domingo, 8 de novembro de 2020

Geografia - 9º ano A - Cadeias industriais e os Recursos Naturais

 

Cadeias industriais e os recursos naturais

Recursos Naturais

Roteiro de Estudo de Geografia

Atividades



01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula do dia 05 de Novembro de 2020, referente ao tema: Cadeias Industrias e Recursos Naturais e Industriais. 









02- A partir de 2012, acredita-se que, nos próximos cinco anos, o estado do Pará poderá se tornar o maior exportador de minérios do País, ultrapassando Minas Gerais. As exportações de minérios do Pará representaram cerca de 44% do saldo comercial obtido pelo Brasil em 2011. O mapa mostra o destino de um dos minérios exportados pelo estado do Pará. Os principais compradores do minério paraense 
(Folha de S.Paulo, 06.05.2012.) 

A respeito das exportações do Pará, é correto afirmar que: 
a) a demanda da hematita de baixa qualidade e menor preço explica as exportações para os maiores países siderúrgicos mundiais. 
b) superaram as do estado de Minas Gerais, principalmente com o aumento das exportações de bauxita para os países asiáticos. 
c) o Canadá é o maior importador do manganês da Serra dos Carajás. 
d) a exportação do minério de ferro, da Serra dos Carajás, tem a China como principal destino. 


03- O principal minério destinado à exportação no Brasil tem sua extração concentrada nos estados de Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Que minério é esse? 
a) rutilo (titânio) 
b) prata 
c) cassiterita (estanho) 
d) minério de ferro (hematita e magnetita) 

04- Alguns recursos naturais são considerados estratégicos tanto pela sua utilização econômica quanto pela sua escassez em algumas partes do mundo. Assim, aquele país que possui uma maior quantidade ou acesso a tais recursos pode melhor utilizá-los tanto para a sua população quanto para a sua exploração comercial. 
Assinale a alternativa que apresenta os dois recursos naturais que, atualmente, são considerados os mais estratégicos do mundo: 
a) madeira e algodão 
b) ouro e diamante 
c) látex e carvão mineral 
d) água e petróleo 


BONS ESTUDOS 

Após a Realização das Atividades em seu Caderno, a caneta, enviar uma foto das Questões resolvidas para o meu número de WhatsApp, com seu nome, número e série. Data limite para entrega, 16 de Novembro de 2020. 

Professor Leandro.

Geografia 2ª Série EM - Bacias hidrográficas e domínios morfoclimáticos do Brasil

Bacias hidrográficas e domínios Morfoclimáticos do Brasil


As Bacias e Redes Hidrográficas 


Roteiro de Estudo de Geografia

Atividades

01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula do dia 06 de Novembro de 2020, referente ao tema: Bacia Hidrográficas e Domínios Morfoclimáticos. 








02- O ser humano tem poluído mares, rios, lagos, lagoas e represas num ritmo mais veloz do que é capaz de limpá-los. Esses mananciais recebem esgotos, poluentes das indústrias, da agricultura, da pecuária, da piscicultura e da navegação, além dos mais variados tipos de lixo. SALEM, Sonia. Água. São Paulo: Ática, 2006. p. 44. (De Olho na Ciência). 
Reflita e faça o que se pede: 
a) Explique duas consequências da poluição dos rios para a humanidade. 








b) Justifique a atual preocupação da humanidade com o provável esgotamento dos recursos hídricos. 









c) Explique a importância dos oceanos para a biosfera e para a vida humana. 









03- Com cerca de 7 milhões de quilômetros quadrados, essa é a maior bacia hidrográfica do mundo, compreendendo porções dos territórios do Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Bolívia e Brasil. Possui grande potencial de navegação, e seus rios principais são: Huallaga, Napo, Xingú, Negro, entre tantos outros. 
Essas características são da bacia hidrográfica: 
a) São Francisco 
b) Tocantins-Araguaia 
c) Parnaíba 
d) Amazônica 
e) Paraná 


BONS ESTUDOS 
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Professor Leandro.

Geografia 3ª Série EM - Fluxos materiais e Imateriais

Fluxos materiais e Imateriais


Fluxos e Redes Geográficas


Roteiro de Atividades de Geografia


Atividades


01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula do dia 06 de Novembro de 2020, referente ao tema: Fluxo Material e Imaterial. 







02- Podemos partir da constatação de que a soberania do Estado, que é sobretudo de base territorial, foi abalada também (e talvez sobretudo) por uma série de problemas que ampliaram sua escala a ponto de hoje se transformarem em questões globais. A desregulamentação dos mercados veio acompanhada pela proliferação das redes ilegais ou ilícitas da economia. Essas correspondem na verdade a circuitos de poder profundamente integrados ao sistema legalmente reconhecido, que avançaram com muita força durante as últimas décadas. ROGÉRIO H. DA COSTA e CARLOS W. PORTO-GONÇALVES Adaptado de A nova des-ordem mundial. São Paulo: Ed. Unesp, 2006. 
Aponte duas redes ilegais potencializadas exclusivamente em escala local e dois problemas sociais surgidos em escala global, em função do esvaziamento do poder do Estado. 






