sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Biologia 2º Termo EM EJA - Transmissão da vida: Mecanismos de variabilidade genética e hereditariedade

 

ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: BIOLOGIA Professor: Bruno Domingues

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2º TERMO – Transmissão da vida – Mecanismos de variabilidade genética e hereditariedade





Para iniciar os estudos, reflita sobre o ditado popular: “Filho de peixe, peixinho é”. O que significa a frase para você?

Qual a relação observável entre pais/mães e filho(a)s? Todo(a)s o(a)s filho(a)s são iguais aos pais?

O fato do “filho” de peixe ser um peixinho estaria relacionado à genética ou à hereditariedade? Explique.

Qual é o seu conceito de hereditariedade?

1)   Pesquise sobre os chamados “Pioneiros da Genética” e indique quem pode ser considerado o Pai da Genética.

2)   Mecanismos de variabilidade genética. Observe as características descritas abaixo:

Homem - nariz arredondado, com covinha no queixo, sem sardas, cabelo convergindo na testa, olhos castanhos, cabelos escuros e lisos.

Mulher - nariz afilado, com covinha no queixo, com sardas, o cabelo não converge na testa, olhos azuis, cabelos ruivos e cacheados.

Suponha que o casal tenha se relacionado e gerado filhos(as). Considerando as características destes pais, responda:

a)     Como poderá(ão) ser o(a)s filho(a)s deste casal? Descreva algumas possibilidades.

b)     Como ocorre essa herança de características dos pais ou ancestrais para os descendentes?

c)     Você sabe quais são e como agem os mecanismos que fazem com que as características se perpetuem e/ou se modifiquem a o longo das gerações? Pesquisem a respeito e descrevam, utilizando ilustrações.

3)   Pesquise os seguintes conceitos da genética:

a)  Gene e alelos.

b)  Cromossomos.

c)  Homozigoto e Heterozigoto.

d)  Genótipo e fenótipo

4)    Você sabe o que é um heredograma? Pesquise sobre e desenhe um exemplo abaixo.

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