasileiro posterior ao AI-5 porque descreve:
a) o autoritarismo nas relações de poder.
b) as relações democráticas de poder.
c) a usurpação do poder pelo povo.
d) a sociedade sem classes sociais.
e) a divisão dos poderes de Estado.
2- Aponte a alternativa que corresponde ao objetivo da Operação Condor:
a) alteração das fronteiras dos países da América do Sul.
b) unificação dos exércitos, sobretudo dos oficiais de alta patente.
c) interferência militar de potências mundiais.
d) repressão de grupos ativistas e de oposição.
e) unificação de governos nacionalistas da América do Sul.
Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.
Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.
Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.
Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.
Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.
Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.
Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.
Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.
Use o LINK abaixo para acessar o documento. Nele encontrará material orientador, bem como explicação do conteúdo e atividades para realizar via Google Formulário. Qualquer dúvida, estou a disposição pelo WhatsApp.
Reconhecer que os processos de formação e transformação das instituições político-sociais são resultado de lutas coletivas.
Objetivo:
Apresentar as principais teorias que influenciaram movimentos de lutas por direitos dos trabalhadores no século XIX (socialismo, comunismo e anarquismo).
Assista a aula, registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas
A luta por direitos
Assim como os trabalhadores ingleses na época da Revolução Industrial Inglesa (1750), os trabalhadores russos não tinham direitos trabalhistas. A Revolução Russa (1917) foi resultado por direitos sociais.
As condições de trabalho
Jornada de trabalho excessiva, de 12 a 16 horas por dia;
Baixíssimos salários;
Exploração do trabalho infantil;
Criminalização de quaisquer formas de lutas por direitos;
Ambiente de trabalho insalubre;
Moradias precárias;
Falta de acesso a alimentação e vestuário.
O que é socialismo?
Teoria política e econômica que visa abolir a sociedade de classes por meio da socialização, isto é, da coletivização dos meios de produção pelos trabalhadores, o que caracteriza sua oposição à propriedade privada. Pode propor, também que os meios de produção sejam administrados pelo poder público (estatal), em nome dos trabalhadores.
Meios de produção: tudo o que é necessário para produzir, como terras cultiváveis e ferramentas, máquinas, matéria-primas, fábrica etc.
Força de trabalho: capacidade, habilidade de fazer, de produzir, de gerar riqueza.
Teorias socialistas
Dividem-se em:
Socialismo Utópico: Charles Fourier (1722-1837) e Robert Owen (1771-1858).
Socialismo Científico: Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895).
Charles Fourier e os Falanstérios
O falanstério seria uma comunidade onde cada habitante escolheria contribuir com o trabalho com que mais se identificasse, isto é, conforme sua vocação, e o fruto de sua produção seria compartilhado com todos.
Robert Owen e o cooperativismo
De origem humilde, Robert Owen se tornou um ativista da causa operária. Para Owen, era papel das empresas garantir o bem-estar social de seus funcionários, como creches e escolas, hospitais e armazéns, onde o preço das mercadorias fosse acessível aos trabalhadores. Tais medidas foram implementadas por Owen na empresa que administrou, amaior fábrica de fiação de algodão da Grã-Bretanha.
Socialismo Científico
Teoria desenvolvida por Karl Marx e Friedrich Engels, contida em duas obras principais: O capital e Manifesto Comunista.
Lutas de classes:
Roma Antiga: Patrícios x Plebeus
Feudalismo: Senhor Feudal x Servos
Século XIX: Burguesia x Proletariado
Ditadura do Proletariado: meios de produção entregues aos trabalhadores, sob a gestão do Estado.
Comunismo: Após a eliminação das desigualdades, não há necessidade do Estado, que seria suprimido.
Anarquismo
O filósofo francês Pierre-Joseph Proudhon foi fortemente inspirado pelos socialistas utópicos (Fourier e Owen). É considerado um dos expoentes do anarquismo, que defendia uma sociedade sem classes e sem Estado, na qual os indivíduos se organizavam de forma livre (autogestão), sem nenhum tipo de hierarquia.
ATIVIDADES
1- Na sua opinião, por que idealizações de uma sociedade justa e harmoniosa como as de Fourier e Robert Owen foram classificadas como "utópicas"?
2- Qual a diferença entre socialismo e comunismo?
3- Associe as colunas:
a) Socialismo Utópico
b) Socialismo Científico
c) Anarquismo
( ) Ditadura do Proletariado.
( ) Cooperativismo e bem-estar social promovido pelas empresas.
Discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante a ditadura civil-militar.
Identificar e relacionar as demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura.
Objetivos:
Analisar o contexto político e econômico da década de 1960 e 1970.
Compreender as relações entre desenvolvimentismo e as demandas sociais no contexto no regime militar.
