ROTEIRO DE ESTUDOS
Disciplina:
BIOLOGIA Professor: Bruno Domingues
ATENÇÃO
Copie sempre as
perguntas e responda no caderno!
Respeite os
prazos
Contatos
whatsapp (15) 998528336 (Das 8h às 17h)
Nome:______________________________
Data __/__/__
2º
TERMO – Transmissão da vida – Mecanismos de variabilidade genética e
hereditariedade
Para
iniciar os estudos, reflita sobre o ditado popular: “Filho de peixe, peixinho
é”. O que significa a frase para você?
Qual
a relação observável entre pais/mães e filho(a)s? Todo(a)s o(a)s filho(a)s são
iguais aos pais?
O
fato do “filho” de peixe ser um peixinho estaria relacionado à genética ou à
hereditariedade? Explique.
Qual
é o seu conceito de hereditariedade?
1) Pesquise
sobre os chamados “Pioneiros da Genética” e indique quem pode ser considerado o
Pai da Genética.
2) Mecanismos
de variabilidade genética. Observe as características descritas abaixo:
Homem
- nariz arredondado, com covinha no queixo, sem sardas, cabelo convergindo na
testa, olhos castanhos, cabelos escuros e lisos.
Mulher
- nariz afilado, com covinha no queixo, com sardas, o cabelo não converge na
testa, olhos azuis, cabelos ruivos e cacheados.
Suponha
que o casal tenha se relacionado e gerado filhos(as). Considerando as características
destes pais, responda:
a) Como
poderá(ão) ser o(a)s filho(a)s deste casal? Descreva algumas possibilidades.
b) Como
ocorre essa herança de características dos pais ou ancestrais para os
descendentes?
c) Você
sabe quais são e como agem os mecanismos que fazem com que as características
se perpetuem e/ou se modifiquem a o longo das gerações? Pesquisem a respeito e
descrevam, utilizando ilustrações.
3) Pesquise
os seguintes conceitos da genética:
a) Gene
e alelos.
b) Cromossomos.
c) Homozigoto
e Heterozigoto.
d) Genótipo
e fenótipo
4) Você
sabe o que é um heredograma? Pesquise sobre e desenhe um exemplo abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário