terça-feira, 1 de setembro de 2020

Ciências 7º Ano EF A - O uso da tecnologia na promoção da saúde



EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA

PROFESSOR ÉDERSON SOARES RODRIGUES
7º ANO A– CIÊNCIAS

ROTEIRO DE ESTUDOS
01/09 a 08/09– 04 aulas

CONTEÚDO:
- Uso das Tecnologias na Promoção da Saúde.

OBJETIVO DE CONHECIMENTO:
- Saúde e Como Manter.

HABILIDADES:
-Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na leitura, analise e comparaçaõ de indicadores

ATIVIDADES:
-Assistir as aulas do aplicativo CMSP.
-Interagir no grupo de WhatsApp da turma.
-Resolver exercícios e problemas.

AVALIAÇÃO:
-Interação e engajamento.
-Resolução as atividades propostas.

APRENDENDO SOBRE O ASSUNTO

É que os alunos reconheçam que saúde é muito mais do que ausencia de doenças, pois envolve não apenas a saúde física, mais o bem- estar emocional, psicológico, social, ambiental, financeiro, entre outros.

Atividade 1:

Assistir a aula do CMSP do dia 31/08.

Responder as Questões do Chat da aula acima, e registra no caderno?

Atividade 2: SARAMPO - SINTOMAS, TRANSMISSÃO E PREVENÇÃO

Sintomas
sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e corrimento do nariz. Após estes sintomas, geralmente há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. Além disso, pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, ataques (convulsões e olhar fixo), lesão cerebral e morte. Posteriormente, o vírus pode atingir as vias respiratórias, causar diarreias e até infecções no encéfalo. Acredita-se que estas complicações sejam desencadeadas pelo próprio vírus do sarampo que, na maior parte das vezes, atinge mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas portadoras de imunodeficiências.
 Transmissão
A transmissão ocorre diretamente, de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração, por isso a facilidade de contágio da doença. Além de secreções respiratórias ou da boca, também é possível se contaminar através da dispersão de gotículas com partículas virais no ar, que podem perdurar por tempo relativamente longo no ambiente, especialmente em locais fechados como escolas e clínicas. A doença é transmitida na fase em que a pessoa apresenta febre alta, mal-estar, coriza, irritação ocular, tosse e falta de apetite e dura até quatro dias após o aparecimento das manchas vermelhas.
 Prevenção
A suscetibilidade ao vírus do sarampo é geral e a única forma de prevenção é a vacinação. Apenas os lactentes cujas mães já tiveram sarampo ou foram vacinadas possuem, temporariamente, anticorpos transmitidos pela placenta, que conferem imunidade geralmente ao longo do primeiro ano de vida (o que pode interferir na resposta à vacinação). Com o reforço das estratégias de vacinação, vigilância e demais medidas de controle que vêm sendo implementadas em todo o continente americano desde o final dos anos 90, o Brasil e os demais países das Américas vêm conseguindo manter suas populações livres da doença. Atualmente, há o registro de casos importados que, se não forem adequadamente controlados, podem resultar em surtos e epidemias. Os principais grupos de risco são as pessoas de seis meses a 39 anos de idade. Dentre os adultos, os trabalhadores de portos e aeroportos, hotelaria e profissionais do sexo apresentam maiores chances de contrair sarampo, devido à maior exposição a indivíduos de outros países que não adotam a mesma política intensiva de controle da doença. As crianças devem tomar duas doses da vacina combinada contra rubéolasarampo e caxumba (tríplice viral): a primeira, com um ano de idade; a segunda dose, entre quatro e seis anos. Os adolescentes, adultos (homens e mulheres) e, principalmente, no contexto atual do risco de importação de casos, os pertencentes ao grupo de risco, também devem tomar a vacina tríplice viral ou dupla viral (contra sarampo e rubéola).
Pesquise em livros didáticos, na internet ou em outras fontes informações sobre o sarampo, se baseando nas seguintes questões:
• Quando o sarampo foi descoberto?
• Quais foram os primeiros casos registrados?
 • Como eram feitas as primeiras ações de prevenção desta doença?
Como são feitas agora?
• Qual a origem da vacina contra o sarampo?
 • Como esta vacina é fabricada?
 • Quais são os resultados da vacinação contra o sarampo? (controle ou erradicação)
 • Como o desenvolvimento da tecnologia vem impactando na evolução da prevenção ao sarampo ao longo dos anos?

Atividade 3:
Observe sua carteira de vacinação e verifique se está com as vacinas em dia, caso não esteja procure a Unidade de Saúde para verificar como tomar as doses que faltam.
Observação: Se precisar sair, não esqueça dos protocolos de prevenção ao COVID 19 (máscaras, distanciamento e álcool gel).

Boa Aula:
Professor: Éderson Soares.





























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