quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Sociologia 1ª Série EM - O que nos une como humanos? O que nos diferencia?


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE APIAÍ
EE DIÓGENES RIBEIRO DE LIMA
PROFESSORA: Carmelina ( Mila) 
NOME DO ALUNO-
 Data para entrega- 19-8-2020
                               O QUE NOS UNE COMO HUMANOS? O QUE NOS DIFERENCIA?
OBJETO  DO CONHECIMENTO:  
Conteúdo simbólico dos relacionamentos sociais:  A unidade do Homem e as diferenças entre os homens: o que nos diferencia como humanos.
 HABILIDADES: *Reconhecer que a unidade entre todos os seres humanos é o fato de que o homem é um ser cultural.
ATIVIDADES: Olhe para o seu entorno. O que vê? Se estivesse na sala de aula, veria carteiras, cadeiras, livros, cadernos, lápis, caneta. Tem uma lousa, provavelmente, verde. Giz e apagador... Pode haver bolinhas de papel pelo chão. Não deveria, pois, manter o ambiente em que convivemos limpo é uma regra de convivência, certo? E o celular?  a sala de aula é um grupo social. Como estamos em casa por conta da pandemia olhe a sua volta o que vê?  Sua casa também é grupo social.
1-     E entre os animais? A matilha, a colmeia, a manada, o cardume, a alcateia, entre outros também não são grupos sociais? Essa questão é muito pertinente, especialmente quando se desdobra em outra: o que une esses animais em um mesmo grupo?
( ) Segurança
 ( ) Ação em equipe
( ) Complementaridade
 ( ) Afinidade
( ) Manutenção da espécie
 ( ) Sobrevivência
( ) Todas as alternativas
( ) Nenhuma das alternativas
As alternativas acima também podem ser relacionadas a um grupo de pessoas. Porém, a questão que nos ronda, aquela que nos leva ao estranhamento e à desnaturalização do olhar é “o que nos une como humanos?”, para além das criaturas que somos. Voltemos à sala de aula, tudo o que está lá é criação humana. Tome isso como inspiração para responder a pergunta .
2-Leia o texto a seguir e compare com sua resposta:
O que todos nós temos em comum é a capacidade de nos diferenciar uns dos outros e de viver essa experiência, que é a de ser humano, da forma mais variada possível, por meio da imersão nas mais diferentes culturas. Logo, o que nos liga são as nossas diferenças; e elas são dadas pela cultura na qual somos socializados desde o momento de nosso nascimento. Toda cultura é uma construção histórica e social. Nossos hábitos, costumes, maneiras de agir, sentir, viver e até morrer são culturalmente estabelecidos. Dizer que se trata de uma construção não é aleatório, pois construção remete à montagem, a algo que passa pelas mãos do ser humano, que não está pronto, ou seja, que não é dado pela natureza, mas que passa por algum processo de transformação, até se tornar o que é. A cultura é uma construção histórica, porque varia de uma época para outra, porque demorou muito para ser o que é. A cultura é uma construção social, porque é partilhada por um grupo. Grupos humanos diferentes, portanto, têm culturas diferentes. Um comportamento considerado natural para uma sociedade e não para outra mostra que ele não é natural e, sim, cultural. Não há ser humano que possa existir sem que esteja imerso em determinada cultura. Somos todos seres culturais. Pode-se dizer que não existe uma natureza humana igual para todos os seres humanos e todos temos a capacidade de sermos diferentes entre nós. Se apenas um grupo ou alguns grupos consideram uma forma de agir, pensar e sentir como natural, você pode ter certeza de que não se trata de algo natural, mas, sim, cultural. Tudo o que é natural para uns e não para outros não é natural. Pois natural seria o que faz parte da natureza humana, ou seja, o que é compartilhado por todos os seres humanos.
3- Sua resposta foi ao encontro do que o texto expõe?

AVALIAÇÃO: Devolutiva (retorno das atividades) através do whattsap / Blog.


Nenhum comentário:

Postar um comentário