Habilidade:
- Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do Brasil.
Objetivo:
- Analisar as motivações na transição para o 2º Reinado, o golpe da maioridade, a Lei Eusébio de Queiroz e as instabilidades políticas e sociais que deram margem aos movimentos contestatórios.
Assista a aula e registre suas considerações sobre o tema e as atividades propostas
Golpe da maioridade
2º Reinado
Com o golpe da maioridade, fomentado pelos políticos liberais no ano de 1840, teve início o 2º Reinado, liderado pela figura de D. Pedro II. Esse período se caracterizou por uma relativa estabilidade política e econômica, evidenciou um estímulo à modernização, à urbanização e à industrialização do país.
Mas, apesar das referidas evidencias já citadas e da relativa estabilidade política e econômica da época, as desigualdades e as contradições sociais continuaram a existir.
Lei "Para inglês ver"
Lei Eusébio de Queiroz
Na legislação brasileira, a Lei Eusébio de Queiroz, ou Lei nº 581, de 4 de setembro de 1850, promulga no 2º Reinado, proibiu a entrada de africanos escravizados no Brasil, criminalizando quem a infringisse.
ATIVIDADES
1- Como ficou a questão política e econômica nesse período?
2- Quais foram as principais mudanças sociais ocorridas nesse período?
Nenhum comentário:
Postar um comentário