Analisar e compreender os objetivos dos movimentos de resistência e a violação dos Direitos Humanos.
Assista a aula, registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas
Emílio Garrastazu Médici
Médici foi presidente do Brasil de 1969 a 1974. Médici seguiu a linha dura do governo com repressão e censura. Em seu governo, o Brasil viveu o chamado "milagre brasileiro", com o crescimento do PIB a 14%. Médici criou o Plano de Integração Nacional, que possibilitou a construção da Rodovia Tranzamazônica e a ponte Rio-Niterói.
Ernesto Geisel
Assumiu a cadeira de presidente em 1974, ficou até 1979 e preparou o processo de redemocratização do país.
Características do governo Geisel
Extinguiu o AI-5.
Contribuiu para a construção da Hidrelétrica de Itaipu.
Anexação da Guanabara ao Rio de Janeiro.
Divisão do Mato Grosso do Sul.
Participou da construção do metrô em São Paulo e no Rio de Janeiro.
ATIVIDADES
1- O que você entende por democracia?
2- Quais setores se beneficiaram com o crescimento econômico do Brasil no milagre brasileiro?
CONTEÚDO:ESPAÇO AMOSTRAL POR MEIO DO DIAGRAMA DE ÁRVORE.
TDIC:
(x) GRUPOS DE WHATSAPP
( ) MATERIAISIMPRESSO
(x) BLOGG
(x) OUTROS-Plataforma de Ensino Khan Academy
Período: 13/10 – 16/10
Horas/ aulas: 5 Aulas
OBJETOS DE CONHECIMENTO:Princípio multiplicativo da contagem
HABILIDADES:(EF08MA22) Calcular a probabilidade de eventos, com
base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo, e
reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço
amostral é igual a 1.
ATIVIDADES:
·-
Assistir as aulas no CMSP;
·-
Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;
·-
Resolver as atividades do caderninho, doBlog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.
·Caderno do aluno - APRENDER SEMRE
AVALIAÇÃO:
·Interação e engajamento;
·Resolução
das atividades propostas no caderninho APRENDER SEMPRE, no blog e na Plataforma
de Ensino Khan Academy.
Agora
é com vocês!
Queridos alunos, está
acontecendo no CMSP, aulas de recuperação e aprofundamento, e as atividades de
vocês é assistir essas aulas e desenvolver as atividades do caderninho APRENDER SEMPRE ( Volume 3). As aulas são sobre
atividades do caderninho.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Números racionais na representação fracionária
e na decimal: usos, ordenação e associação com pontos da reta numérica e
operações.
HABILIDADES:(EF07MA10) Ler, comparar e ordenar números racionais
em diferentes contextos e associá-los a pontos da reta numérica.
ATIVIDADES:
·-
Assistir as aulas no CMSP;
·-
Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;
·-
Resolver as atividades do caderninho, doBlog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.
·Caderno do aluno - APRENDER SEMRE
AVALIAÇÃO:
·Interação e engajamento;
·Resolução
das atividades propostas no caderninho APRENDER SEMPRE, no blog e na Plataforma
de Ensino Khan Academy.
Agora
é com vocês!
Queridos alunos, está
acontecendo no CMSP, aulas de recuperação e aprofundamento, e as atividades de
vocês é assistir essas aulas e desenvolver as atividades do caderninho APRENDER SEMPRE ( Volume 3). As aulas são sobre
atividades do caderninho.
CONTEÚDO: AULA 1 : EQUAÇÃO POLINOMIAL DO 1º GRAU – EQUILIBRANDO A BALANÇA.
TDIC:
(x) GRUPOS DE WHATSAPP
(x) MATERIAISIMPRESSO
(x) BLOGG
(x) OUTROS-Plataforma de Ensino Khan Academy
Período: 13/10 – 16/10
Horas/ aulas: 5 Aulas
OBJETOS DE CONHECIMENTO::Equações polinomiais de 1º
grau.
HABILIDADES:(EF07MA18) Resolver e elaborar situações problema que
possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à
forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.
ATIVIDADES:
·-
Assistir as aulas no CMSP;
·-
Interagir no grupo de Watsapp da turma e professor;
·-
Resolver as atividades do caderninho, doBlog e as atividades indicadas na Plataforma de ensino Khan Academy.
·Caderno do aluno - APRENDER SEMRE
AVALIAÇÃO:
·Interação e engajamento;
·Resolução
das atividades propostas no caderninho APRENDER SEMPRE, no blog e na Plataforma
de Ensino Khan Academy.
Agora
é com vocês!
Queridos alunos, está
acontecendo no CMSP, aulas de recuperação e aprofundamento, e as atividades de
vocês é assistir essas aulas e desenvolver as atividades do caderninho APRENDER SEMPRE ( Volume 3). As aulas são sobre as atividades do caderninho.