03- Analise a imagem a seguir. 
Fonte: HARVEY, DAVID. A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1989. p. 220. 
Com base na imagem e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar: 
a) A intensificação da circulação de mercadorias e de pessoas está representada na progressiva redução do planisfério na imagem. 
b) Houve uma diminuição real da superfície do planeta paralelamente à conservação de sua forma. 
c) A difusão do uso dos transportes modernos acarretou uma diminuição das distâncias métricas entre os continentes. 
d) Entre 1950 e 1960, ocorreu um aumento na velocidade máxima dos meios de transporte, diretamente proporcional ao ocorrido nos períodos anteriores. 
e) A diminuição do tamanho da representação do planeta entre 1850 e 1960, na imagem, resultou da ampliação do tráfego nos grandes centros urbanos. 


BONS ESTUDOS 

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Professor Leandro.

Geografia - 8º ano B - Gestão das águas na América Latina

Gestão das águas na América Latina


Gestão Ambiental da Água


Roteiro de Estudo de Geografia


Atividades

01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula do dia 05 de Novembro de 2020, referente ao tema: Gestão da Água na América Latina. 









02-América Platina é uma subdivisão da América do Sul. Essa região é composta por três países que são banhados pelos rios que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Prata. Essas três nações que formam a América Platina são: 

a) Peru, Chile e Bolívia 
b) Argentina, Paraguai e Uruguai 
c) Argentina, Brasil e Paraguai 
d) Colômbia, Equador e Venezuela 

03- Leia o texto a seguir: 
    É o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo. Está localizado na região centro-leste da América do Sul, estendendo-se pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Sua maior ocorrência se dá em território brasileiro. Constitui-se em uma importante reserva estratégica para o abastecimento da população, para o desenvolvimento das atividades econômicas e do lazer.” Fonte: Adaptado de www.daaeararaquara.com.br 
O texto faz referência ao Aquífero: 

a) Tapajós. 
b) Guarani. 
c) Orenoco. 
d) Chuí. 




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Professor Leandro.




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Geografia - 7º ano B - Consumo Sustentável

Consumo Sustentável


Desenvolvimento Sustentável



Roteiro de Estudo de Geografia


Atividades


01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula do dia 05 de Novembro de 2020, referente ao tema: Consumo Sustentável. 






02- O pirarucu – maior peixe da Amazônia – está ameaçado de extinção por causa da pesca predatória. Em alguns lugares, entretanto, como na reserva Mamirauá, a situação do pirarucu tem sido diferente. Leia o trecho da notícia a seguir. 
Pesca excessiva ameaça maior peixe da Amazônia, diz pesquisa 
    “Estudos mostram que na reserva de Mamirauá, no Amazonas, onde a pesca é controlada, o lucro dos ribeirinhos com o pirarucu praticamente dobrou, enquanto a população de peixes aumentou – ao contrário do que ocorre onde a captura é feita da forma tradicional. Segundo os cientistas, enquanto em 1999 havia apenas quatro comunidades ribeirinhas que pescavam o pirarucu de forma controlada, hoje já são mais de cem lugares onde a técnica foi empregada. Uma boa notícia para o gigante. Disponível em: . Acesso em: 18 mar. 2011. 
a) A pesca controlada (não predatória) pode ser considerada uma aplicação dos princípios do desenvolvimento sustentável? Por quê? 





b) De que maneira o desenvolvimento sustentável pode beneficiar a floresta e as comunidades que vivem nela? 





03- Leia o texto e responda às questões. 
    O WWF-Brasil realizou, em conjunto com o Instituto Superior de Estudos da Religião (Iser), uma pesquisa diferente sobre a Floresta Amazônica: desta vez, a palavra foi da população local e o que ficou evidente foi a preocupação com a preservação da floresta, antes de qualquer outro interesse, como empregos ou melhores salários. 
    Quase 70% afirmaram que o progresso da região não é mais importante do que a conservação da natureza. Para 46% dos entrevistados, a prioridade da região amazônica diz respeito ao uso sustentável dos recursos naturais, através da preservação da floresta e do ecoturismo, por exemplo. Além disso, mais da metade da população ouvida alegou não estar disposta a ter mais poluição em troca de mais empregos. (...) Disponível em: . Acesso em: 5 abr. 2012. 
a) Relacione preservação da floresta com desenvolvimento sustentável. 




b) Em que consiste o uso racional dos recursos naturais? 






c) Na Amazônia, em quais atividades tem sido praticado o desenvolvimento sustentável? 





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Geografia - 6º ano A - Biomas e Ecossistemas

Biomas e Ecossistemas


Biomas Brasileiros


Roteiro de Estudo de Geografia


Atividades 

01- Faça um breve relato sobre a Vídeo aula do dia 05 de Novembro de 2020, referente ao tema: Biomas. 







02- -Analise a charge ao lado e responda à questão a seguir. 

a) De que problema ambiental a charge trata e quais são suas causas? 






03- Leia o texto abaixo, do geógrafo Aziz Ab’Saber, sobre a vegetação do Cerrado. 
Além de conviver com alguns dos piores solos do Brasil intertropical, a vegetação dos cerrados conseguiu a façanha ecológica de resistir às queimadas, renascendo das próprias cinzas, como uma espécie de fênix dos ecossistemas brasileiros. Não resiste, porém, aos violentos artifícios tecnológicos inventados pelos homens ditos civilizados. AB’SABER, Aziz N. Os domínios de natureza no Brasil. 5. ed. São Paulo: Ateliê, 2008. p. 43. 
Agora responda: 
a) Quais são as limitações naturais impostas à vegetação do Cerrado em seu desenvolvimento? 






b) Como a atuação humana interfere no equilíbrio ecológico do Cerrado? 






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Professor Leandro.