domingo, 13 de setembro de 2020

Filosofia 1º Termo EM EJA - Por que estudar Filosofia?


OBJETO  DO CONHECIMENTO: Por que estudar Filosofia?
HABILIDADES: * Identificar movimentos associados ao processo de conhecimento, compreendendo etapas da reflexão filosófica para desenvolver o pensamento autônomo e questionador.

Para iniciarmos vamos refletir um pouco
O que é Filosofia?
Filosofia é uma palavra grega formada de duas outras: philo e sophia. Philo deriva da palavra philia, que quer dizer “amor”, “amizade”. Sophia significa “sabedoria”, “conhecimento”. Então, filosofia é um termo que significa “amor ao conhecimento”. Essa definição é atribuída a Pitágoras de Samos, filósofo grego da Antiguidade. Há uma tradição de longa data, segundo a qual, em certa ocasião, ao ser chamado de sábio (sophós) por um interlocutor (acredita-se que tenha sido Lêon, tirano da cidade de Fliús), Pitágoras teria reagido recusando o referido título e se autodenominando amante ou amigo da sabedoria (philosophos). Assim, filósofo é aquele que é amigo da sabedoria, a ama e a deseja, estabelecendo com ela uma relação de amizade. A Filosofia seria, portanto, a busca do saber, do conhecimento, da verdade. Essa busca é a atividade do filósofo. E ele a realiza por meio da reflexão, como você verá adiante.
O objetivo deste tema, que abre as portas para a Filosofia, será trabalhar com alguns significados da palavra, descobrindo, também, quem registrou os primeiros pensamentos sobre ela. Você também terá a chance de refletir sobre o que a Filosofia pode significar no seu dia a dia.
ATIVIDADES
1-Você já mudou o seu modo de agir ou deixou de fazer alguma coisa depois de refletir? Descreva, em folha avulsa, o quanto a reflexão encontra-se presente no seu dia a dia.

2-Você já ouviu a palavra filosofia? Quando? Onde? Tente se lembrar de frases em que essa palavra tenha aparecido.
Observe com atenção a imagem e depois responda às questões. Essa escultura foi feita por um artista francês chamado Auguste Rodin (1840-1917).


3- Assinale os elementos que você percebe na escultura:
(  ) Concentração       (  ) Esforço    (  )  Reflexão    (  ) Contemplação
  (  ) Calma   (  ) Trabalho   (  ) Energia   (  ) Alegria   (  )Nervosismo
(  ) Outro. Qual?--------------------------------
4- Você vê alguma relação entre a escultura e a Filosofia?
Nas aulas seguintes vamos conhecer um pouco da historia de um personagem chamado Jose Augusto.
As primeiras aulas de Filosofia de José Augusto
José Augusto havia se matriculado no Ensino para Jovens e Adultos, pois já não era um menino. Tinha 32 anos. Na escola, estava cansado, trabalhara o dia todo e, como funcionário de uma grande empresa, dessas que chegaram ao Brasil vindas de outro país, estava mais do que habituado ao sistema do “tempo é dinheiro” e por isso pensava que não tinha tempo a perder com simples debates de opinião. Não tardou para que se irritasse um pouco com a discussão promovida pela professora  Lia, que buscava criar um espaço que valorizasse o diálogo e o debate.
Apoiado por pelo menos uma dúzia de colegas em situação bastante parecida, José Augusto foi direto ao ponto:
– Professora, a senhora me perdoe a sinceridade, mas para que isso tudo aí? Para que esse negócio todo de Filosofia? A professora, que já estava habituada a essa pergunta, respondeu fazendo outra:
– Para que serve o amor? Isso deixou José um tanto constrangido e arrancou alguns risos maliciosos de outros estudantes. Mas ela insistiu:
– É sério, pense nisso. Para que serve o amor? Houve um rápido debate. Algumas pessoas, céticas, (Conduta da pessoa que se apoia no ceticismo, corrente filosófica segundo a qual não é possível ao homem alcançar a verdade e por isso busca evidências concretas ou provas práticas para ser convencido de algo) disseram que a finalidade do amor é a reprodução da espécie. Outras alegaram que ele serve para encantar a vida. E houve quem, claramente amargurado, afirmou que o amor não serve para nada, “só para desilusão”.
 A professora retomou a atenção geral e dirigiu outra questão para a sala:
 – Para que serve o conhecimento?
Outras hipóteses surgiram. Alguns disseram que serve para o trabalho, para o aprimoramento ou desenvolvimento humano, para o acúmulo de poder e, é claro, houve os que disseram, sem muita empolgação, que o conhecimento também não serve para nada.
 A professora Lia, então, comentou para José Augusto e seus colegas que todas as respostas podem estar certas e que aceitar uma resposta como a mais provável ou correta não quer dizer que as outras sejam absurdas ou que não devam ser levadas em conta. Desde que haja uma argumentação, todas as respostas refletem um ponto de vista sobre um questionamento. No final, a lição foi que não há uma resposta certa; certo é o caminho da reflexão: quanto mais você pensar nessas questões e nessas respostas, mais aprenderá sobre o amor e sobre o conhecimento. Por isso, é importante debater, dialogar e refletir. O conhecimento é infinito, logo, tudo o que se pode fazer é mergulhar nele, abrindo novas perspectivas para o pensamento.
Agora  reflita e responda segundo sua opinião:
5-Para que esse negócio todo de Filosofia?
6- Para que serve o amor?
7- Para que serve o conhecimento?

·       Na próxima aula continuaremos aprendendo com a  historia do nosso personagem José Augusto.

“Uma vida não examinada não vale a pena ser vivida” – Sócrates

 AVALIAÇÃO: Devolutiva (retorno das atividades 18-9-2020) através do whattsap / Blog.

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