quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Português - 7º A - EF - Resenha

 

EE PROFº DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

7º ano "A"   Profª Jucilene

Língua Portuguesa

ATIVIDADE  -  14 DE SETEMBRO DE 2020

 

RESENHA

 

v Leia o conto abaixo e faça uma resenha, não esquecendo-se das características que esse gênero apresenta.

v Encontre no conto 2 advérbios e 3 locuções adverbiais.

 

A PERGUNTA (um conto indiano)

Num certo país bem distante daqui, havia um costume que era considerado como uma lei para os habitantes daquele lugar: ninguém podia passar na frente de uma pessoa se ela estivesse rezando. Não se sabe a origem ou causa de tal proibição, mas isso não vem ao caso na nossa história que começa numa bela manhã de sol, em uma praça no meio de uma importante cidade daquele país.
Um homem religioso sentou-se num canto da praça e preparou-se para começar suas orações. Bem naquele momento, uma jovem surgiu na praça caminhando apressadamente na direção do santo homem e acabou passando diante dele, distraída, com a respiração ofegante.
O religioso ficou indignado.
“Que ousadia!”, ele pensou consigo mesmo. “Vou esperar essa jovem voltar e lhe dar uma lição”. E lá ele ficou. O tempo passou e passou e o homem não se moveu do lugar. O dia já estava terminando quando a jovem apareceu do outro lado da praça, agora caminhando mais devagar. Parecia sonhadora, ainda mais distraída. No momento em que ela passava na frente do homem santo, ele a chamou falando com voz autoritária, mal disfarçando a enorme irritação:
“Você foi bastante atrevida hoje de manhã. Por acaso ignora que é proibido passar diante de um homem que esteja rezando?”
A jovem parou, assustada. Voltou-se para o homem e lhe disse: – já que não há mais ninguém aqui, vejo que é comigo mesmo que o senhor está falando. Mas muito me espantam suas palavras, senhor. Eu não sei que costume é esse, porque não sou deste lugar. Além do mais, o senhor disse que estava rezando. O que quer dizer “rezar”?
Para mim, respondeu o homem levantando a cabeça todo empertigado – “rezar” significa pensar completamente em Deus.
Pois então – disse a moça com um sorriso apaziguador – o senhor que me desculpe, eu jamais teria violado uma lei se tivesse conhecimento dela. Sabe, eu vim para esta cidade para me encontrar com meu namorado, que mora aqui, e quando cheguei a esta praça hoje pela manhã, estava já bem atrasada. Eu vinha absorta, pensava tão completamente no meu amor que nem vi o senhor. E agora me diga, se o senhor estava rezando, quer dizer, pensando completamente em Deus. como foi que o senhor me viu?

(Origem desconhecida)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário